sábado, 1 de junho de 2013

Greve dos médicos


Ahmad Shafee Sidat


Greve dos médicos- Nao escrevo esta mensagem para procurar culpados ou nao,hoje tive o previlegio de trabalhar no HCM no turno da noite das 20h as 6 da manha..Ontem era povo e hoje fui profissional de saude.
O que eu vi ...
-Uma greve ,um sacrifico,uma profissao ,falta de humanismo e mortes.
Moçambicanos que culpa tem o povo,a quem mais prejudica a greve,realmente è uma profissão difícil de risco tem ser valorizada.
Mas por favor respeitem o povo e o dom que Deus vos deu para  salvar vidas srs. Doutores.
A falta de humanismo atingiu hoje o cumulo,quando depois de ver gente a morrer no HCM,na maternidade e numa data que reflecte a criança 1 Junho um bebe nasceu sozinho e a primeira prenda que recebeu foi "cair da cama" (visto pelas vuluntarias)perante o olhar impávido e sereno das enfermeiras,que bela prenda para o bebe,se isto è greve eu tenho nojo do dom que Deus vos deu,ou escolheu gente errada.
Compriendo a nobre arte e vc profissão ,revendiquem mas saibam se fazer respeitar,pois a vossa profissão è a mais humana que existe....por favor voltem ,pois gente ta morrer e famílias a ficarem sem pais,mães,irmãos,filhos de forma estúpida...rogo a Deus que a estúpida greve chegue ao fim.
O meu obrigado aos médicos militares da FADM de serviço e aos 65 voluntários sub-divididos pelos diversos hospitais...Deus vais recompensar de certeza.Não  escrevo esta mensagem para procurar culpados ou nao, hoje tive o previlegio de trabalhar no HCM no turno da noite das 20h as 6 da manha. Ontem era povo e hoje fui profissional de saude.
O que eu vi ...
-Uma greve ,um sacrifico, uma profissao ,falta de humanismo e mortes.
Moçambicanos que culpa tem o povo, a quem mais prejudica a greve, realmente è uma profissão difícil de risco tem ser valorizada.
Mas por favor respeitem o povo e o dom que Deus vos deu para salvar vidas srs. Doutores.
... A falta de humanismo atingiu hoje o cumulo,quando depois de ver gente a morrer no HCM, na maternidade e numa data que reflecte a criança 1 Junho um bebe nasceu sozinho e a primeira prenda que recebeu foi "cair da cama" (visto pelas vuluntarias) perante o olhar impávido e sereno das enfermeiras, que bela prenda para o bebe, se isto è greve eu tenho nojo do dom que Deus vos deu, ou escolheu gente errada.
Compreendo a nobre arte e vc profissão ,reivindiquem mas saibam se fazer respeitar, pois a vossa profissão è a mais humana que existe....por favor voltem ,pois gente ta morrer e famílias a ficarem sem pais, mães, irmãos, filhos de forma estúpida...rogo a Deus que a estúpida greve chegue ao fim.
O meu obrigado aos médicos militares da FADM de serviço e aos 65 voluntários sub-divididos pelos diversos hospitais...Deus vais recompensar de certeza.


Like · · · 4 hours ago via Mobile
  • Lazaro Mauricio Bamo, Shedi Modas and 13 others like this.

  • David Pentchiço Nhassengo Mas o Shafee entende o que de medicina?

  • Ahmad Shafee Sidat Nao preciso de entender para ajudar., o humanismo nao se compra na esquina,no hospital nao há so médicos ok.

  • Serito Ossemane Grande exemplo de humanismo! Deus te ilumine! Em Portugal (pais das greves) os médicos e profissionais de saude escolhem só 2 ou 3 dias de greve e voltam ao trabalho! Aqui Não! Já vão na 2a semana e a caminho da 3a! Porque?

  • David Pentchiço Nhassengo Ahmad eu estou a favor do trabalho, trabalho e trabalho. Não estou a favor de nenhuma greve.

    Mas o que um Shafee foi fazer no hospital senão assistir a mortes? Visita aberta?

    Tsc tsc tsc. Eu ouvi um médico a dizer: os homens do partido Frelimo decidi
    ram trabalhar. Vamos lá paralisar tudo para os ver.

    A greve de ontem no hospital Jose Macamo que envolveu ate' cozinheiros, foi por essa vossa atitude de meterem-se em tudo!

  • José de Matos Este greve tomou contornos dramaticos porque nao foram acautelados os serviços minimos, os medicos teem culpa mas é desonesto por a culpa so num lado. Os serviços minimos deveriam ser negociados e/ou requesitados. É inaceitavel que tanto tempo depois os negociadores ainda nao tenham encontrado qualquer plataforma de entendimento, nao precisamos de encontrar culpados, é simplesmente inaceitável!

  • Aziza Throne e o humanismo do partido? Isto xegou a este ponto pq. Ë só a ganacia dos médicos? vamos pensar direito. aluguer de um helicopetro e um forrobodó pra mil pessoas pagam algo né? Paga o povo e pagam s médicos. Olhemos p todos os cantos para sermos justos Ahmed.

  • Katia Fernanda Jamal Acredito se as revindicacoes tivessem sido aceites na primeira greve dos medicos em que asseguraram os servicos minimos, não teriam necessidade de fazer esta greve que a principio tambem asseguraram os servicos minimos! Uns lutam por um salario melhor e outros podem reverter esta situacao! Quem tem que ter bom sensu?

  • David Pentchiço Nhassengo O Shafee está a ler todos os comentários. Ele virá para nos responder.

  • Freide Cesar Infelizmente. ..de que lado não existe humanismo? Ministro da saúde delegou pessoas que mal sabem falar para negociarem com uma parte dos grevistas....chefe de estado seguiu viagem para Etiópia e depois para o Japão. ..mandando lixar os médicos e profissionais de saúde. ... para mim a situação que se vive no país é uma emergência. ..por isso os governantes deviam olhar para isto com seriedade..

  • Natalia Bettencourt Infelizmente a situação que descreves das enfermeiras a olharem impassíveis para os doentes é uma situação normal nos nossos hospitais embora a situação agora deva estar caótica. infelizmente no fim desta situação os médicos vão sr os culpados porque é mais fácil culpar as pessoas que deram a cara para defender os seus direitos do que um governo que é o principal responsável pelo nosso lastimoso sistema de saúde publica. Em vez de pedirem para baixarem os salários dos deputados deveriam pedir que todos os membros do governo, deputados e respectivos familiares só pudessem usar os hospitais públicos e aí garanto-vos que não tínhamos chegado a esta situação. Que o bom senso impere.

  • Rosa Cassiano desculpe,este pais nao esta bem,o sr.Pr.viaja enqunto o pais ta um caos,desde q esta n prsidencia quantas greves ja vivemos?hoje o povo esta a morrer e ja quse 3 semana ñ tem solucao,o q è isso?

  • Américo Matavele Os que defendem esta forma de fazer greve, nenhum familiar deles esta' a sofrer por causa dela. Eu pessoalmente nao estou contra a greve, mas sim contra os moldes em que a mesma e' feita. Que as partes cheguem a um consenso o quanto antes. O desumanismo e' desumano.

  • Ahmad Shafee Sidat Que tal se cada um de nos nao pensase em política ,dinheiro e visse a questao humana,o povo os doentes ,as mortes,nao nao preciso fazer política ,nem campanha,nao vivo disso,,mas sim da questao humana,penso que nao critiquei a revendicacao ,mas sim a maneira de o fazer.

  • José de Matos Eu nao penso em politica e se estivesse em Maputo seria o primeiro a tentar ajudar, sem ninguem saber. Ahmad Shafee Sidat, ao citicar o modo como estao a fazer ja esta a criticar, ou nao? Porque tambem nao critica a falta de seriedade do MISAU? Todos os intervenientes teem de ser pressionados para que se encontre um minimo de entendimento!

  • Pied Piper Infelizmente são coisas do PAÍS DO PANDZA....da arrogância e estupidez dos q confiam no Estrangeiro p as suas consultas.....ao ESCOVISMO barato d outros q tentam a td o custo aparecer e tirar proveito da situação....FELIZMENTE TENHO FÉ DE QUE UM DIA O TEMPO OS JULGARÁ.

  • Pied Piper ....e quem sofre...SEMPRE O POVO...

  • Maria Feliciana Velemo ceus. quero felicitar a entrega e prontidao em ajudar a minimizar o dilema e drama do povo nas unidades sanitarias. nao é facil, imagino. mas tambem nao vou negar k fiquei chocada com o k escreve sobre o bebe e a indiferenca das (crueis) enfermeiras. è p mim impossivel, ler o seu desabafo e comentar sem deixar cair lagrimas, sou demasiado emotiva e por isso n me junto a voces, ia atrapalhar + do k ajudar. mais uma vez, agradeco a vossa entrega e humildade. Deus vos abencoe. de coracao, muito obrigada.

  • Guirish Lacximilal E depois estamos no seculo 21. Conclusao Homem igual a lixo.

  • Nuno Rego É facil criticar quando se vive bem e sem sacrificios...chegou o momento da reflexão para todos....

  • Morgan Sully aqui n é portugallll certo. realment e trist mas num estado d direito como o nosso isso acontexe...no HCM sempre a mortes mesmo estes profissionais nas suas actividads normais, a midia sempre a mentir a ocultar a informaçao acerca dos obitos..As pessoas sempre vao morrer como tbem estao a nascer...na fase da morte ninguem tem dom de cura se nao Deus, mesmo uma manada de Bois quando esta pra atravexar um rio com crocodilos alguns sao sacrificados e maior parte passa. Este Gov. é uma porcaria e kem escreveu isto faz part do sistema cegos o povo ja n é...viva o arroz mesmo sem caril.

  • Jose Alexandre Faia Tendencioso este post ....nao somso todos cegos nem indeferntes ..

  • Loyd Fonseca Fonseca sinceiramente tou apavorado lamento +tbem somos tds cumplice veja Gov arrongante ? somente pode mudar o coraxao dos hmen.

  • David Pentchiço Nhassengo Shafee e achas que vais ajudar em alguma coisa, sabendo que até os cozinheiros decidiram fazer greve para acomodar os jovens do partido no poder que se passam de profissionais de saúde?

  • Dário Abdul Fumo kando a greve comecou, todo mundo aceitou e apoiou os medicos, como sempre o Mocambicano nao consegue levar adiante uma causa e gosta de viver de aparencias, o pais nao esta bem e todos nos sabemos mais preferimos fechar os olhos e deixar passar, afinal ate quando vamos aturar essa prepotencia do governo, ate quando vamos lutar pelos nossos direitos... E PARA TI MOCAMBICANO, QUANDO E QUE VAIS LUTAR POR UMA CAUSA JUSTA ATE AS ULTIMAS CONSEQUENCIAS?

  • Dário Abdul Fumo Nao tenho nada contra o Shafee e saudo- lhe pela ajuda que foi dar ao HCM, mais vamos ser sinceros, nunca soube que algum familiar seu ou o Sr. foi ao HCM para um simples tratamento, ha que se definir de que lado esta, do povo ou a favor do estado, ja disse uma vez e volto a dizer, NAO EXISTE REVOLUCAO SEM SACRIFICIOS E BASTA.

  • Abdul Hannan Mehtar Lembro me que houve cheias neste ano o presidente interrompeu todas as suas viagens para resolver o problema do povo que se encontrava a passar e agora com a greve dos medicos,os hospitas parados cheios de doentes ele ausentou-se rumo a tokyo para representar Mocambique no desenvolvimento economico em Africa,nao percebo nada..corrijam me colegas..

  • Yunuss Yuny No meu ponto de vista o governo não deve a ninguém e nem ninguém deve ao governo e cada um é livre,.... Mas os profissionais de saúde devem aos doentes atenção e atendimento...

  • José de Matos Yunuss Yuny, posso concordar, mas a prestaçao de Saude tambem é responsabilidade do Governo.

  • Yunuss Yuny Meus caros existem milhares formados ao relento sem nada pra fazer e desempregados quer em Moçambique como em todo mundo. Discorde ou concorde que o salário é magro, mas lembre se ninguém forçou ninguém é nem o governo deve a ninguém...... Assim como ninguém deve ao governo.

  • José de Matos Medicos ao relento, onde? Esse parece o discurso da porta-voz do MISAU, o facto é que nao ha inocentes nesta greve e que tem de haver dialogo para uma soluçao rapida!

  • Aziza Throne yunus ao relento? se houvessem seria bom. Em 37 anos de independencia só se conseguiu formar 1008 médicos e temos que importar. Diga-lá onde estao ao relento para irem dar o seu contributo. O governo deve sim e mto, ou entao nao sera governo.. Todos tem deveres e responsabiilidades. Vá á carta dos direitos humano das nacoes unnidas que diz k o primeiro provedor é o estado através do governo.

  • Yunuss Yuny Milhares de formados em várias áreas ........... Se tiver e-mail envia me vou fazer reenvio dos CVS que recebo todos dias da Europa (Portugal) que trabalharam para o estado e hoje não há mais espaço.

  • José de Matos Estamos a falar de medicos, Yunuss Yuny!

1 comentário:

Anónimo disse...

QUANTO A GREVE DOS MEDICOS O BRASIL ESTA IMPORTANTO MEDICOS CUBANOS ONDE O BRASIL IRA PAGAR AO GOVERNO CUBANO 10 MIL REAIS POR CADA MEDICO QUE TRABALHAR JUSTAMENTE EM LUGARES DE COMUNIDADES CARENTES POREM O PROBLEMA NÃO É GREVE E SIM AS PESSIMAS CONDIÇOES DE TRABALHO QUE NOSSOS AMIGOS VEEM INFELIZMENTE VERDADE NÃO DIANTA TER MEDICOS SE ELES NEM TEM COMO SUPRIR AS NECESSIDADES DE PACIENTES EM ESTADO GRAVES OUTROS.DETALHE.OS MEDICOS CUBANOS VÃO SEREM PAGOS PELO GOVERNO CUBANO FALAM-SE EM 7OO REAIS REALMENTE TAMANHO DERESPEITO EUM MAGRO SALARIO PRA MEDICOS COMPETENTES QUE SÃO NECESARIOS MAS APRESIDENTE DILMA ESTA TENDO DIFICULDADES PRA SEGURAR CERTAS SITUAÇOES NO BRASIL UM DELES É REFERENTE A CRISE GRAVISSIMA NA SAUDE INFLIZMNTE;MARIA SOCORRO.