quarta-feira, 26 de junho de 2013

Cabo Verde: Os aposentados são aposentados e ‘ma nada’.

Os aposentados são aposentados e ‘ma nada’. Os fazedores da lei não têm que arranjar subterfúgios para continuar a empregar os aposentados na Administração Pública ou no exercício da actividade política. Se o País quer reduzir a elevada taxa de desemprego não pode vir agora compactuar com medidas dessa natureza, simplesmente porque lesa o Estado. O que está acontecendo é que os aposentados/reformados que se encontram no exercício de função não querem de jeito nenhum largar essa mama, querem é perpetuar no cargo até morrerem, enquanto isso, continua a engrossar o número de jovens capacitados, com qualificação académica e profissional, no desemprego e sem dias para tirar um dia de trabalho. Só espero que os jovens deputados de ambos os partidos políticos com assento parlamentar não venham a ...votar a favor a esta proposta de lei de 'sardinha'. Digo que UCID está a pintar mau papel à Nação em relação a esta matéria. Não há esclarecimentos que cheguem para me convencerem quanto a esse aspecto: a questão tem que ser mesmo impedir as pessoas reformadas de exercerem qualquer cargo na Administração Pública para dar lugar aos jovens quadros desempregados. O exercício da actividade política deve ser uma actividade não remunerada, podendo ser exercidas como um passatempo/hobby e por livre arbítrio da parte dos aposentados/reformados. Sem querer que me seja apelidado de radical ou de posição extremada, defendo que a pessoa que já deu a sua contribuição e que tem a sua reforma decorrente da sua prestação da sua vida activa e profissional não pode auferir mais nada na Administração Pública além da sua reforma a que tem direito. Os aposentados podem exercer sim a actividade política, no caso de quererem contribuir, mas sem nenhum tipo de incentivo.

Os aposentados/reformados de reconhecida competência profissional devem é criar as suas empresas e aí prestarem serviço uma hora ou outra na Administração Pública em regime de consultoria. Agora, continuar a auferir incentivos que não.
 
Like · · Follow Post · · 10 hours ago
  • 14 people like this.
  • Helena Fontes Concordo!
  • Vatch Gomes Concordo plenamente, Acho que uma reforma no pessoal da Função. Pública seria uma mais valia para cabo verde, pois diminuiria e muito o grosso do desemprego de jovens quadros. Mas agora me digam quem é que está na função Pública que quer largar essa "vaca Leiteira"...
  • Marco Além "Há 5000 reformados a desempenhar funções na função pública"...
  • Duete A. Alfama 5000 empregos pa jovens desempregados!
  • Ana Barbosa Concordo. Jovem sta mesti
  • Francisco Tavares UAPU amigo. Colocastes DEDON NA FRIDA.
  • Gracelino Tavares ka mesti fla mais nada. agenda di transformason di CV ta permiti politicos importa carro sem paga despaxu, aposentados ta recebi aposentadoria e salario di governo... e muitas outras pouca vergonha. tristi goh
  • Helena Fontes Marco Além isso que disseste supra não é VERDADE!!!!! A verdade é esta: há 5000 aposentados, ponto final!!!!! E entre estes que trabalham na administração pública no seu todo é uma margem bem ínfima. Vamos lá falar a verdade!!!!! Pode ser?
  • Helena Fontes E quem disse essa MENTIRA foi a deputada do MpD a Joana Rosa mcp Celina, a deputada do Maio, aquela que grita imenso e atropela a língua de Camões nas sessões parlamentares!!!!!!!!!
  • Helena Fontes E eu cá aposto que não devem ser mais de 20 aposentados que estão a trabalhar na AP!!!!!! Bom, e estes 20 lugares vão resolver o problema dos licenciados "desempregados" Marco Além, Janira Hopffer Almada, Adilson Correia, Adilson Graça Jesus, José Casimiro Pina?????? Ou será que a questão de fundo é saber se as licenciaturas dos ditos "desempregados" têm empregabilidade?????? Pois...
  • Adilson Graça Jesus Com verdades dessas não podemos ter debate, kual é Marco Além, por uma cidadania efectiva falemos a verdade verdadeira...enfrentando os factos como eles são podemos ajudar o pobre debate parlamentar...o caminho é o fim das contratações dos aposentados...se tivermos que recorrer aos bons expertise aposentados há outras formas de o fazer e de o pagar...
  • Helena Fontes Esses "gajos" são bons e expertises em matéria de desinformação cirúrgica e fria, e depois vêm propalar por aqui e outras bandas que o PAICV é comunista e que aprendeu com os Stalines da vida as técnicas de propaganda, manipulação e de desinformação....eu hein??!!!!!! Não acham Adilson Graça Jesus e José Casimiro Pina?????? POLLA!!!!!!
  • Alexandre Nuno Pires O Sr. Monteiro, deputado pela UCID, ao que se diz, aufere de dois vencimentos, um como deputado e outro como vereador profissionalizado pela Câmara Municipal do Mindelo. A ser verdade, isso não pode ser, é imoral. Acho muito bem que se legisle no sentido de impedir que alguém que reformado sobretudo, pelo Estado, que no exercício de um cargo público, para o qual foi eleito não acumule na totalidade os rendimentos que aufere enquanto reformado e o de titular de cargo público. Trata-se de uma medida da mais elementar justiça e de decência republicana. Quem vai para a política, não vai para enriquecer, mas sim para servir à causa pública. Mais, o Estado, devia penalizar via IUR, os reformados, mesmo trabalhando nas empresas privadas e abrir excepções apenas para os casos excepcionais, como os médicos-especialistas que o país muito precisa, ou outros casos verdadeiramente semelhantes.
  • Helena Fontes Já agora todo o político que sai de uma função tipo Presidente de Câmara e que passe a deputado nacional, ou a Ministro devia coibir-se de exigir o pagamento do subsídio de reintegração, que nem fez e muito bem o nosso Primeiro Ministro Jose Maria Pereira Neves, em 2001. Alguém mais fez isso, pergunto????? Se CONTINUA na política, independentemente do cargo que exerce ou para o qual foi eleito e ou nomeado, não tem que ter direito a subsídio de reintegração. Pois é, quem mais prescindiu?????? Pelo que sei, só o JMN...Afinal é uma questão de ética e de noção do se ser político/a!!!!! P.S. Vai ver que o que está mesmo mal são as leis....
  • Victor Adolfo Osório ehehh.. mas se houvesse empregos suficientes neste pais, ninguém ia lembrar-se de culpabilizar e de descontar nos "reformados" a existencia de muitos jovens no desemprego! O problema do pais não são os reformados que estejam ainda no activo, pois que a Constituição consagra o dto ao trabalho. O problema é que os privados nacionais foram durante muito tempo mantidos à margem de serem eles a "gerir" a ecomoinia para gerarem empregos, e o Estado mostra-se agora impotente para criar empregos porque os seus investimentos não retornaram à economia os proveitos que eram suposto gerarem.
  • Jose Vaz Furtado Ao Vitor Osório! O Dr. se calhar já está a pensar ir para reforma e ser um desses a beneficiar dessas mordomias ( brincadeiras à parte). Como se não bastassem as políticas erradas adoptadas, como aliás o Dr. apontou, agora somam mais este problema. É preciso por um basta nisso. Os jovens de hoje não podem permitir que sejam tomadas medidas erradas que hipotequem o futuro dos que ainda estão por vir. bora, cada um que faça a sua parte! exercício de cidadania precisa-se.
  • Victor Adolfo Osório Visitei recentemente o Fogo e Santo Antão e vi que muitos dos produtos lácteos e agrícolas estragam nessas Ilhas por falta de condições de escoamento para serem colocados em Ilha não agrícola ou de fraca produção agrícola (Sal, BV), em particular para fornecer os Hotéis e o turismo; com esta constatação posso apontar 2 falhas graves do Estado: 1º/ não há uma linha de transportes marítimos (privado, ainda que subsidiado para esse tipo de produtos), e 2º/ assim como os produtos dessas ilhas produtos não conseguem ser competitivos com produtos que vem de fora porque os seus produtos não estão/são certificados e por isso os Hotéis não os compram. Estando vencidas estes dois obstáculos que apontei, seguramente que haveria famílias que não estariam no desemprego … já que este exemplo pode ser extrapolado para outras áreas. Fala-se em “empreendedorismo” mas não vejo o Estado a criar as condições efectivas para o efeito.
  • Helena Fontes Dois problemas que tb identifiquei amigo Victor, a saber: 1/ Antes da privatização dos transportes marítimos havia ligações regulares entre as ilhas 2/ Caboverdiano das ilhas do turismo, em regra, não é empreendedor fica sempre à espera que se lhe leve o negócio numa bandeja de prata...Triste gó! Como pode um hotel na Boavista consumir mais de 20 mil ovos/dia e não haver um aviário de boavistenses a produzir pelo menos uma parte, para não falar do tomate e outros... Enfim, queixamos muito mas não fazemos nada em termos de aproveitar os nichos de negócio, e claro....depois a culpa é sempre do governo. Tenham dó!!!!
  • Victor Adolfo Osório Escutei o Sr. 1º Ministro a dizer que vai criara condições para que os privados nacionais possam intervir na economia, nomeadamente concedendo-lhes isenções e estatutos de investidores, tal qual os estrangeiros têm quando vêm cá fazer qualquer investimentos, ainda que tragam só a ideia e… recorrem ao dinheiro dos bancos nacionais… Pena que, porque já acabou o dinheiros dos empréstimos internacionais, só agora se lembre dos privados nacionais, sendo que estes mesmos privados nacionais foram preteridos nos últimos tempos em relação a investidores de outras nacionalidades: é o caso das construtoras civis que acabaram por falir todas por falta de obras … numa altura em que o pais mais obras teve na sua história!!!
  • Jose Vaz Furtado Ohh Vitor, existem tantas falhas graves que as tanta um gajo perde pelo meio. Há dias li um artigo muito interessante sobre os problemas dos transportes aéreos em CV. Nesse artigo, o articulista apontou o maior erro do estado de Cabo Verde em insistir que TACV continue a fazer voos internacionais, sabendo que não é rentável para a transportadora, deixando a ligação entre ilhas por se fazer. É por causa de políticas erradas que o mundo caminha para o abismo, nós os cabo-verdianos temos que ser criativos e mudar o rumo. As coisas ruins que não nos servem simplesmente devem ser deitadas fora. Se reparar tudo está intimamente ligado. Promover empreendedorismo implica outras coisas, como por exemplo, criar condições. Não posso ser empreendedor e gerar empregos no sector de agricultura se não tenho barcos para escoar os meus produtos, se não tenho energia, água, enfim.
  • Victor Adolfo Osório ..ao que sei, em Santo Antão há um centro de certificação que foi construído pelo Governo há mais de 3 anos e nunca foi posto em funcionamento..e os produtos de SA continuam sem poder ser competitivos e serem colocados em mercados de outras ilhas que deles necessitam..
  • Tubaron Rui Oliveira Silva Há muita gente que viveu nesse país como parasitas do Estado, e hoje querem dar aulas de empreendedorismo. Acham que um jovem que acaba de sair da faculdade consegue criar negócio num país onde não se consegue financiamento, o mercado é limitado, a economia é dependente do Estado, e pior os que mandam dividem o bolo, haja saco!
  • Jose Vaz Furtado Ao Vitor! Ontem vi no telejornal também uma fábrica de associação dos pescadores da região SN, na localidade de Porto Ribeira da Barca,Assomada, de portas fechadas correndo o risco dos equipamentos serem furtados e deteriorados, sem uma política para o seu funcionamento. Isso não pode estar a acontecer. Os investimentos têm que ter retornos. Os custos e benefícios do projecto devem ser medidos. Enquanto isso, a população sofre por causa da falta de gelo e meio de conservação do pescado.
  • Helena Fontes Pior meu amigo Tubaron Rui Oliveira Silva tem gente que se calhar da sua geração ""Praia FM", que só ouve música, que não está informado, que não quer informar-se e que não quer ir à luta. Triste gó! Eu fui à luta com 17 anos e voçes???????
  • Victor Adolfo Osório amiga Helena Fontes não estou a falar do Governo do meu pais! estou a apontar as coisas que entendo estarem mal e que impoedem que o Pais avançe; creio que o lider do Governo, o Sr. 1º Ministro, sabe bem e vive as angustias disso ao ver que afinal muito daquilo que ele pensou ser o caminho certo não é aquilo que era prioritario! Pense nalgumas estradas que não têm utilização e que, embora venham a ser precisas no futuro, não o eram ainda e que o dinheiro nelas investido teria dado para resolver o problema dos transportes maritimos, criação decondições para o empresariado nacional, etc, etc.
  • Victor Adolfo Osório lamento ter que ficar por aqui, por ter que ir a um compromisso; mas gostei do debate e oxala os nossos governantes começem a ver que é preciso ouvir e fazer melhor.
  • Helena Fontes Victor Adolfo Osório não te esqueças de mim.... ehehehehhehe
  • Tubaron Rui Oliveira Silva Pois é Helena Fontes, quiçá temos algo em comum, a minha independência foi aos 13 anos e bem longe de CV, e só regressei aos 23 anos. Mas falo da vida actual em Cabo Verde, que em nada beneficia a juventude. Posso até concordar que há muitos que não se empenham, mas a realidade é que as condições do país não são em nada atractivas, o futuro da maioria dos jovens de CV está quase que hipotecado.
  • Helena Fontes Quase gosto do teu comentário.
  • Tubaron Rui Oliveira Silva É UM BOIM SINAL, VOU ADIVINHAR: O ATROPELO A LINGUA DE CAMÕES FOI MENOS, CERTO?
  • Tubaron Rui Oliveira Silva o foi mesmo acarinhado!
  • Helena Fontes Não, foi a parte que o futuro está hipotecado...
  • José Manuel Veiga Sobre este assunto acabo de ouvir uma intervenção muito corajosa e interessante do Dr. Carlos Veiga em defesa da nossa classe política . Palmas para Carlos Veiga.
  • Helena Fontes Achas José Manuel Veiga????? Entendeste mesmo o alcance e interesse dessa intervenção?????? ....
  • José Manuel Veiga Entendi sim, Helena Fontes. Uma intervenção sem demagogia e que mostra que exercer cargo político em C. Verde não é aquela maravilha que muitos pensam e que, sobretudo, tem que se ter "colhões".
  • Helena Fontes Hum... e ovários já agora, mas diz-me um 2º vice da AN que recebe como tal (dizem que é ilegal...) profissional liberal que recebe como tal, defendendo com unhas e dentes que os reformados possam exercer cargos políticos e receberem a 100% como tal, o que dá para pensar????? Ser político é ser-se no fundo missionário, servir o outro, não é um emprego, oh José Manuel Veiga!!!!!
  • José Manuel Veiga Leta, o político também tem direito a uma remuneração digna, assim como os outros profissionais.
  • Helena Fontes Político REFORMADO????????? É disto que estamos falando, oh cara! Entende!
  • Pericles Tavares Investigam Carlos Veiga, Pensão vitalício como PM que foi, como Deputado que e, como advogado que exerce. Onde mora a honra , dignidade e moral?
  • José Manuel Veiga Leta, estamos a falar de políticos reformados que são eleitos e/ou exercem cargos políticos, ok? Esses políticos, como reformados, recebem é uma pensão, o que é diferente da remuneração. Como disse o Dr. Carlos Veiga, a pensão é um direito adquirido, em função dos descontos feitos na vida activa. Esses políticos reformados, ao trabalharem, devem ter, sim, direito a uma remuneração (não são missionários). O montante dessa remuneração, porém, deve ser analisado mas, em termos de princípio, os polítcos reformados, nas condições em que estamos a discutir, devem ter direito a uma remuneração. Esta é a minha opinião e respeito as opiniões contrárias.
  • Helena Fontes Pois, já vi o teu ponto de vista ser-se político é estar-se empregado.... triste gó! Com políticos assim não vamos a nenhum lado, meu amigo!
  • José Manuel Veiga Então para ti o político não deve ser remunerado? Como é que ele paga as suas contas e sustenta a sua família? Leta, vivemos aqui na terra e não no Céu!
  • Helena Fontes Estamos a falar de reformado, político reformado, que tem reforma ou não. Agora o receber por inteiro é que está em causa, ou não???? dahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
  • Helena Fontes Tu por vezes és muito lerdinho, JMV!
  • José Manuel Veiga Sim, essa coisa de receber por inteiro pode até ser discutida, mas que deve ter alguma contrapartida do seu trabalho, isso ele tem que ter!
  • Helena Fontes Mas, isso não estava em causa, oh meu!
  • Helena Fontes dahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
  • Antonio Vieira Trabalhara de graça? só mesmo mente comunistas, com trabalho de voluntariado.
  • Ilidio Gomes Estou plenamente de acordo
  • Jose Vaz Furtado Hum!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! JMV desta vez, sou obrigado a discordar de si. Os reformados/aposentados nao devem receber remuneraçao coisa alguma, sobretudo neste momento em que Cabo Verde está a sentir na pele o efeito da crise financeiro-economico que assola o mundo. Aqueles que quiserem aventurar-se no exercíco da actividade política depois de se retirarem da vida profissional e com reformas, repito, tem que saber que está nisso por desportivismo, por sentido de ajuda e servir aos outros que nao tiveram a mesma sorte na vida. O exercício da actividade política é também um exercício da cidadania. Quem exerce um cargo politico sendo reformado, nao pode receber qualquer incentivo. Para já um reformado nao pode exercer qualquer cargo que fosse na AP a nao ser na sua empresa e prestar serviço como consultor, aí sim merece receber pelo trabalho prestado.
  • Maria Alice Sena Mascarenhas Discordo. Internacionalmente, reconhece-se ao reformado o direito a trabalhar e a auferir algum incentivo (uma percentagem determinada pela lei) mesmo na sua Organização, desde que sejam seguidos os regulamentos em vigor... A ponte entre o antigo e o novo é salutar e quem ganha são os utentes e o Estado que assim pensa...
  • Jose Vaz Furtado Hum! Sra. Maria AS Mascarenhas. A senhora está no seu direito de discordar. Cada um da o que pode. A mim ninguem me convece que nessa conjuntura vir a discutir a questao da remuneraçao dos aposentados/reformados, que se encontrem a exercer cargos publicos e politicos, seja necessário e oportuna. Dahahahaha! estamos em pleno crise, se temos que cortar cortarnos nos incentivos desses senhores. Outra coisa, é a elevada taxa de desemprego na camada jovem. A sra. acha justo que um jovem fique sentado em casa por que o nhu fulano ou sicrano que é reformado esta acumulando funcoes e a receber remuneraçao??? Má política, a meu ver.

Sem comentários: