sexta-feira, 22 de junho de 2018

Frelimo vira o jogo e exige desmilitarização da Renamo antes das eleições autárquicas


Foi por isso que a Sessão Extraordinária da Assembleia da República foi adiada. A Renamo vai reunir-se na manhã de hoje, sexta-feira, em Maputo, para debater a nova posição do Governo
Há um volte-face nas negociações entre a Frelimo e a Renamo para o estabelecimento da paz. A Frelimo, mais uma vez, concordou sobre uma coisa que já não quer cumprir. Inicialmente, a Frelimo concordou com a Renamo em debater as questões militares na Comissão especializada, e a aprovação da legislação sobre a descentralização era independente das questões militares.
A Frelimo sempre transmitiu a ideia de que esses dois assuntos (descentralização e assuntos militares) deviam servir um para o outro como moeda de troca, facto que a Renamo sempre rejeitou. Como forma de pressão, a bancada parlamentar da Frelimo suspendeu a Sessão Extraordinária da Assembleia da República, que devia realizar-se na quinta-feira e na sexta-feira.
A Frelimo exige entendimentos sobre os assuntos militares e diz que a legislação sobre a descentralização deve avançar em simultâneo com a desmilitarização e integração dos homens da Renamo nas Forças de Defesa e Segurança.
No último encontro da Comissão Permanente da Assembleia da República, a bancada parlamentar da Frelimo disse que, até as eleições de Outubro, os homens armados da Renamo devem estar desmilitarizados, caso contrário a Sessão Extraordinária não será realizada. Ivone Soares, chefe da bancada parlamentar da Renamo, confirmou o facto ao “Canalmoz”, na noite de quinta-feira, e disse que o seu partido vai reunir-se hoje, sexta-feira, na sua bancada parlamentar, para tratar do assunto e, mais tarde, vai pronunciar-se, em conferência de imprensa.
É mais um desentendimento entre os dois belicistas, que cria incerteza no processo de paz. (Matias Guente)
CANALMOZ – 22.06.2018

Sem comentários: