Madiba respira com ajuda de máquina.
O estado de saúde de Nelson Mandela continua a ser “crítico” e um familiar do ex-Presidente sul-africano confirmou que ele já não consegue respirar por si próprio.
“Sim, ele está a usar uma máquina para respirar”, admitiu à AFP Napilisi Mandela, meio-irmão de Nelson. “É mau, mas nada podemos fazer”, acrescentou este familiar.
O Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, cancelou uma viagem a Moçambique, depois de ter visitado nesta quarta-feira à noite Nelson Mandela, que está hospitalizado desde o dia 8 com uma infecção nos pulmões.
De acordo com um comunicado da presidência sul-africana, o ícone da luta contra o apartheid “está ainda numa situação crítica”. A nota refere que Zuma “foi informado pelos médicos, que estão a fazer tudo o que podem para assegurar o bem-estar de Madiba [nome por que Mandela é também conhecido]”.
O Presidente sul-africano tinha programada uma visita a Maputo, onde iria participar nesta quinta-feira numa cimeira sobre investimento em infra-estruturas.
A África do Sul está já a preparar-se para a morte de Mandela, que tem 94 anos. Relatos dão conta de que a família esteve reunida para tomar decisões sobre o funeral, mas não consegui chegar a uma conclusão. Em torno do Mediclinic Heart Hospital, em Pretória, está uma multidão de jornalistas e de cidadãos que acendem velas, rezam e que montaram uma espécie de memorial, com cartazes e fotografias.
O estado de saúde de Mandela agravou-se no domingo e o internamento, que dura há 18 dias, é o quarto desde Dezembro.
Sem comentários:
Enviar um comentário