segunda-feira, 8 de maio de 2017

“Não queremos ser um país de idiotas”

VISITA PRESIDENCIAL A CABO DELGADO: Nyusi chumba relatório do governo da província

... e exige responsabilização dos culpados
O presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, chumbou o relatório do governo provincial de Cabo Delgado que lhe foi apresentado, quinta-feira, na sede do distrito de Nangade, em sessão extraordinária alusiva à sua visita, por ter detectado uma pronunciada dissonância entre os dados referentes às cifras de produção agrícola dos distritos e aqueles que estão na posse do governo central.
Filipe Nyusi interrompeu a reunião e ordenou para que em dois dias se reconciliassem os números e se descobrisse a origem do erro para que fossem responsabilizados os culpados. Na mesma esteira ordenou que fosse imediatamente chamado o antigo director provincial da Agricultura e Segurança Alimentar, Mariano Jone, ora transferido para Maputo, à responsabilidade de quem, primariamente, terão sido lançados os números.
Os dados numéricos, que representam a globalidade da província de Cabo Delgado, segundo soube o domingo na oportunidade, viriam constar do programa nacional de produção de comida, que, como se sabe, é superiormente por si chefiado e publicado por ocasião do lançamento da campanha agrícola em curso, que teve lugar em Mopeia, província de Zambézia.
Leia mais
Chefe de Estado ataca críticos do diálogo político e diz que não quer um país de idiotas
Ainda em Namanhumbir, Filipe Nyusi falou das negociações em curso para a restauração da paz efectiva no país. O Presidente começou por explicar aos populares os passos até aqui dados para o estabelecimento da confiança entre as partes e agradeceu os esforços empreendidos pelos mediadores internacionais, que durante o ano passado tentaram aproximar posições entre o Governo e a Renamo.
Entretanto, Nyusi insurgiu-se contra os detractores do processo. “Está a haver algumas pessoas que estão a dizer ‘mas estão a falar o quê? Não vai funcionar. Isso nós sabemos, não vai dar’. Se você tem certeza de que não vai dar, pode dizer o que tem que ser feito para dar. Não só reclamar e desencorajar os esforços dos moçambicanos, isso é crime. Estar a incitar à violência para nos matarmos, isso é mau. Nós não queremos esses moçambicanos que só falam, falam e não fazem nada. Querem confusão, para nós vivermos a nos matarmos entre nós. Não queremos isso, é preciso encorajar todas as iniciativas. Ninguém está a discutir para governar sozinho. Só estamos a discutir como desenvolver Moçambique, este é que é o objectivo principal. Nós não queremos ser um país de idiotas, queremos ser um país de pessoas que trabalham e convivem em harmonia. Não podemos atrasar o nosso país por causa de coisas pequeninas”, disse.
O Chefe de Estado disse, também, que se for necessário fazer alguma revisão à Constituição da República, não será ele ou Afonso Dhlakama a fazê-lo, mas as instituições competentes, referindo-se à Assembleia da República.
Filipe Nyusi rejeitou, por outro lado, a pretensão do MDM de fazer parte do diálogo em curso entre o Governo e a Renamo. “Quem estava a praticar hostilidade era a Renamo, não sei o que eu iria discutir com outro partido sobre a paz”, argumentou Filipe Nyusi, tendo acrescentado que, logo que terminarem as conversações sobre a paz, estará disponível para dialogar com os outros partidos sobre outras questões que têm a ver com o desenvolvimento do país.
Quanto ao estágio das negociações, disse que, agora, depois dos consensos alcançados e anunciados ao longo da semana passada, o objectivo é continuar a discutir as questões relacionadas com a descentralização, o que poderá culminar com a definição das “regras de jogo” a serem aplicadas a partir das próximas eleições, principalmente sobre quem governa o quê, onde e como, mas também sobre questões militares, no que concerne à integração dos homens armados da Renamo e/ou a sua desmobilização.

O País
5 h · 
Chefe de Estado ataca críticos do diálogo político e diz que não quer um país de idiotas. Ver mais em: goo.gl/OO1N9F
Os temas que fazem a actualidade Moçambicana e Internacional em várias áreas de interesse. Os destaques do dia.
OPAIS.SAPO.MZ
Comentários
Belino Nhalungo
Belino Nhalungo O PR falou a verdade. Quem se sente insultado é porque é dos tais que só sabem criticar mas não propõem as suas ideias.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
5
 · 4 h
CB Wilson
CB Wilson Mas será que é tão dificil interpretar uma frase tão curta assim? cibernautas evitem fazer coisas de vergonha, NÃO QUEREMOS SER UMA PAÍS DE IDIOTAS, #Nãovejomotivosdecontendas
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
3
 · 4 h
Egidio Goncalves
Egidio Goncalves O primeiro idiote e ele , se deixassem de ser corruptos seria melhor coisa que chamar os outros de idiota , afinal o que e a liberdade de expressao . Nem todos sao da sua opiniao e ele deve aceitar a liberdade de expressao de cada cidadao nao estamos nos ano 70/80 que eles faziam o que queriam , alias ate agora fazem
Gosto
 · Responder · 
3
 · 4 h · Editado
Marcus Mosiah Scossana Garvey
Marcus Mosiah Scossana Garvey Ele nao criticou os que apresentaram suas preocupacoes, criticou sim os Administradores nomeados pelo seu proprio Governo.
Em suma, fez uma auto critica.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 4 h
Leonardo da Silva
Leonardo da Silva Com razao excelencia,este povo nao ajuda so fala,tem compatriotasa aqui sem norte nao sabem pra onde vem e ne onde vao,Forca a paz e bem vida e a tregua esta a resultar a serio
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 1 h
Adelino Branquinho
Adelino Branquinho Só agora viu Excia ? Há tantos deles por aí... Idiotas existem aos montes mesmo ao lado.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 36 min
Cassimo Dos Sofianos
Cassimo Dos Sofianos Se temos problemas de compreender uma simples frase "não queremos ser um país de idiotas", será que seremos capazes de encontrar caminhos certos para o desenvolvimento do nosso Moçambique.

Aprendamos a abrir a boca quando necessário.


Força senhor presidente!!!
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 1 h · Editado
Valerio Manjate
Valerio Manjate Hyum!bons modos falta para o povo moçambicano .duas vertentes numa critica aquilo que ti agrada e aquilo que ti aflige entao a diferença de opinioes nao significa que a sua é que ta certa.mas pais conhece os seus diregente .cada um deixa sua marca.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 4 h
Gusmão Peixoto
Gusmão Peixoto Ser crítico é ser idiota?
Todos têm de pensar da mesma maneira? 
Já não há liberdade de pensamento e de expressão?
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 5 h
Amad Ravia
Amad Ravia As vezes criticar só por criticar passa a ser idiotice. A liberdade de expressão deve ser bem usada.
 · Responder · 1 h
Gusmão Peixoto
Gusmão Peixoto Senhor Amad Ravia, não sei o que quer dizer com "(...) ser bem usada." mas concordaria consigo se tal significasse o respeito pelos direitos alheios. Essa seria a única limitação à liberdade de expressão. Caso contrário, liberdade é liberdade e ninguém deve ser chamado de idiota por exercer a sua liberdade sem violar os direitos alheios. 
Chamar os outros de idiotas só porque são críticos é violar o seu direito à liberdade de pensamento e de expressão, é ofensa moral, enfim...
 · Responder · 1 h
Amad Ravia
Amad Ravia Ja vi muita gente a falarem idiotices no uso da sua liberdade pensamento e de expressão. E quero acreditar o Gusmão Peixoto também ja deve ter visto isso quer na política, educação, religião, etc. Mas como estamos em gozo dos nossos direitos, vamos então pensar livremente e expressar livremente nem que sejam idiotices oque pensamos e expressamos.
 · Responder · 55 min
Silvio DA Silva Chizboy
Silvio DA Silva Chizboy Si ele e um idiota primeiro lugar para falar lindos discurço liberdade para seu povo nao direito para opovo não so manipular opovo sim por m vc mereçe purada essa coisa de si fazer d boazinho e um ova idiota d merda corupito
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 10 min
John Tivane
John Tivane O Presidente da República o Nyusi tem razão,porque são muitos mesmo os Moçambicanos que não querem a Paz mais por mi não sei o que eles querem? Aque não tem num isulto ao povo não!! Só que ele está a expensificar que não quer um país de idiotas.( Concerteza),vamos todos num unico rumo,seja a paz definitiva.Sua Ex-cia mais força.Paz Paz Paz Paz no País.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 1 h
Inacio Arnaldo Mazive
Inacio Arnaldo Mazive Os idiotas foram beliscados pelo discurso do Presidente Nyusi.
 · Responder · 
4
 · 4 h
Inacio Arnaldo Mazive
Inacio Arnaldo Mazive Alguns idiotas já estão se manifestando aqui.
 · Responder · 
3
 · 4 h
Shandy Tsinine
Shandy Tsinine Esse senhor nao estava preparado pra a presidencia.anda com discurso imaturo.
 · Responder · 
2
 · 4 h
Nguila Nyangulane
Nguila Nyangulane Nem de acéfalos Exmo Sr Presidente...
 · Responder · 48 min
Armando Mulungo Mulungo
Armando Mulungo Mulungo O sr e o primeiro idiota
 · Responder · 
2
 · 4 h
Francisco Guita Jr
Francisco Guita Jr Oh, que pena!
 · Responder · 1 h
Inacio Arnaldo Mazive
Inacio Arnaldo Mazive O Presidente Nyusi tem razão
 · Responder · 
2
 · 5 h
Hermínio Naife Lomar
Hermínio Naife Lomar Deus lhe perdoa não sabe o que diz
 · Responder · 
1
 · 4 h
Leo Julio
Leo Julio Sua excelencia senhor precidente a sim si falaste mt bonito
 · Responder · 
1
 · 2 h
Clemente Machava
Clemente Machava Se o seu governo é idiota.
 · Responder · 
1
 · 38 min · Editado
Ckelson Manhiça
Ckelson Manhiça Se o proprio presidente e um diota
 · Responder · 
1
 · 3 h

Sem comentários: