quarta-feira, 26 de junho de 2013

Tribunal reduz drasticamente acusações ao brigadeiro Malagueta


Nesta quarta-feira
Tribunal reduz drasticamente acusações ao brigadeiro Malagueta (#canalmoz)

- Pesavam sobre Malagueta três acusações, nomeadamente morte de pessoas, destruição de bens e incitação à violência, tendo as duas primeiras caído em Tribunal, ficando a terceira sobre “incitação à violência”

Maputo (Canalmoz) – O Tribunal Judicial do Distrito Municipal de KaMpfumo ordenou, nesta quarta...-feira, a legalização da prisão do brigadeiro Jerónimo Malagueta, chefe do Departamento de Informação da Renamo, mas suprimiu as mais graves acusações, mantendo apenas a de "incitação à violência".
Assim, o brigadeiro Malagueta foi conduzido ainda na tarde desta quarta-feira para a Cadeia Central da Machava, município da Matola, onde vai aguardar o julgamento.
Malagueta foi conduzido para aquele tribunal pela primeira vez, onde foi ouvido à porta fechada, depois de ter sido detido na sexta-feira da semana passada, na sequência de uma conferência de Imprensa onde anunciou que a Renamo iria alargar o perímetro de segurança das suas forças de Muxúnguè a rio Save, para interditar a circulação de viaturas na Estrada Nacional N.º1, zona entre Rio Save e Muxúnguè, e a circulação de comboios na Linha de Sena e Marromeu.
Perante o juiz, pesavam sobre Malagueta três acusações, nomeadamente morte de pessoas, destruição de bens e incitação à violência.
Das três acusações, as primeiras duas (morte de pessoas e destruição de bens) foram retiradas.
Deste modo, Malagueta vai ser julgado por “incitação à violência”, uma acusação que a pena pode variar de 2 a 8 anos de prisão maior.
A próxima sessão, mas de julgamento, de princípio poderá ter lugar entre quarta ou quinta-feira da próxima semana.
A defesa de Malagueta está a trabalhar para nesta quinta-feira ou sexta-feira apresentar ao Tribunal um pedido de caução.
O anúncio foi feito no dia 19 de Junho. E dia seguinte, na zona de interdição, houve ataques que resultaram em mortes e feridos. Pouco depois, o brigadeiro da Renamo foi detido e acusado pelo Governo de atentado contra a segurança do Estado, tentativas de interdição de circulação de pessoas e bens naquela região, morte de pessoas e incitação à violência, acusações essas que o Ministério Público resumiu em três.
A Renamo accionou a Liga dos Direitos Humanos, liderada por Alice Mabota, para defender Jerónimo Malagueta, mas o advogado destacado pela Liga dos Direitos Humanos vinha tendo dificuldades até esta quarta-feira de contactar o seu constituinte, uma interdição que estava extensiva à sua família.

Encontro com embaixador da UE

Entretanto, a delegação da Renamo reuniu-se ainda nesta quinta-feira com o embaixador da União Europeia (UE) em Maputo, para analisar os últimos acontecimentos no País, segundo deu a conhecer ao Canalmoz, Jeremias Pondeca.
Posteriormente, segundo a mesma fonte, o embaixador vai manter um encontro com o Governo. (Bernardo Álvaro)
.

Sem comentários: