quarta-feira, 13 de junho de 2018

UMA MANIFESTAÇÃO PELO FUTURO: EMPREGOS PARA OS JOVENS



No próximo dia 16 de Junho, sábado, vai ocorrer a marcha pacífica silenciosa contra a violência e a banalização da criminalidade. A marcha, autorizada pelo Governo Provincial de Luanda, deverá partir do Largo do Porto de Luanda, cerca das 13h00, e percorrerá a Marginal, com termo previsto no Largo do Baleizão.
Organizada pelo Observatório para a Coesão Social e Justiça, liderado pelo advogado Zola Bambi, a iniciativa merece todo o apoio.
A marcha é pertinente e oportuna, pela possibilidade que oferece a todos os angolanos de se manifestarem de forma pacífica e tranquila em defesa do seu futuro.
Há que apoiar esta marcha e transformá-la num apelo à instituição do Estado de Direito em Angola. Um Estado de Direito que resultará da reforma do Serviço de Investigação Criminal, tornando-o numa força policial eficiente e respeitadora da lei. Um Estado de Direito que conseguirá colocar os governantes corruptos na cadeia, após o adequado julgamento, desencorajando em definitivo a criminalidade a partir do topo. Mas, sobretudo, um Estado de Direito que seja substantivo, que crie condições para uma vida melhor para todos os angolanos, incentivando a criação de empregos para todos, em especial para os jovens.
Há que combater o crime e as causas do crime. É fundamental criar oportunidades de emprego para os jovens desempregados, que muitas vezes, devido à própria circunstância do desemprego, se tornam delinquentes.
Angola confronta-se com uma questão muito grave, esquecida na maioria dos discursos. A sua população é cada vez mais jovem, e tem cada vez mais dificuldade em arranjar trabalho, sendo lançada para uma vida de inanição e inactividade que desemboca no crime. É preciso combater as causas do crime, aliviando o sufoco em que a maioria da juventude em idade laboral se encontra: ou no desemprego, ou no sector informal de sobrevivência.
Combater o crime é lutar por uma Angola mais próspera e com postos de trabalho acessíveis para a população.
O aumento da criminalidade e dos níveis de violência, que afectam sobremaneira os grupos mais vulneráveis, tem preocupado a sociedade civil. Muitos apelam às execuções sumárias, e aplaudem-nas, incentivam a proliferação dos esquadrões da morte, e julgam que assim se sentirão mais seguros. A falta de informação e o poder da força que comanda a sociedade angolana limitam a capacidade analítica de muitos cidadãos. Nos últimos três anos, os municípios mais populosos da periferia de Luanda têm sido verdadeiros campos da morte de supostos marginais. Os esquadrões da morte até organizaram “limpezas” por bairros e os índices de criminalidade têm estado a aumentar. Porquê?
Todos aqueles que se sentem afectados pela onda de criminalidade dos ladrões de automóveis e telemóveis, dos pilha-galinhas, bem como dos dirigentes que saqueiam o país, devem unir esforços e juntar-se a esta marcha, em defesa de uma Angola mais segura, assente na justiça social e económica.
É isso que esta marcha pretende: paz e progresso para Angola. Por isso, todos aqueles que acreditam numa Angola com futuro devem participar.
Os organizadores queriam começar a marcha às 10h00, mas o Governo Provincial declara que, de acordo com a lei, a iniciativa só pode ocorrer a partir das 13h00. Em resposta, o Observatório para a Coesão Social e Justiça concordou com a hora determinada pelas autoridades.
O importante é lutar pelo Estado de Direito, pelo progresso económico e pelo emprego para os jovens. Empregar os jovens e tirá-los das ruas é fundamental para uma Angola mais justa! É fundamental também que se expulsem dos cargos públicos aqueles cujas práticas de assalto ao erário público contribuem para a onda de criminalidade institucionalizada.
Cristiano Monteiro Esses dirigentes brincam e abusam achando que os cargos que ocupam são heranças deixadas pelos pais. Todavia, todos os indivíduos que têm esse comportamento devem ser responsabilizados para que os demais aprendam a organizar-se.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 dia(s)
Adelino Comida António Demorou... 
Só que esses põe muita lenha na fugueira a panela quando começa a ferver em condições. e ás coisas estão indo bem apagam...
Gerir
Henriques Jose Francisco Francisco Luta de galos os pintos se retraiem e se escondem atras das maes assistindo. No final, quem ganhar conquista a capoeira toda. Quem conquistara a capoeira? A ala de Ze Edu ou de JLourenco?
Gerir
Sociólogo Luís Manuel Esse país é tipo selecção angolana,no príncipio jogam bem mais no final é so tristeza.
Gerir
Martinho De Porres Natividade Bem feito,só q não vai a prisão. so investigam mais nada se fas.
Gerir
Lourenço Belem Waweraaaaaaaa,todo para o ingles ver
Gerir
A opção selecionada é Mais relevantes e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.
Marisa Abrigada Estes inquéritos dão em nada. Este é parte da mesma equipa de JLo. Estas notícias são só são para fazer o povo acreditar mas a credibilidade do mpla grupo de assassinos são os mesmos está perdida. São todos eles os mesmo jogadores da equipa JES. Parem de confundir o povo. Sabemos como vocês operam. Bandidos!
Gerir
Carvalho Alberto Mateus kkkkkkkkkkkkkkkk ate da graça estas investigaçoês que não levam a lado nenhum
Gerir
Lazaro Dumbi Evaristo Dumbi Casos que nunca vão parar na justiça.
Apenas briga entre Irmãos...
Gerir
Diogo Francisco Façam como deve ser 1° cadeia depois investigam não é assim no país do pai bananá
Gerir
Maria Papa POIS É. Para execução se duposto bandido , todo mundo veio aqui dizer que era serto , agora este homem cuja a fama muita gente conjece , quase não se ve aqui grandes comentariss , porque? Enquanto haver dois pesos e duas medidas para julgar , então este é o pais que merecemos . Que o senhor abençoa é proteja os menos e desfavorecidos , porque são estes que mais sofrem e são injustiçados , que não lhes e dado a pocibilidade de defesa nem para dizer que é inocente .
Gerir
Paulo Caetano Achava-se dono e senhor da razão, agora saberá como o jindungo arde nos olhos.
Gerir
Cordozar Manuel Estão bem preocupados em recebê-lo as tais pastas, e depois será detido? 
Não, então que se danem
Gerir
Gennedi Músico Mais uma conversa para boy dormir nós já sabemos que é só mais uma anedota para o povo rir kkkkkkkkkk
Gerir
Herculano Kiala ESSE PAIS É UMA COMEDIA, AQUI NINGUEM RESPEITA NINGUEM. NUM SERIO O GENERAL EM CAUSA JA ESTARIA DETIDO, ANDARAM A METER AS PESSOAS ERRADAS NO LUGAR CERTO E AS PESSOAS CERTAR NO LUGAR ERRADO E INFELIZMENTE ISSO AINDA CONTINUA.
Gerir
Cassule Fainoi Mona Cassule Apenas o observando a comédia dos que pensam que são imortais, só porque são impunes.
Gerir
Victor Victor Pensavao q angola era deles
Gerir
Peter John 😂😂🤣🤣😂😂so' em Angola mesmo
Gerir
Peter John Se calhar nem pastas tinha, a unica pasta era o seu bolso 😂😂🤣🤣😂😂
Gerir
João Nicolau Com os fracos, pobres a justiça atua mais rápido.
Gerir
Jeorge Figueiredo Esse santomesse um dia ira de pagar
Gerir
Finocas Filipe Deus é fiel a tempo para tudo
Gerir
Nilza Jaime Todos farinha do mesmo saco,
Gerir
Adiillson Breezzy Danilo Fernando esse teu tio se comporta mal kkkk
Gerir
Palmira Fernado Afeny Isso vai ficar feio
Gerir
Firmino Havemos Fam Eles pensam nã vão morrer.
Gerir
Augusto Cassua Cassua umm tipo vai dar em alguma coisa!!!
Gerir
Agnaldo Manuel Lumgenbia ben feito prejudicaste muita jente principalmente quenhe da unita
Gerir

Justiceiro Mascarado · 
Os jovens não pensam e so o Rafael Marques é o pensante. Gostaria de saber qual seria a tua opnião se o teu filho que está no Canadá fosse violado por um dos Marginais. Te desafio a escrever um artigo que faz apelo aos jovens para deixarem a vida do crime. Existe sempre uma opção diferente do crime. Bem haja!
PS: Não quer dizer que esteja a favor das execusões sumárias.
GostoResponder11 dia(s)
Mestre Vaz · 
Amigo Justino, o problema que se levanta é a impunidade por um lado e a violação da constituição e dos direitos humanos por outro. Rafael Marques é um ativista dos direitos humanos. Agora, se por acaso quisermos matar ao vivo e a cores, então que se institucionalize a pena de morte em praças públicas, como no médio oriente. Sinceramente não sei o que vocês andam a estudar no estrangeiro, ou então andam apenas a fumar liamba...
GostoResponder11 h
Gonçalo Lacerda · 
Assim quem se juntar, é alguém "sem iniciativa e que não corre atras de sonhos"?
Se a População não participar em marchas em prol da segurança e do emprego, e de melhores condições de vida... Como poderá expressar sua opinião?
O que é "uma pessoa sem iniciativa"?
O que é que pode diminuir o crime e fazer com que haja mais empregos para a juventude?
Jaime José Vita Vambo · 
Talvez aqueles que não têm iniciativa de correr atrás dos sonhos vão juntar-se a essa causa. E, talvez mais tarde vão perceber que não é uma manifestação que vai fazer com que o crime diminua e haja mais empregos para a juventude. Contudo, boa sorte.

Sem comentários: