sexta-feira, 28 de junho de 2013

Guebuza promete acção militar contra ataques de Sofala

CanalMoz
Guebuza promete acção militar contra ataques de Sofala
"Não vamos tolerar" (#canalmoz)

Maputo (Canalmoz) - Na tarde desta quinta-feira, na tomada de posse do novo Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), os ataques militares na província de Sofala voltaram a dominar os discursos.
Falando como comandante em chefe das FADM, Guebuza disse que "não vamos tolera...r" os ataques e orientou as forças armadas para, juntamente com a Polícia, garantirem a segurança.
“Não vamos tolerar tentativas de pôr em causa a circulação de pessoas e bens no País. As forças armadas devem, em coordenação com outras forças de defesa e segurança, garantirem a segurança”, disse Guebuza após empossar Graça Chongo como substituto de Paulino Macaringue, numa cerimónia que teve lugar no Quartel General.
Este discurso do chefe do Estado ganha outra dimensão por ser uma declaração em meio militar e não civil, como tinha sido até agora. Reveste-se de orientação clara ao novo chefe do Estado Maior General das FADM para mandar os militares agirem ao lado da Polícia na região sul de Sofala, onde os ataques a civis e a militares têm ocorrido.
Até aqui a Polícia de Intervenção Rápida tinha estado na frente dos combates na região. Tanto em Abril, em Muxúnguè, aquando do ataque à delegação local da Renamo, seguida de retaliação que causou a morte de 4 agentes no local, assim como em Gorongosa, no que foi descrito como "incidente" pelo Governo, onde 17 agentes da FIR saíram feridos do confronto com os homens da Renamo nas imediações da base de Afonso Dhlakama, a Polícia - ainda que especializada - esteve sempre na frente do combate.
Com a troca do Chefe das FADM, há quem vaticina a mudança no modo de confronto com os homens da Renamo, devendo agora estar mais envolvido o exército. O discurso de Guebuza ontem sustenta essa tese.
Relaciona-se ainda, em círculos de segurança restritos, a não continuidade de Macaringue na frente das FADM, com esta alegada inércia dos militares no combate aos homens da Renamo.
Guebuza, dirigindo-se a Macaringue, felicitou o seu trabalho juntamente com o seu adjunto, Olímpio Cambona. Este foi reconduzido ao cargo por mais três anos. Disse que eles aceitaram "a missão de servirem ã pátria".

General Macaringue diz que Guebuza não falou das razões da sua exoneração

“O presidente da República e Comandante em chefe das Forças de Defesa e Segurança não me falou das razões da minha exoneração. Não tenho informação de que esteja relacionado com qualquer incidente. Fui confiado uma missão e depois de cumpri-la fui exonerado”, disse o Chefe do Estado Maior cessante, general Paulino Macaringue a quem a lei ainda permitia continuar no cargo por mais três anos caso o chefe do Estado assim decidisse.

Novo chefe das FADM

Por sua vez, o novo Chefe das FADM, Graça Chongo, disse que
“não tenho uma missão específica por cumprir. O presidente da República, confiou-me a tarefa de dirigir as Forças Armadas da Defesa de Moçambique”.

Até à sua nomeação, Chongo desempenhava as funções de inspector das FADM.
Graça Tomás Chongo nasceu a 29 de Setembro de 1954, no distrito de Guijá, província de Gaza. Ingressou nas Forças Armadas em 1974, na então província de Manica-Sofala e pertenceu ao ramo de Exército na especialidade inter-arma, com formação na Academia de Campo Vulstrel, na ex-URSS.
Entre outros cargos, Graça Chongo foi inspector-geral de defesa, director nacional da política de defesa, Comandante do Ramo de Exército.
Este é o quinto chefe do Estado Maior General das FADM desde a independência. O utros foram Sebastião Mabote (1975-1987), António Hama Thai (1987-1994), Lagos Lidimo (1995-2008 e Paulino Macaringue (2008-2013). (Cláudio Saúte)
See more
See translation


25Like · ·


  • Imidio Junior isto é declaraçao d guerraSee Translation

  • Nilza Pedro Chirrute ixo ta mas k evidente,o pr ta daclarar guerra...See Translation

  • Neto Ndzawana claro! assim ja tem o pretesto que tanto procurou para iniciar a instabilidade e permanecer no poder=continuar com os business

  • Puto Que Sabefazer Benhe Guebuza é nada mais nada menos que um "político de meia tijela" um amador da política, político de mão cheia pelo menos faz com que as coisas pareçam estar num bom caminho. Esta decisão vem provar ainda mais que nunca se preocupou com o povo muito menos pela pátria. Guebuza tem seus interesses muito mais particulares e pessoais que alcança ao governar este país. A verdade é que ele quer a todo o custo continuar no poder, isto tem explicações: #1 é que todo o corrupto não pode sair do cargo pois terá que responder pelas "lacunas" #2 ele é um super-ambicioso, ainda quer usar este povo para encher bolsos... Entre outras razões. Esta declaração vem mostrar a eminência duma provável eclosão de mais uma guerra civil. Como é fazer este tipo de pronunciamento se for verdade que ele é ela da paz? Isto vem mostrar claramente que ele é que não quer algum diálogo com a oposição. E neste momento os seus filhos estão jogando PLAY STATION pelo mundo fora, fruto do nosso suor inclusive, quem vai passar mal por isto é o povo e o povo somos nós. ESTE PAÍS AINDA VAI CONTINUAR MAL ENQUANTO GOVERNADO POR VELHOS AMBICIOSOS E COM PENSAMENTOS ARCAICOS. Todos os dias LIBERTAMOS O PAÍS, será que este é único país liberto? Nós queremos desenvolvimento e não ficarmos aquí assistindo esse tipo de joguinhosSee Translation
    Like · Reply · 1 · 4 hours ago via mobile

  • André Barbosa Tudo isso so pra fugir das eleições e usar desculpas para continuar no poder.See Translation
    Like · Reply · 1 · 5 hours ago via mobile

  • Guleras Gouveia Sim sim, Mr 5% esta pidir guerra,,, acham mesmo q macaringue had ficar de braços cruzados? Certamente que nao neh,,, vai-se unir a RENAMO, como CHEFE DO ESTADO MENOR! Como ele cunheci MUITO BEM o segredo das FADM... pode mandar visitarem mais alguns quarteis por ai! A nao ser que esse seja mais um joguinho dos encarnado(benfica) ou frelimo se assim preferem... Vale apena enquadrarem esse senhor pra evitarem q nós povo Moçambicano, derramemos sangue por arrogancia,ganancia,ineglicencia,etc... De uns e outros que nao se fartam da riqueza! Crie uma vaga como PORTA VOZ DO MINISTERIO DA PRIMEIRA DAMA,,, e enquadre o otorgante...See Translation
    Like · Reply · 1 · 5 hours ago via mobile

  • Buras Ofisso O fim da toleranca vai implicar em ultima analise o desencadeamento da guerra. Ja basta os k ja moreram devido a este cnflito, apelams a p paz srx ou por outras guerreiem-se entre vos nao matem a populacao, pe dims favor!See Translation

  • Cremildo Manjate por mais k trokem os big das fadm não vão resolver nada o importante é o pr vs afonso num debate na tv... o povo ta sofrerSee Translation

  • Gerson Massinguile sefguzxcbnrfhjkdxhjmdfghjedfgyhjdegujsdftyjdrhjsdfghdfghjdefghsderthdfghdfghsdrftyuedrtyusertwertyuwertyukpob€jkm÷jtferfxcwsdxqws1sdxesdxchjkbvczsdtyiytrewertyuhvccxzBnjbvcxzasdfghuyttrfdqwertyufrwsfghjjdsertyuidfdedrftyuizdxfghuwertyuifdfgbjuhgvcdxfcghjuywertyuixdfvbjndftghedrfghertdfdfgdfgdfgrtyuhyuhjuiknuyhhbtgrfrdfxsdzszsdzrdrtgyhuhuijkjkklpoihgfoiuhgfdlkjhgflkmjbvcmnbvcmnbvcxzxclkjhgfdsdfghjkldsrtyuiiuytrertjklkjhfm€
    Like · Reply · 1 · 4 hours ago via mobile

  • Abrao Caetano Viver em Africa e' uma grande cagada....See Translation

  • Abrao Caetano Granda merda que esse frik xta a fazer..... e' pena que ja e' tarde pra tirar o gajo.... movambique esta' a regressar a passos enormes. que destino infeliz dos mocambicanosSee Translation

  • Edmar Gabriel Nos temos que agir,antes que a guerra se alastre...See Translation

  • Don Nenas Agora reparo pq da insatisfacao do povo c guebas. ..See Translation

  • Nasser Khan Ñ vamos lado nenhum assim...muita pena q voltamos ao antigamente com este espirito,q saudades do Chissas....

  • Mateus Costa Santos Triste o caminho que estamos a seguir..See Translation

  • Iliotélio Paiva Guera k va. Comexbr

  • Zarito Mutana Isso que Guebuza quer na verdade e Guerra! Esse Graca que foi investido vai fazer akilo que o chefe lhe disso por isso, temos que nos preocupar.
“A paz e soberania do país não podem ser ameaçadas por um grupo”
ARMANDO GUEBUZA NO EMPOSSAMENTO DE GRAÇA CHONGO
 
Numa altura em que o país vive um clima de instabilidade, com os homens da Renamo a im­pedirem a transição de pessoas e bens ao longo da EN1, através de ataques a viaturas no troço rio Save – Muxúnguè, o Presidente da República, Armando Guebu­za, disse que a paz e a soberania do país não podem ser colocadas em questão por um grupo de pessoas que não pretende aderir à cultura do diálogo.
Guebuza falava ontem, em Maputo, no acto de tomada de posse do novo chefe do Estado­-Maior General das Forças de Defesa de Moçambique, Gra­ça Chongo, em substituição de Paulino Macaringue, exonerado quarta-feira por despacho presi­dencial.
Além das habituais marchas, um dos momentos marcantes da cerimónia foi a devolução de Paulino Macaringue, ao Chefe do Estado, do standard, um dos símbolos de poder nas Forças Armadas, e consequente entre­ga do mesmo ao novo chefe do Estado-Maior. Por seu turno, Graça Chongo diz estar pronto para os novos desafios.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários: