sábado, 30 de junho de 2018

Fernando Santos: "Tenho os meus jogadores a chorar"


Portugal perder com o Uruguai e é eliminado do Mundial de futebol.
Após o final do jogo, o selecionador, Fernando Santos, considerou que Portugal fez o suficiente para sair deste encontro dos oitavos de final com outro resultado e assumiu a tristeza pela eliminação.
"Não me parece nada justo. Portugal fez o suficiente para ter outro resultado, mas às vezes não acontece. Entrámos bem no jogo, conseguimos criar oportunidades mas não marcámos. O Uruguai foi à nossa baliza uma vez e marcou. Faltou-nos alguma presença na área na primeira parte, pus o Bernardo Silva mais dentro para termos mais bola. Na segunda parte, a equipa foi mais dominadora, fizemos o golo que era o mais difícil. Eles foram lá mais uma vez e marcaram. A equipa tentou, os jogadores lutaram. Estamos todos muito tristes, mas o futebol é isto", analisou o técnico, em declarações à RTP.
Mais tarde, e depois de passar pelo balneário, Fernando Santos voltou a falar, desta feita à Sport TV, e referiu que tinha o balneário desfeito com a eliminação: "Em primeiro lugar queria agradecer ao povo português, sei que as praças estiveram cheias um pouco por todo o país, e as pessoas tiveram de mãos dadas. Tenho os meus jogadores a chorar, queríamos dar uma alegria grande aos portugueses, os jogadores queriam muito. Eu acho que eles fizeram uma segunda parte fantástica, com entrega, garra, determinação, mas o futebol é isto. Não vale a pena chorar sobre o leite derramado"
Portugal perdeu com o Uruguai por 2-1. Cavani (7' e 62') esteve em destaque ao apontar os dois golos da formação sul-americana.

Portugal perde com o Uruguai e sai do Mundial

Acompanhe ao minuto o encontro dos oitavos-de-final do Campeonato do Mundo entre o Uruguai e Portugal.
UruguaiUruguai2-1PortugalPortugal
SÁBADO 30 JUNHO 2018
Uruguai
Portugal
FJ

MOMENTO-CHAVE

Cristiano Ronaldo: " Não é um balanço brilhante"

Cristiano Ronaldo à RTP: “Queríamos ganhar, jogámos melhor que o adversário. Uma palavra de apreço aos meus companheiros. Estou muito orgulhoso de ser o capitão desta selecção. Hoje é um dia triste, mas temos de estar orgulhosos porque demos o nosso melhor. Os golos fizeram a diferença. A selecção vai continuar a dar muitas alegrias aos portugueses. Estou orgulhoso da equipa técnica e dos meus companheiros e do meu rendimento. Haverá oportunidades para falar do futuro. Não é um balanço brilhante, mas mostrámos ser uma excelente selecção.”

MOMENTO-CHAVE

Ainda Fernando Santos: "Conta quem marca e o Uruguai marcou mais"

Foto
LUSA/JUAN HERRERO
A defesa do Uruguai: “O Uruguai fez dois golos, Portugal só fez um. Podem justificar que o golo do empate com a única falha da defesa do Uruguai, mas o Uruguai só rematou duas vezes e marcou dois golos. Conta quem marca e o Uruguai marcou mais. Sabíamos que iam fechar muito o corredor central e tentámos desbloquear pelas laterais. Na primeira parte não conseguimos, na segunda parte tivemos mais situações de finalização. Mérito para a equipa do Uruguai que defendeu bem. Podíamos ter feito tudo mais porque perdemos. Estamos de parabéns pela atitude e pelo empenho."
O lance no final do jogo: “A partir do banco fiquei com a sensação que havia ali um lance duvidoso, mas não vou por aí agora. Nunca estivemos aqui para falar dos árbitros.”
Primeiro golo do Uruguai: “Não foi esquema nenhum, acontece uma vez. Este foi um lance atípico. Nunca o Uruguai tinha feito um golo deste tipo. São situações que são incontroláveis.”
Cristiano Ronaldo: "Ainda tem muito para dar ao futebol, há já uma competição em Setembro e esperamos que ele esteja connosco para ajudar no crescimento dos mais jovens. Ele é o nosso capitão e sempre disse sim nestas horas."
O que faltou na primeira parte: "Portugal foi mais pressionante na segunda parte e mais rápido na circulação. Na primeira parte não teve tanta intensidade porque o Uruguai também nos limitou. No global, penso que Portugal fez um bom jogo. Mas perdeu, isso é que conta."
Ainda Cristiano Ronaldo: "Nenhuma equipa ganha só com um jogador. Ele tentou, tentou driblar, tentou rematar. Normalmente não sofremos golos, se isso acontecesse, teríamos ganho 1-0, mas isso não aconteceu."

Marcelo Rebelo de Sousa: "Foram 15 dias de alegrias e de sonhos"

"Isto acontece na vida de todos. Foram 15 dias de alegrias e de sonhos. O país vibrou com eles e eles não podem interiorizar que isto é uma tragédia. Jogaram muitíssimo bem. Olhando para o balanço, não deixam de ser muito bons. Jogaram com fibra de campeões, mas houve aquela pequena diferença da eficácia."

MOMENTO-CHAVE

E o homem do jogo é....

... Edison Cavani, o autor dos dois golos do Uruguai. O avançado do PSG foi de uma eficácia tremenda e fez a diferença no jogo. Mas saiu lesionado durante a segunda parte, o que pode ser um problema para Óscar Tabarez no jogo com a França.

Mais Fernando Santos: "Cumprimos o objectivo mínimo"

"Estamos todos tristes. Queríamos continuar. Fizemos uma segunda parte muito boa, tivemos oportunidades e fizemos o mais difícil, o golo do empate. Cumprimos o objectivo mínimo. Uma mensagem para o povo português: muito obrigado pelo apoio, vamos continuar a tentar dar mais alegrias."

O fim de uma era?

É a pergunta que deixa o "Old School Panini" num dia em que Messi e Ronaldo ficaram de fora do Mundial 2018.
 

João Mário: "Tentámos tudo até ao final"

"Estamos tristes, queríamos ir longe. Tentámos tudo até ao final. Fizeram três remates, marcaram dois golos. Acontece."
 

MOMENTO-CHAVE

Fernando Santos: "Não me parece nada justo"

Foto
LUSA/RONALD WITTEK
"Não me parece nada justo. Portugal fez o suficiente para ter outro resultado. Acho que entrámos bem e o Uruguai fez golo no primeiro remate que fez. Ao intervalo meti o Bernardo mais dentro para a equipa ter mais bola e foi uma equipa mais dominadora. Fizemos o empate, mas eles lá fizeram um remate à baliza e ganharam."
Bernardo Silva: "Há que aceitar a derrota. Talvez merecêssemos melhor hoje. Nas grandes competições há que estar ao melhor nível e fazer os mínimos erros possíveis e não conseguimos fazer isso. Portugal teve mais controlo de bola mas o Uruguai tem bons jogadores no contra-ataque e conseguiu sair sempre perigoso para o contra-ataque. Parabéns ao Uruguai.

Eficácia de Cavani

Ainda houve um canto no último suspiro, Patrício foi à área e reclamou-se penálti. Mas nada mudou e o jogo acabou pouco depois. O Uruguai vence por 2-1, graças a dois golos de Cavani, e segue para os quartos-de-final, onde vai defrontar a França, Portugal fica pelo caminho.

MOMENTO-CHAVE

Acabou. Portugal fora do Mundial!

93' Amarelo para Ronaldo

Foi o primeiro cartão do jogo. O capitão da selecção portuguesa reclamou com uma decisão do árbitro e foi admoestado.

MOMENTO-CHAVE

90' Mais quatro minutos para jogar

Este é o tempo que a selecção portuguesa tem para tentar chegar ao empate.

86' Remate de Manuel Fernandes

Poucos segundos depois de entrar, o médio português tenta um remate que morre nas mãos de Muslera. Logo a seguir, tenta novo remate, que passa longe da baliza. Num minuto,

rematou duas vezes.

85' Entra Manuel Fernandes

Última alteração na selecção portuguesa. Sai João Mário, entra Manuel Fernandes, uma estreia neste Mundial.
 

83' Portugal carrega...

...mas não remata. Trivela de Quaresma pela esquerda, cruzamento de Ricardo p
ela direita, mas ninguém consegue rematar.

79' Bernardo avança pelo flanco...

... e ganha canto. Antes de alguém o marcar, entra Sánchez no Uruguai, sai Nandez.

77' Guerreiro outra vez por cima

Canto na direita de Quaresma, a bola viaja até Raphael Guerreiro, que volta a ensaiar o remate de longe. O resultado é o mesmo. a bola passa por cima da baliza de Muslera.

MOMENTO-CHAVE

73' Entra André Silva

Segunda mudança na selecção portuguesa. Sai Guedes, entra André Silva. O Uruguai também mexe. Sai Cavani, entra Stuani. O autor dos dois golos do Uruguai está lesionado e com gelo na perna.

71' Cavani vai sair

Edison Cavani está fora das quatro linhas e a pedir substituição.

69' Portugal perto do empate

Muslera deixa fugir uma bola e Bernardo Silva, com via livre para a baliza, atira por cima.

MOMENTO-CHAVE

65' Entra Quaresma

Primeira alteração na selecção portuguesa. Sai Adrien Silva, entra Ricardo Quaresma. Antes, já o Uruguai tinha feito a primeira alteração, com a entrada de Christian Rodriguez.

Segundo de Cavani

Os uruguaios são perigosíssimos no contra-ataque. Bola perdida a meio-campo, vai ter a Cavani, que faz o segundo. O avançado do PSG é um predador de área e remata de qualquer lado. Já vai em dois golos no jogo.

MOMENTO-CHAVE

62' Marca o Uruguai

60' Portugal por cima

Este início de segunda parte será, talvez, o melhor período de Portugal em todo o Mundial. O reposicionamento da linha avançada, com Cristiano Ronaldo a ponta-de-lança, mais o apoio de Bernardo Silva um pouco atrás, está a resultar.

MOMENTO-CHAVE

Marca Pepe!

Canto curto, Raphael Guerreiro mete a bola na área e Pepe, livre de marcação faz o golo do empate. A selecção já tinha dado alguns bons sinais perante um Uruguai mais na expectativa, mas acaba por furar a muralha sul-americana num lance de bola parada. A primeira consequência do golo do empate é: Quaresma já não vai entrar.

MOMENTO-CHAVE

54' Golo de Portugal!

Vai entrar Quaresma

Será a primeira alteração promovida por Fernando Santos.
 

50' Sinal de vida de Portugal...

... que resulta em canto. A bola chega a Raphael Guerreiro que ensaia um remate de fora da área. A bola sai por cima da baliza uruguaia.

MOMENTO-CHAVE

Recomeça o jogo!

Sai o Uruguai.

União antes do regresso

Antes de regressar ao relvado, Cristiano Ronaldo junta a selecção portuguesa numa roda. Já estão todos no relvado e ninguém muda.
 

Vamos aos números

Mais posse de bola e mais remates para a selecção portuguesa, mas é o Uruguai quem está no comando do marcador.

Cavani faz a diferença

E as coisas não estão nada famosas para o campeão europeu. Portugal não entrou mal no jogo e até tem conseguido ter alguma bola, mas raras têm sido as aproximações com perigo à área dos sul-americanos. O Uruguai também não tem atacado em quantidade, mas têm-no feito em qualidade e está na frente graças a um entendimento perfeito entre Suárez e Cavani, com o avançado do PSG a ser o autor do único golo do jogo até agora.

MOMENTO-CHAVE

Intervalo em Sochi

Godín despeja a bola para a área portuguesa, onde Cavani ainda consegue ganhar perante fraca oposição de Ricardo e remata ao lado da baliza de Patrício. Logo a seguir, o árbitro apita para o intervalo.

45' Vão jogar-se mais dois minutos

42' Canto para Portugal

Finalmente acontece alguma coisa no ataque português, com Ronaldo a conseguir ganhar um canto. Entretanto, Suárez está no chão a queixar-se da cabeça após um lance com Guerreiro.

32' Contra a barreira

Ronaldo fez tudo o que costuma fazer, incluindo puxar os calções para cima, mas a bola parou na barreira.

31' Livre frontal para Portugal

26' Livre para Portugal...

... que cria algum perigo, mas não muito. João Mário mete a bola na área, mas William não chega à bola e o lance perde-se.

MOMENTO-CHAVE

22' Grande defesa de Patrício!

Luis Suárez é quem vai marcar o livre. A bola ultrapassa a barreira e Rui Patrício vai buscá-la junto ao poste esquerdo.

19' Portugal vai-se aproximando...

... mas sem criar perigo evidente. A pressão no meio-campo tem resultado e a selecção vai conseguindo levar a bola até à área, mas o Uruguai, que ainda não sofreu golos no Mundial, defende muito bem. Entretanto, há um livre perigoso favorável aos sul-americanos.

14' Perda de bola no meio-campo...

... e perigo para Patrício. Adrien falha um passe para William, Suárez aproveita e vai directo para a baliza, mas Fonte consegue fazer o corte.

11' Portugal muito perto

Canto curto, Raphael Guerreiro mete a bola na área a José Fonte cabeceia sem que ninguém apareça a fazer a emenda. Uma boa reacção portuguesa ao golo sofrido.

Marca Cavani

Foto
REUTERS/TORU HANAI
E a dupla atacante do Uruguai começa a fazer estragos. Suárez vai para cima de Ricardo Pereira, faz o cruzamento e, na pequena área, Cavani faz o golo.
 

MOMENTO-CHAVE

7' Golo do Uruguai

4' Canto cedido por Fonte...

... que não cria grandes problemas. A selecção portuguesa tenta sair em contra-ataque, mas Cristiano Ronaldo é derrubado por Torreira. Na sequência da jogada, Ronaldo faz o seu primeiro remate no jogo, mas o remate sai fraco e à figura de Muslera.

2' Bom início de Portugal

A bola circula junto à área do Uruguai, chega até João Mário, que faz o cruzamento e Bernardo Silva cabeceia por cima.

MOMENTO-CHAVE

Começa o jogo em Sochi!

Adversários no Mundial e na liga espanhola

Diego Godín e Cristiano Ronaldo, os capitães, já estão habituados a ser adversários na liga espanhola. O central uruguaio joga no Atlético Madrid, Ronaldo é do Real.

E agora, o hino português

Vamos aos hinos

Primeiro o do Uruguai.
As equipas já estão à boca do túnel de acesso ao relvado. Portugal vai jogar todo de branco.
A selecção nacional nunca perdeu com uma selecção sul-americana na fase final de um Mundial de futebol. Nos dois jogos que disputou, ambos com o Brasil, venceu um (1966) e empatou outro (2010).
Portugal tem vários jogadores em risco de não poderem jogar o próximo encontro devido a cartões amarelos. Raphaël Guerreiro, Cristiano Ronaldo, Adrien Silva, Bruno Fernandes, Quaresma e Cédric.
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, vai assistir ao jogo em Sochi.
Na equipa portuguesa, as dúvidas em torno da condição física de William Carvalho dissiparam-se e o médio vai mesmo ser titular. De regresso ao "onze" estão também Gonçalo Guedes e Bernardo Silva. Já a inclusão de Ricardo Pereira é a grande surpresa da equipa nacional, deixando Cédric no banco de suplentes.
Já Óscar Tabárez poderá utilizar durante a partida os seguintes jogadores: Campaña, Martin Silva, Guillermo Varela, Coates, Carlos Sánchez; Cristian Rodriguez; De Arrascaeta, Stuani, Gaston Silva, Maxi Pereira, Maximiliano Gómez; Urretaviscaya.
Na equipa de Portugal, Fernando Santos terá no banco de suplentes os seguintes jogadores: Anthony Lopes, Beto, Cédric, Bruno Alves, Ruben Dias, Mário Rui, Manuel Fernandes, João Moutinho, Bruno Fernandes, Quaresma, Gelson Martins e André Silva.
No Uruguai, a equipa titular é a seguinte: Muslera; Cáceres, Giménez, Godín e Laxalt; Torreira; Nández, Bentancur e Vecino; Cavani e Suárez.

MOMENTO-CHAVE

William a titular, tal como Ricardo

Já há "onzes" oficiais. Portugal vai jogar com a seguinte equipa: Rui Patrício; Ricardo Pereira, Pepe, José Fonte e Raphael Guerreiro; Bernardo Silva, William, Adrien Silva e João Mário; Gonçalo Guedes e Cristiano Ronaldo.
A partida desta noite, entre o Uruguai e Portugal, vai também colocar frente a frente dois dos melhores jogadores da actualidade. Entre os uruguaios sobressai Luis Suárez, cuja vida Paulo Curado já contou nas páginas do PÚBLICO. Entre os portugueses o destaque vai para Cristiano Ronaldo, um jogador com um peso enormíssimo no desempenho da selecção nacional mas que, tal como Fernando Santos referiu antes da partida desta noite, não ganhará nada sozinho.
O jornalista Nuno Sousa analisou no PÚBLICO a forma como o Uruguai joga, tentando antecipar as dificuldades que a selecção nacional irá enfrentar.
O vencedor do jogo desta noite já sabe com quem terá de lidar nos quartos-de-final da competição: a França. Os gauleses derrotaram a Argentina por 4-3 no primeiro jogo dos oitavos-de-final e estão à espera de uruguaios ou portugueses. No caso de ser Portugal a apurar-se, a partida que se vai disputar no dia 6 de Julho será uma reedição da final do último Europeu, quando os portugueses venceram por 1-0, com um golo no prolongamento de Éder, conquistando o seu primeiro título continental.
Boa tarde. Começamos agora o acompanhamento ao minuto do jogo entre o Uruguai e Portugal, dos oitavos-de-final do Mundial de futebol.
Portugal chega aqui após terminar a fase de grupos no segundo lugar, atrás da Espanha, com quem empatou e à frente do Irão e de Marrocos. Já o Uruguai, foi primeiro do seu grupo, superiorizando-se à Rússia, à Arábia Saudita e ao Egipto.
13 comentários
Ordenar por 
João Ferraz
Se o Senhor Fernando Santos está triste,não é o unico mas se analizar o jogo jogado,verificará que não mereciamos melhor.Não jogamos para vencer.Os melhores do mundo nem sempre estão nos seus melhores dias e o rendimento é menor e o resultado é negativo. Nem sempre se vence e o Uruguai mereceu. Mas VIVA PORTUGAL.
GostoResponder71 h
Sofia Nunes
epá se fosses dar uma volta ao bilhar grande é que fazias bem , dispensamos comentários como o teu , és expert na matéria , aliás tens pinta de ser expert em todas as matérias , vai passar férias ao uruguai e desaparece
GostoResponder439 min
João Ferraz
Sofia Nunes Cada pessoa tem sua opinião ou sofre à sua menira...Sou português,não sou sábio mas tambem não sou cego. Gostava que Portugal vence-se.Mas no desporto também se perde... Ou não?
GostoResponder27 min
Marcos Pereira
Não sei o que foi pior... se foram os 4 cairem ao mesmo tempo na grande área do Uruguai ou aquela abecula falhar com a baliza aberta...
GostoResponder21 min
Denise Aytekin
Choram os nossos jogadores e choram os corações dos portugueses. Demos show de bola na segunda parte, mas pagámos a fatura de uma primeira parte letárgica. O Fernando Santos fez um péssimo trabalho, não é num Mundial que se levam "os putos à escola", o CR andou a maior parte do tempo a jogar sozinho durante todo o Mundial, o Quaresma entrou tarde demais. O Uruguai não jogou mal, mas também não jogou bem. Houve claramente ajuda do árbitro hermano...
GostoResponder448 min
Marcos Pereira
3 faltas a nosso favor, duas delas que se tornaram pontabé de baliza para o Uruguai e o Ronaldo ainda levou amarelo por dizer a verdade... aquele árbitro precisa de ficar uns meses sem os joelhos.
GostoResponder19 min
Fernandez Bucetta Eduardo
LA LEYENDA CONTINÚA!!!! la celeste del alma logró que nuevamente el sol iluminara nuestro cielo celeste. 3 millones de almas lloran de angustiosa alegría porque el fútbol es parte de nuestra identidad nacional. Sin ruidos, sin marketing, casi en silencio un equipo con humildad logró pasar nuevamente de fase, estamos a 3 partidos de la quinta estrella. NO IMPORTA SI SE GANA EL CAMPEONATO, YA SE GANÓ POR MORAL, POR ACTITUD, ESTAMOS TODOS FELICES!!!
Edu Ferreira
Buceta ...kkkkkk
GostoResponder32 min
António JS
Se o treinador os pusesse a jogar com a tática correta e com os jogadores corretos, provavelmente não estariam a chorar.
Conclusão: a responsabilidade do choro é das vistas curtas do selecionador.
GostoResponder1 h
Marcos Pereira
Tirando as 3 faltas roubadas descaradamente por um árbrito sul-Americano que não devia estar autorizado arbitrar aquele jogo segundo as leis da FIFA e a quem eu partia as pernas e os braços como um sorriso se pudesse, Portugal não fez nada de jeito... ao ponto de 4 macacos caírem ao mesmo tempo e um falhar com a baliza aberta... e por favor, APRENDAM A JOGAR SEM O RONALDO E A NÃO PARECEREM ZOMBIS DURANTE A DEFESA. Fernando, tira o Ronaldo da equipa durante uns tempos se queres que essas abeculas aprendar a jogar futebol sem serem fussos e invejosos.
GostoResponder31 h
Efraín Maciel Baraibar
Mi amigo portugués, se debería tener un poco de autocrítica y no desmerecer el triunfo de un adversario leal...además para su conocimiento, el árbitro no es sudamericano y si norteamericano, porque México integra América del Norte. De todas formas, Portugal tiene una gran selección. Esto es Deporte.
Responder61 h
Graciete Salvado
Efraín Maciel Baraibar Sim, é desporto. Se é uruguaio, parabéns. Marcou golos, mereceu.
Responder50 min
Marcos Pereira
Efraín Maciel Baraibar México é America Latina, não América do Norte... segundo, não é a primeira vez que este árbitro faz isto. Terceiro, as faltas roubadas são falta de desportivismo e uma clara parcialidade de um árbitro horrendo, fosse para que lado fosse - neste caso foram faltas que eram a favor de Portugal. Nunca disse mal da equipa do Uruguai, pelo contrário. o segundo golo foi espetacular e a equipa é claramente superior. Estava organizada, os jogadores jogavam em equipa.. A equipa Portuguesa não presta, não tem organização, são invejosos, descuidados, preguiçosos e peneirosos. Queres um exemplo de uma equipa que merece ganhar? Japão. Têm respeito pelo adversário e desportivismo...
Responder22 minEditado
Graciete Salvado
Há muita gente a chorar, não só os jogadores e não só em Portugal.
GostoResponder153 min
Maria Nova da Fonte
A equipa com que Portugal terminou este jogo, devia ter sido a equipa-base durante todo o Campeonato.
Mas Fernando Santos sabe muito mais do que eu, pese embora me pareça ser teimoso, tal como o foi Scolari.
Mas o desporto é saber ganhar e saber perder.
Daqui a 2 anos, daqui a 4, teremos uma grande selecção, embora a classe e o talento de Ronaldo venham a fazer muita falta quando tiver de deixar de dar o seu contributo directo em jogo.
Mas, e apesar de tudo...

VIVA PORTUGAL !
GostoResponder156 min
Carlos Madureira
Em 4 jogos, só 1 vitória não dava para campeões mundiais!
Maria Patrocinio
está mais que provado que o Ronaldo marcado em cima nao joga e nem da a jogar..Sendo assim Portugal perdeu contra os dois melhores pontas de lança do MUNDO...
Duarte Manuel
Fernado Santos desempara a loja és muito fraquinho como treinador.
Glória Martins
A jogar tinha sido melhor ...
Maria Silva Ferreira
:-(((((
GostoResponder1 h
Lucinda Pimenta
Qual o jogador que marcado em cima como o foi o melhor do mundo consegue jogar? Há que ter honestidade na análise e não pedir o impossivel.
Responder45 min

Sem comentários: