PRM revista viaturas para evitar tráfico de armas em Mocuba
Tensão no país
Na manhã de ontem, o nosso jornal assistiu à operação dos agentes da “Lei e Ordem” na zona de Munhiba, localidade do distrito de Mocuba
A Polícia da República de Moçambique (PRM), no distrito de Mocuba, província da Zambézia, está a desencadear uma campanha de “revista de viaturas” ao longo da Estrada Nacional número 1. A campanha surge na sequência dos últimos acontecimentos ocorridos no troço Muxúnguè-Rio Save, onde foram mortos civis e incendiadas viaturas de particulares.
Na manhã de ontem, o nosso jornal assistiu à operação dos agentes da “Lei e Ordem”, na zona de Munhiba, localidade do distrito de Mocuba. Naquele troço, os agentes - Polícia de Trânsito, Polícia de Protecção e Força de Intervenção Rápida mandavam parar viaturas e mandavam sair os passageiros, para vasculhar armas.
Depois, as bagagens eram todas revistadas, os portadores de aparelhos tinham que apresentar facturas de compra, caso o passageiro não a tivesse, tinha provar que os bens lhe pertenciam. Por último, a revista era feita a cada um dos passageiros, para verificar se eram ou não portadores de armas de fogo ou objectos que podem colocar em perigo vidas dos cidadãos em viagem.
A uma pergunta a um agente da PRM no local - que preferiu falar em anonimato - sobre o posicionamento da polícia face à referida campanha, o mesmo explicou que a corporação receia que guerrilheiros da Renamo se espalhem um pouco pelos distritos, fazendo-se transportar em viaturas que circulam pela EN1.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»
Sem comentários:
Enviar um comentário