sábado, 22 de junho de 2013

Dhlakama vai ser assassinado

Ericino de Salema
10 hours ago via Mobile
"Dhlakama vai ser assassinado" - General do Exercito, no activo
Um General do Exercito, no activo e nao na reserva, confidenciou-me estar em "fase muito avancada" a preparacao do "ultimo golpe a [Afonso] Dhlakama", com o que "ele sera assassinado".
"Esta-se, neste momento, a ver qual eh a via mais eficiente. Se for necessario contratar mercenarios, essa sera a saida. Esta-se tambem a equacionar o ...reforco, as FADM, por parte de tropas zimbabweanas, sul-africanas e malawianas".
O General que connosco privou, com mais de 30 anos de experiencia, e formado em paises como EUA, ex-URSS, Cuba e Inglaterra, diz que, em apenas um mes, "Dhlakama causou, com os seus actos, danos incalculaveis a economia zimbabweana, que ja se estava a erguer dos escombros".
Ajuntou que quase todo o nucleo duro do ANC tem interesses empresariais em Mocambique, dai que os mesmos manifestaram, deste o principio, que estao disponiveis a se associar ao Governo, para se "resolver de vez este clima de instabilidade".
"Olha que, sem se aperceber, Dhlakama esta a unir uma Frelimo que ja se achava muito dividida. Apesar de existirem descontentes internos, sobretudo com a forma como o 'bolo' eh dividido nos ultimos oito anos, todos os nossos chefes no partido tem muitos interesses por proteger".
Ao nivel das Forcas de Defesa e Seguranca, o General em causa diz que o SISE nao tem conseguido se antecipar "as ocorrencias", apegadamente "por estar infestada de incompetentes, bebados, fofoqueiros e corruptos".

  • Palmeirim Chongo and 7 others like this.
  • Raul Pascoal Senda mano, o vaticio do seu confidente ao se materializar seria o fim da paz e inicio do caos. apesar das suas incongruencias, o lider ainda representa o simbolo da unidade da renamo, a sua voz eh ouvida e mocambique precisa de dhlakama para manter a paz. ao contrario de savimbi k tinha muitos dos generais cansados do mato e da guerra aqui sao os generais do lider k estao cansados de humilhacoes e querem fazer valer o seu poder e ve a via de armas como a melhor aparecendo o lider sempre a lhes calmar.

  • Joanguete Celestino Vai ser o pior erro! Era bom que o PR reunisse o Conselho de Estado para discutir o assunto.

  • Raul Pascoal Senda a frelimo e a sua direcao sabe o k a renamo quer. a melhor forma eh dialogar e alcancar consenso. a morte de lider duvido k sera solucao. o mesmo se viu quando morreu matsangaissa, o movimento continuou. guerilha eh guerilha ademais, sem comando, num meio em k todo mundo esta frustrado e desesperado pelo fututo incerto. 

  • Zenaida Machado "Dhlakama causou, com os seus actos, danos incalculaveis a economia zimbabweana, que ja se estava a erguer dos escombros". - De que forma exactamente, o lider da Renamo afectou a economia zimbabweana? Sou eu que ando distraida?

  • Sélcia Lumbela Este General esta a falar a serio? Nao era suposto isso ser segredo?

  • Manuel J. P. Sumbana Faz sentido, Zenaida. O corredar da Beira foi e sempre serà vital para o Zimbabwe.

  • Paul Fauvet Until you name your conveniently anonymous source, I see no reason to believe fantasies about the involvement of South Africa, Zimbabwean and Malawian (!!) troops, or the mpending assassination of Dhlakama (which has been predicted so often by Renamo).

  • Nhecuta Phambany Khossa Volto ao discurso do saudoso presidente samora machel, imortalizado pelo musico Alberto Mutxeca "abaixo boateiros. Não queremos boateiros no nosso pais".

  • Palmeirim Chongo Essa solucao funcionou em Angola....

  • Nhecuta Phambany Khossa Palmeirim Lhongo, savimbi foi abatido no contexto de guerra, em pleno combate. Nos já estamos em paz a 20 anos. Não ha comparações.

  • Zenaida Machado @Manuel --- e o que aconteceu ao corredor da Beira em um mes? que eu saiba so houve problemas esta semana, e mesmo assim, a circulacao so parou por horas... deixem de fantasiar coisas...

  • Ericino de Salema Raul Senda e Celestivo Joanguete: Antes de tudo, tal se traduziria numa "execucao extrajudicial". Zenaida Machado: Nao tenho estatisticas/dados actualizados, mas eh por demais evidente que o Corredor da Beira eh capital para a economia zimbabweana. Selcia Lumbela: Um segredo vincula aqueles que estao a eles adstritos. O que Leonardo Simao tera dito a Todd Chapman, por exemplo, era segredo para este e para o Departamento de Estado dos EUA, e nao para Julian Assange, Mail and Guardian, SAVANA, Canal de Mocambique, etc. Paul Fauvet: Nao eh por acaso que o legislador constituinte (artigo 48) e o legislador ordinario (artigo 30 da Lei de Imprensa) previram a figura de sigilo das fontes como garantia fundamental. Agora, se nao concordas com a opiniao do dito cujo, esse eh um direito que a Constituicao e a Declaracao Universal dos Direitos Humanos te reconhecem.
    Agora, o que eh que o Ericino pensa do que diz o General que ele o reputa de idoneo? Bem, o silencio tambem tem valor declarativo!

  • Nhecuta Phambany Khossa Ericino de Salema, suponha que esta rebelião causada pela Renamo seja qualificada como guerra, seria licito que o comandante fosse abatido em combate. Neste caso, não seria assassinato.

  • Isalcio Ivan Mahanjane Ericino de Salema, com a devida vénia, penso que precisava de mais factos para crer no que diz, tal como a Zenaida Machado não vejo prejuízos nas actuais movimentações, pude percorrer de Chimoio à Beira e não vi caos nem prejuízo há algumas semanas que sustentem por isso o apoio económico do Zimbabwe fora do contexto geopolítico. Sobre o Malawi, que recusou-se receber Al Bashir, com promessa de detenção caso este se deslocasse à aquele país, sou muito séptico. Em último, a ideia de mercenário, destoa a sua tese meu caro, mas não deixa de ser um "source" para debate.

  • Nhecuta Phambany Khossa Ericino de Salema, a ultima parte da intervenção da sua fonte, não vai agradar a alguns manos. O seu confidente foi contundente. Espero que alguns FB não se revejam na referida descrição. Gafamba gona.

  • Ericino de Salema Mano Isalcio, perspectivas e perspectivas, mas isto eh assim! Mano Nhecuta, queres a cabeca do homem?

  • Nhecuta Phambany Khossa Ericino de Salema, sei que ha gente que precisa da cabeça do homem. Mas numa situação como a nossa, os manuais da guerra ensinam que não se deve abater o líder da rebelião. O próprio deve perceber que a sua opção esta errada e privilegiar o dialogo. Mas, como dizia o maquiavel as vezes a situação pode justificar outro tipo de actuação e mais eficaz.

  • Raul Pascoal Senda concordo plenamente con isalcio e machado. nao consigo perceber como eh k, ate ao momento, a crise esta influenciar na enconomia zimbabweana. ate ai, k o confidente foi um pouco infeliz. repito, ate ao momento.

  • Nhecuta Phambany Khossa Voltei a ler o texto do Ericino de Salema. Cheguei a conclusão que a ser verdade pode ser fácil saber quem foi o confidente. Moçambique não teve mais de 10 oficiais, actualemnte com a patente de general, que tenham feito estudos nos EUA e na Inglaterra. Tivemos sim muitos que andaram na URSS e Cuba. Mas, os que depois da formação na URSS e Cuba, tenham ainda se beneficiado de outra formação na Inglaterra e nos EUA, contam-se aos dedos. Um deles até esta bem posicionado no actual xadrez das FADM.

  • Ericino de Salema Tempo. Temporalidades. Tempestividades.

  • Isalcio Ivan Mahanjane E agora mano Ericino de Salema, parece estar quase a nu a sua fonte! Heheheh.

  • Nhecuta Phambany Khossa Podemos usar uma técnica comum da investigação. Colocamos aqui todos os nomes dos generais e depois iniciamos o processo de exclusão em função das características apresentadas pelo mano Ericino de Salema. Assim, chegamos a fonte. Gafamba gona.

  • Ericino de Salema O FMI anda por ca ha decadas e nem ha indicacoes sobre quando eh que ira sair. Com os tristes eventos dos ultimos dias, talvez nao tardara que o TPI lance mao a alguns compatriotas...

  • Mahamad Hanif Mussa Tudo é possível!

  • Nhecuta Phambany Khossa O TPI devia ir a santungira recolher uns tipos e depois passar pela avenida ahmed sekou toure, em frente a USTM, levar mais alguns.

  • Ericino de Salema Coube ao tempo a dissipacao do equivoco segundo o qual "A Renamo nao tem capacidade militar para nada". Os que 'pregavam' isso abandonaram, sendo racionais, essa forma de ver as coisas, com o que tem estado a suceder ha ja algumas semanas!

  • Ericino de Salema Ainda bem que se sabe da existencia de pouco mais de uma dezena de generais tais!

  • Nhecuta Phambany Khossa Ericino de Salema, o Mazoio Luis acaba de postar a informação segundo a qual o DHL foi visto ontem no aeroporto de Portela, em Portugal. Será verdade?

  • Zainadine Jamaldine Salema, nao sei ate que ponto a informacao dada pela tua fonte e' verdadeira mas supondo que sim, a questao que se levanta e' de saber se essa seria a solucao. O DHL apesar de tudo sempre me pareceu ter um comando forte sobre os seus homens. Sera que o seu assassinato marcaria o fim das hostilidades? Duvido muito. Provavelmente os Generais que tem dado a cara ultimamente assumiriam o comando e eventualmente, seria mais dificil negocear com eles. Se calhar nao teriam o mesmo controle que tem o DHL. Melhor mesmo seria sentarem se e negocearem com seriedade e responsabilidade para evitarem o retorno a guerra.

  • Bernardo Álvaro Rabucane Seria uma solucao matar Dhlakama? Sera k ele esta sozinho? Esta-se a criar uma situacao k vai ficar fora do controlo. A ver vamos se depois do tal assassinato, nao vao ficar os ajustes de contas entre ricos e pobres renegadosSee Translation

  • Ericino de Salema Esse eh efectivamente o pontos, Ilustres Bernardo e Zainadine! Mano Nhechuta, de nada sei sobre se tal corresponde a verdade. Talvez os compatriotas da Renamo melhor serviriam para esclarecer isso. Nao tens o contacto do porta-voz da Renamo? Posso enviar-lho, no teu inbox! Ga famba gona...See Translation

  • Gito Katawala Mas ha amigos pa! Entao alguns aqui a comentar estavam ha dias a vacticinar que algo aconteceria no dia seguinte depois da badalada conferencia de imprensa, falavam de usar o armamento que acabava de ser descarregado no porto de Maputo, falavam de Savimbi, e hoje querem atacar ao Ericino? Come on now!See Translation

  • Eduardo Magaia Meu caro Salema, nao e a primeira vez que se ouve dizer que a solucao e assassinar Dlhakama seguindo o exemplo do que o MPLA fez com Savimbi. com tantos milhoes de dolares a serem investidos em Mocambique nao admira que meio mundo queira ver esse sr. fora de senario politico mocambicano.See Translation

  • Antonio Mavila Mas vc tbm Ericino de Salema, tens cada uma. 

  • Edgar Kamikaze Barroso Vai acabar mal isso.

  • Paulo Joaquim Varzeas Essa não é a melhor via. se fizerem isso aí é que vai haver guerra de verdade.

  • Stélio Faizal Biriba acho que sera como o Savimbi.

  • Antonio Zacarais Duas hipotes: ou convidar Dlhakama a render-se ou render Guebuza: va ni mumu ni xipfunhi!

  • Palmeirim Chongo Edgar e Paulo, essa solucao "funcionou" em Angola. O problema do mano Guebas e que nao tem nada que se compare as que as FAA/FAPLA e aos Ninjas... Dai que provavelmente pode se accionar os comrades da regiao, nomeadamente o Ze Du, o Zuma, o Gabito e ate a mana Joyce, todos esses tem negocios na perola e perdem dinheiro todos os dias com a actual situacao!

  • Carlos Maningue Nice pior solucao. Isso vai ser uma especie de combustivel para guerra.

  • Leonel Sarmento Ao invés de o assassinarem, deveriam mas é, resgatarem-no de seu cativeiro em Santundjira...

  • Nacy Katia Governo e o pais a cada mais deploravel,,,as mentes dos nossos dirigentes estao mesmo conturbadas!!o pior e k a cada dia o povo ta descobrir cm cada sujeira k n sei irao as urnas!

  • Angela Maria Serras Pires Nao acredito, ele e a solucao do guebas, sem ele os frelos estao tramados a mesma.

  • Manuel Luis Mortar Rosse Duvido muito, penso que tentaram várias vezes e não conseguiram.

  • Salimo Amade Penso q essa não é solucao acertada Sei q Guebas tem contas p acertar c o Dlakhama q ven d muito tempo Algo q pódia ser resolvido sem derramar se sangue d inocentes Matar Dlakhama sera possivel Sim mas com muito sangue derramado d ambos os lados porque Dlakhama é o tipo de pessoa q qndo intende se transforma em Vento,Mosca Arvore etc!

  • Jose Machaieie Eu prefiro pensar que xtou a sonhar e ainda vou acordar....

  • Benedito Magaia Palmeirim Chongo tua fonte e confiavel, ate ao ponto de escreveres tao fortes acusacoes?

  • Paulo Maylene Azevedo Xi....finalmente homens com tomates decidiram confortar a escumalha....que deus seja juize ....soluçao final a la angolana nao funcionara. Mais polvora e fogo para arder contra os camaradas.
    Que matem Dlakama , depois que diga-me o custo de uma nova guerra. O problema nao DLakama é a intolerancia da Frelimo preceber que ja esta caduca e nao serve mais ao povo senao ha uns palhaços que estao acomodados no cimento..
O exemplo da forma como em Angola se resolveu o conflito armado e se arrumou com a oposição bélica pode ser muito sedutor, mas é perigosamente imprevisível.

Caros governantes pensem bem antes de apostarem numa solução análoga.
Like · · Follow Post · Yesterday at 14:05
  • Pedro Miguel Abreu Receio que essa solução não esteja completamente posta de parte...e não é caso de pensar, é mesmo para raciocinar!
  • Gilberto Correia Para mim está em marcha. Tudo indica que sim.
  • Delfim Jr de Deus Os caminhos para trazer a paz sao varios, eh preciso fazer opcoes e cabe aos nossos dirigentes escolherem o caminho.Cada um dos caminhos tem as suas vantagens e desvantagens, ha que assumir as consequencias, os meritos e demeritos pela opcao
  • Fidel Negrizzy Gumançanze Horas atrás: 2 mortos, 5 feridos. Carros e casas queimadas entre Muxungue e Save-100km. Triste!
  • Gilberto Correia Deve ser, de entre vários possíveis, escolhido o caminho que traga menos dor, sofrimento, mortes e dano à economia nacional. Só assim podemos garantir que foi escolhido o menor caminho.
  • Bella Raquel De uma coisa estamos certos, não é isto que queremos para os nossos filhos, nos crescemos no período de guerra e parece que a historia se vai repetir. Que se escolha o caminho menos penoso para o povo.
  • Gilberto Correia Digo, melhor caminho.
  • Delfim Jr de Deus Ontem o meu pai dizia que nunca a lhe ocorreu ver e viver tres guerras na vida
  • Mario Macane Mas bem, eu pergunto qual seria a melhor solução do problema?
  • Nhecuta Phambany Khossa Se eu fosse familiar de uma das vitimas do ataque de hoje? O que eu faria se me cruzasse com um membro ou deputado da Renamo?
  • Clayton Johnam Esta solucao a muito que foi apostada, ja estava a ser preparada, as negociacoes eram so para dar tempo e distrair as atencoes do que realmente se pretende nesta contenda! Em breve teremos noticias do assalto a serra da gorongosa pelas FADM. A Renamo e o seu Lider que se preparem porque isto vai ser muito duro. Julgo que nao eh o melhor caminho para resolver o problema, mas pode ser o unico.
  • Gilberto Correia Aproxima-se um dia histórico. Dia da independência. Muito tentador...
  • Dercio Cuna o que aconteceu em Angola está muito perto de acontecer cá. se isto continuar haverá um líder na cova
Majo Ashley Joseph Nunca subestime um homem quando te faz ameaca. Nem as FADM nem FIR tem a capacidade de controlar a furia desse buffalo ferido. Nao se esquece da lista dos descontentes que querem ver a frelimo(guebuza) fora do poder. So pra vos lembrar: antigos combatentes medicos professores desempregados agentes da prm e todos aqueles que ja sairam na emprensa apedir cabeca de guebuza. Nao apoio a guerra mas entendo a mensagem que a renamo quer transmitir.


Armando Machai Agora comeco a concordar com o Rahil Khan quando disse que a Renamo esta bloquear a estrada porque o Governo esta a transportar material belico e soldados civis com intentos de assassinar o lider da Renamo. No entanto, nao sei ate que ponto Dlakama influencia a economia da regiao.

Será? A ser assim, que consequências advirão? Não é com a morte da andorinha que acaba a primavera! Que se encontre meios justos, pacificos para resolver o dilema que Moçambique está a enfrentar!



Adelino Timoteo Há de ser como Deus quer, ou o que for bom para Moçambique. Nem sempre os meios justificam os fins. Receio que caíamos de novo numa escada de destruição.

  • João Masquete Faz sentido...e lógica.... O jaca nâo analisou estes aspectos ou tem conselheiros mal preparados e estrategia politica e quiça militar... O tempo dará a resposta.

  • Abacar Muinia Porque as consequências não são sempre previsíveis, eiis a minha inquietação: Esse plano visa o fim ou o inicio de uma renamo renovada?


  • Adelson Rafael Assassinato de Dhlakama pode mergulhar Mocambique para um conflito com consequencias imprevisives, talvez maiores que as dos 16 anos...!!!

    Será? A ser assim, que consequências advirão? Não é com a morte da andorinha que acaba a primavera! Que se encontre meios justos, pacificos para resolver o dilema que Moçambique está a enfrentar!
    ADENDA
    Jonas Savimbi, " a morte que deixou Angola viver em Paz".

    See translation


    ·
    .
     

     

    1 comentário:

    AG disse...

    Fim da democracia com morte de dhlakama