domingo, 30 de junho de 2013

És aprova um lei ki ta impide acumulação de salários

Hoje deputados da nação dexa claro más um bés mes ca sta na parlamento pa sirbi povo, más sim pa sirbe ses interesse. És aprova um lei ki ta impide acumulação de salários, más kel artigo ki ta refire a deputados e outros políticos, é tra de kel documento.
A pergunta é: se kes otus funcionários ca pode acumula e caso és acumula és ca pode recebe tudo 2 salário completo, pmd ki politicos reformados pode recebe 2 salário completo?
Por isso, ki n ta fla sempre, ma deputados é quase td uns fdp!!!
See translation
— with Graça Sanches and 14 others.
Like · · Follow Post · · 26 June at 23:21
  • 18 people like this.
  • Tubarina Jaquelina Barros a mim não me espanta nada. NInguém vai aprovar leis que não o beneficiam. para mim são bandos de ladrões, enquanto jovens não consegue um emprego os ladrões fica acumulando cargos. ganda polla
  • Badia Vanusa Muito mau sinal... Muito mau...
  • Badia Vanusa Só espero que não tenham a coragem de aprovar o novo estatuto dos titulares dos cargos políticos agora, nesta conjuntura e assim como a proposta é conhecida.
  • Abel Djassi Amado Badia Vanusa, na qualidade do lider da JPAI e antiga deputada, como vai utilizar os seu capital social, junto dos ex-colegas do parlamento, com vista a impedir o que teme?
  • Ludmila Fortes Ami ta cada vez mas decepcionadu cu nos representantes na casa do povo....enfim...pa ca mexe na ses bolso, nhos mexe so na di povo...enfim
  • Helena Fontes No fundo a AN reflete a nossa sociedade umbiguista!
  • Crisálida Correia Agora é a lei de vem a mim! O pior é que essa gente, esses deputados, são representantes legítimos do povo, isto é o que mais me dói, pois se vierem pra rua auscultar a população, a situação mudaria de figura, por isso espero que não aprovem a lei, mesmo sabendo que a população não homologaria.
  • Joao Brito Undi k sta kel deputado k organiza kel passeata na Praia, pa organiza mais um contra kel Lei li k ka foi aprovado e k é uma vergonha tb!!!!!
  • Dino Dino Povu ka kré ki sabi di leis ki sta aprovadu, na tempo campanha és ta inganadu ku saco comida, ou saco cimentu. Preocupadu sim ku festivais, consumismo e futilidadis, governo é ca culpadu, culpadu, si é povu ki ta vota, fazi campanha e pior ainda, ki ta fica paradu sem fazi nada enkuantu, familias di governus ta rikici a bazi di roubo social e ta passa imagem pa fora ma sta tudu dretu. Enkuantu povu fica xintadu, ta spera pa governo fazi algum cusa. Povu é principal cúmplice di governo.
  • Helena Fontes Povu tb é kulpadu pamodi é ka ta ser sidadon ativu! É ka ta fiskaliza, ele ka ta reivindika, ele ka ta exigi! Triste gó!
  • Pedro Centeio Caro Adilson Correia outra coisa não se poderia esperar, grande parte destes senhores são autênticos chupistas a soldo do interesse corporativo, facilmente se geram consensos quando é para proveito próprio. Ainda para cumulo conseguem no maior dislate exigir a terceiros reservando-se um lugar privilegiado, haja paciência e o povo tenha memoria nas próximas eleições é o que eu peço. Neste campo eu sou a favor que não se pudesse legislar em causa própria mas o nosso sistema mais não permite.
  • Dino Dino É tudu herança ki nu dexadu, pa nu fica sempri di cabeça baxu e fazi pocu barudju. Enkuantu isso rapaz ta ba ta meti na bolsu, tb um sociedadi sima Cv sta, é ca era di stranha.
  • Dino Dino E é um monti di kusas ki sta mal na CV, Igreja catolica tem poder na sociedadi ki é maioritariamenti catolico e cristão, povu até podi sta discontenti, má domingo é ta bai igreja, padre ta conta uns 2 mintira prontu tudu cusa ta fic dretu otu bez. E kel grandi rede di trafico ki tem lá e tudu alguém sabi ma governu sta na meio, ta continua ta apoiadu, ta prendedu um bodi xpiatorio pa ingana povu e pronto. Aliás si nhós perdi um bocadinhu di tempo ta djobi na Face, cusé ki povu sta publika, nhós ta odja.
  • Ludmila Ailine Pires Evora É uma vergonha o que estes Deputados andam a fazer... será que teremos de sair a rua, como em outras paragens, para eles/as entenderem que NÃO merecem nenhuma regalia que já têm??? Para entenderem que estão no Parlamento PARA SERVIR O POVO e NÃo servir-se do nosso dinheiro???
  • Dino Dino Já demoramos a sair cara amiga Ludmila Ailine Pires Evora
  • Dino Dino Mas nunca é tarde.
  • Tubarina Jaquelina Barros Vamos aproveitar e mandar umas bombas pro parlamento, mas bomba do seguinte. exigir do parlamento, esse que fomos nós que os empossou desse direito de nos representar e acabar com essa bagunça folgada de corrupção consentida.
  • Manuela Almada Lima Ainda nao perceberam que os deputados da naçao, alguns estao ali para melhorar as suas vidas e situaçoes, infelizmente issio se mostra descaradamente, com insultos gozos e demais.
  • Tubarina Jaquelina Barros Está na hora de começamos a exigir directo desses parlamentaristas barato, chega de corrupção consentida, onde está os jovens desempregados? que ficam a culpar o governo? Esse também terá de começar a exigir dos parlamentares, fiscalizar esses bando de bandido " pois é o nome de quem rouba" Chega de pensionista a acumular funções no estados e em obras públicas, Se queria tanto trabalhar porquê pediu reforma? Badia Vanusa, Graça Sanches, Dúnia Pereira, Joanilda Alves, Julio Correia, Armindo Cipriano Mauricio, Nuias Silva, eu votei em vcs e espero que cumpra com o que prometeu.... Lixado ser enganada viu...
  • Ludmila Fortes Um dia o povo cabo-verdiano acordará...precisamos que o povo se une pelo bem comum. Em plena época de crise, quando vem os deputados exigir mais responsabilidade na coisa publica ao governo, e os deputados dessa legislatura, que aceitaram que o artigo 5º da Proposta de Lei que altera o estatuto da aposentação da pensão de sobrevivência aprovada pela lei nº 61/III/89, de 30 de Dezembro, que fosse retirado, vê se logo que não, é para beneficiar um grupo.... Conforme a nossa magna carta, a Constituição da Republica de Cabo Verde no seu arti.157, alínea c, NOS OS CIDADÃOS ELEITORES, podemos propor iniciativas de leis e de referendo sobre o assunto...o que pensam????
  • Nelson Centeio Meus Caro(a)s a questão não é bem assim. Eu defendo também 1 peso 1 medida. Mas neste caso não se aplica. A queda do Artº 5º tem haver com a legalidade. O Governo não pode legislar sobre a matéria que diz respeito à titular de cargos políticos, porque é da competência legislativa absolutamente reservada da AN (Art. 176º da CRCV). Tão somente por isso! Agora estranho atitude de determinado(a)s pessoas que deveriam ter conhecimento sobre a natureza desta questão, estão atirar mais acha para a fogueira. Será que objectivo é (des)informar? ou dizer in(verdade)? ou é pura ignorância? ou lançar confusão contra os Deputados?
  • Anyse Pereira Tcheu dor própi!! Undi demokracia??
  • Jorge Chantre Caro Nelson Centeio ... não faça as pessoas de estúpidas.
    Se não é competencia do Governo, FAÇAM UMA LEI !!
    E goze com a sua mãe, não com o Povo !!
  • Jorge Chantre Se não é da competencia de um decreto proibir a acumulações de funções, reformas e salários dos políticos ... talvez fosse da sua competencia proibir essa acumulação aos funcionários públicos, enquanto se espera que os políticos legislem sobre si próprios !!
    Otário sou eu !!
  • Jose Henrique A. Barbosa Serve para o povo caboverdiano tb ? “Sem a plenitude da participação do povo, o governo não será nunca um governo constitucional, mas governo de fato, dissimulado em aparências constitucionais ou sem essas aparências”(Faoro, jurista e historiador brasileiro, 2013 d.c )
  • Livio Lopes Meu Deus quanta desinformação desta nossa cidadania! Caro Nelson Centeio é preciso esclarecer mais! Nem se trata apenas de uma questão de (i)legalidade, mas sim de (i)nconstitucionalidade ...! Legalidade resolve-se com 2/3, mas inconstitucionalidade só com a revisão constitucional...I wonder, really I wonder what's happening...
  • Adilson Correia Srs. Livio Lopes e Nelson Centeio se for uma questão de legalidade, o que é que dizem das palavras do dr Carlos Veiga no parlamento quando se posicionou contra o artigo quinto? Ele disse mais ou menos isso: "um pensionista é uma pessoa que trabalhou pelo país, fez os descontos e está a receber a capitalização dos descontos que fez. E cndidataram a um cargo político, o povo o elegeu, mereceu a confiança do povo e tem direito e receber pelo trabalho que o povo o confiou." Corijam se estu errado.
    Isto significa que afinal o problema não é apenas de inconstitucionalidade. Significa que realmente vcs são ladrões do povo e maus defensores do povo que vos confiou o cargo. Srz traidores. VIVA VOTO EM BRANCO!!!!!!
  • Livio Lopes Caro Adilson, o nível dos debates em que penso participar não é certamente este...! Raramente as minhas posições coincidem com as de Carlos Veiga, mas inconstitucionalidades ultrapassam as nossas posições ideológicas. Poderia explicar as razões que nos fazem coincidir nesta matéria, mas vejo que não vale a pena prosseguir dado ao nível que este post parece querer atingir...É uma pena...Fui, para nunca mais pronunciar...
  • Ludmila Fortes Sr. Deputado Livio Lopes, poderíamos nos explicar as razões que a Bancada do PAICV tomou tal decisão? Quais eram as inconstitucionalidade do tal artigo 5º??? Agradecia
  • Pericles Tavares Lamentável e que, o Povo BOTA na sigla partidária. Os tidos por eleitos, não votados em consciência. O Povo desconhece, ignora a presença. Num Pais onde o emprego e sofrível, torna inadmissível acumulação de salários. A camada jovem e quem mais se desespera, também, porque são , uns conformados, estúpidos formados , empunhando canudo , diploma. Cabo Verde, a Nação, precisarão correr do Parlamentos os Filisteus. Os Jovens São mais , mais espingardas, mudem o Pais!
  • Dino Dino A politica na maioria das vezes, é confusa propositamente, mas em Cabo Verde, é uma autêntica palhaçada e com discuções sem nenhum beneficio social.
  • Tubarina Jaquelina Barros faz favor... tem criaturinhas bizarras que acha que só eles lé artigos, B.O. Só eles estudaram nas escolas ou que só eles são malandros...
  • Tubarina Jaquelina Barros Não sei porque esses deputadinhos de quinta não fica de boca calado ja que no parlamento são umas boistias.
  • Carlos Fortes Lopes Caros Srs e Sras, esta aqui a prova que os politicos Cabo Verdianos ignoram totalmente o que Pensa o povo. Estes "Parasitas" (se quizerem lhes comprovarei por A & B a razao deste apelido". Quanto Ao Nelson e o Livio so lhes restam defender os seus tachos. Caros amigos deputados, sejam homens e mulheres democratas, professionais e politicos com seriedade e responsabidade de proteger o povo coitado e nao contribuir, desta forma, para uma revolucao prejudicial para a nossa sociedade. So a vos Cabem as culpas quando o povo passar a escrever as leis do nosso pais. Estao a brincar com a passividade do povo, especialmente a da Juventude e isto custara cara Ao nosso pais em Geral. Quem avisa amigo e. Ja e hora dos Estudantes se organizarem e fazerem a revolta. O Deputado e eleito para Trabalhar para o povo e nao para ele(a) e Lixar a sociedade civil. REVOLUCAO TOTAL EM TODAS AS ILHAS, JA NESTE VERÃO
  • Helena Fontes A questão aqui amigos Nelson e Livio não é quem pode ou não pode legislar, mas sim é uma questão de ÉTICA, e REALISMO e estas não precisam ser legisladas ou aprovadas para vigorar!!!!! Bom senso precisa-se e que tal sermos menos autistas!!!!! Não nos enredemos nas teias dos procedimentos e dos formalismos legais para querer tapar a realidade com a peneira! Qual o objectivo maior a alcançar, qual o foco da queda do tal artº 5º? O bem público geral, ou o bem-estar de uns poucos iluminados na AN???? Pergunto!
  • Tubarina Jaquelina Barros quem faz essas Leis? agora os deputadinhos que acham que esse cargo é eterno, fica tirando onda com a cara de quem os colocam no poder.... se o resto dos jovens não estão preocupados »
  • Tubarina Jaquelina Barros daqui na pouco nos jovens vamos começar a pedir o nosso voto de volta ai quero ver esses bando de bunda mole que vem ar bancar espertidos ediotas de deputados de meia tigela, vão aprovar ou desaprovar lei na casa deles.
  • Pericles Tavares A juventude , cercados no Organismo J...tal, para identificação de caracter. Caladinhos, alcancarao a SALVACAO. TJbarros, ate os pássaros mudam quando não se sentem bem, com aproximação da mudança climática. Juventude Caboverdeana, sonâmbula, corre atras do tempo, catas sobras, sem orientação , direção, sem ambição na imensa escuridão do túnel. Quantos jovens participam no FORUM? Quantos Políticos dão a cara no Face? Onde andam os cobardolas anónimos que poluem os jornais eletrónicos da praça crioula? O medo aperta, e a pouca vergonha aumenta!! Mudar, Mudar e já!

Sem comentários: