quarta-feira, 26 de junho de 2013

Quem será o assassino de Dhlakama?

 

O General Paulino Macaringue deixou de ser o Chefe de Estado-maior das FADM e, em seu lugar, foi nomeado o Major General Graça Tomás Chongo, num momento complexo e complicado para a nação moçambicana, mormente aos acontecimentos que tem criado instabilidade na zona Centro. Informações da Zona da Gorongosa apontam para a concentração de militares e material de guerra preparados para o assalto final. Além disso, alguns países da região disponibilizaram helicópteros para acompanhar a ofensiva a partir do ar. Ainda que a exoneração tenha sido justificada pela expiração legal dos prazos, a prorrogação do mandato do seu adjunto, o General Olímpio Cardoso Caisse Cambona deixa muitas dúvidas. Será este resquício renamista nas Forças Armadas um elemento suficiente para justificar a inclusão e a manutenção do espírito do AGP ou porque já não resta mais ninguém com as qualidades necessárias em função da desmobilização forçada a que as forças provenientes da Renamo foram sujeitas? Irá o Major General Graça Tomás Chongo sujar as mãos matando Dhlakama?

 
A forma temerosa mas responsável como o General Paulino Macaringue encarou a actual crise pode ter pesado na decisão do presidente em afastá-lo da liderança para incrementar uma nova dinâmica nas FADM numa altura em que a solução angolana para com Dhlakama parece ser mais próxima. Informações adicionais apontam que o exército ordenou as empresas que usam a linha de Sena para pararem de escoar o carvão, exactamente para permitir o gradual isolamento da zona. Nos próximos dias não haverá comunicações, exactamente para afastar a comunicação social de reportar os acontecimentos. Aliás, o comandante da Polícia da República de Moçambique, Jorge Khalau,  já deu a entender isto quando acusou a Imprensa de estar a “criar agitação”.  Não são de excluir como obra arquitectada para denegrir a imagem de Macaringue a simulação do assalto ao paiol de Savane, o assalto a que o general foi vítima  e a morte dos mais de sete soldados. É importante recordar que as respostas do general sempre foram no sentido de que competia ao PR decidir sobre a guerra, indicando claramente que preferia lavar as mãos à ser ele a ordenar o assalto à Sadjunjira, para assassinar o líder da Renamo. A demora do presidente em nomear o sucessor fora do tempo constitucional é um indicativo claro de que estava a procura de mão assassina mas podemos questionar se esta mão será a do Major General Graça Tomás Chongo? Os próximos dias dirão!
 Graça Chongo O homem que se segue
Graça Chongo
Chefe de Estado-Maior das FADM.
O major general Graça Chongo é um quadro sénior do Ministério da Defesa Nacional e é proveniente das forças governamentais, que foram incorporadas nas FADM.
Já ocupou várias funções de chefia e direcção em diferentes especialidades na corporação.
Graça Chongo, agora com a patente de general do Exército, já foi comandante do ramo do Exército das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM); inspector-geral das FADM, entre outras funções.
Desta vez é nomeado para o mais importante posto na hierarquia militar, assumindo o cargo num momento conturbado no país, devido à tensão política e à onda de ataques a viaturas, na Estrada Nacional número 1, no troço rio Save-Muxúnguè. 
Tem a missão de preparar as forças para as outras opções que os políticos considerarem em caso de fracasso do diálogo.




  • 5 people like this.

  • Serito Ossemane Se prenderem o Djakas: Revolta Popular

  • Artur Monteiro Oh amigo Pacheco .....não é por aí....PAZ ;PAZ ;PAZ

  • Noor Cabir Se n fosse Ministro e fosse um Ze Ninguem Ameacaria ??

  • Raimundo Machava nao prendam ninguem. Ponham os tomates na mesa. Ja falou chissanhani. Gabanhani nao quer ceder. Dlakinhana tambem cansou d comer massala com xima. Ja quer pizza. Huma u buya doropeni muzaia!

  • Manuel Gamito Se o Ministro disse, de facto, isso errou....

  • Artur Monteiro .... ás vezes a quente dizem -se as coisas e depois já não podemos voltar para trás .Mas acredito que o Pacheco já deve estar arrependido.....somos humanos .

  • Narcísio Mula Mesmo que matem Dhlakama não vai dar para continuar a fingir que o país está bem. Penso que seria uma vitória para a FRELIMO mas que não iria resolver nada para o povo porque a maioria dos pontos que o partido de Dhlakama reclama todo moçambicano sente. Que resolvam os problemas e deixem de fingir que o único problema de Moz é esse senhor. Eu não conheço Dhlakama pessoalmente mas duvido que ele tenha tanta vontade de viver no mato, deixar de curtir na cidade, passear com os seus filhos. Para mim o governo está a querer fugir daquelas responsabilidades que nao consegue resolver. Infelizmente submetem-nos a isto: Ver nossos irmãos morrer sem razão.

  • Artur Monteiro Narcisio ,penso que não é por aí .... acho que a Frelimo tem de estar no Partido e deixar que o Governo governe e tome as melhores opções sem ser pressionado .

  • Narcísio Mula Bom, eu quero que isto termine, resolvam por favor. Eu quero que o nosso governo tome decisões mais inteligentes do que a Renamo mas me parece piorar cada vez mais. Eh pa que usem fintas como no tempo de Chissano. Sem querer o Chissano deu uma dica ao nosso presidente, só que não consegue usar.

Sem comentários: