terça-feira, 25 de junho de 2013

Snowden ainda está na Rússia - JN

Snowden ainda está na Rússia
Putin diz que ex-espião está na zona internacional do aeroporto
 
 2
 0
 0
Após dois dias de incerteza quanto ao paradeiro do ex-espião americano Edward Snowden, Vladimir Putin confirmou que o jovem informático ainda se encontra na zona internacional do aeroporto de Moscovo.
As declarações do presidente russo foram feitas aos jornalistas na cidade filandesa de Turku. Legalmente, Edward Snowden, de 30 anos, não se encontra em solo russo, pelo que continua a ser "um homem livre", sublinhou Putin.
Como passageiro em trânsito, o jovem informático americano não necessita de qualquer visto, podendo voar para onde quiser. "Quanto mais depressa escolher o destino final, melhor para nós e para ele", acrescentou o presidente da Rússia.
Quanto a uma possível entrega de Snowden aos EUA, onde é acusado de traição, Putin esclareceu que os dois países não têm um acordo bilateral de extradição. Além disso, continuou, o antigo funcionário da CIA não cometeu qualquer crime em solo russo.
Edward Snowden viajou de Hong-Kong para Moscovo no domingo, o que levou a Casa Branca a criticar a posição do governo chinês, a quem tinha pedido ajuda para deter o jovem informático.
Ontem, a China rejeitou as acusações, dizendo que estas são "infundadas e inaceitáveis".

Sem comentários: