sábado, 23 de junho de 2018

O princípio do fim do MDM!


Momade Assife Abdul Satar
Ontem às 05:49 ·

Voltei a este assunto porque causa-me náuseas que a própria oposição não se aperceba que se está a expor ao ridículo, aos resolver os seus problemas à imprensa. Efectivamente, Venâncio Mondlane e António Frangoulis não agiram assertivamente ao falarem dos problemas internos do seu partido em público. Isto, por outro lado, revela também o tipo de ambiente que se vive no MDM.


O primeiro a quebrar o silêncio foi o malogrado Mahamudo Amurane. Seguir-se-ia Manuel de Araújo. Agora temos o Venâncio Mondlane e o Frangoulis. O que apoquenta alguns de nós que queríamos ver uma oposição crescida, que se assuma definitivamente como alternativa política, é o silêncio por parte da liderança do MDM.


O que pensa Daviz Simango de tudo isto? Afinal quais são os seus planos políticos? Estas, na lista de milhares, são apenas algumas perguntas que por ora posso fazer. O que é frustrante-embora não tenham usados canais próprios para se pronunciarem- é que o que reclamam alguns desses "descontentes" é legítimo. Estatutos. Parece que Daviz Simango gere o partido como se fosse uma sua loja. Interfere em tudo. Concentra excessivamente o poder em suas mãos. E o ridículo é que sabe vir a público criticar o partido no poder por questões similares. Antes devia varrer o seu quintal!


Qual é a dificuldade em se rever os estatutos? O que custa permitir que no MDM haja uma eleição democrática e livre dos órgãos deliberativos e dos seus titulares? Quer dizer, no MDM jamais se pode sonhar ascender a outro cargo! Daviz Simango na presidência e o seu irmão Lutero Simango a chefiar a bancada parlamentar. Os restantes que ocupam lugares cimeiros sãos que caiem na graça da liderança!?


Qual é o medo de Daviz Simango em fazer do MDM um partido efectivamente democrático? Política não é para lojista. Daviz Simango tem que compreender que o MDM cresceu de tal sorte que lhe escapa das mãos. Transborda. Jamais vai segurá-lo. E se ignorar todos os alertas, sairá pela porta traseira. O MDM, se considerarmos o contexto em que nasceu, devia transpirar democracia. Devia aglutinar a todos. Devia ser o espelho da democracia em Moçambique. Mas são só desinteligências.


Eu não estou a dizer que o culpado de tudo o que acontece no MDM seja o Daviz Simango. Contudo, espera-se dele, como líder, alguma reacção positiva. Por exemplo, por que não convoca uma reunião extraordinária para se debater a questão estatutária? Por que nos parece que tem medo de ouvir o que vai na alma dos membros do partido? Como é que um partido como este sonha governar o país? O MDM parece desalinhado com a realidade. Parece que tem medo de crescer. Contenta-se em governar o município da Beira e ter um punhado de deputados na Assembleia da República, para o Lutero Simango continuar a chefiar. Isto, definitivamente, não é fazer política. Não nos assustemos se mais membros deste partido desertarem.

Em tudo isto, quem ganha é a Frelimo e isso em nada ajuda no crescimento do país. Democracia também significa alternância no poder. Um país que só é governado por um único partido não pode aspirar a grandes coisas. É um feudo!


Nini Satar




GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar
Mais relevantes
4,1 mil4,1 mil
31 partilhas
52 comentários
Comentários

Escreve um comentário...



Amisse Abdula Cassamo tem algum partido serio neste Moz? qual? todos farinha do mesmo saco, so sinto pena de todos partidos da oposiccao, sempre vao se apedrejando, fim de tudo a frelimo sai a ganhar, caso para dizer , se a oposicao nao se unem, nuca vao ganhar nada sr Momade Assife Abdul Satar
9Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Abdul Rahman Azaad Se todos os partidos são farinha do mesmo saco, então você leva um kilo e fica com ele acabou...
kya kare Bhai...Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h


Escreve uma resposta...





Edson Da Graca Graca O MDM é um partido bastante jovem é inevitável a existência de problemas de gênero, aqui reconhecer que a própria Gênesis do partido deixou muito a desejar por a colher membros galáticos oriundo de outros partidos falhou neste sentido não houve uma formação da base o que aconselharia o Daviz Simango a reinventar o partido, efetivamente corrigir o termos do escolha de candidato por cabeça de lista isso demonstra claramente a inexistência da democracia como a pregoa o silogamo, deve promover a disciplina partidária aos seus membros há muita falta de disciplina partidária os seus membros saem a lavar roupa sujo nos órgãos de comunicação social. Obrigado
19Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Adelino Chaguala Pois é, Nini descreveu o ideal, que por enquanto limita-se a ser um sonho do povo moçambicano menos os actores políticos. É a mesma forma de dirigir o partido que Dlakama usou, aliás quantos são os dirigentes africanos que fundaram partidos políticos com alegações democráticas depois entregaram a outros para dirigirem? (conta-se aos dedos), só são substituídos por morte ou golpes. O maior azar do Daviz é ser menos dotado, não consegue usufruir da sorte de ter criado um partido num momento em que o povo está a procura de uma alternativa política, arrecadou muito apoio gratuito inclusive de mentes brilhantes e não tem capacidade para o gerir, muito menos de ver que precisa de deixar pessoas mais competentes que ele dirigirem o partido e que ele não perde nada pelo contrário ganha muito.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 22 h · Editado

Inacio Mavuto Cachigamba Mais um , por sinal deputado da assembleia ds república, rejeitou ser cabeça de lista em teteGerir

2


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s) · Editado

Amisse Abdula Cassamo ESSE DOCUMENTO SO PODE SER UMA INVENCAO, PORQUE UM CANDIDATO E DIZEM SER Eg ESCREVER A MANOESCRITO NESTE SECULO, SO UM BURRO PODE ACREDITAR, ALIAS PARA ESCREVER TEXTO COMO ESTE NO COMPUTADOR, NEM MEIA HORA NAO LEVA, NAO VEJO QUAL SERIA MOTIVO DE ESCREVER ASSIM
4Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Chande Paulo MDM ainda nao tem membros apenas oportunistas que querem se aproveitar para entrarem na AR
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)


Escreve uma resposta...





Mebanze Joao Muito infeliz este post. fala da crise na oposição k se está a expor ao ridículo. Na minha humilde opinião é o MDM que está em crise e não toda a oposiçãoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Paqueleque Jose Magalhaes Voltamos a história de ficar com um câncer benigno do que ir buscar uma malignoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Calton Basilio O que me vem a alma é que Simango já esta cansado e quer eliminar o MDM, mas quer fazer de forma inteligente, isto porque nem ele consegui prever o futuro do seu partido com essa aparição da RENAMO.
6Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

VP Muruco Realmente as coisas não estão bem, isso está claro mesmo para o cego. Mas do meu ponto de vista, acho é normal que este partido esteja a passar estes momentos. Trata se duma organização, na qual os seus integrantes entraram com uma cultura de trabalho, disciplina partidária e hábitos já concebidos, o quê implica que o nível de clivagens que actualmente esteja a se manifestar seja digno desta realidade. Agora querendo ser alternativa política, enquanto uma organização, urge a necessidade de os superiores hierárquica desta tenham consciência de que não será comprando mentes que vão conseguir este nobre objectivo. É, sim, necessário abandonar as práticas de gestão estomacais, baseada no alicerce familiar para garantir que de forma voluntária os cidadãos possam adirir a esta formação, digo organização partidária. Só poço dizer a mim ainda não me convenceram. Prefiro continuar onde estou ou como sociedade civil, caso me sinta desconfortável.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Artur Jordao Matope Mufume Talvez foram pagos pra tal
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Felix Manjate EU JA ESPERAVA, MANO MANE JA HAVIA ALERTADOGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Luis Romão Boa observaçãoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Kota Ualla Sim ilustre Nini Satar gestao de MDM
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Kota Ualla Como uma loja , canais internos para empregados fechados,Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)


Escreve uma resposta...





Alexandre Chirrute Falou e Disse Ilustre Nini...pois o segundo maior partido no país têm mostrado uma clara decadência política actualmente,não sabemos o que há!,mais haver vamos se este alvoroso entre eles tenha excelentes êxitos porque se não...já sabem que os concorrentes estarão de braços abertos Para levar os seus clientes.

Segundo maior partido da oposição,organiza_te pois o mês mais esperado pelos Moçamcanos esta a porta...deixem de criar pandemônios entre vos,porque mesmo aí na terceira maior cidade país,pode cair nas mãos alheias/concorrente,portanto...acordem!!!Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s) · Editado

Leo Belo Charmozao As suas idéias são bem reais e verdadeiras Nini. Creio eu que o Daviz Simango não está a demonstrar pulso firme suficiente para gerir o partido MDM. De facto ele está a quebrar o principio do próprio partido,ao não aceitar que se discuta alguns pontos que estão dispostos no estatuto do partido. E tal atitude por parte do Daviz Simango demonstra o medo que o mesmo tem de sair do poder e ceder lugar à um outro membro do MDM. Acho eu que o Daviz Simango não disponibilizará o poder a um outro membro do MDM, à não serem os membros da sua familia,que o mesmo tanto confia.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Abu Moises Daviz Simango está feliz com a presidência do município da Beira. O resto que se lasquem!
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Aissa Alfrdo Alice Alice E um negócio familiar ninguém de fora pode ter um lugar de grande distaque.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Cândido Gabriel Cinturão Já era MDM brincadeira de mais.a renamo esta de braços abertos para o receber
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Auilo Alique Alique Vamos 10 de Outubro. Depois não queremos ouvir um partido a prometer governar a força depois de perder. E nada de matar os Moz
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Sebastiao Alberto Sailam a correr so para vir ocupar cargo d chefia, e ofecto d n consiguir ja tao a falar merdas, n xquessam q mesmo ivone é Chefe d bancada d renamo, e é sobrinha d líder d renmo, mas contudo o MDM é bom partido, cada um fala o quí quer se fosse ns outros partidos esses menbro ja xtaria morts
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Sinaloa Da Cruz Cruz Concordo sim, esses senhores saíram a correr queriam ocupar cargos de chefia.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 23 min


Escreve uma resposta...





Matue Diniz Antônio Por isso que o Ismael Mussa viu logo que o MdM nada tinha da democraci abandonou cedo o partido
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Sitambul Ibn Bendito Kumedo ..." um país que só é governado por um e único partido há décadas não passa de um sistema feudal" 👍👍👍👍👍Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Jose Chirruco O regulo Simango, quer por o partido no fundo do mar, aliás já estão afundados. Fazem política tipo cassete com lado A e lado B.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Albino Uamusse Esse David pensa k o MDM é barraca dele k abre e fecha quando entender.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 21 h

Daviz Tivane Junior Tem sido assim,quando se consegue atingir uma certa meta mas com muitas incertezas.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Aghast Mandumbwe Tínhamos de recordar, em que circunstâncias surge o MDM e o DeviZ Simango não é o Dono do MDM, por isso ele não tem voz activa no partido.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Tichaona Estefane Faife Fungulani masso kkkkkkkk já era meu estrutor MDM reboque da FRELIMOGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h

Cabral Toze esta é epidemia dos líderes dos partidos africanos, autoritário, ambiciososGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Kuko Cassamo Granda Nini MDM sempre aproveitou se da boleia hoje q o maior partido da oposição se está afirma na política activa, MDM esta em apuros...Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Chande Paulo MDM ainda nao tem membros apenas oportunistas que querem se aproveitar para entrarem na ARGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Chande Paulo Eles serao mal e bem vindos de volta a casa FRELIMO, estavao no MDM so para estagiarem fora da FRELIMOGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Mirione Hakrim Quem deixa de ser amigo é porque nunca foi. Porque o Frngoulis, quando saiu da Frel, não foi a imprensa contar os podres da Freli.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Matue Diniz Antônio Eu acho que o Venâncio mondlane, o frangulys e o Manuel de Araújo deviam ir para renamo para fortificar a renamoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Julios Nherere Macie Nini Fica saber que Roberto Mugabe da Beira nunca vai abandonar o poder por que ele nao esta interresado em partido politico apenas esta interressado em manter a organizacao da FAMILIA SIMANGO.....Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h

Antonio Carlos Joaquim Augusto Raramente me atrevo a comentar porém quanto à abordagem do Sr. Nini concordo plenamente..Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Justino Juliao Mizewa O PAPA DHLAKAMA JA DISSE NUMA GRANDE ENTREVISTA QUE O MDM JA VAI ACABAR. Ja estamos a ver as consequencias deses comeloes que so querem tudo para eles. KkkGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

SJ Naife Isso não é partido, deveriam chamar de loja das DAMAS
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Parcidio Massingue Começo a concordar com Frangulis sobre a sua pessoa Nini....
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Armando Sixpence
Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 19 h

Gamito Dos Santos Carlos AssuntoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h

Sheila Hugo Granda niniGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 23 h

António Mondlane Sim senhor.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Aderito Rosario É verdadeGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Alide Cheamade Cheamade Isto ta mal o partido ta dismoranar seGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Ines Henriques GOSTEI DOS COMENTARIOS, CUIDE SE NAO VAO SER INGOLIDO COM OPARTIDO NO PODERGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 15 h

Filipizz Albinizz Sitolizz
Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Filipizz Albinizz Sitolizz MDM e do David simango e mas nada
Mas ninguem pode ser presidente se nao ele
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Delfim Bernardo Pinto Ele è melhor voltar pra onde veio




Momade Assife Abdul Satar
19 de Junho às 06:31 ·



Crise na oposição!

Com a morte de Dhlakama ficou claro que, pelo menos a breve trecho, a oposição política em Moçambique nunca mais será a mesma. Está fragilizada e, desse modo, abriu as portas para a hegemonia frelismita se instalar. Há muitos indivíduos que hoje abandonam a próprias fileiras da oposição para se aliarem ao partido no poder. Mau agoiro para o país.

Não porque o ache fraco, mas duvido que Ossufo Momade tenha a competência de Dhlakama para pressionar os camaradas. O malogrado era, sem dúvidas, um animal político.


Por outro lado, a crise no MDM parece estar longe do fim. Primeiro foi o edil de Nampula, Mahamudo Amurane, a mandar passear o partido. Lavou-se roupa suja na imprensa até que Amurane acabou sendo abatido como um cão. Até hoje não se conhecem os rostos dos criminosos. Venâncio Mondlane, há dias, disse que não é cabeça de lista pelo MDM para concorrer por Maputo e que a breve trecho anunciará o partido pelo qual se vai candidatar. António Frangoulis já anunciou o seu divórcio do MDM.

O silêncio da liderança do MDM é sepulcral. Enoja. Daviz Simango deve qualquer explicação aos membros e simpatizantes do partido. Ele não pode pensar que o MDM é propriedade privada. Geriu mal a situação de Amurane por isso que o MDM acabou por ser esfarelado na passada intercalar. Não seria de estranhar que o mesmo viesse acontecer em Outubro. Neste caminhar até duvido que consiga se eleger no município da Beira. Faz do partido um feudo dos Simango. Ele é presidente o irmão é chefe da bancada parlamentar. E não são claros que critérios foram usados para a indicação de Lutero Simango para aquele cargo.


O MDM é um partido novo. Quando nasceu até conseguiu arrastar muitos jovens das zonas urbanas. Hoje não se pode dizer a mesma coisa. Quantas vezes o edil de Quelimane, Manuel de Araújo, criticou abertamente o seu próprio partido? Ou seja, que mensagem julga a liderança do MDM estar a transmitir aos seus apoiantes? São problemas sucessivos e nunca Daviz Simango aparece para dizer o que for.

E são esses senhores que querem que lhes confiemos o país…

E não vamos culpar a Frelimo pelas sucessivas vitórias eleitorais. A oposição não trabalha. Não é organizada. Não tem capacidade para se assumir como alternativa. É arriscado apostar em pessoas que mal conseguem resolver os seus próprios problemas. Aliás, é um dos principais indicadores para se saber que ela é sã. Qualquer investidor sério analisa isto para meter o seu dinheiro. Nunca o coloca na boca do lobo. Quer um país estável, seguro, transparente.

Um abraço

Nini Satar



GostoComentarPartilhar
Mais relevantes
3,4 mil3,4 mil
49 partilhas
Comentários

Escreve um comentário...



Inacio Mavuto Cachigamba Já disse, a FRELIMO e melhor destino para trabalhar se, lá tem espaço para todos, la há diálogo, lá às coisas são transparentes, lá somos respeitados, lá não há familiaridade, lá somos sérios, lá temos experiência de gesto de massas, lá ouvimos outros, lá tem foco, lá temos metas, lá temos objectivo, la somos único, lá resolvemos problemas internos, lá cresce se, lá estámos bem.
35Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Ocultar 44 respostas

A opção selecionada é Mais relevantes e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.

Amarildo Manave N exagere ,também! Que estão a trabalhar, estão! Porém, há excesso de atributos no seu comentário.
7Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Inacio Mavuto Cachigamba Isso eu vejo lá, venha para lá e sentirá isso. Por acaso ja viu problemas deste género lá? E porque não existeGerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Ebano Pedrosa Nao tnh partido, acredito k s as suas palavras fossem verdadeiras hoje nai estariamis nestas profunda crise. Grande erro
4Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Ebano Pedrosa O ritmo de desenvolvimento k o país teve até em 2014, ai sim podias falar assim
2Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Latifobadrudine Badrudine Nao reconheco essa frelimo com essas caracteristicas prefiro no tempo do Mariazinha pai do deixa andar
6Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Hassamo Issufo Remane Meu caro o único desenvolvimento k a frelimo trouxe neste país belo entre aspas, são CARROS segunda mão e telefones celulares, o resto é nada. Governo nenhum faz favor pra seu povo isto pork o povo paga imposto pra tal...
11Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Mateus Moiane Caro, pode pf incluir um trecho sobre as dividas ocultas no seu discurso?
18Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Mendes David tens razao camarada voce morre por causa de frozz camisite e capulana kue a frelimo distribue voce é politico dont? ame nao me encana.
6Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Laimo Antonio Laimo Inacio Mavuto Cachigamba Nao acontece isso na frelimo nao porque nao ha discontentes é porque na frelimo quem sai morre é morto
10Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Calton Basilio Bravo, o Inácio falou tudo e disse, pena que não passa de um sonho dele.
9Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Manuel Saleh La tem mais de 40 anos no poder e o resultado de la , temos my love, la temos boas estradas, la temos dividas ocultas, la temos sistema d educação medíocre, lá temos salários magros , la temos mais de 80% na pobreza absoluta... lá temos um grupinho de gatunos e la temos voce
53Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Amarildo Manave Inacio Mavuto Cachigamba, devo ir a um sítio onde já estou? Sabe o que significa "Filiação partidária racional" ?Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Bonifacio Raice Tens muita razão, lá cresce se, usando o dinheiro que levaram do povo nas dívidas ocultas. Que transparência que referes oh Inacio Mavuto Cachigamba. Me parece que tu não vives nesta República. No seu comentário lambeu bastante as botas dos seus camaradas que dirigem a FRELIMO como Negócio. Fale nos das dívidas ocultas e pare de por areia nos olhos do pacato povo.
10Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Sitambul Ibn Bendito Kumedo São atributos para só uma congregação.
Porque não mencionou a umpunidade, corrupção, abuso de poder que é uma característica dos "membros séniores" desse partido?
SOMOS TODOS FRELIMO MAS SE CONTINUARMOS A USAR MAL O POVO EM NOME DO PARTIDO VAMOS AFUNDAR.
O POVO ESTÁ DE OLHO
5Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Mahomedbay Noormahomed Receba 1 manguito rapaz...
1Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Nelson Roroje Roroje La tem dividas pr o povo pagar
La tem os combatentes que lutaram pr govenar e roubar td que é do povo
4Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Jr Chauque Manuel Saleh 😜😃😃😁😁😃😃😜😜😜😃😃😃😃😃😃😃😃😜😜😜😜😜😜😃😃Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Claudio Lombene Jura?Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Mendes David voce se sente bem kuando os jornalistas sao apatidos? comentadores seguestsado? ate o povo a ser preseguito pela PRM? enkuando os ladroes xtao tomando cafe? tenha visao mano com teu partido.
2Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Martinho Celso Elias Bajulador!
2Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Rwejon Nice FALASTE MUITO BONITO PARABÉNS. LA TEM TUDO MESMO, TEM A TÉ AQUELES QUE ENDIVIDARAM O POVO QUE HOJE VIVE NA MISÉRIA E POR SERREM BEM ORGANIZADO ATÉ HOJE NÃO HA RESPONSABILIZAÇÃO POS SE ELEGERAM E NÃO PODEM SE VENDEREM. GRAÇAS A FRELIMO HOJE TEMOS A LIBERDADE DE EXPRESSÃO MAIS NÃO TEMOS LIBERDADE DEPOIS DE FALAR. TEMOS FRANGO DE 50mt PENA QUE NÃO SABEMOS ONDE COMPRAR MAIS EXISTE. PARABÉNS A FRELIMO É O PARTIDO MAIS ORGANIZADO MESMO.
23Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Raimundo Chau Voce xta embriado ou com diarreia mental? Frelimo o ke? Esta k conheco nao nada disso. O mdm xta mal sim...
4Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Issufo Mucu Ssete Falou tudo mas nao falou nada
5Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Junior Boque E matam_se tambem
1Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Claudio Machaieie Faltou dizer que lá mata-se
3Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Fague Francisco Faltava falar la tem abuso de poder.kkkkkk
2Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Arcénio Macamo Sai daqui seu cachoro louco, não se aproveite da fragilidade dos outros para se exaltar. A Frelimo de ontem tinha um objectivo que não é o mesmo que o de hoje. A Frelimo que temos hoje não é de construir uma nação em que todos tenham direitos iguais. Veja como a nossa riqueza é distribuida, como a justiça funciona. Quero acreditar que com Samora vivo teriamos um Moçambique melhor e não esta podridão. Os motivos são tantos para não se exaltar a Frelimo de hoje. Acorda antes que as águas te arrastem seu dorminhoco. O que temos a lamentar é o fracasso da oposição, só e só...
5Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Abdul Carlos Momade Momade É verdade que la tem organizacao para desviar fundos o povo é que paga, la tem coruptos e eles pensam que o povo nao esta a ver. Este ano eu vou votar numa coisa deferente
2Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Junior Jack Bond O dislate de argumentação foi digno de pena.Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Nuro Warrota HipocritaGerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Palha Lourenço Mphunreene Lá tem tudo e menos riqueza do povo patrão.Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Manuel Saleh Esse Inácio tem q sair um pouco pelo menus ate Nelspruit para ter uma idea de coisas como devem ser .
2Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Mateus Caetano Inacio mavuto.lá espulsamos os pobres k nao xtao preparados para viver na cidade.julgo eu
3Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Nihora Wampula Com a Frelimo aumentou o número de Analfabetos de idade abaixo de 30 anos de idadeGerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Salaha Manuel Mueleia Esse Inácio não vive em MozGerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Silencio Alguineiro Ele só sabe abrir a boca suja para falar bujardas kkkkkkkkkkkk. Boa sorte com teu frelimo
1Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Delmar Jose Bazima Hassamo Issufo Remane concordo irmão,mas os tais carros 2nda Mão já querem nos arrancar esse projecto.
Mas não disse.Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Delmar Jose Bazima Manuel Saleh parabens senhora,gramei
1Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Estevao Marcos Chavala o nome dele explica tudo: "mavuto- significa sofrimento e "ca-chigamba"- remendo de roupa ou de peneu.Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Helder Condjo
Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Leandro Abacar #Manuel, nao compre outros países com o seu, porque ninguem é igual a ninguem.Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Paulino Busse Leandro Abacar ?????Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Lisa Saia Manuel Saleh motivo pra dizer wakakakGerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Lisa Saia E as coisas boas que a FRELIMO fez e faz?

Definitivamente como à FRELIMO não existe.
Podem falar reclamar mas no fundo sabem k a FRELIMO é o melhor.Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)
A opção selecionada é Mais relevantes e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.


Escreve uma resposta...



Juma Dos Santos Crise na oposição???

Chega me a ser natural um problema deste nivel, até porque a crise é uma optma peneira para seifar os falsos dos Verdadeiros.

Na Renamo Resistência Nacional Moçambicana mesmo quando a voz do povo (Dhlakama) em vida teve lá muitos episódios de crise recordo vos quando o numero dois da Renamo (Raúl Domingos) decidiu abandonar a comissão política do partido "alguns" chegaram a concluir que a Renamo estava ja mortificado, mas nem por isso!

Ossufo Momade
Não é Dhlakama que fique bem claro.
Pouco tempo tem Ele na linha de frente para o definirmos, o verdadeiro Ossufo todos saberão quem é em breve sem previsões e análises precipitadas para isso acho de que precisamos beber um copo de água.

Com a morte de Dhlakama verdade é que o partido não será mais o mesmo de 78 pra cá, mais podemos prever certas Coisas boas.

Filho do Peixe
Peixinho é!
O MDM nasceu no berço da ganância, ambicão e vingança. Eis a razão pela qual no seio dele tem a nascer e reproduzir muitos gananciosos, ambiciosos e vingadores a exemplo de Muhamudo Amurrane, Araújo, Venáncio etc...
Alguns julga ser um partido dos Simangos a ser verdade um dia cairá como paraquede que não abriu...

Abraços
19Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Tubarão Branco Granda análise, cidadão.
2Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Raimundo Chau Raul domingos foi xpulso
1Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Paulino Busse Juma Dos Santos Raul Domingos, não abandonou mas sim expulso
1Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s) · Editado

Paulino Busse Juma oposição é oposição. Todos partidos deviam se juntarem e defenderem a sua causa. Tantos partidos a lutarem para mesmo objectivo, dá nisto
1Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Juma Dos Santos Paulino Busse
Obrigado pela atenção!
2Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Inacio Mavuto Cachigamba li seu comentario, quanto a MDM quase foi ao encontro da verdade, mais uma coisa e certa, num pais que nasceu de guerra, defucilmente a oposicao sobrevive muito. digo ssio porque, comportamento militar sempre sera comportamento militar, mesmo ensirida na socidade, eles estao preparados para grandes embates, estao preparados para choque, estao preparado enfrentar dificuldades, estao preparado baixas e sucesso, estao preparadas para gestao de emocoes.
1Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Escreve uma resposta...



Isidio Saraiva Venáncio sim, mas frelimo já chega, é na terra onde se resolvem os problemas, portanto deve haver um meio termo para este país andar. Não se justifica um país que está a concorrer para ser um dos terceiros ou se não o terceiro no mundo na exploração de gás e petroleo com o nivel de pobresa nas populações, sem escolas, sem hospitais, sem empreso, sem via de acessos, e só recebemos dívidas para anular todo crescimento e desevolvimento que Moçambique vinha registando para favorecer uma cúpla que é a menoria e os 26 milhoes de Moçambicanos a sucumbirem, onde vamos parar? Pensem bem bem em outubro.
12Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Nuro Warrota VerdadeGerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Otilio Nhalusse Apoiado chfeGerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)


Escreve uma resposta...





Basílio Dengo Quando um partido não tem estrutura nem pujança da nisto, na verdade nunca tivemos uma oposição coesa senão a Renato.Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Helder Condjo Nao existe partido que nunca teve crise, mesmo a propria Flelimo teve as suas crise, a Renamos tambem as teve. Isto é tipido da idade de um partido.Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Basílio Dengo Helder Condjo , então que não se meta com os mais velhos
1Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)


Escreve uma resposta...





Luis Pat Gande Fazer para o outro anima mas quando for a sua vez como doi! Fica sem norteGerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Aniceto Benzane De certa forma forma é lamentável esse situação,pois demonstra que a morte de Dhlakhama estamos entregues á nossa sorte sem de facto querer menosprezar o líder interino da Resistência mas com o falecido já previa se bons momentos espero que haja uma boa reorganização da oposição!
5Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Ben Manecas Benito Acho que a melhor reorganização passa em eles todos se juntarem para fazerem uma oposição forte a atura de derrubar a frelimoGerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)


Escreve uma resposta...





Mindo D'avila Daviz Simango é um Burro de carga mesmo!
É pequeno pra ser chefe de gente sábia e ambiciosa como Frangules, V.Mondlane e Araujo.
Ele só tem capacidade para ser chefe do Quarteraõ
7Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s) · Editado

Milton Telma Boa Nao sou politico. Mas quero analisar este caso em duas vertentes.
Da parte partido em causa> penso que alguma coisa nao estão bem no seio do partido, mas se são problemas, existe o comité do partido para sentarem e analisarem os problemas, agora não sei se o problema é da estrutura mais alta do partido que pensa que sozinho é o cometé central do partido. Se o problema fôr esse esta muito errado.
> Da parte dos membros que abandonam o partido também penso k não é a melhor opção. Principalmente nesta altura em que estamos proximos as eleições. Deviam o ter feito a muito tempo. Deviam recordar que apareceram na praça apartir daquele partido. O MDM é um partido jovem, ainda regista e vai registando muitas lacunas. Ate a FRELIMO no seu surgimento registou varias lacunas. Mas se o pensamento fosse abandonar? A Frelimo estaria onde esta hoje? NB: nao digo k nao existiram abandonos, mas no MDM me parece que a coisa esta a ser exagerada, ate membros da comisao politica!
5Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Araujo Antonio Neste momento nao existe nenhum partido politico em mozambique capaz de derrubar a frelimo. Se nao houver uma mudança radical. Os politicos so estao interessado com o enriquecimento. Viram politica como tabua facil para se enriquecer. Politico de ontem nem tinha conta bancaria maas os de hoje se tornaram em grandes magnatas. Tem muitos casaroes. Andam em grandes carros. Diga me um professor pedreiro, ou qualquer um cidadao com casa na beira da praia a nao que seja de um politico
3Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Crimildo Chilundzo Chilundzo ConcordoGerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)


Escreve uma resposta...





Bernabé Mateus Langa Jr. Eu penso que a estratégia política do partido MDM teve seus limitantes de facto. Não acredito muito que o problema esteja com o seu líder, ou melhor, seu presidente. O MDM é produto de um divórcio, passo a expressão. A origem deste partido é resultado de um desentendimento político entre a oposição e o partido no poder. Este desentendimento arrastou de forma individual os descontentes e ergueram a "casa" tendo sido o arquiteto e construtor o Devis Simango. A falta de coisao e objectivos individuais diferentes são as principais causas desta crise no partido. Penso que este partido ainda pode se recompor. Infelizmente para reconquistar a principal camada que fazia este partido brilhar será difícil, e este deve ser um ponto importante caso queiram prevalecer na oposição porque no para chegar no poder devemos acreditar na sua capacidade oposicionista.
4Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Adolffo Caetano È do conhecimento de todos , que Frelimo tem ganho as eleiçoēs , nao por fraqueza da oposição , mas sim por roubo ( o exemplo claro foram as eleiçoēs de 1994 ) , o MDM è um partido pequeno , que nasceu graças a amibição do Davis Simango , o ultimo congresso deles foi uma vergonha , sao tribalistas , inadmissivel o de Araùjo , Frangoulis e o Mondlane nao fazem parte da comissão politica , um partido que se diz democràtico , recorre a nomeaçoēs dos membros da cp , lol , agora querem aproveitar - se do Venancio Mondlane para tentar conquistar maputo ? que levem os Ma senas para concorrer , espero que o Mondlane va para Renamo
10Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Bizmungo Arape Tuto Tenho confirmações que o Venâncio já vai concorrer npeka RENAMO, só que a RENAMO como de sempre tem suas maneiras de tratar os assuntos e não acha oportuno cantar nas imprensas.Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Bizmungo Arape Tuto Queria dizer "pela RENAMO".Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Escreve uma resposta...





Parcidio Massingue Mais uma vez tenho que concordar consigo, quando achamos que a oposiçao esta no bom caminho eles nos tem brindado com com uma autentica desorganizaçao vergonhosa, espero que hajam dias melhores na Politica para a Perola do Indico....
2Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Mário Wa Solo Agora ê preciso salientar que em qualquer partido político sempre existe pessoas que têm uma linha de pensamento diferente dos outros. Já ficou claro isso quanto ao MDM........ Temos lá dois grupos, o que automaticamente gera um conflito de interesses
2Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Masta Tugga MDM entrou e mal consiguiu o poder já mostra que são gatunos,esse pais está no calcanhar do diabo...o chefe so quer casas e condominios o resto q se dani
1Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Juma Ali Ali ESSE FRACASSO QUE A OPOSICAO ENFRENTA O CULPADO DESSE FRACASSO E A PROPRIA FRELIMO NAO ESQUESAM QUE O LIDER DA RENAMO FOI PERSEGUIDO E CASSADO QUE POR FIM FOI ENCORRALADO E MORREU LENTAMENTE POR NAO TER CONDICOES MINIMAS DE VIDA ELE TAVA CORRENDO O PAIS FAZENDO SEU TRABALHO POLITICOGerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Masta Tugga CARO JUMA O ASSUNTO DE MDM É MUITO DIFERENTE E EXEMPLO ClARO DE FALTA DE SERIEDADE...quantos quadros bons tendem a se distanciar do mesmo?e crimes são cometidos em via pública e Nada é feitoGerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Leandro Abacar #Juma, neste contexto da inseriedade do MDM, onde é que a Frelimo entra? Releia e perceba e dai comente...Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)


Escreve uma resposta...





Hassamo Issufo Remane VENÂNCIO venha pra RENAMO eu voto em ti e no partido RENAMO.
7Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Juma Ali Ali em outubro nada de novidade vai acontcer pois k vai se continuar usar a mesma formula pra calculo de vitorias deves acreditar k o povo mocambicano tenta se libertar desse regime desde 1994 os elementos do regime sabem muito bem disso.por isso ha plano BGerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Vino Graziano Eu, desde que se criou este partido esse partido, nunca acreditara que teria robustez. Se eles conseguiram ganhar os municípios onde eles estão à governar, foi graças a Renamo que não concorreu naquele pleito eleitoral e todo o eleitorado da perdiz preferiu votar no MDM. À ver vamos nas eleições deste outubro e o do próximo.
4Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Socrates Cavalo Temos que pensar o nosso futuro porque esse país sem oposiçao ja era...somente Deus para nos ajudar
2Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Moses Filho O galo está em apuros.
O clã Simango autodestruiu-se por causa de brigas intestinais.
O clã mostrou que formar um partido podia colher louros, como se empresa privada se tratasse.
Eu estou com pena dos membros e simpatizantes da capoeira na qual cabeção é chefe obsuluto e autoritário.
Estou a preparar pipocas e estar em frente da tela, porque a película está a começar.
2Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s) · Editado

Humberto Adriano Martins Manhica

8Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Xavier Antonio A morte de um ser humano é normal, sobretudo quando é natural. Os verdadeiros renamistas não se desanimam porque estavam conscientes que um dia Dhlakama podia morrer. Os infiltrados ou interesseiros poderão se auto excluir, porque não querem trabalhar, sacrificar, mas tirar proveito.
2Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s) · Editado

Álvaro Xerinda Quem lhes abondona é que não estava com eles
2Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Loides Loides



DISNEY GIFGerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Luis Pat Gande Outro e Tete negou tambem ser cabeca de listaGerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Custódio Joaquim Manjate Frelimo avança e não recuaGerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Amilcar Jose Antonio Tá-se mal.Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Joaquim Moiane Bem ditoGerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Wutau Massango MUITOS membros seniores do MDM nao entendem política. A Renamo passou por esta experiencia; a victima da inexperiencia política na Renamo é o Raul Domingos. Raul Domingos foi víctima de austucias políticas. Fizeram Raul Domingos acreditar que ele era grande que o seu próprio líder e Renamo. Idem Mahamudo Amurane. A contra-inteligencia está a fazer Venancio Mondlane acreditar que pode ganhar o município de Maputo sem apoio do MDM. Na verdade, é pura mentira. Umas milhares de pessoas nas redes sociais, algumas falsas, fazem-no um míope. As declaraçoes que proferiu na imprensa fragilizam possivel acordo entre MDM e Renamo em volta dele, se é que pensa em se candidatar pela Renamo, e a possivel victoria pela via da Renamo precisa do apoio do MDM. Vamos esperar para ver, talvez apareça na lista do partidão, que para mim ja é uma religiao.
2Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s) · Editado

Matias Anakadula A politica nao e pra miudos, precisa de maturidade, alguns membros de MDM monstram k nao estao preparado pra vida politica, tem interesses.
1Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Rocha Ernesto Até certo ponto parece fazer sentido! Mas algo espantoso quando voce sublinha que com a morte de Djakama [...] fazendo uma volta para o passado dificil de acreditar que a RENAMO fora fundo e dirigido por ele como pode se notar em algumas oposições. Morre Djakama facto, fica o legado, o ideal e seguidores. E no último trecho o Dr. Senhor fala como se tivesse uma imclinaçao politico pouco parece anilista. É como sua excelencia presidente da Republica apelou a CALMA tanto como a a sua Majestosa Liderança da RENAMO apela o mesmo. O mesmo apelo vai para o Senhor.Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Matano Sumaila A Frelimo é inquestionavel sobre planos conctretos para o desenvolvimento de Moçambique.Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Mário Wa Solo Em primeiro lugar dizer um partido política ê uma propriedade privada..........Ele ê composto por um grupo de pessoas que defendem os mesmos interesses, mas mesmo assim não deixa de ser propriedade privadaGerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Elias Valente Langa Por isso que a Frelimo levo te a barra do tribunal e cadeia... Falas o que não sabes.
2Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Mario Jorge Napita Discordo contigo Elias,a politica bem implementada é bonita,nós devemos organizarmo-nos,trazer soluçoes para o povo e naõ trazer discórdia no seio do partido.Veja os partidos politicos europeus,o modelo de como fazem oposiçaõ.É normal haverem divergencia d opinioes mas naõ é trazer tudo a boca do povo.É preciso saber servir o povo o que é?E n cantarmos moz para todos,se é para todos tem k haver direito a ideias,mas tudo em prol do povo e da instabilidade do partido,esta sociedade ja n é aquela dos anos 90,é uma sociedade (android)inteligentissima.Viva a uniaõ no seio do MDM,para k realmente n desapareça do cenario politico moçambicano.Temos casos concretos(Pt,UD,ppm,monamo,e tantos outros k comeram o trust fund)Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)
A opção selecionada é Mais relevantes e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.


Escreve uma resposta...





Dome Sampanha Nini satar profeta dos nossos tempos... vc és um analista impar...
2Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Calton Basilio A oposição não morrera, a RENAMO está na mesma, só nossas mentes é que estão a criar drama. Porquê de tantas especulações?
2Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Naymo Carlos Essa é a política que nós afunda cada vez mais
Ninguém está pra organizar isso , cada um quer se dar bem individualmente não interessa as massas
1Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Amelia Sitoe Não existe nenhuma organização sem problemas e sem crises. Pensemos bem moçambicanos p não cairmos em mãos incrédulos.
1Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Mussa Assane Nini, esteja onde estiveres, volta e vem indireitar isto. Está ir pra o torto!!!Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Daviz Tivane Junior A mesma Oposição é que abre as portas da sua casa para o diabo entrar,na Verdade o #Deviz_Simango tem alguma coisa em falta,sendo presidente como é possível não conseguir gerir problemas internos ate a ponto de chegar a televisão?ou o O homem perdeu a sua auto_confiança,deve não acreditar mais em chegar a ponta vermelha!já roubou o suficiente para garantir sua reforma,mas as promessas que fez aos apoiantes do movimento sairá sem antes satisfazê_las!Quanto ao #Momade_Ossufo não é tarefa fácil a que foi incumbida!O lider era um e único e incontornável.Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Tyninho Muianga So vos digo para ter cuidado com o rato que se refugia no estrangeira ele pode muito bem infectar as nossas mentes e criar desavenças para lograr seu intentos e nos confundir.Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Fernando Sande MDM cada vez mais cobiçado para seu desaparecimento, isso cada vez mais nos fortaleceGerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Matope Muchina Muhombe Sr Nini tem razão de duvidar da ação do Ossufu.
É por que não é fácil ter um homem como Dhlakama.

Mas saiba que a RENAMO tem uma história que não dista muito com a de povo hebreu.

Moisés fez a sua história, quando morreu veio o Jesué fez a sua.

O Ossufu não vai imitar o Dhlakama, ele vai fazer a sua parte, e todos vão ver.

Espero que o sr Ossufu não seja mais duro que o Dhlakama, pela sua natureza.

Sabemos que com Dhlakama muitos saíram e muitos entraram, o mesmo vai acontecer na nova liderança da RENAMO, acredito que o Ossufu fará o seu melhor.

O Deviz sempre teve dificuldades em guiar o seu partido.
Não sei é ganância ou é o quê?
Mas ele é o culpado.

Falar da FRELIMO.
Na FRELIMO ninguém sai e continua vivo.

Na FRELIMO ha porta de entrada mas não há porta de saída.

Há muitos membros que reclama de má actuação do partido FRELIMO mas não saem por que é um risco maior de vida.

Por exemplo.
Hermínio dos santos, Simão. Eram antigos combatentes, quando decidiram, libertar se dá FRELIMO, foram perseguidos, torturados e quase morriam de espancamentos.

Agora temos o sr momad assife Abdul satar com muitos processos, na justiça por estar a detonar a realidade contra má governação da FRELIMO.

Estou para dizer que. Se o Venâncio e outros voltarem para a FRELIMO não podemos admirar. Na minha opinião, eles estavam no e MDM para ispionar o Deviz por que o MDM era ou até continua ser um braço da FRELIMO.

Esses que não querem ser cabeças de lista, se não é para destruir o MDM é uma forma de querer ir destruir a RENAMO por ser nomes de destaque, pode ser que a ideia é de entrar na RENAMO é serem chefes disto e daquilo.

Estamos de olho, se querem ir para a RENAMO serão bem vindos não haverá chances para destruir a RENAMO.

Se eram usados pela FRELIMO e se a missão não foi comprida, hahahaha que se cuide a FRELIMO não brinca de gastar dinheiro sem resultados.

Com todo respeito senhor Nini ajude a liderança da RENAMO em tudo que for possível. Não precisa se publicar.Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s) · Editado

Gabriel Lourenço Sem Guerra é melhor.
Como sempre uma intervenção ímpar! ! The best comments is what you've done. ..Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Bento Borge Macherica Mais aqui na beira a populaçao esta firme nos partidos da oposiçao a frelimo nao esta apanhar nada aqui na beira mesmo com mil diabo nao tem probalidade.Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Julios Nherere Macie MDM nao e partido politico meu caro e apenas uma organizacao da FAMILIA SIMANGO.....Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Angelo Zerciano Si e crise politica nos partido, deixa eles vao resolver sozinhos. A pelar a todos eleitores k nao caiam na tentacao. Vc desde muito tem seu partido pa votar, vai votar o seu partido. Nao seja instrumentalizado. Sua casa e sua casa mexmo com problemas e sua casa. Nao mude Eleitores, Vote no mexmo partido k sempre votaste. Bom dia.Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Sesamu Peace aí que perigo gente? é uma pena mesmo essa situação, eu julgo que o problema seja das pessoas que constituem a oposição, porque as coisas não estão facíl dentro dessa oposição, e depois o outro problemas prende-se pelo facto de que todos aqueles que querem fazer parte da oposição logo a primeira querem pegar tako em vez de se organizar, para se tornar uma oposição forte, e destruir definitivamente os Camaradas, o desintendimento vê muito por causa de tako mesmo!-OBSERVATÓRIO NO fb, na bancada central sombra, sujou geral!Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Carlos Baloi Lamento estar nos a viver essa incerteza na oposição eu sou RENAMO mesmo cem o Afonso ,já disse k MDM nunca foi uma oposição sériaGerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Donald Merrlyna Zunguza Os que abandonam a Renamo por duvidar no O. Momade ainda não é da Renamo. A Renamo está forte e OrganizadaGerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Joao Elias Tingue Bom filho volta a casa familia, a resistência é a nossa casa.Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Jjoseta Antonio Ele não pode pensar que o MDM é propriedade privada, Faz do partido um feudo dos Simango. FALOU TUDO.Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Ernesto Manuel Joane Ermajo E só pra acrescentar Nini Satar , o mais agravante é que o partido no poder já deu todas as suas fragilidades a oposição e não sei porque não usa pra dar com o pau na cara. A FRELIMO mostrou que já não tem mais saída nem solução a vista pra a crise que se instalou no país e a oposição nos desapontá dessa forma , como será esse pobre povo sem dirigentes com eficiência pra o governar? Por vezes sinto que o país foi abandonado pela força Divina , porque como dizes Nini que espécie de investidor irá apostar num político que só está preocupado com a sua própria família e não pelo bem estar do povo no seu todo ? É claro que nenhum. Abraço MoçambiqueGerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

David Júnior Luís Jacob C. Fumo Veja so isto...Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Luís Jacob C. Fumo Mais do que isso não pode ser dito...

Disse em vários posts que o MDM não era alternativa.
Na verdade, o partido foi formado por pessoas agastadas com a Freli e Rena...Não porque houvesse algum ideialGerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)


Escreve uma resposta...





Pachequito Alberto É isso que eu queria dizer antes de dizer nada. Obrigado!Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Narciso Balata Irmão Afonso Dhlakama foi um e já mais terá o outro.Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Francisco Ernesto Francisco





GIPHYGerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

James Lugard É arriscado sim, Sr. Continuaremos com a nossa FRELIMO.Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Ivan De Azevedo Estao empenhados a ter um pais monopartidario? BravoGerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Claudio Lombene Palhaçada política.MDM em decadência.Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Nedia Silvia Esse senhor é o ambicioso notável.Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Saide Ali Obaita AcabouGerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Elidio Chaluco Boa análise.Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Mendes David ate kuando asim?Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Ivete Daalbertina Gostei da mensagemGerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Vasco Junior Disse tudo Nini SatarGerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Rivaldo Dike Dike Ponto finalGerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Arzenio Azarias Azarias esta mal istoGerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Octavio Rangel Mais palavras para quêGerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Joao Saene
Gerir


Gosto · Responder · 14 h

Rafael Joaquim Jopela
Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Junior Boque Rogerio Boque segue esse cara paiGerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Mauricio Naife Naife Ali Adamo , vai votar tua Frel com sua familia !Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Geraldo Gonçalves FaladoGerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Geraldo Gonçalves Bem falo nini satarGerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Augusto Pedro
Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Augusto Pedro
Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Narcisio Moises DEIXEM DJAKAMA DORMIR EM PAZ.Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Domingos Martins EU DIRIA Q NONS SEMPRE TIVEMOS OPOSIÇÃO E ESSA SIM SEMPRE MANTERA A RENAMO LUTOU PRA O MULTIPARDIDISMO,CONSEGIU E FOI DA PROPRIA RENAMO Q A PARECERAM VARIOS PARTIDOS E SEMPRE HOUVE RESPEITO A PESAR DE COM TODA RAZÃO O FALECIDO OS TRATAR DE TRAIDORES,A RENAMO NUNCA ENFRAQUECEU,APÓS AMORTE DE ANDRÉ MATSANGAISSA A PARECEU DLHAKAMA,E HOJE TEMOS OUTRO COM TUDO Q UM PARTIDO MODERNO PRECISA, E DIGO NÃO SUBSTIMEM UMA MAQUINA Q POIS ENOVACOES CONTINUA USANDO PEÇAS ANTIGAS COMO XAVE DO FUNCIONAMETO...RENAMO É O segundo partido formado mas primeiro com fins democráticos e serio,até hoje só temos uma e única oposição...Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Francisco Alexandre ESTAS ENGANADO QUANTO A ESSES QUE ESTÃO DEIXAR O PARTIDO. AQUI ESTA A SE TRATAR DE TRAMPULISMO POLOTICO E TRIBAL. QUE PARTIDO EM MOÇAMBIQUE QUE TEM A TAL DEMOCRACIA NAS ELEIÇÕES? TODOS OS PARTIDOS EM MOÇAMBIQUE SEGUEM UMA ELEIÇÃO FANTOXE. LEMBRAS DA LISTA DOS QUE DEVIAM SEREM ELEITOS PARA QUE NELES SAISSE SOMENTE UM PARA CONCORER AS PRESIDENCIAS PARA A frelimo? ERA: AIRES ALY, LUISA DIOGO, VAQUINA, pacheco. MAS QUANDO O PRIMEIRO TIRO TOCIU CAIU O SOBRINHO DO BOLSO DO CASACO PARA O PODER.
QUE O DIGA IVONE SOARES TAMBÉM NO SEU PARTIDO.
ESSES SENHORES QUANDO ENTRARAM NÃO LERAM O ESTATUTO DO MDM? MALUCOS
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Ali Adamo IRMAOS CONSELHO MEU, E' DE TODOS VOTARMOS NA FRELIMO EM MASSA, PORQUE A FRELIMO E' UM PARTIDO DE GARANTE AO FUTURO MELHOR, ESSA COISA DE EXPERIMENTAR NAO COLA, UM ANALISE, O PROPRIO MDM NAO CONSEGUE SE ORGANIZAR INTERNAMENTE, SERA K IRA CONSIGUIR GERIR O PAIS? EU E A MINHA FAMILIA JA APOSTAMOS NA FRELIMO, E ESPERO QUE OUTROS NOS SIGAM, E' UMA BOA IDEIA K DIGO, CONTO COM VOZ... BOM DIA, E TEM UM BOM DIA LABORAL IRMAOSGerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Gildo Marrumete kkkkkk engraçadoGerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Dercio Dickson Forca voce e tua merda de frelimoGerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Nelito Salicuchepa Vc é mampara pah.Gerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)


Escreve uma resposta...





Araujo Alexandre Houana Houana NAO SE PODE DISPRESAR A OPOSIÇÃO PORCAUSA DA SAIDA DE UM GRUPINHO DE GENTE ,IMAGINEM MOÇAMBIQUE SEM OPOSICAO?Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

David Júnior Isaiah JacobsGerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Arzenio Azarias Azarias vai acabar imprego dos senhores d mdm.vao sair dos gabinetes irem cortarem capimGerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Agnalda Bila Flávio Bila vide
1Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Agnalda Bila David Júnior 😂😂😂 o que é?Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

David Júnior Agnalda Bila mas eu nem disse nada😂😂😂
1Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Agnalda Bila Estás a rir por ter mencionado o cota😂Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)


Escreve uma resposta...





Gito Da Luisa Lihahe Êish!🙊🙊🙊Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)

Lucia Ouana PPPpGerir


Gosto · Responder · 3 dia(s)

Xavier Mussa M. Mupanjavi SERA!!!!!Gerir


Gosto · Responder · 4 dia(s)
A opção selecionada é Mais relevantes e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.
Escreve um comentário...







Momade Assife Abdul Satar
18 de Junho às 06:28 ·



Al- Shabaab!

Mais do que sazonais briefings da Polícia sobre a situação de tensão em Cabo Delgado, o Governo precisa de atitudes robustas de modo a lavar a sua imagem exteriormente. Cabo Delgado não é só Palma, Mocímboa da Praia ou qualquer desses vilarejos que foram atacados. E não é só gás natural.

A província de Cabo Delgado tem muito para oferecer aos apreciadores da boa vida. Tem lá as ilhas do Ibo, Matemo, Vamizi, Mefundo, Medjumbe, Quifuqui, Metundo, Rongui, Tecomaji,...Ver Mais

Sem comentários: