sexta-feira, 29 de junho de 2018

Venancio Mondlane renuncia MDM

Foto de Venâncio Mondlane.
Foto de Venâncio Mondlane.
Foto de Venâncio Mondlane.

Venâncio Mondlane
1 h ·

MINHA RENÚNCIA, MEU ENGAJAMENTO

Sempre defendi que é preciso ser coerente. Na política, ser coerente é para mim um imperativo indiscutível.

É na sequência do que tinha prometido no dia 14 de Junho numa peça em áudio distribuída e difundida pela imprensa local e internacional, que venho por este meio dar a conhecer que hoje, dia 29 de Junho de 2018, apresentei a minha renúncia enquanto deputado do MDM na AR e da qualidade de membro do Partido.

O meu engajamento é acima de tudo com o Povo Moçambicano, por isso quando os seus interesses estão em causa, todas as decisões para reverter a situação são justificadas e tomadas.

Assim, não devem prevalecer mais dúvidas do meu desmembramento do partido que representei nos últimos 5 anos.

Primeiro o Povo, segundo o Povo, terceiro o povo. Sempre o Povo. Não há alternativa à isso.

Muitos são os que gostariam de saber qual é o passo a seguir, qual a opção política que poderei tomar. São questões legítimas. Contudo, e na sequência do espírito de coerência, por ora fica apenas uma promessa.

Não tardará que os Moçambicanos saibam qual a minha opção política e os fundamentos que me levarão à tal decisão.

Para terminar, quero agradecer aqueles que acreditam no projecto que tenho representado desde os tempos em que não estava directamente envonvolvido na política até aos dias actuais.

Em relação às recomendações que se têm multiplicado para reforçar os cuidados e as medidas de segurança pessoal, agradeço imenso, contudo, reitero o mesmo que disse perante centenas das minhas mães no mercado wankakana ".....A MIM PODEM MATAR....MAS A MINHA LUTA NUNCA VAI MORRER....."

A luta continua!

Venâncio Mondlane


Venâncio Mondlane desvincula-se do partido


0
15

Venâncio Mondlane
Venâncio Mondlane, através de um documento endereçado à Delegação Política do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) na cidade de Maputo, anunciou sua renúncia como membro do partido.
Mondlane, apresenta como argumentos para a sua renúncia, a incompatibilidade e constrangimentos que lhe foram impostos para prosseguir com as suas funções.
Venâncio Mondlane renunciou, igualmente, ao cargo de deputado na Assembleia da República, na qualidade de Relator da bancada do MDM, alegando incompatibilidade e constrangimentos que lhe foram impostos para prosseguir com as suas funções.
Num documento endereçado à Presidente da Assembleia da República, Mondlane aponta igualmente como motivos para a sua renúncia, a incompatibilidade nos ideais que nortearam a sua adesão à representação do MDM na Magna Casa.
Nos dois documentos, Venâncio Mondlane anuncia sua renúncia com efeitos imediatos.
PORQUE A CANDIDATURA DE VENÂNCIO MONDLANE À PRESIDENTE DE MUNICÍPIO É ACERTADA?
Diferente do Gilberto Mendes, Venâncio e deputado da assembleia da Republica, conhecedor das leis. Ora vejamos, hoje, em nossa sociedade, o EDIL é um servidor público eleito pelo povo para cuidar e vigiar à administração pública, em relação ao seu bem, ditando as leis (normas) necessárias. Ou seja, não pode prometer nada em troca de apoio ou votos, pois não tem poderes para resolver problemas … de cultura, de lazer ou do esporte… tanto o presidente do município como o vereador podem realizar somente o que a Lei determina. Outras obrigações: cuidar da aplicação dos recursos, a observância do orçamento, elaborar as leis que são de competência do Município, discutir e votar os projetos que serão transformados em Leis buscando organizar a vida da comunidade. – In DM/Opinião, 20/06/2016.
O Venâncio Mondlane possui o perfil necessário para as funções acima. E o Gilberto Mendes? E verdade que ele já foi deputado no passado, mas era daqueles que apenas batia palmas na plenária. Por outro lado, o teatro não entra nas funções do presidente de um Município.


Escreve um comentário...





Ver comentários anteriores

Marcell Manuel Marrime Fazer a renúncia é algo normal, mas cometeu um pecado, por ter falado mal das pessoas que te receberam no MDM, porque já estava de malas para a Renamo.isso foi mão.
5Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 51 min

Bandeira Matsimbe vai em frente VM tens meu voto e de os demais que acreditam na mundança precisamos de ideias novas e acreditamos que a juventude pode fazer essa mudança força VM essa sua mundança de partido não algo novo já testemunhamos algo semelhante em outros quadrantes
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 24 min

Francisco Dos Santos Espero que seja uma estratégia ganhadora. Mas que saiba, há muitos citadinos de Maputo, que preferiam o Venâncio, junto com o MDM, outros tantos que vão abandoná-lo, porque odeiam a RENAMO não sei porque não há sondagens, qual é o potencial de conquista de votos, do Venâncio sozinho e junto com com a RENAMO, o que se sabe é do seu potencial com o MDM. Parece ser um tiro no escuro.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 min

Moz Saraiva Parabéns pela decisão tomada, se lhe deixa confortável. Aguardamos pelo passo seguinte, pois os que nao teem voz, precisam da sua voz para lhes representar.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 48 min

Marcell Manuel Marrime A renamo que se cuide porque depois de de atingir os objectivos vão insultar o partido e sair, não se sabe onde é que ha de ir, talvez da próxima para a Frelimo
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 48 min

Daniel Alvaro Não foste coerente nem firme o suficiente,deverias ter lutado mais para estabelecer o que acreditas no Mdm,a Frelimo é q ganha com a sua saída,na Renamo serás mais um até bater o desespero criares seu partido e por fim afundares, mas vc já fez sua vida com o dinheiro público também,são todos malandros da mesma espécie
5Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 37 min

Medina Conde Cansei de coisas do género. .. tudo fantochada. Cada um quando entende traz a tua politiquice. Portanto vai em paz.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Ocultar 12 respostas


Jayden Majo Joseph nunca se deve cuspir no prato onde comeu. Uma saida pacifica era posivel.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Carlos De Sousa Tivir Por que o segues? Por que comentas as publicações de alguém de quem estás cansado?
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Medina Conde Carlos De Sousa Tivir se quiseres podes me bloquear, visto que você é advogado dele. Enquanto não me bloquear terás que aguentar pois ele entrou na política e deve ter em conta que nem tudo o que dirá todas as pessoas concordarão com ele.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Carlos De Sousa Tivir Não preciso. Só me parece estranho seguires alguém que não gostas.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Medina Conde Pois é Jayden Majo Joseph enriqueceu os bolsos dele com as mordomias de deputado para a bancada do MDM. Hoje quer vir nos encher saco. Eu até gostava dele. Mas percebi que já não existem verdadeiros políticos, mas sim uns mortos de fome que só querem encher e pança.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Medina Conde É normal Carlos De Sousa Tivir não vejo nada de estranheza nisso... nem tudo o que você fazer como figura pública todos gostarão, por isso que existem divergências nas opiniões. É isso que faz o mundo.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Carlos De Sousa Tivir Esse teu comportamento daria uma boa tese de mestrado em psicologia clínica😂😂😂😂
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Medina Conde Quem sabe Carlos De Sousa Tivir 😂😂😂😂 assim eu estudaria a tua mente em querer defender o que não te diz respeito. 😂😂😂😂😂
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Medina Conde Tem muitos advogados aqui.😂😂😂😂😂e eu acho que deveriam fazer este serviço em fórum próprio. Aqui estamos para expor o que pensamos, cabe a Você concordar ou não com a minha opinião. Mas o importante é mesmo respeitar.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 56 min

Carlos De Sousa Tivir Cada comentário seu me dá certeza de que és um caso a ser estudado. Agora sugere que eu respeite a tua opinião quando tu mesma não respeita nem a opinião e nem as escolhas dos outros.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 25 min

Re Bila Retamente,há comportamentos que são casos de estudoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 10 min

Re Bila É verdade que não existe político sério mas também quando ele for não pode recusar o quê a cadeira lhe oferece,politica é que nem lar quando não dá mais é saltar fora
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 min


Escreve uma resposta...





Mana Adriana Gostei dessa VM.
Primeiro, o povo.
Segundo, o povo.
Terceiro, o povo
E por fim, o povo.
Certo!!!
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 45 min

Sheila Hugo Força ilustre estamos consigo o senhor é um Martin Luther king de MOZ...confio nos teus ideais
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Kulupala Ngu Semba Mano Venâncio, Mano Venâncio
Mano Venâncio
Você é orgulho da do século XX, você passa a inspirar muitos outros jovens como eu
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 25 min

Joseamerico Micanzo Talves sim,talves nao,uma coisa é certa,decisoes fortes sao de dificeis de se compreender,forçaGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 12 min


Escreve uma resposta...





Bangan Gui Cavelane Como disse e tenho dito... Força meu caro. Ali ou aqui meu Voto lhe pertence enquanto pautares por um discurso de inclusao.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h · Editado

Mario Eduardo Lithuri ‎Nitafa Hi Nomo‎ para Bifes de Moz
18 min ·
BREAKING NEWS!
O GALO CADA VEZ MAIS DEPENADO.
Um grupo de membros do MDM e apoiantes do venâncio mondlane com o seu respectivo delegado político de maputo vai renunciar o seu partido hoje em maputo!
Bom dia meus colegas, faceamigos e seguidores.
Neste momento que eu lanço esta informação, vão decorrer dentro de instantes no hotel VIP uma renúncia pública feito por membros e delegado político da cidade de maputo da terceira força política.
Isto vai acontecer nesta hora das 10, e fiquem atentos na STV, MIRAMAR e TVM as 13:00 horas no jornal da tarde.
Por:Afonso Chicuare
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 34 min

Francisco Cesar Chirindza Viva Dr.força primeiro o Povo,segundo o Povo,e terceiro o Povo,estou contigo.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Linovaldo Dinis Sambo Creio em te meu Caro....te Conheço desde Joven....Quando Disputavamos o Mesmo espaço no Choupal....Cresçemos Juntos...meu Irmão..."""""Olha ñ sou Digno de Julgar...Respeito a sua Decisão....e Podes crér k...Seguirei os Seus.......
+ Olha ñ nós Deçepsione""""""
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 32 min

Herminio Muchate Nenhum decisão,vontade,projeto prevalece a vontade de Deus.podem tentar mas,só a vontade de Deus vai prevalecer.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Reginaldo Manhique Tas reprovado. Quer tentar ter um nome mas enfim, vai acabar louco por essa sua forma de ser. Na sua capacidade cognitiva, apoiando-se de tantas pesquisas científicas tinha ki arranjar soluções para haver paz na MDM mas pelo visto só quer encontrar a mesa pronta e meter os dedos, de tantos anos de guerra entre a Renamo e frelimo porquê que não foi se filiar a eles e ajudar na pacificação do país? Só hoje que há tréguas tenta se mudar!!!! Tens ki saber duma que: O POVO NA KAL APROVEITAVAM A SUA INOCÊNCIA E CHAMAREM DO PATRAO MAS DEPOIS DE CONQUISTAR O PODER VIRAM NOSSOS PATRÕES ESTA DE OLHOS ABERTOS! As suas ideologias estão água abaixo! É preferiver ser governado por um ki só tem baixo nivel de escolaridade mas ki tem um elevado nível na prática.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 20 min

César Augusto Luís Zamba Forxa mano, a isso se chama exercicio de liberdade, do livre-arbitrio.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 min

Felisberto Luis Machava La onde vais n é logo vais atingir o topo vam te desconfiar pra sempre saiba distoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 18 min

Felisberto Luis Machava Politica kuando nao atingires seus objectivo la onde vais denovo vai sair alegando oki esta diser agora.n ti fica bem assim perdes dignidade como pessoa e faltara confiança .de nos povoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 19 min

Atanasio Caetano Ele porque negava quando diziam que estava negociando com o falecido Líder da Perdiz????? Shameful VM.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 28 min

Mapato Tanaka Força,siga em frente. Sempre esteja apto para representar os que na tem voz.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 35 min

Eurico Macia Parabens meu caro!!a veracidade dos factos que faz ter um olhar para o povo.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 44 min

Samusson Luis Força Dr Mondlane. Seus ideaias equiparam se ao malogrado s.excelencia Afonso DhlakamaGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 32 min

Simão Matias Nalochilla Mais a menos da menos=asim ou o mesmo fará com o povo.este só quer um alto padrinho partidário.ora vejamos que estudo profundo lê leva a juntar-se a um outro partido.# D simango teve o mesmo argumento quando sai da RENAMO hoje V,mondlane.pesso TV que nos dê um trexo das alegações do D,simango na sua saída a RENAMO só para termos a certeza que tipo de políticos temos.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 49 min

Lidónio Luís Acredito que nem mesmo você dono sabe oque queria escrever! Ruído na comunicação!
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 min


Escreve uma resposta...





Andre Lumbela Primeiro o POVO
Segundo o POVO
Terceiro o POVO
Sempre o POVO...
"A voz de quem nao tem Voz"
Forca Camarada MondlaneGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 19 min

Jeremias Custodio Milice Podes contar comigo. Entretanto eu como teu seguidor aguardo com espectativo k tornes publico o mais rapido possivel o caminho que devemos seguir.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Felix Tivane Força.....Não duvide.....idealize.... emplemente, acredite, sacrifique, faça parcerias e deixa que Deus faça parte para que o povo possa ter mais um DHL.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Eugenio Wate Este é mas um louco k anda por ai!
5Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Manane Baião Juntos acabaremos com este frango
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Vanio Fernando

1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Mardoqueu Zacarias as cartas estao dadas VM estaremos contigo
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Manane Baião Nós o povo estamos contigo,
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Medina Conde Não nos junte todos por sermos um povo😂😂😂😂😂😂
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Manane Baião Vocês da frelimo não vós consedero um povo,mas sim ladrões do povoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Andre Lumbela Kkkk gostei da resposta MananeGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 36 min


Escreve uma resposta...





Nasmo Lucas Chiburre Chiburre O povo xta consigo
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Graciy Junior Forca meu caro quem sabe sangue novo nao rejuvenesca o pais
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 15 min

Alvim Narciso Semente
Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 22 min

Carlos De Sousa Tivir Força.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Bagdad Botão Força jovem visionário. O povo como prioridade.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 26 min

Cesar Mawai Negocio fechado.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 22 min

Gote Rafa Tem apoio do povo, a decisão é certa.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 33 min

Beatriz Muandula Sua sua fã,sempre confiei em ti. ParabénsGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Salvador Ngovene É tudo igual, matsanga sempre será matsanga!Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 52 min

Mussane Wany Isa O povo está contigo.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Miguel Zhiwila Vieira Tens o meu voto!
Vou contigo onde queres que vã.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 27 min

Amade Faquira Mussa Bernardo Força VMGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 40 min

Vaz de Sousa Força aì amigo.Boa sorteGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Cristina Ussene O povo precisa de si VIVO.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Francisco Pacheco Chigogoro ESTAMOS JUNTOS, FORCAGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 27 min

Luis António Macuacua Bem vindo grande homem,o meu voto conta para tiGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 55 min

Filipe Sembeia Forca irmaoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Arzenio Azarias Azarias a luta continua. estou contigoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Ussene Trigo Trigo Vai em frente o povo xta contigoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Narciso Alexandre Nos vemos em Oututro VM...Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Almiro Mabombo Parabens VMGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Thumbo Juniorr Thumbo ForcaGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Rosario Manuel Deus ilumine o teu caminho. ForçaGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Manito Nhassengo FORÇA AI VMGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Zakarias Fernando Mais Isso eque ter tomates no lugar.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Hfuela Carlos A frente é o caminho força aiGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 51 min

Valensuel Antonio Joaquim Estamos juntosGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Profeta Pilatos Vamos rapazGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 21 min

Octávio Monteiro Não vacila estamos juntosGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 47 min

Onai Wagorongosi Wagorongosi FORÇA MANOGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 min

Fastudo Bernardo Zimba ForçaGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Armando Nzucule Jr.
Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 26 min

Francisco Simitone Muita força ilustre eu confio em ti VM gostei da decisãoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 30 min

Eufrasio Nhongo Parabens pela verticalidade.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Andre Machava Força muita força...Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Abdala Ossifo Ibraimo Ibraimo Estas no caminho certo grandaoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Wilson Samuel Forca e seja voce mesmoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 51 min

El Noise Viva VMGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 55 min

Frederico Machava Força VMGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Eusébio Jorge Jorgeo FORCA TAMOS CMTIGOGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h
A opção selecionada é Mais relevantes e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.
Escreve um comentário...
Escreve uma publicação...Matin Sabin


Cria uma publicação...









Foto/vídeo


Identificar amigos


Visita













Venâncio Mondlane
2 h ·


MINHA RENÚNCIA, MEU ENGAJAMENTO

Sempre defendi que é preciso ser coerente. Na política, ser coerente é para mim um imperativo indiscutível.

É na sequência do que tinha prometido no dia 14 de Junho numa peça em áudio distribuída e difundida pela imprensa local e internacional, que venho por este meio dar a conhecer que hoje, dia 29 de Junho de 2018, apresentei a minha renúncia enquanto deputado do MDM na AR e da qualidade de membro do Partido. ...Ver Mais




GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar
Mais relevantes
4343
7 partilhas
Comentários


Escreve um comentário...



Mardoqueu Zacarias Obrigado carissimo VM, pelo tempo que se deu para dedicar ao seu povo, na verdade o povo so esta a espera de pessoas como tu, que coloca o povo em primeiro lugar.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Faizal Abdulremane Sumará Imtiaz Aguardamos ansiosamente pela divulgação da opção partidaria!
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Pablo Osvaldo Osvaldo O meu respeito e admiração, pela coerência que falta a muito político de meia tigela...Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Arone Jose Bete Makina Forca ilustre. Deus acima de tudo
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Vanio Fernando
Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Tony Muanariva Muita força ilustre,tamos juntos nessa luta.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Masú Martinho Martinho Mecias d moz

Sem comentários: