domingo, 30 de junho de 2013

Presidente da Romênia é acusado de racismo : Voz da Rússia

Traian Basescu

O presidente romeno, Traian Basescu, destaca-se por seu entendimento original dos limites do que é permitido para uma personalidade pública. Suas declarações imprudentes provocaram em muitas ocasiões escândalos e acusações de racismo e misoginia, mas não se pode negar que certa parte do eleitorado romeno gosta de semelhantes manifestações.

 Falando num congresso de mulheres empreendedoras, o presidente de Romênia expressou o descontentamento com a mudança da composição étnica do país, lamentando que "as mulheres ciganas dão à luz cinco crianças, enquanto as romenas não o fazem". Traian Basescu exortou as mulheres a prestar menos atenção à sua carreira profissional e a ter mais filhos. "Afinal, trata-se de um ato de patriotismo!" exclamou o presidente da tribuna do congresso.
 Ele acrescentou que, caso as tendências demográficas atuais se mantenham, em 2030 a população da Romênia reduzir-se-á a 15 milhões de pessoas. O presidente indicou que a conservação da situação existente levará "a uma alteração radical da composição populacional devido ao fato de existir em nosso país uma minoria étnica cigana muito prolífica."
 A reação de organizações de direitos humanos não demorou a chegar. As organizações não-governamentais que atuam na área dos direitos humanos dirigiram ao presidente uma carta aberta exigindo que ele apresentasse desculpas públicas. Os defensores dos direitos das mulheres e das minorias acusam Traian Basescu de discriminação das mulheres e dos ciganos, bem como de declarações misóginas e xenófobas. Uma vintena de ativistas dos movimentos feministas efetuaram em frente ao palácio presidencial uma manifestação não autorizada sob a palavra de ordem: "Criança é uma opção, não é obrigação".
 Várias organizações exigiram que o Conselho de Estado para Combate à Discriminação procedesse à análise das declarações do presidente do ponto de vista jurídico-legal. Apesar de o Conselho ter poderes bastante amplos, o presidente romeno não corre nenhum risco, visto que a constituição do país lhe faculta uma imunidade absoluta, excetuando por completo inclusive uma possibilidade teórica de o obrigar a pedir desculpas ou pagar multa pela retórica considerada xenófoba.
 É de salientar que Traian Basescu já esteve várias vezes no epicentro de escândalos semelhantes que, no entanto, não influíram em sua popularidade, nem originaram sérios protestos. Pelos vistos, a sociedade romena está mais preocupada com a situação econômica do país do que com o fato de o presidente ser ou não politicamente correto.
Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/2013_06_30/presidente-da-romenia-acusado-de-racismo-9504/

Sem comentários: