quarta-feira, 26 de junho de 2013

O que ganhará o Equador na história com Snowden? : Voz da Rússia

O delator norte-americano Edward Snowden ainda está na clandestinidade. Sua rota vinha de Hong Kong para Moscou, e depois, aparentemente, para o Equador. Devemos notar que na embaixada do Equador em Londres já há um ano  encontra-se outro famoso delator – o chefe do portal WikiLeaks Julian Assange. Então, por que será que justamente esse pequeno país sul-americano está dando abrigo a todos os que estão sendo perseguidos pelos EUA?

 A correspondente da Voz da Rússia Christina Peters falou com Detlef Nolte, diretor do Centro Alemão de Estudos da América Latina, o qual disse:
 "O atual presidente do Equador, Rafael Correa, aparentemente se propôs a meta de se tornar o líder da luta internacional pela independência no espaço de informação. Após a morte do líder venezuelano Hugo Chávez, ele tem tentado assumir o papel de chefe do movimento de esquerda na América Latina. Se levarmos em conta o equilíbrio de poder, torna-se claro que o Equador, na verdade, é um dos menores países da América Latina e não faz parte, de forma alguma, dos países mais importantes da região, como o Brasil ou o México. É neste contexto que o Equador têm a oportunidade de chamar a atenção da mídia mundial, a qual, em circunstâncias normais, nunca estaria tão interessada no país.
 Este jogo, obviamente, não é acidental. Eu acho que os Estados Unidos vao reagir no caso de Snowden muito mais bruscamente do que no caso de Assange. Os EUA continuam sendo um importante mercado de exportação para o Equador. E pode acontecer que o país perca o acesso a uma parte do mercado norte-americano.
 Não é possível prever as consequências que o Equador poderia enfrentar. Para os americanos, este caso é muito importante. Pois, no final das contas, do seu ponto de vista trata-se da traição de um agente de serviços secretos. Eu acho que eles certamente vão tentar usar todos os meios disponíveis. Eu não posso dizer se eles vão recorrer a quaisquer medidas ilegais, mas eles certamente farão o seu melhor para se apossarem deste senhor."
Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/2013_06_26/o-que-ganhara-o-equador-na-historia-com-snowden-7602/

Sem comentários: