domingo, 30 de junho de 2013

História da semana


 
near Maputo ·
  • História da semana:
    Boa noite, meu nome é Chaviel Amandro, tenho 31 anos, sou natural da Beira e resido em Quelimane, tenho uma história muito longa, que nem cabe neste mundo.
    Sou órfão de pai desde os meus 10 anos de idade, dai que lutei sempre ao lado da minha mãe, ate aos 18 anos, na altura conheci uma moça, comecei um namoro, um ano depois ganho uma bolsa para ir fazer um curso em Maputo.
    Passaram-se três anos, eu em Maputo, quando voltei ela já estava casada, e o casamento dela não andava bem, não levou muito tempo ela se separa, na altura eu não tinha namorada, voltamos a namorar poucos meses depois isso em 2002, ela ficou grávida e procedemos as habituais cerimónias de apresentação, e passamos a viver juntos, ate aqui tudo bem.
    Passados dois anos começei a trabalhar e mudamos de casa, passamos a viver os dois, abri uma mercearia e pus ela a frequentar a escola na altura 7ª classe, concluiu em 2005. O negocio estava a dar bem ela não queria ir mais a escola, e de novo tive uma bolsa d estudo 3 anos fora 2010 a 2012 neste tempo ela começou a se meter no consumo de álcool sempre que eu vinha de ferias eram brigas em cima de brigas ate que ela acabou ficando gravemente doente, e no hospital aconselharam que não deve beber mais e lutei em prol dos nossos dois filhos, ela recuperou-se.
    À pouco tempo abri um outro negocio de compra e venda de ferro, achei melhor depois dela recuperar voltar a me ajudar, no primeiro dia que foi trabalhar voltou grossa e incomunicável, sempre que ela bebe gosta de brigas e eu já me sinto agastado com essa situação, peço ajuda o que faço? Os familiares têm conhecimento da situação dela, e nada fazem nada para ajudar.
    .
     
    • 4 people like this.

    • Manuel Dos Santos irmão tens que procura cristo va a igreja orei e entrega o seu coração a deus e vai abençoa o sua família, deus e pai nunca de deixa na mao.

    • Meque Nata Muchice Bom dia! Situacao muito critica, e triste em saber que o alcool nao tem nenhum valor nutritivo e so traz brigas em familias, um dos conselhos que eu dou procure sempre conversar com ela mostrando as desvantagens que o alcool vos traz, se possivel procurar uma igreja que vos possa ajudar, porque neste momento ela precisa muito de ti e se ultrapassarem esta barreira serao muito felizes, muita forca e que Deus vos abencoe. Abracos.

    • Benio Tramo Chume Bom dia gente d madrugada amiga como ja foi ao hospital por ela ter ficado doente por causa d bebida e informou os pais tenta seguir a tradicao a botanica forca irmao.

    • Artur Jorge Cecilia Capitao Meu irmao, lamento a situacao que estejas vivendo....apesar da familia consaguinea nao ajudar, podes obter uma ajuda atravs de gente ancia da zona onde vives, gente de grupos religiosos, talvez ela acate palavras dessas pessoas... Procuree tocar nela com plalavras, mostre o perigo que ela corre. Espero ter ajudado mano, boa madrugada.

    • Rui Colofite Nao tenho xperiencia nisso mas prefiro dzr k vcs precisam conversar muito. Nao importa se a familia faz algo. Use o poderda comunicaxao p lhe ajudar a sair dessa. N use forsa nem poder. Xclaressa, os malificios disto na relaxao e na familia. Procure a casa do senhor e pratiquem juntos.

    • Fortunato Enoque Sambo Bom dia amigo, primeiro dizer que a minha opinião nada decide, a melhor decisão será por tí tomada, pelo que parece acho que a tua companheira ganhou vício, é necessário que sejas forte para tomar uma decisão que não prejudique a família. Agora, acho eu que, é prejudicial os teus filhos ter uma mãe tão alcólatra como essa, assim como seria prejudicial se fosse o contrário, pois, não há espaço para diálogo se não for a briga. A outra coisa é, não se sabe o que ela anda a fazer quando está embriagada, mas, a característica mais comum desses tipos de mulheres, é que depois de terem atingido o estado de embriaguês, se entregam facilmente a qualquer homem, salvo erro se ela não for o caso. Este é o momente de agires com a cabeça, independentemente do sentimento que tiveres, terás que tomar uma posição que deve beneficiar a ti e aos vossos filhos, reúna as duas famílias (a tua família e a dela), explique-lhes o que te leva a tomar a tal decisão...

    • Naftal Matsena Eh uma historia tipica que sempre Madrugada Amiga traz - problemas de relacionamento entre casais.

    • Marechal Manhiceto Meu caro eu aconselho a procurares uma Igreja Envagelica, te vai ajudar. Mateus 11:28-30 recomendo. A sua Esposa está possessa. Obrigado!

    • Stenio Semente Complicado, nem? Se puderes contacte-me pelo terminal: +258 846 563 599. Coragem e muita força, jamais existiu problema sem solução, o teu terá.

    • L Alex Maluvele Boa madrugada a todos os amigos d M.A, Mano, irmao, estas neste momento numa situacao dificil, pesso t k procure JESUS, a igreja mais proxima, receba e aceita o JESUS com todo o teu coracao e alma conta o teu problema ao DEUS e jejua muito, prometo vais vencer este obstaculo... DEUS E A SOLUCAO DOS NOSSOS PROBLEMA.

    • Pascoal Getimane A Paz do Senhor.Bom dia mos amigos saudaçao aos grandex Rasta,Rafique,Mufundisse,ai Junior,Isabel,Custodio e os de mais,aproveitar esta situaçao para dizer nao aos supostos ataques em Muchungue,sou um dos de muitos que minhas ideias partem dum principio,Primiro devemos saber difinir o acool como uma droga,o alcoolismo,e saber tambem que a nossa irma sua esposa ta numa situaxao critica que n lhe merece como mae,o meu conselho é:Procure as intidades coptentes falo dos Psicolgos,Sociologos,Pastores que saibam bem o que a Bibilia diz em minha opiniao uma Igreja Evagelica com principios Bibilicos,porque a tirar do negocio algo ai ira se dismoronar,do tipo ela na bebideira pode chegar na conclusao de que tu a poë longe porque nao gosta dela em suma pensara na discriminaçao e se axim penxar sera ainda mais complexo o dilma a viver,em ultmo serao voces falo das amigas,seus irmao,voce e os demais que puderem ajudar de qualquer forma.Espero que tenha lhe ajudado.Gloria Deus.

    • Édel Munguambe Puto Edel Deus é solucao, leva a igreja e tenha fé tudo vai dar certo, e afasta ela do negocio mantendo ela em casa.

    • Douglas Iglesio Tivane Lamento muito pela situação, mas acredito que é o problema que tem de ser bem acompanhado. Vai passar http://facebook.com/douglasiglesioSee Translation

Sem comentários: