terça-feira, 25 de junho de 2013

Tiroteio na Academia Militar agita populares em Nampula

 

Grupo de cadetes regressava ao quartel após se ter ausentado clandestinamente.
Foram cerca de 10 minutos de forte tiroteio, numa acção supostamente provocada por um grupo de sentinelas daquela unidade militar.
O bairro de Muatala, arredores da cidade de Nampula, viveu, último fim-de-semana, momentos de muita agitação, devido a um intenso tiroteio ocorrido na Academia Militar Marechal Samora Machel, instituição militar vocacionada à formação de oficiais subalternos das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM). Muitos moradores daquele bairro e da zona militar viram-se obrigados a abandonarem as suas residências, na sequência daquela situação que provocou pânico, sobretudo ao nível da zona de cimento.
Foram cerca de 10 minutos de forte tiroteio, numa acção supostamente provocada por um grupo de sentinelas daquela unidade militar. Segundo apurámos de uma fonte daquela instituição, que preferiu falar na condição de anonimato, tudo começou quando um grupo de cadetes que se havia ausentado do quartel regressou fora da hora habitual permitida, segundo as normas internas. E porque os militares em serviço não permitiam mais entradas no quartel, naquela altura, os cadetes decidiram saltar o muro de vedação, facto que provocou a fúria das sentinelas, que começaram a disparar fortemente, mas sem provocar vítimas humanas.
Em contacto telefónico, o porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) ao nível daquela província, Miguel Bartolomeu, prometeu prestar informação sobre a matéria esta segunda-feira (ontem), facto, porém, que não chegou a concretizar-se.
A direcção da Academia Militar também não se pronunciou, até ao momento, embora se saiba que decorrem diligências no sentido de se identificar o grupo dos cadetes e os autores deste tiroteio, que veio a provocar pânico, numa altura em que o país vive um ambiente de tensão política, sobretudo ao nível da região centro.

Sem comentários: