sexta-feira, 29 de junho de 2018

COISAS DA RENAMO (RESTOS MORTAIS) E SUA DIABETES BELICISTA



COISAS DA RENAMO (RESTOS MORTAIS) E SUA DIABETES BELICISTA

By: Aires Marhulane Tivane
Parte I (Factos Reais)

Eu sou um jovem moçambicano de 32 anos de idade buscando singrar na vida. Terminei a pouco o curso Ciência Política na UEM, além de biscatos de dar aulas, me envolvo em tantas causas sociais para garantir o meu sustento e outras necessidades básicas. Perdi meus pais ainda pequeno a crescer com os meus tios. Estou a batalhar para ver um dia minha vida melhorar. Sinto me na obrigação de ajudar a desenvolver a política do meu país. O desemprego e o desafecto dos meus familiares me afecta directamente mas, como Deus é meu refúgio, sobrevivo. Tomara que ele estenda a sua mão para abençoar a sua excelência o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi e toda sua comitiva.

A poucos meses fui convidado por um jovem resistente, isto é, da RENAMO para começar uma vida política ativa de acordo com os intentos da mesma agremiação. Fiquei muitos dias pensando bastante nessa possibilidade pois, sempre conotei a RENAMO como um partido de "bandidos armados" e tão pouco pensariam na possibilidade de unir o povo tal como fez a FRELIMO. Talvez, esteja enganado mas, não sei porque sinto esta recusa natural de me filiar ao partido dos "matsangas". É como se eu estivesse a invalidar o meu certificado de licenciatura, ainda por cima, a desfazer o dossier mestrado que irei começar em 2019.
Demorei tantos meses a procurar entender porquê eu filho de pais de Gaza, em Chibuto, não conseguia penetrar no coração dos Renamistas e começar a me destacar porque pujança tenho de sobra. Tanto que fiz o curso sem 1cadeira em atraso.
Certo dia, teria acordado murcho e sem "felling", tanto que, passara 2dias depois da morte do líder da RENAMO, daí pensei, será que Dlhakama ressuscitou para me atazanar e me empurrar à RENAMO? Ou foi uma visita inesperada de meus pais que teriam tentado contacto comigo sem êxito? Ou um " mapsanga descontente para me tornar belicista? Não sei mas não me sentia bem aquele dia.

Doravante, procurei uma tia (irmão do meu falecido pai, que Deus o tenha) para desabafar o descalabro psicológico que me atormentava. Cheguei á casa dela na Matola 700, numa casa humilde sem reboque nas paredes e um chão quase débil como a estrada da av. de Angola. Depois das honras da casa, "ku rungulissa ndzava", serviu-me um chá para me questionar rapidamente o que me apoquentava porque se via de cara que eu estava pálido e perplexo, murcho como uma flor do deserto. De seguida, puxou o "xirharu" (ralador) a sentar se ao mesmo nivel de altura comigo porque o bloco de cimento e a esteira destoavam a sintonia. Depois da saudação (Moyini kupfuka?) Como está?, bla, bla, bla... me olhou no fundo dos olhos e perguntou: "Una yini?" (o que tem?). Acrescentou: "Ingui ho vagua nhana" (pareces doente). Nem força tive de questionar a razão daquela pergunta porque sai de casa sem sequer me espelhar, na pressa de me desfazer do auto-caos e destroços mentais.
A chavena nas minhas mãos parecia que ia despencar de tanto espanto que me causara a advinhação da simpatica tia. Engoli a agua quente com açucar não sentia. Coloquei a chávena na mesinha de bambú bem devagar sem errar o pires cinzento. O meu olhar trémulo se encheu de esperança, porque encontrara um recipiente para despejar todas as minhas lamentações. Aspirei ligeiramente e comecei a lhe contar o que estava a se passar comigo.

Depois de tanto bla-bla-bla, eu disse: "...loko nilava ku nguena RENAMO, tivalo to bandlhukana" (quando quero aderir a RENAMO, meu coração se inquieta).
Na verdade mais do que mau estar eu dormia me sentindo perseguido por um espírito mau como se minha escolha estivesse a demorar ou ter tardado porque não via a hora de começar a militar no partido dos capangas de Matsangaissa e Dlhakama, e mudar minha vida, tão facil como parece.
Enquanto contava sobre meu estado "cataclitico", os olhos da titia não piscavam um momento sequer reparando para mim que por fim, terão piscado uma vez fazendo descer lágrimas reais, que não me deixou terminar de contar o que me sucedera. Ultimei apenas dizendo: "...loko papai na mamane avari kona aswingata humelela swaku tani"(se meus pais estivessem em vida não estaria a sofrer assim).
O choro da minha tia contaminou minha mente e choramos juntos por longos minutos sem falar nada. Depois dos instantes de sofrencia minha tia começou com as aquelas explicações "metasociais" que me acostumara, mas, mais inusitadas desta vez:
"lava vanga hi siya va hanha ka mbilu ya munwana ni munwana, ava fangue!" (os que nos deixaram, não morreram mas vivem no coração de cada um de nós)
Continuou ela com um tom mais grave olhando para mim: "O teu pai era um homem bom. Um agricultor invejado e possuia muito gado. A tua mãe era uma das moças mais belas da região de Caniçado em Chibuto. Vivíamos felizes quando fora proclamada a independência, nossa produção triplicou porque havia trabalho no sistema de "evacuação". A fome ja estava quase no fim em 1989. Você era uma criança feliz por isso que lhe apelidaram de "Marhulane" que significa "paz".
Enquanto ela contava isto, eu sorria imaginariamente como se revivesse com a minha mãe me dando papa de milho na boquinha. Me emocionei bastante porque jamais teriam me contado a causa de morte dos meus pais segundo contavam era para não constragir o meu crescimento, também eu nunca me interessei porque reiteraram que foi um dos pedidos do meu pai. Que eu soubesse disso quando fosse homem maduro, mais preparado para ouvir. Mas, o semblante da irmã de meu pai sinalizava uma espécie de "é chegada a hora".

Me dispus a ouvir mais sobre a minha humilde história, que parecia me desviar do centro da coisa RENAMO. Talvez não! A tia continuou a contar:
"A fambo lowu ahile ka wona sê utxintxa" (as coisas tomaram um novo rumo). "Hi twa swaku mapswanga sê u nguenile ka muganga wa Ximbutso" (ouvimos que a RENAMO invadiu a região de Chibuto)
Acrescentou ainda: "A RENAMO invadiu para matar e castigar pessoas que são deste pais. Choramos a morte de nosso pai Samora Machel, no ano que tinha passado, em 1986, para derepente vivermos um banho de sangue."
"A RENAMO va lhaya a swihari swa nuova" (RENAMO são animais do mato) "Vadlaye vanu ni vanu, vaku kala nandzu, machaka ya hina mahelile hi nkwawu" (A RENAMO matou muitos civis inclusive a nossa familia.)

Rapidamente comecei a entender que o paraiso que vivia com meus pais fora obstruido pelos homens da RENAMO. Senti uma raiva de esganar o amigo que me convidou a aderir aqueles bandidos "matsangas". Mas, a pior parte estava para ser rematada, continuou contado a minha 2a mãe:
"Nessa guerra de desestabilização, o teu pai foi obrigado a escolher entre manter relações sexuais com a mãe dele (tua avó) ou então, seria decapitado aos olhos de todos nós que o amavamos. Já a tua mãe devia escolher pilar a ti e cozinhar na panela ou ela seria violada por aqueles fedorentos da RENAMO que não se importavam com a sua morte."
Quando ouvi isto, a raiva me induziu a partir a chávena com uma chapada de limpar a mesinha de bambú. Coloquei as mãos na cabeça e chorei muito, mas, um chorar com raiva, muita raiva. Estava nervoso porque estava prestes a tomar uma decisão errada que condenaria todos os meus descendentes e um sucessivo azar. A RENAMO, os bandidos armados mataram meus pais e toda família.

Ficamos uns minutinhos até eu perguntar um dado que me parecia obvio: "Qual foi a escolha deles?"-perguntei dolorido para angariar mais subsídios da minha pobre vida.
"Tua mãe gritou: 'Façam o que quiserem mas, deixem meu filho viver. Deixem meu filho viver-repetiu a sua mãe.' De seguida arrastaram sua mãe sem piedade para dentro do celeiro de milho onde acantoraram o teu pai depois de brutamente espancado, amarraram-no em cordas com braços para trás."
"Swinwane swa karhata kulhaya." (outras coisas são difícil de contar)
Vi a tia ficar visivelmente destroçada e amargurada com aquela situação que mal conseguia falar. Retorquí ela, com um abraço e lhe tranquilizei que eu sou forte para ouvir todo drama fúnebre. Pensei por dentro: "já estou no chão, daqui já não caio mais."

Ela acalmou-se ligeiramente e continuou:
"Tua mãe foi abusada sexualmente em frente de seu pai, que pediu para o livrarem logo daquela dor sem culpa nenhuma, pediu para o matarem logo porque ele não suportava aqueles pretos nojentos dos 'mapswangas' abusar da tua mãe nas vistas. Ele chorou de raiva gritando: 'mutahaquela kuvava' (vão pagar caro por isso). As bofetadas daqueles cachorros vira-latas ele nem sentia. Morreu gritando, mesmo sem fôlego insultou os sem escrúpulos. De seguida um daqueles filhos da p... dos xingondos, diziam que são mandaus de Chibabava, a sangue frio e devagar, arrancou a cabeça de seu pai. Porque fechou os olhos para não ver a pratica nojenta com sua mãe. Mais de trinta homens fazendo e desfazendo, o teu pai recusou também praticar relações sexuais com sua propria mãe (sua avó). Que momentos antes da morte terá sussurado ao seu tio, para te batizarem na campa dele ("loko nifile tekane Marhulane a sirheni lamehe, sê muphalha kuva ni muvikela swo biha"). Se me matarem, levem Marhulane a minha campa para o defender de todos males. O seu pai acrescentou: "mu yisseni xicolueni a ta kuma minkateko", "levem no à escola para adquirir benefícios sociais."

Eu ja não aguentava mais ouvir aquela toda porcaria que os belicistas de Chibabava da RENAMO fizeram com meus familiares. Continuei a chorar mas, senti o peso da escolha Renamista se desfazer na minha alma. A imagem de papai Noel da democracia se tornou papai do caraças, o eldourado da figura "renamista" se dissolveu rapidamente que não me importaria com qualquer mal que a FRELIMO perpertrasse, eu ja era FRELIMO, meus olhos ja vermelhos de ódio. Confirmei por dentro a minha identidade política até a minha morte como "FRELIMO". FRELIMO serei!
O casamento com este glorioso partido começara naquele momento que não me veria sequer a me perder nos MDM's infantis ou PIMO's escovinhas. São belicistas que jamais teriam vontade política de bem comum, justiça ou paz. Mataram a minha familia e tantas outras famílias moçambicanas.

Este é um relato real de acontecimentos que me fazem questionar:
Sendo ainda a RENAMO um partido armado (não está em paz consigo própria) vai conseguir dar paz a qual moçambicano?
Quando todos eramos da FRELIMO, a RENAMO não era FRELIMO? E hoje não se beneficia dessa independência que a FRELIMO trouxe?
O lider da RENAMO morreu lá, no mato onde ele começou as ideias de matar e desestabilizar o país. Ele achava que ia ser herói? Ou é um belicista, cão de guerra, o açucar da guerra o vitimou. Achava que não ia morrer?
Os herois são sa FRELIMO, porque quando proclamaram a independência todo povo moçambicano era FRELIMO. A FRELIMO democratica que conhecemos. Ja que história é esaa de matar seus irmãos e querer ser pai da democracia?
Se os belicistas da RENAMO nos provaram a capacidade de matar civis na N1(guerra das hostilidades militares) viajando para o norte ou sul, pode mudar a ordem política do dia?
São cães que tem sede de estar no poder para roubar, matar e destruir. Os factos não mentem. RENAMO é um partido de guerra, nãi se iludam em colocar o poder nss mãos de quem matou milhões de moçambicanos.

Talvez esta história veridica identifique-se com muitos moçambicanos que perderam o seu maior tesouro (família). Perdi tudo na vida por causa desses filhos da p... Dizimaram vidas para cantar democracia (que se fodam todos voces)
Inventam histórias sem nexo para se manter no poder, mas, está escrito, o sangue de milhões de moçambicanos que eles ceifaram escreveu que jamais seremos governados por aqueles que são contra nós.
TE ODEIO DLHAKAMA TOMARA QUE MORRA SETE VEZES NO INFERNO ONDE ESTÁS, FILHO DA P...
By: Aires Marhulane Tivane




GostoMostrar mais reaçõesPartilhar

Comentários

Cristina Ussene Senhor tem piedade do autor deste texto, e tenha em Seu descanso Eterno, o Teu filho. Com ou sem a morte é certa. Todas guerras matam, não há guerra Santa.
Os familiares deveriam processar o autor desta novela, ou seja desta mensagem.Gerir


GostoMostrar mais reações · 1 dia(s)

Edite Juliao Cossa acho que nao leu o texto como deve ser. Terminou de ler para perceber a fundo de que se trata? ou vem comentar soGerir


GostoMostrar mais reações · 1 dia(s)

Matambo Fernando Janasse Ne sabe uk publica tem nada ver uk vc xcreveu d kasa dle e na tua kasa pisa n ar? E tem predio,Gerir


GostoMostrar mais reações · 1 dia(s)

Pedro Gabriel Pedro Gabriel Parabens pela novela, es um grande actor. Me parece que a campanha ja começou. Mas lembrem-se que os verdareiros politicas sao aqueles que apresentam o melhor projecto da sua governaçao, é isto que o povo quer, nao injurias, defamaçao, acusaçoes, calunias e insultos.Gerir


GostoMostrar mais reações · 1 dia(s)

Bento Muicha Tomeiua ACADEMICO?Gerir


GostoMostrar mais reações · 19 h

Vasco Pedro Francisco Continua lambendo bota nem emprego teras.ideias pessimista fungula masso

Malo Malo Longa historia mano , escreveu mesmo raivado e chorando vejo algumas falhas na escrita mas deu a entender, mais força ....Gerir


Gosto · 1 dia(s)

Vubil Construções Se ser conquitado com uma mulher e vc nao lhe kerer, nao se devulga. Um dia se ter o mesmo problema onde esta hoje. Vai ter k devulgar tambem. Nao se faz isso.Gerir


Gosto · 1 dia(s)

Joaquim António Zandamela Assim, se Vinil Construções fazer mal as suas obras ñ se deve dizer ? Aliás, porque se divulgou sobre dívidas ocultas? É porque é crime ñ é? Também matar é. Até porque foi crime matar, antes de ser crime contratar dívidas ocultas.Gerir


Gosto · 1 dia(s)

Vubil Construções ,Zandamela bom dia camaradaGerir



Gosto · 1 dia(s)

Vubil Construções



TENORGerir


Gosto · 1 dia(s)

Maldonado Pedro Januario filhos da p*tas esse da renamo...Causa me uma revolta ao ver gente idolatrando esses bandidos.
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)

Anselmo Fernando Moiane AMINHA FIMILIA TINHA MUITAS CABECAS DE GADO OS DIABOS LEVARAM TODO E QUEIMARAM TODAS AS CASAS
3Gerir


Gosto · 1 dia(s) · Editado

Anidia Tacaiana tem jeito para escrevervmas nao me convenceu... romancista sem assunto... nao vou responder a insuktos...
2Gerir


Gosto · 1 dia(s)

Jorginho Alexandre Agimo Agimo Sem comentários todos são do mesmo saco.
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)

Joaquim António Zandamela Este texto na verdade relata coisas que aconteceram com muitos de nós. Eu particularmente sempre disse que a Renamo soube se virar para merecer confiança da geração pós guerra dos 16 anos porque estes ñ viram isso tudo. Mas isso levou anos e só tornou se possível esta aparente aceitação graças a certos erros de palmatória cometidos pelo governo do dia. Ainda assim a Renamo o mínimo que devia fazer era distanciar-se das armas definitivamente porque se voltar a cometer os mesmos erros, depois terá que ficar uma geração para voltar a consquistar alguma aceitação de novo.
3Gerir


Gosto · 1 dia(s)

Pascoaljose Simango Sem comentários..
A mensagem transmitida não tem sentido.
Espero que a pessoa.. que escreveu.. pensasse bem...
A romântica que queria escrever..
Com tanto odeio.. que escreveu..
Não entende da política..nem do assunto..
2Gerir


Gosto · 1 dia(s)

Jorginho Alexandre Agimo Agimo Com certeza
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)

Pedro Navaia Navaia Apoiado, é um lambebota.Gerir


Gosto · 1 dia(s)

Melita Alice Lambibota de quintaGerir


Gosto · 20 h

Anselmo Fernando Moiane O que tem haver a politica com verdade historica ?
Este texto esta cheio de verdades
2Gerir


Gosto · 20 h

Nanalberto Mpike VERDADES BANHADOS COM O LAMBEBOTISMO E APIMENTADO COM A BURRRRRRRRRRRRRRRICE. Nen sei pork q estudou, e pena q ainda vai estudar prk so vai lhe e.burecer ainda mais.Gerir


Gosto · 10 h

Anselmo Fernando Moiane Chamar os outros de lambebotas e burros é esse seu argumento para rebater acrueldade da renamo durante a guerra expressa aque em forma de texto?
Se voces sao realmente democratas porque se chatear tanto assim so por alguem falar o que lhe vem na alma que por sinal é sentimento de muitos mocanbicanos ?Gerir


Gosto · 6 h

Elton Yuri Macamo Em tempos de pré-campanha vale tudo
2Gerir


Gosto · 1 dia(s)

Edite Juliao Cossa O autor do texto, nada mais fez que relatar o que lhe vinha a alma, e voces senhores sabe tudo o criticam por se expressar livremente. Ele fez uma escolha segundo suas vivencias e experiencias, o que nao e motivo para lhe condenar.

Concordo plenamente contigo Joaquim António Zandamela, nos jovens dos ano 90 pouco ou nada sabemos do que aconteceu e quem e a real Renamo, pois os que sabem, nao falam devido a dor que isso lhes causa.
E nos dos 90, caimos na onda de criticar meramente os erros cometidos pelo governo que nos esquecemos de procurar saber de onde viemos e quem somos. Se abandonar-mos a doenca da critica sem fundamento para a pratica de apresentacao de solucoes, estariamos em outro nivel.

Renamo nunca foi opcao, apenas aparece como resposta a nossa incapacidade de fazermos por nos mesmos.
4Gerir


Gosto · 1 dia(s)

Joaquim António Zandamela Certo, até porque ñ está errado esta geração optar pela Renamo ou outro grupo político, o erro mesmo é pensar que a Renamo sempre foi um mar de rosas.
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)

Helder Ngungulo Não é fácil ler isso depois não derramar lágrimas. Todos nós fomos afectados pela renamo. Por culpa da guerra perdi meus bisavós sem conhecer
3Gerir


Gosto · 1 dia(s)

Isac Jose Antonio Janeiro Os outros continuam a castigar o povo moçambicano com as dívidas!Gerir


Gosto · 1 dia(s)

Joaquim António Zandamela Isac Jose Antonio Janeiro se tivesse que escolher, certamente que escolhia dúvidas.Gerir


Gosto · 1 dia(s)

Anidia Tacaiana eu nao passei por isso portanto não digam todos .lamento pelos aí passaram por issoGerir


Gosto · 19 h

Anidia Tacaiana Mais ainda, se tivessem aceitado dialogar logo no início nada disso teria acontecidoGerir


Gosto · 19 h

Reginald Carlos Vota renamo,elecoes a vista tudo vale, nb:durante a guerra ambas partes fizeram muita ***mrda,mas......
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)

Almeida Francisco Madeira Madeira Na verdade doe saber que protagonistas de alguma infelicidade a que estamos sujeitos reinem em nossa volta. Nao consigo perceber realmente quem mata a quem numa guerra. Que destroe o que e de quem na guerra. Temos de diferenca alguma dezena de anos em relacao ao missionario destas palavras. Esta de parabens pelo teu desabafo. Voce me faz lembrar o fatidico dia em que as nossas gloriosas FPLM foram desalojar as tropas da Renamo que tinham oucupado a minha vila natal la na Zambezia( Morrumbala). Conta a historia de luta que foi la onde se experimentou a famosa arma de 40 canos. Estavamos refens,nao eramos de ninguem pelos vistos, os que fugiam da vila por causa da aproximacao dos estrondos eram mortos por alegadamente serem da Renamo. Lembro me de como morreu minha cunhada com gravidez de 8 meses,apertada entre bambuns e aos olhos de nos menores chorando sem rumo.Dizia o comandante..."nao gastem balas,apertem lhe entre os bambuns a ver se ela vai dar parto a um novo matsanga" e foi assim uma vida na guerra. Os que fugiam para a vila, mesma coisa. Mortos a coronhadas de AKM que se moviam em maos de gente sem escrupulo. Hoje me pergunto: Quem matou e a quem na guerra? A resposta esta em cada um de nos. Anima me o meu Presidente da Republica, inagualavel,que tudo faz para trazer na mente de todos Mocambicanos uma verdadeira reconciliacao, na guerra morrem todos.
4Gerir


Gosto · 1 dia(s)

Arsenio Renato Onde lutam dois leões quem sofre é capim,por isso não vejo razões de continuarmos com esses papos furados,se calhar foi a Frelimo que obrigou a Renamo fazer isso do mesmo jeito que lhe obriga no atual para fazer mesma coisa
6Gerir


Gosto · 1 dia(s)

Chimene O Próprio Gostei da sua abordagem. Muito racional e analítica
1Gerir


Gosto · 18 h

Antonio Guilherme Ferreira Triste historia, mas veridica. Esses filhos de uma egua ceifaram vidas de muitos moçambicanosGerir


Gosto · 1 dia(s)

Daud Salle Tanto escreveste.... a ciência Politica da qual te formaste nao te permitiu ver a politica nas varias vertentes mas sim na uma onde psicologicamente foste formatado. E um direito que lhe assiste nao gostar de Um partido e simpatisar-se com o outro. Só nao acho que o ódio lhe trará de volta seus enti-queridos pelo contrario. Só lhe vai cegar. Saber perdoar também é saber Amar. Foi preciso lutar pelas diferenças Para que a liberdade de expressão fosse uma realidade hoje! Embora nao queria sem mais delongas questionar o passado... acredito ainda num Moçambique Melhor e incluso a Todas as frentes Politicas e Sociais.
8Gerir


Gosto · 1 dia(s)

Joaquim António Zandamela Só quem ñ foi afectado directamente pode esquecer com facilidade. Assim como hoje, muitos nas cidades defendem que a Renamo deve continuar com armas, mas se perguntar os que estão na zona de conflito, e resposta é outra.Gerir


Gosto · 1 dia(s)

Chimene O Próprio Daud Salle, muito obrigado pelo dito
1Gerir


Gosto · 18 h

Quivi José Faera Na guerra todos matam,vimos o recem terminado conflito as fds tambem fizeram muitas atrocidades.
2Gerir


Gosto · 1 dia(s)

Barros Pinto Sagual perdeste mto tempo a escrever mas nada escreveste,,..
5Gerir


Gosto · 1 dia(s)

Akelino Cerebro Macheque Só sei que faz se política usando todas formas possíveis .
1Gerir


Gosto · 22 h

Vubil Construções Ele tem razao, nao sabe nada da guerra.
1Gerir


Gosto · 22 h

Vubil Construções Anselmo Fernando Moiane, deixa essa parte. Pergunta kem foi military e que lutou a guerra da renamo e a frelimo. Vai te dizer bem k quando a frelimo recuperava os bois carregavam de tractores paa onde?
1Gerir


Gosto · 22 h

Anselmo Fernando Moiane Volta a ler o meu comentarioGerir


Gosto · 20 h

Joaquim António Zandamela Vubil Construções ñ venha com história, deixe a pessoa contar o que lhe aconteceu. Conte também o que aconteceu porque ñ é crime nenhum. Eu por exemplo me revejo neste texto. O texto ñ te impede de apoiar qualquer grupo que seja, apenas respeite o pensar do outro.
1Gerir


Gosto · 20 h

Silu Ch Coitado Aires...Gerir


Gosto · 21 h

Chimene O Próprio CertoGerir


Gosto · 17 h

Melita Alice Não existe guerra onde quem mata é apenas um lado. Frelimo e Renamo são uma porcaria.
2Gerir


Gosto · 20 h

Chimene O Próprio CertoGerir


Gosto · 17 h

Unay Cambuma Tudo bosta sulista frela.
Tanto o autor do texto, como do post são ambos "waliikaias".
Por isso a ideia de se dividir este país não é má.
Definitivamente não somos o mesmo povo.
9Gerir


Gosto · 19 h · Editado

Chimene O Próprio CorrectoGerir


Gosto · 17 h

Angelo Chumane Olha aqui Cambuma! A tua vara é curta demais para me cutucar. Esta é uma evidência historica triste, se tiver alguma contraparticipação evidente e a ser provada pode partilhá-lo também está bem, no seu mural, seja onde for, não lhe vou encomodar. Eu não tenho medo de dizer o que penso, esta bem? Quanto a tua expressão, pode reflectir o status dos teus mandantes, eu não me escondo. O texto, copiei e colei, gira em todas redes sociais.Gerir


Gosto · 17 h

José de Matos Angelo Chumane , este texto ajuda na Paz e Reconciliaçao ?Gerir


Gosto · 4 h

Anjos Maria Anjos Só tretas, numa guerra há sempre maus de um lado e do outro. Numa guerra ninguém é SANTO, PORTANTO METE ESSE CONTO DO VIGÁRIO NO SACO
2Gerir


Gosto · 17 h

Chimene O Próprio CertoGerir


Gosto · 17 h

Chimene O Próprio 1. Abstracto: Fico triste em saber que o autor do texto é licenciado em política. Desde já quero simplesmente ignorar a sua licenciatura. Tenho dito que a humildade é o corpo da modéstia. Antes preferível não falarmos de graus acadêmicos porque isso nos remete obviamente a uma análise minuciosa dos parafraseamentos e quando é assim somos todos cuidadosos.
2. Do contexto: A minha vivência e conhecimento real da história das Forças da Renamo e das Ex- Forças Armadas de Moçambique, hoje Forças de Defesa e Segurança de Moçambique permite-me dizer que todos cometeram o "mal". Nenhuma destas forças beligerantes tem nota positiva. Hoje, o que importa é a criação de condições para acomodar a paz e implantar o "bem"
3. Conclusão: Enquanto tivermos a ausência do amor ao próximo e ambição exacerbada(ganância) não teremos paz efectiva.
8Gerir


Gosto · 17 h · Editado

Jr Chauque Merimão conheces o tal?
1Gerir


Gosto · 14 h

Chimene O Próprio Nada, meu caro
1Gerir


Gosto · 11 h

José de Matos Perfil falso, so podeGerir


Gosto · 4 h · Editado

Almeida Francisco Madeira Madeira Mas um licenciado escreveu isto? Ainda por cima, em ciencias politicas? Por favor, voces outros licenciados, mestrados e doutores, vejam e avaliem o que este jovem escreveu. Se na verdade e um jovem. Digam alguma coisa, diz a dado passo o seguinte: " te odeio dlhakama tomara que morra sete vezes..." sinceramente. Belicista ou nao, quem nao morre na vida? O meu,o nosso Presidente (desculpem, ele diz que e mocambicano, da frelimo como eu,que so tem um Presidente) tambem sente pelos que morrem. Podias ter falado de outra forma, voce ofende a tudo e todos.
4Gerir


Gosto · 15 h

Chimene O Próprio Essa foi Boa observação a outra tem haver com a escrita: Escreveu tanto mas não soube transparecer o dito grau acadêmico porque escreve erradamente. Devia aprender a ortografia e modos de paráfrase. Texto longo com problemas de coesão contextual. Julgo que no lugar de incitar o ódio devia procurar aprender a escrever correctamente a língua portuguesa para dar crédito o grau acadêmico e consubstaciar os jovens formados quiçá despertar atenção ao mercado.
2Gerir


Gosto · 11 h

Melita Alice ESTÁ A PROCURA DE UM ESPAÇO NA POLITICA DA FRELIMO. Mais um que quer comer.
4Gerir


Gosto · 15 h

Lazaro Filimone Pene E vai conseguir, tem performance suficiente para subir na hierarquia do grande Partido...Gerir


Gosto · 2 h

Claudio Damiao Mondlane Se até o proprio presidente da republica tudo faz pela paz efectiva, nao vejo espaço para discusos dramaticos com intuinto de minar a harmonia alcançada. Moçambique têm espaço suficiente para todos moçambicanos.
3Gerir


Gosto · 15 h

Amandio Silverio Luis Devem dar Xuxa este bebé Chorão !
4Gerir


Gosto · 8 h

Joao Inacio Django Cuna posso até estar equivocado, mas hà uma questão que me inquieta se a renamo é o partido que roubava, matava e praticava todas maldades e a frelimo era o partido que sò entrava em cena a defesa do povo porquê no final da guerra os cabecas da frelimo sairam mais ricos do que os bandidos.
4Gerir


Gosto · 6 h

Al-janota Janota respeito muito as suas ideias,mas dizer-me que foste credenciado pela UEM cmo licenciado lamento tanto pelos erros ortográficos. bom vou logo ao k me importa; so foi bom terem matado os teus pais pork eram cmo vc k d certa forma tinha missao d divisionismo. 2o n existe guerra sem matança em nenhuma parte d mundo,quem te garante k a frelimo n fez o mesmo?eles fazim uk outros fazim qd encontravam civis la, alias ate no passado recente em 2012-13 ouvíamos relatos d violacoes. pra terminar em jeito d recado; mbolicao isso vai te doer ainda
1Gerir


Gosto · 6 h

Shankse Han porque não disse logo que "sou da FRELIMO" e parar por ai...

precisava mesmo desse drama...todo...até chorou por ter recebido convite...

vocês que fizerem solicitação de amizade no meu fb...terei ido consultar minha tia antes...caso notem a demora na resposta...
2Gerir


Gosto · 5 h

Lazaro Filimone Pene Kikikikikikakaka!Gerir


Gosto · 2 h

Anjos Maria Anjos Coisas de miudos para dar nas vistas
2Gerir


Gosto · 5 h

Carla Rocha Muitos sofreram nesse tempo, agora é necessário convencermos aos nossos irmãos a entregar as armas que tem, é hora de desenvolvermos o no País, agradeça a Deus meu irmão por não terem te pilado e essa oportunidade que te deram é para saber usar, não perca tempo com pensamentos de vingança e rancor, o País precisa de todos nós.
2Gerir


Gosto · 4 h

Hilton Modesto Kkkkkk
É um licenciado e chorão.
Esse é muito perigoso porque tem espírito de vingança....Ver maisGerir


Gosto · 24 min

Willy Benny O que força o pensar na divisão do país, ao não reconhecimento da causa da resistencia de 1977/1992. Em qualquer guerra se morre!
1Gerir


Gosto · 4 h

José de Matos Carla Rocha, entrgar as armas a quem ? Entregar sem integraçao e despartidarizaçao ? Como assim ?
1Gerir


Gosto · 4 h · Editado

José de Matos Este tipo de postagem e alguns comentarios sao desajustados para a realidade actual e ai im perigo para a Paz e Reconcilia ao nacional!1Gerir


Gosto · 4 h

Carla Rocha Seriam ajustados se relatassem aquilo que você gosta nem?
1Gerir


Gosto · 4 h

José de Matos Carla Rocha, eu gosto de Paz e Reconciliaçao e apoio o cumprimento de acordos! E tu ?Gerir


Gosto · 4 h

José de Matos Alguns frelimistas, e nao so, sao um perigo para a Paz e Reconciliaçao nacional.
1Gerir


Gosto · 4 h

Lazaro Filimone Pene Diria mesmo que a maioria são um perigo para a Paz.Gerir


Gosto · 2 h

Rico Caetano Sinto muito pelos seus pais,mais na guerra tem dessas.Gerir


Gosto · 4 h

José de Matos Carla Rocha, ainda estou a espera da tua pergunta: és a favor da Paz, Reconciliaçao Nacional e cumprimento de acordos ?
As mesmas perguntas para o Angelo Chumane: sim ou nao ?Gerir


Gosto · 4 h

Ocultar 31 respostas


Carla Rocha Responda primeiro a minha questão, quais as postagemns seriam ajustadas para si?Gerir


Gosto · 4 h

José de Matos Carla Rocha , as que apelam para a Paz, Reconciliaçao nacional e cumprimento de acordos!

Tu apoias isso ? Nunca te vi a apoiares isso!
1Gerir


Gosto · 4 h · Editado

Carla Rocha Eu também nunca te vi a fazeres isso.Gerir


Gosto · 4 h

José de Matos Carla Rocha , todos os dias faço isso, nao ando por aqui com perfil falso a fazer propaganda de parrtido como tu fazes!

Vais responder a minha pergunta ou nao ?Gerir


Gosto · 4 h

Carla Rocha Que propaganda fiz?Gerir


Gosto · 4 h

José de Matos Carla Rocha , propaganda frelimista que nao tem nada a ver com Paz e Reconcilia1ao.
1Gerir


Gosto · 4 h

Carla Rocha Será isso? A FRELIMO te encomoda?Gerir


Gosto · 4 h

José de Matos Carla Rocha , estou de olho aberto e tenho memoria! vai com calma, esta berm ? Vais responder-me ou nao ? Eu ja te respondi!Gerir


Gosto · 4 h

Carla Rocha A sou a favor da reconciliação sim, e concordo que a postagem não ajuda muito.Gerir


Gosto · 4 h

José de Matos Carla Rocha , o perfil falso para opiniaos de propaganda que atentam contra a Paz e reconciliaçao incomodam-me muito
1Gerir


Gosto · 4 h

José de Matos Carla Rocha , a postagem nao ajuda, nao é ? Entao vai ver os teus comentarios! Ajudam ?Gerir


Gosto · 4 h

Carla Rocha José de Matos não vi nada no meu comentário que atentam contra a Paz, leia bem e me diga o que há de errado aqui.Muitos sofreram nesse tempo, agora é necessário convencermos aos nossos irmãos a entregar as armas que tem, é hora de desenvolvermos o no País, agradeça a Deus meu irmão por não terem te pilado e essa oportunidade que te deram é para saber usar, não perca tempo com pensamentos de vingança e rancor, o País precisa de todos nós.
1Gerir


Gosto · 4 h

José de Matos Carla Rocha , entregar as armas a quem ? Entao nao foi acordado a integraçao e despartidarizaçao das forças de defesa e segurança ? Estamos a falar de que ?Gerir


Gosto · 4 h · Editado

Anjos Maria Anjos ...Zé já estás a dar muitas abebias. ChegaGerir


Gosto · 4 h

Carla Rocha José de Matos você sabe dizer quem pertence a qual partido nas forças de defesa e segurança?Gerir


Gosto · 4 h

José de Matos Carla Rocha , sei que estao partidarizadas e que foi acordada a integraçao e despartidariza1ao ? Afinal nao sabes ?Gerir


Gosto · 4 h

Carla Rocha Senhor essa partidarização é feita no momento de seleção dos candidatos a essas forças?Gerir


Gosto · 4 h

José de Matos Carla Rocha , as forças de defesa e segurança funcionam como braço armado da Frelimo e o acordo é para integrarem a Renamo em posiçoes de chefiaGerir


Gosto · 4 h

Carla Rocha José de Matos não respondeu a minha questão.Gerir


Gosto · 4 h

José de Matos Carla Rocha , eu respondi, tu é que nao gostas da resposta.

O lider da Renamo respondeu a isso tudo:

"Primei­ro é o enquadramento dos ofi­ciais oriundos da Renamo nas Forças Armadas de Defesa de Moçambique. O segundo pon­to é a integração das forças re­siduais da Renamo na Policia da República de Moçambique, em várias especialidades. E posteriormente, é claro, vamos acantonar as nossas forças, para serem selecionadas para o mesmo efeito. Vamos acan­tonar todos. Então, dali seleciona-se aqueles que vão para as Forças de Defesa e Seguran­ça, incluindo o SISE, e os que vão para a reinserção social e vão-se integrar normalmente"Gerir


Gosto · 4 h

José de Matos " O primeiro plano é encontrar os oficiais que estão nas Forças de Defesa de Mo­çambique oriundos da Rena­mo. Esse processo ainda não iniciou, mas, dentro de dias, nós vamos entregar os nomes, conforme aquilo que vem dos acordos que tiveram lugar entre o presidente Dhlakama e o presidente Nyusi. Depois do enquadramento desses ofi­ciais é que vamos para a inte­gração das forças residuais da Renamo na Policia da Repú­blica de Moçambique. Agora, vir neste momento, dizer que a Renamo tem que desarmar, essa é uma brincadeira. O assunto está a andar. O Pre­sidente da República, duran­te a sua estadia na província da Zambézia e em Inhambane, sempre disse que as questões estão a ser tratadas com toda a responsabilidade."

Qual a duvida, Carla Rocha ?Gerir


Gosto · 4 h

Carla Rocha José de Matos o enquadramento dos oficiais da Renamo é a tal despartidarização das forças armadas? o Senhor ainda não respondeu a minha questão, e não vai conseguir.Gerir


Gosto · 4 h

Joaquim António Zandamela Mas porque é cantamos o pensar diferente e na prática rejeitamos? A reconciliação é necessária, no entanto isso ñ impede que alguém faça o seu desabafo. Por exemplo quando alguém diz pensamento Frelimista, é porque haverá outro e dizer renamista. Issosignifica que nesses dois cada um apoia um lado e isso vai prevalecer mas ñ é uma opinião do Rocha ou do José que impede a paz, existem os que são portadores do poder político e outros do poder armado que devem ser obrigados a se entender.Gerir


Gosto · 4 h

José de Matos Carla Rocha , eu ja respondi e o lider da Renamo tambem , tu é que insistes no teu erro! Ve outra vez:

" O primeiro plano é encontrar os oficiais que estão nas Forças de Defesa de Mo­çambique oriundos da Rena­mo. Esse processo ainda não iniciou, mas, dentro de dias, nós vamos entregar os nomes, conforme aquilo que vem dos acordos que tiveram lugar entre o presidente Dhlakama e o presidente Nyusi. Depois do enquadramento desses ofi­ciais é que vamos para a inte­gração das forças residuais da Renamo na Policia da Repú­blica de Moçambique. Agora, vir neste momento, dizer que a Renamo tem que desarmar, essa é uma brincadeira. O assunto está a andar. O Pre­sidente da República, duran­te a sua estadia na província da Zambézia e em Inhambane, sempre disse que as questões estão a ser tratadas com toda a responsabilidade.Gerir


Gosto · 4 h · Editado

Carla Rocha Encontrar oficiais, significa que eles não se conhecem?
1Gerir


Gosto · 4 h

Carla Rocha Eles querem dividir as forças armadas, isso sim. Querem desfazer o esforço feito no passado. Agora é que vamos ter pessoas a dizer que este é da Renamo, aquele é da FRELIMO, epa isso não dá. Aqueles que antigamente tinham receio de brincar com os jovens da zona porque era da Renamo, agora vai se esconder.Gerir


Gosto · 3 h

José de Matos Carla Rocha , alguns foram para a reforma compiisiva e nunca foram promovidos como tinha sido acordado.Gerir


Gosto · 3 h

Carla Rocha José de Matos esse comentário não diz nada.Gerir


Gosto · 3 h

José de Matos Claro que para ti nao diz nada! Deixemos entao!Gerir



Gosto · 3 h

Carla Rocha José de Matos veja, ele foi incluído, isso mostra que houve interesse por parte do Governo.Gerir


Gosto · 3 h

José de Matos Carla Rocha , leste bem ? Houve exclusao! Mas deixemos, nao vale a pena!
2Gerir


Gosto · 3 h

José de Matos Carla Rocha e Angelo Chumane, vou insistir mais uma vez:

voces apoiam o processo de Paz, reconciliaçao nacional e cumprimento de acordos? Esta postagem enqtadra-se nesse desejo de Paz e Reconciliaçao?Gerir


Gosto · 4 h · Editado

Carla Rocha Já respondi que não.
1Gerir


Gosto · 3 h

Angelo Chumane Reconciliação e paz. Sugiro uma advertência ao grupo que desincentive posts que promovam ódio em qualquer das partes. Uma epoché hursseliana seria de bom tom: começar de zero, apartir de hoje. Posts de ideias criticas e não ataques a pessoas ou insultos. O que assisti com este post foi uma espécie de olho por olho, dente por dente. Está revogado e partamos para uma estabilidade concepcional e debate critico de ideias, quiça soluções para desenvolver Moçambique que não é partidário ou de pertença desta ou daquela agremiação.
1Gerir


Gosto · 2 h

Clecio Sidonio DaCristina Mais um perdido na políticaGerir


Gosto · 4 h

Angelo Chumane Moçambique!
FACEBOOK!
Este é o reflexo do debate de pessoas, insultos a pessoas o qual o fb nos acostumara. Lembro bem quando este grupo foi criado: era bom, debatiam-se ideias, repreendiam-se insultos e outras forma de difamação.
As pessoas daqui só falam mal e pensam que estão num patamar superior. O que é crítica?
Está a recrudescer uma mania estranha de desrespeito à pessoa humana no geral: Do PR, AR e PM, etc.
Isto não abona em nada na construção de uma sociedade civilizada e com cultura de paz. Eleva-se tudo à componente partidaria, porquê? Mentiras e guerras verbais que são o indício infalível para uma guerra violenta, para quê? Desarmem as mentes!

2. Da mesma forma, que o partido x fomenta odio contra o presidente da república e demais figuras, porquê um simples post de verdades isoladas mexe com todo um arsenal de fantasmas manipulados contra o governo? Odio é uma coisa, critica é outra coisa. Todos os dias falam mal das pessoas enquanto tem um passado bastante feio. Mas nunca vi nas redes sociais o partido y falar mal do outro partido x. Por sinal, estou a ver trabalho. É o que vou fazer hoje em diante, discutir ideias e não pessoas. Vamos reflectir o bem da nossa nação. Falar mal dos outros fomenta ódio e não faz ninguém ganhar eleições. Trabalho!Gerir


Gosto · 4 h

José de Matos começa contigo, nao ?Gerir


Gosto · 3 h

Angelo Chumane Eu só colei o texto para demostrar que não abona em nada construirmos uma sociedade do ódio. O desarme começa pelas mentes.Gerir


Gosto · 3 h

José de Matos Angelo Chumane, estamos-te a dizer que esta postagem nao ajuda nada na Paz e Reconciliaçao nacional que estao a ser discutidas pelo PR e pelo lider da Renamo! Tu tens opiniao, os outros tambem devem ter opiniao!Gerir


Gosto · 3 h

Bhava Sitoe Quando dizem que ha pessoas que usam historias para colocar homens contra homens refere se a que escreveu este texto. Quem nao ouviu essas anedotas na vida. Eu cresci ouvindo misturas delas.

Mas ha uma coisa que a gente esquece ao elaborar anedotas: na guerra ate teu parceiro mata ti para ganhar visibilidade e seguidoresGerir


Gosto · 3 h

Angelo Chumane Quantas postagens ja teriam ajudado na questão da reconciliação e paz aqui no grupo? De lá até cá recrudeceu o ódio que desconhece a génese. Esta a parecer uma brincadeira da creche. Este post é um exemplo de uma visão crítica nos mesmos moldes criticos do facebook de hoje, "um tocar na ferida que se esconde nas costas de uma boca que vê o desleixo do vizinho".
Vamos apelar ao bom senso e a etica.
O PR por exemplo representa a todas forças vivas da sociedade. Desrespeitá-lo ou ensinar os facebokistas a uma atitude vil a pensar que o eleitorado é o facebook, é infantil. Vamos mostrar trabalho!Gerir


Gosto · 3 h

José de Matos começa por ti, Angelo Chumane, esta tua postagem atenta contra a Paz e Reconciliaçao! Possivelmente outras postagens tambem fazem o mesmo, mas isso nao deve servir de desculpa
4Gerir


Gosto · 3 h

Azarias Francisco Novele Vamos continuar firmes na defesa do nosso partido FRELIMO envergonhar esses malucos que tentam usurpar o poder a força.Gerir


Gosto · 2 h

Alberto Bache Chango Não creio que foi um licenciado que escreveu besteira até esse ponto,a ser verdade apelamos a voltar a sentar.Gerir


Gosto · 2 h

Anidia Tacaiana kkkkkk com urgencia porque senao volta ao ensino primario..Gerir


Gosto · 40 min

Lazaro Filimone Pene Que licença deram a uma criança tão desmiolada como está! Sinceramente, de academia nada, apenas um treino intensivo de G40. Que lástima!Gerir


Gosto · 2 h

Hilton Modesto Sabes dizer como se faz a política?Gerir


Gosto · 28 min

Hilton Modesto O Presidente do Município da Beira perdeu muito com a morte do seu pai Orias Simango mas não tem espírito de vingança e nem se lembra do passado.
És licenciado mesmo?
Tás a fazer Ciências políticas?
Tenho duvidasGerir


Gosto · 21 min

Anidia Tacaiana esse e so um exemplo bem conhecido....
1Gerir


Gosto ·

Sem comentários: