quarta-feira, 26 de junho de 2013

Chipande na TV

Faz sentido o k o Chipande esteve a falar a tv!!! Quando o perguntam pk k ele e o chefe do estado n organizam um encontro c o chefe da Renamo??? Por sua vez respondeu, Falar com kem à respeito do ke? N sentem o sofrimentos das familias k já perderam irmãos,tios,pais, primos,sobrinhos etc.É preciso tratar o assunto c maturidade. As vidas k perdemos n voltam, mais podem c certeza resolver esse assunto demo k n hajam mais vítimas..

PAZ p o povo Moçambicano pfavor.

See translation


  • 11 people like this.

  • Inacia Eliseu Cinha Yap! Orgulho a parte, pha!

  • Jorge M. M. Ferrao APRENDAM COM OS OUTROS POVO ..KEM GOVERNA E O POVO..

  • Nazir Yussuf Amuji Realmene e uma lastima. So o chissano consegue ser humilde e realista. Nao ha outra solucao a nao ser amolecer o outro, para o bem do povo.

  • Jose Alexandre Faia Eh por causa da arrogancia deste e de outros que nos encontramos nesta situacao ..

  • Sheila Sambo Como é k o Chipande diz k n tem nada a resolver e n tem encontros c a Renamo, pra ke e com kem? O povo a morrer e ele n acha k tem ele, o Guebuza tem d sentar-se a mesa c a Renamo? Ixo é uma brincadeira!!!!!!!!
    Primeiro qndo começou esse assunto kizera
    m reunir-se c a Renamo no Restaurante do Indy village, com o Pacheco ja vimos k n temos soluções pois andam a falar e n chegam a acordo algum.
    É altura do pai da nação fazem isso. Nao pode so krer ser eleito e n zelar pela vida do seu povo.

  • Serito Ossemane Mas o Chipande e General na Reserva e nem faz parte do Governo! E livre de se expressar como quer!

  • Sheila Sambo Podes ter razão Serito como General da Reserva, penso eu k ele n foi feliz c as palavras k disse!!! Podia aconselhar etc, e n xtar a dizer falar o ke e com kem? Ele n vem k xtamos a perder vidas? N foi feliz no disse.

  • Serito Ossemane Sheila não Dramatiza! Nos últimos ataques não houve vitimas mortais e nem feridos! A FIR e as FADM estão no terreno para garantir a livre circulação de pessoas e bens entre o Save e Muxungue

  • Sheila Sambo Pode até ser k as coisas estejam cotroladas!!! A pergunta k n kr calma é até qndo???

  • Tatiana Mendes De Sousa Eu acho que o Chipande foi certo no que disse, embora de uma forma uma pouco á "militar" porque é o que ele é, o único partido que deve andar armado é o ESTADO e não outros partidos! A RENAMO não deve andar armada e muito menos a ameaçar o povo com guerra! Que o nosso governo é corrupto a gente sabe, agora essa não é a forma de combater a corrupção.Existem outro canais para este efeito! E eu concordo que nesta altura do campeonato não deve haver negociações com a RENAMO!

  • Carlitos Manuel "Não deve haver negociações com a RENAMO" então deve haver o que? Tatiana Mendes De Sousa, Guerra? Já houve analistas entendidos na matéria que diversas vezes disseram em diferentes fora de que a RENAMO tem alguma razão nas suas reivindicações...

  • Serito Ossemane E se a Renamo pode ter armas então que deixem todos partidos se armarem ou desarmem is Armados

  • Artur Monteiro Oh Tatiana Sousa , desculpe não concordo nada consigo ....tem de haver dialogo ......,porque há um problema e só com dialogo é possível chegar a um entendimento .

  • Alvaro Almeida Sousa Quem tem razões de certeza é o POVO. E a razão do POVO é que ser FELIZ viver em PAZ ter prosperidade e não ver tombar mais os seus filhos. O primeiro objectivo destes partidos e dos seu lideres deveria ser o POVO mas não só pensam no PODER a troco seja do que for é pena..... (:

  • Sheila Sambo Sou da opinião k o chefe do estado, nesse caso Guebuza e a Renamo devem sim sentar-se.
    Depois d 38anos d Paz, kem esperava essa guerra???So com diálogo haverá soluções!

  • Inacia Eliseu Cinha Tatiana Mendes De Sousa nao concordo com o teu ponto de vista, a RENAMO tem armas? tem sim, e eu acho que seria quase que impossivel no processo de AGP, que se conseguisse desarmar a todos eles, a questao e' esta, armas matam e eles estao a fazer uso disso para reivendicar algo que o partido no poder/governo/estado, ja que estas tres andam de maos dadas, sabem muito bem o que e'. Entao e' melhor que deixem de orgulhos e resolvam logo tudo. Quando realmente ha troca de tiros, nao se sabe de que lado vem a bala que te fura, melhor que previnamos isso, sentando e conversar. SOU CONTRA ARMAS.

  • Alvaro Almeida Sousa MOÇAMBIQUE tem que ser Terra de PAZ , FRATERNIDADE, PROGRESSO, não pode ter mais o seu chão banhado de sangue é isso que o POVO tem que lembrar aos "Senhores da Guerra"

  • Tatiana Mendes De Sousa Cada um é livre de discordar com a opinião do outro! Nós ainda vivemos em uma democracia.

    Inacia Eliseu Cinha O processo de AGP foi em que ano? Acredito que as armas em questão já não estão em uso, uma vez que uma arma tem aproximadamente 10 anos de v
    ida!! Assim não são essas armas em uso, são outras, financiadas por quem??? Ninguém sabe, o que preocupa bastante! E agora? O Governo é ameaçado por guerrilheiros armados porque é corrupto?? A RENAMO quer o que exactamente?? Eu também estou insatisfeita com a performance do Governo e agora vou ameaçar guerra?? Vou buscar armas e começar aos tiros no meio da população? Vou roubar e saquear?

  • Tatiana Mendes De Sousa E neste momento a RENAMO deve ser desarmada e sobre isso não deve haver negociaçäo nenhuma!

  • Artur Monteiro Tatiana ,isto é mais profundo que nós imaginamos .....por isso um mediador com a experiência de Chissano seria o ideal.....

  • Inacia Eliseu Cinha Realmente cada um tem direito a sua opiniao... Quem a Tatiana Mendes De Sousa acha que neste momento pode conseguir tirar as tais armas? Esta quase claro que nao foi a Renamo a tirar armas no paiol de sei la o nome do local, na semana passada, agora diga-me, quem mais tem ou pretende ter armas? Eu sou contra a guerra, se para isso se tiver que baixar a crista e conversar. Bem haja. Nada mais a dizer

  • Sheila Sambo Inacia Eliseu Cinha to contigo.

  • Artur Monteiro Oh Tatiana ,você é muito radical....as coisas ganham-se passo a passo com confiança ...

  • Alvaro Almeida Sousa A Renamo A Renamo e a Renamo tem armas sim tem. E.... os outros??? os da Frelimo tem o quÊ?????'

  • Jorge M. M. Ferrao Em relacao a Renamo tar armada e continuar armada a muito k se diga....fikou assim decidido no acordo geral de paz so k se eskeceram de estipular ate kuando...kuanto ao assalto ao paiol e logico k nao foi a Renamo e mais k sabido k Renamo tem os seus paioes quase nenhuns foram entregues pela propria Renamo e uma infima parte desses paioes foram descobertos e denuciados ao governo pela populacao..na Regiao da NAMAACHA PRECISAMENTE EM MATIANINE E MAHOCHE FORAM DENUCIADAS CAMPAS COM ARMAMENTO NINGUEM FOI LA VERIFICAR EU PESSOAL MENTE A 3 ANOS CRUZEI COM 2 HOMENS ARMADOS COM AK 47 NAS COSTAS A CORREREM PELA PICADA DURANTE A NOITE ( DEVIAM TAR A CACAR FURTIVAMENTE) MARKEI A ZONA COM GPS COMUNIKEI AO COMANDO LOCAL E NINGUEM FOI LA VER....PERGUNTA..QUANTOS HOMENS E ARMAS ANDAM POR AI FORA DO CONTROLE????? CULPA DE KEM????

  • Zulfikar Abdurremane Amur acrecentou inda, dizendo que ja tivemos o colonialismo durante 500 anos e foi vencido. Mas esta se esquecendo que foi o mesmo que ficou so 16anos e foram destruidas muitas infraestruturas e muita vitima humana doque essa guerra dos 10anos. Demostrou nitidamente que o sofrimento das pessoas nao e algo relevante, as reivindicacoes sao legitimas, oque deviam fazer e oque disse o Ex presidente da Republica: AMOLECER O CORACAO DO PRESIDENTE DA RENAMO e nao demostrar desinteresse nos anseios, caso contrario nossos irmaos vao continuar a sofrer.

  • Zulfikar Abdurremane Amur Jose voce disse e falou. As pessoas andam a acusar a Renamo, quem ja provou que foram eles? E por outra os acordos de paz prevalecem, por isso ele esta reivindicando alguns estatutos que foram violados.

  • Zulfikar Abdurremane Amur Tatiana procure saber primeiro qual e a agenda das pretensoes da Renamo, assim evitaras perguntar oque ela quer. Se te recordas o dia em que a Renamo saiu da assembleia sem terminar a seccao, tambem saberas. A Renamo nao deve ser desarmada porque nos acordos de paz foi vinculado de que ele devia ter seus quarteis e seus guerrilheiros, devia haver paridade no CNE, Nas FADM oque nao esta acontecendo voce acha isso pouco? Ela esta reivindicando inda '' a despartidarizacao do Estado'', oque e justo, visto que o Governo na 7 rounda das negociacoes legitimou.
PR e os ataques de Muxúngué: Incidentes vão ser ultrapassados
O PRESIDENTE Armando Guebuza disse que os incidentes de Muxúnguè serão ultrapassados. Ajuntou que Moçambique está em paz e que os ataques dos homens armados da Renamo em algumas regiões de Sofala constituem incidentes que visam testar a determinação dos moçambicanos na sua missão de preservação da unidade nacional, paz e consolidação da independência nacional.

Falando nas cerimónias centrais de comemoração dos 38 anos de Independência Nacional ontem assinalados, o Chefe de Estado disse que o Governo acredita que através do diálogo conseguirá resolver esta situação para o bem de todos.
“Obviamente não há motivos para desesperarmos, porque este é um teste à nossa determinação de continuarmos unidos, de continuarmos a construir o nosso país e de continuarmos na batalha de acabar com a pobreza”, afirmou o Presidente.
Segundo Guebuza, algumas pessoas, neste momento, estão impacientes e ficam desesperadas, pensando que tudo acabou e não compreendem que mesmo na vida de cada indivíduo, há períodos que as pessoas são testadas na sua determinação de fazer as coisas. E ao serem testadas, devem provar que acreditam nos princípios e na sua determinação de vencer o sofrimento, de vencer a pobreza e fazendo isso, sobretudo, garantindo que há paz.
See translation



  • 6 people like this.

  • Asslix Asslam O Presidente disse:“Nunca me recusei a falar com o líder da Renamo. Ele é que se escapa, sempre”.

  • Costa Pj Victor seja lá o que for, parem de brincar com a paz em África

  • Muhammad Yassin esse cu sta repetir pobresa pobresa e mais probresa no pais? esse ao sta bom pssicologicamenste

  • Ramadan Muhamad Bom dia amigos! Muhammad Yassin nao chame o Pr por esse nome! mesmo que nao goste dele, ele merece respeito! eh o Presidente de todos mocambiqcanos. dos que gostam e dos que nao gostam....

  • Dayn Amade Concordo plenamente com o Ramadan Muhamad

  • Hernani Novunga mas esse guebas pah, seráque nao lhe fazem chegar bem as informacoes, diz que aquilo é um texto, vida e bens de nossos irmao se foi, será que eles sao animais pra se fazer texte? Nem se foce animais nao merecem serem textado desse jeito.

  • Carlitos Manuel Também concordo com Ramadan Muhamad, uma coisa é liberdade de expressão a outra é falta de educação e falta de respeito.

  • Serito Ossemane Por mais mau presidente que seja respeitemos por favor! Não se insulta um Presidente

  • Jose Alexandre Faia Claro que nao se insulta um presidente que nos insulta diariamentes com textos de que a pobreza estah nas nossas cabecas e que tudo esta bem nesta terra ... Respeito comeca de cima , sempre...

  • Dayn Amade É verdade Carlitos, todos nos temos o direito a concordar/nao concordar, reivindicar, dar opiniao mas de uma forma civilizada, agora faltar respeito...Sou da opiniao que todo aquele cidadao que proferi se palavras insultuosas publicamente direcionadas a qualquer membro de governo nao só em Mocambique deveria este estar condicionado a cumprir uma das tres em tempo determinado:Prisao em regime fechado, ser enviado para campo de re educação, Cumprir obrigatoriamente o servico militar obrigatorio, axo que é altura de se impor alguma ordem

  • Serito Ossemane Dayn não voltemos a Ditadura Marxista-leninista! Assim também NAO! Que se faca como em Portugal onde recentemente condenaram um homem que insultou o presidente Cavaco Silva a pagar uma multa de 1700 Euros!

  • Dayn Amade Insulto=agressao e isso é crime..., axo que devemos manifestar a nossa insatisfacao mas de forma ordeira e civilizada, nao nos custa nada, e com relacao ao cidadao condenado que insultou a S.Excia Sr Presidente Cavaco Silva, estou de acordo...

  • Sheila Sambo Se o chefe da Renamo se escapa, ele k o procure até o encontrar p por um ponto final a tudo ixo! São vidas d gente.
    Tamos a perder vidas inocentes por orgulho dos dois partidos! Guebuza como chefe do povo pra sairmos desse mato de sangues senta-te com o chefe da Renamo e aranjem uma solução.
    Tudo na vida tem solução, o k n tem solução é a vida dos irmãos k perdemos, pois eles ja n voltam. E antes k a Renamo faça mais vitimas pfavor apelo a PAZ.

  • Samuel Macamo Mas tb esse o nosso PR exagera quando e que pediu o lider da Renamo para sentar juntos na mesma mesa alem de atribuir lhe nomes agora que ele esta sendo responsabilizado peloque esta acontecer ve nos dizer q o Dhakama sempre escapa foda se pha e nem fez nenhum pronunciamento sobre os nossos irmãos que perderam a vida semana passada vitimas desses ataques e por causa da orrogância do governo que ele derige muita pouca vergonha........

  • Sheila Sambo Samuel Macamo o PR so deu as suas condolências as familias ilutadas!!! É preciso tratar o assunto d modo serio.

  • Nazir Yussuf Amuji Chissano teve um discurso mais realista. Ha que aprender com chissano como resolver este tipo de probolema a bem do povo deixando o orgulho de lado. Os meus parabens a chissano.

  • Samuel Macamo Sheila Sambo isso esta mais que claro pk dar condolescias n vai ajudar a remediar as morte q possivelmente possam vir a ocorrer..

  • Asslix Asslam Será q pegou moda atacar viaturas? A nossa Polícia tem capacidade de capturar os bandidos?

  • Sheila Sambo Antonio Carlos pinto Ferreira sabes dizer -me k apoio? Que a poio da-se aos parentes d um anti krido k morre inocente e sem culpa. Akelas vidas n voltam, o Guebuza pode mto bem p o bem do povo k o elegeu Pr sentar-se a mesa c o chefe da Renamo. N kremos mais sangue pfavor.

  • Sheila Sambo Asslix Asslam desculpa mais se o gov no poder k tem poder e sabe o k a Renamo kr n trata esse assunto com maturidade.As tu k a nossa polícia tera meios e condições d capiturar os mandidos armados? Samuel Macamo é visto k existe um pendente entre o Guebuza e a Renamo, ele k trate esse problema c inteligência,humildade e acima de tudo k a segurança do povo esteja sempre em primeiro plano.

  • Antonio Carlos Pinto Ferreira Sheila Sambo So nao percebo porque e que Guebuza tem culpa de tudo que se passa. Ate parece que e ele que anda aos tiros a matar pessoas. Ainda ontem ouvi o chefe da delegacao da renamo dizer Que nao tem mandato para discutir a situacao de guerra que vivemos. Acham bem? So estao interessados em politiquices e o povo e que esta a sofrer.

  • Serito Ossemane Sheila a Renamo nem aceita tocar no assunto Ataques! Porque? Medo de ser acusada?

  • Asslix Asslam Mas pode ser um outro grupo que está atacando.

  • Serito Ossemane Outro grupo naquela zona?

  • Sheila Sambo Antonio Carlos Pinto Ferreira ainda n me disse qual apoio as familias receberam!!!
    Ninguem xta aki a culpar o Teu Guebuza!!! Ele delegou o Pacheco a resolver esse assunto c a Renamo, ele como chefe tem visto k n chegam a acordo algum. Pk n ele o Pr a sentar-se c o chefe da Renamo??? Essa falta de amor,compaixão, arrogância vai fazer mais vítimas inocentes.

  • Antonio Carlos Pinto Ferreira Viu-se na televisao. Condolencias alimentos e dinheiro. O Partido apoia a familia.

  • Sheila Sambo Serito Ossemane a Renamo nunca vai aceitar k matou ou anda a matar gente. Eles krem o nosso voto pensas tu k eles iram a tv dizer k sao assassinos??? Claro k não.
    O Guebuza k sente c ele e resolva esse assunto p ver se os ataques n param!!! Mais k faça ixo o qnto antes pk nos n kremos perder mais irmãos. Pelo amor d Deus.

  • Sheila Sambo Antonio carlos Pinto Ferreira em k tv viste ixo??? Sinceramente n vi nada dixo! Ja é tarde p dar ajuda d valores etc, pensas k as famílias precisam d dinheiro??? Gostavam é k os seus familiares xtivesem vivos. Esse sofrimento podia ser evitado logo a prior.

  • Sheila Sambo Antonio Carlos Pinto Ferreira???? Pfavor diz me em k tv viste essa ajuda d valores etc etc.

  • Tomás Vasco Guimarães Antonio Carlos Pinto Ferreira a dias comentei algo em que repudiava culpabilidade ao Guebas assim como o próprio Governo. alimento a ideia de que quem quer analisar este problema deve ser neutro sob pena de tirar um Juízo errado o que eu posso vos garantir é que a Renamo quer Governar a força e eles já disseram isso eu tb não seria capaz de dar tudo que o meu filho exigir mesmo que ele se rebelasse ai me chamariam de pai arrogante?

  • De Oliveira Rui Entao comece resolver as querelas antes seja tarde

  • Serito Ossemane Tomas Vasco Guimaraes A Renamo quer a revisão da Lei Eleitoral! E pedir tudo isso? Onde esta o medo em ceder?

  • Tomás Vasco Guimarães Serido isso nao justifica que haja guerra se bem que o dialogo não foi dado por encerrado. no que eles reclamam ate entendo no que toca a CNE

  • Sheila Sambo Antonio Carlos Pinto Ferreira ainda to a xpera?

  • Antonio Carlos Pinto Ferreira Senta para nao ficar cansada. TVM e STV e Miramar. Reportagem de Tete.

  • Sheila Sambo N vi nada dixo, melhor falar d coisas k tenha realmente visto. N vejo a TVM pk pra me akilo n é TV. Vejo todas as notícias da STV e n vi nada disso. A kem o chefe de estado mandou p dar esses bens tao preciosos??? O partido apoia a família k família? Viste na tv o chefe do estado a dar condolências, ixo eu tb vi.... Agora dinheiro e alimentos n vi. Se calhar foste kem foi deixar os valores e alimentos as famílias. Fica bem

  • Asslix Asslam Hehehehehe

  • Antonio Carlos Pinto Ferreira Nao me chame de mentiroso. Foi em casa do motorista queimado. Fim de papo.

  • Sheila Sambo N chamei so disse k n vi nada dixo. E o resto tb receberam ajuda? Se calhar tb saibas.
    Repito n vi nada dixo, o Pr deu sim condolências as familias. Dinheiro alimentos n vi. Entregaram-te a ti???? Se calhar por ser mais nova n vejo!!! Já k nos os jovens n vimos nada!!!
    Keep cool dear

  • Inacia Eliseu Cinha Calma Sheila Sambo o Antonio Carlos Pinto Ferreira tem mesmo razao, eu vi qualquer coisa como alimentos e valor monetario nao especificado, embora isso nao devolva a vida a ninguem.......... Quanto aos ensultos ao Presidente neste momento, nao exageremos tanto, se nao gostam dele e eu tb nao, e acham que ele nos tem ensultado o que eu tb concordo, pelo menos a nossa inteligencia, entao vamos nos poupar de ir ao encontro do nivel dele.....Quando um maluco te da um soco certamente nao responderas e nem preciso dizer porque.

  • Sheila Sambo Inacia so disse k n tinha visto nada dixo na Stv. Mais se viste tudo bem. Eu n vi.

  • Tomás Vasco Guimarães O problema de muitos jovens é falar sem se informar depois dizem que querem lutar para seu espaço came on

  • Sheila Sambo So disse k n vi ele podia ter esclarecido melhor onde vi e o k foi dado, se ajudou bem haja o Pr. Pena k os k se foram n voltam.

  • Sheila Sambo Eu disse deste o começo k n vi, se a inacia diz ter visto já posso acreditar. Eu vi o Pr a falar d Condolências o resto repito n vi.

  • Tomás Vasco Guimarães Sheila Sambo como disseste não ves TVM por nao ser TV. essa é tua opiniao e opção se não buscas informaçao em todos orgao isso é bad pois sendo STV TVM MIRAMAR TIM etc eles querem informar cada um da sua maneira caberá a ti acreditar no que bens e não discutir algo que n viste nem queres ver. Isso é o mesmo que preferires ler um romance de Mia Couto por exemplo em Inglês se bem que o original é em português.

  • Sheila Sambo Guimarães n vi!!! Prontos. N discuti so perguntei onde é k o Antonio tinha visto ixo., apenas.

  • Inacia Eliseu Cinha Menos Tomás Vasco Guimarães, ate porque o assunto ja esta apasiguado, nao ponha mais lenha, gente o pais ja esta meio que desistabilizado, e vc's querem mesmo ficar nesse clima?!... Eu assisto a TVM mas honestamente as vezes canca, ai pulo pra outro canal, e' uma questao de opcao, nao e'?!...

  • Macucule Antonio Mas tambem nao devemos fazer nossos testes com vidas Humanas, se calhar deviam optar em fazer os seus testes com "PATOS", que vergonha

  • Inacia Eliseu Cinha Coitados dos patos, eles tb teem vida propria Macucule Antonio kkkkk

  • Tomás Vasco Guimarães Ja imaginaram o que seria hj se a FIR nao tivesse ido a tempos vigiar onde esta acomodado onde Dlhakama?

  • Tania Irene Sousa Ahahaha " Insidente "?! ;(. Quando ouvi essa palavra saindo da boca dele troquei logo de canal. Quanta ipocresia e falta de consideracao.

  • Tania Irene Sousa Se oque se esta a se passar por la eh Insidente, entao ele que va pra la ( Muxungue ) fazer presidencia aberta e prontos.

  • Serito Ossemane Tânia e possível que ele tenha razão porque desde o 1o dia dos ataques até hoje nao houve mais vitimas

  • Costa Pj Victor olha só uma pergunta nada a ver. estas televisões que voces teem em moçambique e que falam aí são pagas ou canais públicos?

  • Inacia Eliseu Cinha hummm Serito! Razao mesmo? Ele que va a Muxungwe fazer presidencia aberta e preferencialmente sem uso da Coluna, so com os homens dele, ha ver se nao de borra todo.

  • Inacia Eliseu Cinha eu estou com a Tania

Sem comentários: