sexta-feira, 28 de junho de 2013

Dhlakama diz estar disponível para encontro com Guebuza

Dhlakama diz estar disponível para encontro com Guebuza
E-mail Imprimir PDF
Afonso dhlakama rnmA Renamo manifestou a disponibilidade do seu líder, Afonso Dhlakama de manter um encontro com o Presidente Armando guebuza para se alcançar um acordo político para pôr um ponto final da tensão política que se vive no país nas últimas semanas.
A vontade de Dhlakama foi expressa hoje em Maputo pelo porta-voz da Renamo, Fernando Mazanga, num encontro com jornalistas.
Segundo Mazanga, o partido Renamo está pronto ainda a acolher favorávelmente uma proposta do governo sobre a data e o local do eventual encontro entre o Chefe do Estado e Afonso Dhlakama.
Para já, o governo já manifestou o seu compromisso de continuar o diálogo que vem mantendo com a Renamo, tendo inclusivamente proposto que a próxima ronda se realize na próxima segunda-feira, dia 1 de julho, no Centro Internacional de Conferências Joaquim chissano.
Na última terça-feira, o Presidente Guebuza, falando a jornalistas, disse que sempre esteve disponível para um frente-a-frente com o líder do maior partido da oposição em Moçambique, sublinhando que “quem se furta a um encontro é Dhlakama”.
As acções armadas da Renamo na estrada nacional Nr. 1 e que estão na origem da situação tensa que se vive no país, particularmente na região centro, é interpretada por analistas como forma de pressão sobre governo para responder positivamente às suas exigências no diálogo em curso já há alguns meses.
A principal exigência da Renamo nesse diálogo é a alteração da lei eleitoral – já em vigor – de modo a assegurar uma representação por igual dos partidos políticos na Comissão Nacional de Eleições (CNE). A lei passou em Dezembro último sem o voto a favor na Renamo no parlamento.
Notícias relacionadas:
+ Guebuza: "Não vamos tolerar ameaça à integridade do país"
+ Quem se furta ao diálogo é Dhlakama - Guebuza

+ Dissidentes da Renamo lamentam ataques e apelam ao Governo para dialogar
+ Tensão política: Chissano defende solução sem recurso à violência

Sem comentários: