quarta-feira, 27 de junho de 2018

"Preta de merda, queres apanhar um autocarro, apanhas no teu país"

STCP abriu processo de averiguações
Jovem colombiana foi esmurrada repetidamente por segurança dos transportes do Porto na noite de São João. Acusa-o de agressão e de racismo e queixa-se de que a PSP, chamada ao local, a ignorou e nem registou a ocorrência. PSP não esclarece dúvida; Serviço de Transportes do Porto abriu um processo interno de averiguações e esclarece que o homem em causa está suspenso. Já a empresa de segurança privada 2045, à qual pertence, não respondeu às questões do DN.
vídeo tem 17 segundos. Vê-se uma rapariga no chão, de cara para baixo, sangue sobre a calçada, e um homem barbudo, de uniforme onde se lê 2045, em cima dela. À volta pessoas gritam, insultam-no: "Gostavas que fosse a tua filha, gostavas, seu filha da puta?", diz uma voz de homem. "Exatamente", replica uma mulher. "Isto vai tudo para a polícia." A pessoa no chão é Nicol Quinayas, 21 anos, nascida na Colômbia, desde os cinco anos em Portugal. Tinha saído com as amigas Daniela Mendes e Tânia Marques, 20 e 21 anos, para a noite de São João, e estavam as três, passava das cinco da manhã de 24 de junho, na paragem do autocarro 800, no Bolhão, para voltar a casa. Acabaram no hospital, com Nicol a fazer uma TAC para ver se os murros que lhe deixaram a cara num bolo não tinham causado outras lesões. A polícia esteve no local mas segundo as raparigas nada lhes perguntou; na manhã de 25, quando Nicol foi à esquadra apresentar queixa, foi-lhe dito que não havia registo da ocorrência -- quanto mais a identificação do segurança.
"Tu aqui não entras preta de merda, queres apanhar um autocarro, apanhas no teu país." Esta é uma das frases que o "fiscal" - é assim que a STCP, em resposta ao DN, denomina a função do homem em causa - terá dirigido a Nicol. Ou a Nicol e a Tânia, na versão desta última, que se descreve como "preta" e a Nicol como "mulata". Uma testemunha, Cassiano Ferreira, copeiro de 24 anos que estava com amigos à espera de outro autocarro, ouviu outro insulto racista, dito pelo "fiscal": "Estes pretos não mudam". Cassiano, que não conhecia nenhuma das raparigas, conta o que viu: "Ela [Nicol] depois de ouvir aquelas coisas passou-se e mandou-o para a puta que o pariu. Ele - que é quase duas vezes eu, vê-se que faz culturismo - agarrou-lhe o pescoço. Ela tentou defender-se e tirar as mãos dele e ele dá-lhe o primeiro soco direcionado ao nariz, ela manda-se a ele furiosa e ele dá-lhe outro soco seguido de um gancho, daqueles socos de baixo que deixam as pessoas KO. Ela cai ao chão e ele mete-se em cima dela em posição de apreensão a torcer-lhe o braço para trás." Havia, conta, "imensa gente a ligar para a polícia" e quando os agentes chegaram o segurança disse: "Eu estava a tentar apreendê-la e ela ofereceu resistência". A polícia, garante Cassiano, "não perguntou nada a ninguém. Já vi muitas vezes este tipo de situação. A polícia acredita muito mais nos seguranças." Faz uma pausa. "Foi um caso de abuso de autoridade simples. Eles, os seguranças, têm um sentimento de impunidade."
"Ele bateu mesmo com ódio"
Mas como se chegou a isto? Tem a palavra Nicol: "Quando decidimos ir para casa, depois das cinco da manhã, chegámos ao metro dos Aliados e estava uma fila enorme para validar os bilhetes. A Tânia não tem passe porque não é do Porto e elas decidiram ir a pé até ao Bolhão. Como tenho passe e estava muito cansada por ter estado a trabalhar até às 10, disse-lhes que ia de metro e nos encontrávamos lá. Quando cheguei já estavam na paragem, no início da fila, e fui ter com elas. Umas senhoras que estavam atrás chamaram-me a atenção por estar a passar à frente e pedi desculpa. Disse-lhes que ia para o fim da fila se quisessem, mas elas disseram que não fazia mal porque eu era só uma e havia lugar para todos." As três amigas continuaram a falar, conta Nicol, mas quando o autocarro abriu as portas um homem avançou para ela. "Disse-me com maus modos 'à minha frente não passas', e agarrou-me. Dei-lhe um abanão. Ele ainda disse umas coisas mas fui andando e já estava de passe na mão para entrar quando veio o 'pica', agarrou-me no braço com muita força e disse: 'Tu aqui não entras'. Começou a ficar cada vez mais agressivo e quando dei por mim estava fora do autocarro. Olhei para os olhos dele, achei que estava alterado e disse-lhe que não estava capaz para estar a trabalhar. Acabei de dizer isto e ele dá-me dois socos. Fiquei atordoada, limpei o sangue e cuspi-lhe. Ele disse 'voltas a fazer isso e bato-te mais'. Fiz e ele deu-me outro soco. Caí de cara no chão e ele imobiliza-me, puxa-me o braço direito todo para trás, põe-me a mão na nuca e bate-me outra vez no chão com a cabeça e põe-me um joelho nas costas. Comecei a gritar, só sentia o sangue a escorrer e achei que me ia partir o braço. Ouvia pessoas a insultá-lo."
Se o problema era supostamente termos passado à frente das outras pessoas, por que motivo só as quis impedir a elas de entrar?" A jovem só vê uma hipótEu sou branca. Foi racismo. Perguntei porque é que eu podia passar e elas não. Ninguém me respondeu
"Está a falar com elas assim porquê? É doido?" A frase, conta Tânia, foi dita por um rapaz ao segurança da 2045. A versão da amiga de Nicol é ligeiramente diferente. "Ele - o pica - tinha-nos arrastado para o fim da fila depois de nos dizer 'pessoas como vocês só arranjam problemas'. Quando perguntámos 'pessoas como nós como?' ele disse 'pretas'. Corremos para a porta do autocarro e ele disse aquilo de irmos apanhar ao autocarro na nossa terra. Foi aí que o rapaz o interpelou." O segurança, garante Tânia, arrastou-as duas vezes para o fim da fila, deixando em paz Daniela. "Se o problema era supostamente termos passado à frente das outras pessoas", observa esta última, "Por que motivo só as quis impedir a elas de entrar?" A jovem só vê uma hipótese: "Eu sou branca. Foi racismo. Perguntei porque é que eu podia passar e elas não. Ninguém me respondeu."
"A segunda vez que ele nos tirou do autocarro puxou a Nicol pelo cabelo e depois atirou-me ao chão", relata Tânia. "Ela insultou-o e ele deu-lhe um soco com tanta força que a Nicol começou logo a sangrar. Empurrou-o para a largar e ele deu-lhe mais dois socos. Houve pessoas a tentar meter-se, aos gritos. E começaram a ligar para a polícia." A própria Tânia ligou para o 112. "Foi às 5.46 da manhã, ainda está gravado no telefone. Ele estava em cima dela e ela a chorar, a gritar 'por favor largue-me'. Sabe, eu vejo isto acontecer com outros mas quando é connosco ficamos completamente revoltadas. Ele bateu mesmo com ódio. Só aquela frase dele mostra isso. Não sei se teve algum transtorno com alguém da nossa raça mas isso não desculpa. Somos duas miúdas, não temos capacidade de lhe dar um estalo sequer. Bateu na Nicol como se estivesse a bater num homem."
"A polícia não nos defendeu"
Tânia, Daniela e Nicol confirmam a observação de Cassiano sobre os polícias que foram ao local. "A atitude da polícia foi vergonhosa completamente. Um polícia é uma autoridade responsável pela segurança pública. Mas não fizeram nada, não nos defenderam. Simplesmente afastaram-no de nós", indigna-se Tânia. Daniela ainda foi perguntar-lhes o que deviam fazer. "Responderam 'é como quiserem.' Questionei se tinham pedido identificações e eles disseram 'fazemos a nossa parte'. Mas não os vi pedir identificações." Nicol é a mais dura: "Não foram polícias. Não se comportaram como tal."
Ele bateu mesmo com ódio. Só aquela frase dele mostra isso. Não sei se teve algum transtorno com alguém da nossa raça mas isso não desculpa. Somos duas miúdas, não temos capacidade de lhe dar um estalo sequer. Bateu na Nicol como se estivesse a bater num homem
João Tavares, 18 anos, estudante, chegou ao local com um grupo de amigos quando a polícia já lá estava. "Acredito que a polícia primeiro tem de ouvir os dois lados - mas o pica que agrediu estava lá como se não fosse nada, a mão cheia de sangue, a fumar um cigarro. Ficámos chocados, porque ninguém o estava a repreender. Tinham de o ter levado."
Nas Relações Públicas do Comando Metropolitano do Porto, a chefe Olinda (é como se identifica) hesita quando o DN pergunta o que deveria ter acontecido num cenário como o descrito. "Se realmente isso aconteceu os agentes chegando ao local identificam as testemunhas e perguntam o que aconteceu. São recolhidos indícios e elementos de identificação." Quanto à possibilidade de detenção, nega-a num caso assim: "São crimes semi-públicos, tem de haver queixa." Mas não se trata de um caso de flagrante delito? A chefe Olinda acha que não. Questionada sobre se houve registo da ocorrência, diz que "tem de haver". O DN insiste: Mas foi efetuado registo desta ocorrência pelos agentes que foram ao local? Há pessoas identificadas no local? A graduada tergiversa: "Há um registo da ocorrência e pessoas identificadas." Mas não está a referir-se à queixa efetuada no dia 25 de manhã, pela agredida? É que todas as pessoas com quem falei e estiveram no local dizem que a polícia não identificou ninguém, e a queixosa que quando foi à esquadra da Corujeira lhe disseram que não havia no sistema registo da ocorrência. A chefe Olinda decide não responder a mais nenhuma pergunta.
Acredito que a polícia primeiro tem de ouvir os dois lados - mas o pica que agrediu estava lá como se não fosse nada, a mão cheia de sangue, a fumar um cigarro. Ficámos chocados, porque ninguém o estava a repreender. Tinham de o ter levado
"A PSP foi chamada ao local por um funcionário da SCTP, tomou conhecimento da ocorrência e terá identificado ambos os protagonistas", afirma a divisão de comunicação da empresa de transportes, que adianta estar "o incidente em averiguação interna, dado que as versões dos acontecimentos não são coincidentes." O DN tenta saber de que versões se trata; a empresa não responde. Mas esclarece que "o indivíduo em questão tem funções suspensas até ao término do inquérito que está em curso."
Na sede do Porto da 2045, Miguel Pinho, que se identifica como gestor, pede perguntas por escrito, não aceitando sequer revelar se tem conhecimento da situação. As perguntas são enviadas a meio do dia 25, sem réplica até agora, como as chamadas do DN. Perguntado via Facebook sobre se é a pessoa em questão e quer apresentar a sua versão, um funcionário da 2045 que testemunhas creem ser o agressor de Nicol e Tânia não respondeu.
Nicol ficou com lesões visíveis na cara e foi ao hospital fazer uma TAC
"Fui ao Portal da Queixa e na secção da 2045 está lá uma senhora a dizer que ouviu os comentários racistas. É muito importante ter testemunhas desses comentários. Esta manhã fui ao Instituto de Medicina Legal, isto tem de ir para a frente. A minha advogada ficou surpresa, disse à minha mãe que não sabia que ainda havia racismo deste. 'Pois, porque é branca', respondeu a minha mãe." Nicol fala com o DN na noite do dia 25. Às vezes as palavras atropelam-se, anda para a frente e para trás na narrativa, pede desculpa por estar nervosa, diz que lhe dói a boca. "Ao tempo que ando a negar isto. Cheguei a Portugal e fui para a escola e chamavam-me preta preta preta. Lembro-me de estar na Colômbia com calor, a brincar na rua com brancos e pretos e chego aqui e tenho frio e chamam-me preta. Via os outros miúdos e o meu coração acelerava. Ninguém tem de passar por isto." A voz soçobra. De vez em quando é de mais, como quando a puseram sozinha numa sala à espera de fazer o TAC. "Fui para um corredor chorar. Gritei, berrei. Sentia-me tão triste. Só me perguntava como é que alguém faz isto a uma miúda." Faz uma pausa, como quem ganha balanço para o que vem: " Isto só prova que há racistas. E que estão calados. E eu vou mexer neles. Vou acordá-los. Mas ele teve o maior azar da vida dele, porque fez isto a uma pessoa que está farta."50 comentários
Ordenar por 
Carla Guerreiro
E ainda há quem diga que os portugueses são hospitaleiros e tolerantes. Uma vergonha. Mas quando leio certos comentários aqui no DN, nada me surpreende.
GostoResponder463 h
Carlos Matias
Portugal é um dos países mais pacíficos do mundo. Mais que nós só a Islândia e a Nova Zelândia. Não é necessário tomar a nuvem por Juno. Isto foi um caso. Lamentável, muito lamentável e a merecer castigo severo, mas só um caso. Eu sei que as pessoas queriam criminalidade zero. Só que isso não existe, em nenhum país do mundo. Há sempre a possibilidade de um grunho actuar. Felizmente é baixa.
GostoResponder402 h
Pedro Correia
Até entendo a sua revolta mas não esteve bem no que escreveu!!
Não confunda a hospitalidade e tolerância dos portugueses com a atitude de um atrasado que se diz segurança!!
GostoResponder362 hEditado
Rosa Maria Ferreira
Carlos Matias é verdade, mas também é verdade que os racistas são mais do que parecem. A oportunidade surgiu para este, infelizmente para as vítimas.
GostoResponder142 h
J L Alves Teodoro
Somos muito mais hospitaleiros que os franceses, por exemplo.... uinfelizmente isto acontece em quase todo o lado..atenção que estes senhores que praticaram estas acções não são representação do que é ser português.
GostoResponder32 h
Marcia Pereira
Não acho correcto pôr toda a "farinha no mesmo saco". Infelizmente ainda existem casos de racismo, em Portugal e por todo o mundo. Contudo não é justo generalizar.
GostoResponder32 hEditado
Pedro Rodrigues
Os portugueses são hospitaleiros e tolerantes. Esta(s) besta(s) que fazem isto e outras coisas não. Carla por favor...
GostoResponder22 hEditado
Jorge Simoes
Se isto existe em todos os países, porque é que só condenam Portugal?
E se somos assim tao maus, porque é que vêm para cá?
GostoResponder2 h
Carlos Matias
Rosa Maria Ferreira concordo que existe racismo no nosso país, infelizmente. Mas o 3º lugar na lista dos paises mais pacificos do mundo não pode ser ignorado. Não foi o "Zé da Esquina" que fez o estudo. Foi uma organização muito credível.
GostoResponder22 h
Sandra Pereira Nielsen
Carlos Matias É isso mesmo e que este grunho seja severamente punido para que outros não pensem que podem agir impunemente... fico tão triste coitada da Miuda, só queria voltar para casa, uma miuda, que nunca mais vai esquecer esta noite de São João 
GostoResponder21 h
Daci Lelo
É verdade que estes senhores não representam Portugal. Mas são suficientes para manchar o bom nome de um Portugal hospitaleiro que, dentro em breve, vai receber refugiados africanos.
GostoResponder1 h
Pedro Zamith
Mas por um pagam os outros?
GostoResponder11 h
Ângelo Reis
Jorge Simoes, será racismo meu chamar-lhe grande besta?
GostoResponder1 h
Ricardo Ferreira
Ângelo Reis não.. mas é racismo mandar apanhar autocarros na terra das pessoas.
GostoResponder1 h
Rui Diogo
Ainda estava a começar a ler a notícia e já sabia que comentários deste tipo iriam aparecer... Generalização abusiva. Se os Portugueses são conhecidos por hospitaleiros e tolerantes, e não é por nada que o prestigiado The Legatum Prosperity Index o reconhece (2016 - Portugal, o 10º país mais tolerante do Mundo), por que raio vem você aqui comentar o contrário baseada numa notícia isolada cujos depoimentos nem sequer foram devidamente contrastados? E mesmo a ser verdade que houve racismo acrescido de violência o que é absolutamente condenável, faça lá uma viagem ao dito site e verá onde estão os povos mais racistas e intolerantes: África e Ásia. https://www.telegraph.co.uk/.../mapped-the-most-tolerant.../
GostoResponder11 hEditado
António Taipa Rocha
Nada já me admira. Ontem o DN publicou uma notícia sobre a possibilidade de Portugal vir a receber migrantes e nunca pensei ler tanto ódio nos comentários das pessoas, e sim, eram de portugueses.
GostoResponder355 min
Pedro Afonso
Portugal não é nem nunca foi racista, porque um país racista são aqueles onde se aprende na escola a ser racista, tipo a Africa do Sul há uns anos atrás ou os EUA. Portanto alguem em Portugal é racista ou tem atitudes racistas é um caso isolado por auto-recriação e não por um sistema doutinal, quem é português sabe que nunca nunca ninguem lhe ensinou a ser racista. Se o é, ou não é português ou é um psicopata.
GostoResponder34 min
Carmo Matos
Jorge Simoes
Que comentário infeliz!
Nós portugueses respondemos pelo que se passa no nosso país, não foi só o gorila selvagem que esteve mal , a polícia que deve ser o garante da Segurança Pública esteve vergonhosamente de olhos fechados!
Todos os que cá vivem e os que nos visitam têm o direito a ser tratados com civismo e segundo a LEI!
GostoResponder30 min
Catarina Veiga Miranda
Rosa Maria Ferreira as vítimas são raparigas. É importante especificar isso. Esta não é a primeira. São raparigas
GostoResponder29 min
Joao Antunes
Carlos Matias não concordo consigo dizer para " não tomar a nuvem por juno " . Isto é totalmente reprovável. Aceitava que fizessem a algum dos seus familiares diretos e indiretos? Boa tarde.
GostoResponder15 min
Jose Barros
Pedro Correia segurança??? diria mais culturista daqueles que andam da braços abertos para passarem, mas é um covarde ao bater numa miuda...........
GostoResponder9 min
Maria Paula Mascarenhas
Dêem-lhes sem dó nem piedade, porque merecem.
Tristemente o País está a alimentar e a sustentar um bando de selvagens, malfeitores e meliantes, que se escondem por detrás de fardas e fatos e que pensam que a imunidade é total. Para azar da população, muitas das vezes, são.
Sempre fomos um povo de brandos costumes, um povo amigo, onde a Palavra, a Dignidade, os Valores, a Honra, o Respeito, etc foram pontos de referência levados muito a sério.
É inadmissível que a permissividade reine e impere sobre os desoreiros, os odiosos, os libertinos, etc e que não se use mão-de-ferro, nestes e noutros casos.
Querem libertar os esteróides, hormonas, raiva, ódio e mostrar a força, pois muito bem...prendam-se e trabalhem para pagar o seu sustento e libertar os seus desáires...muitos pinhais por limpar, cavar, plantar, muitos troncos para carregar, etc.
Mas que se faça qualquer coisa e que se castiguem a sério estes casos para exemplo dos demais, por forma a desincentivar tais barbaridades.
GostoResponder202 h
Sandra Pereira Nielsen
Nem mais... sem tirar nem pôr!!!
GostoResponder1 h
Débora Maranhão
Nossa!!!! Quanto ódio com os negros. Falta amor na sua vida! Não seja amarga. Tenha mais amor! Vai te fazer bem.
GostoResponder21 h
Jorge Rebelo
Débora Maranhão Acho que não percebeu o comentário
GostoResponder81 h
Rita Gago da Câmara
Débora Maranhão não percebeu o comentário....
GostoResponder11 h
Ângelo Reis
Débora Maranhão, ó inteligência! Percebeste tudo ao contrário!
GostoResponder1 h
Francisco Tellechea
Nojenta
GostoResponder49 min
Pedro Leal
Débora Maranhão "Falta amor na sua vida!"... na sua faltam livros. 
GostoResponder147 min
Marcia Pereira
Independente dos termos em que a situação ocorreu, ela foi agredida. Não há justificação para tamanho comportamento monstruoso! Os seguranças não tem autoridade para prender ninguém. Em caso de desordem por parte do passageiro devem chamar a polícia! Há muitos desses que nem registados ou licença de seguranças tem! Absolutamente bárbaro. A atitude da PSP é também de lamentar. Deviam ter recolhido depoimentos do sucedido e obviamente registar a ocorrência. Só espero que o marginal não saia impune!
GostoResponder112 hEditado
Carmo Matos
Esta Esquadra tem que ser investigada , pelos vistos casos como o da Esquadra de Alfragide não são tão raros assim!
Em Alfragide espancam os negros, no Porto fazem " vista grossa " nos casos de espancamento!
GostoResponder234 min
Teresa Clemente
Muito lamentável, no seu todo. Mas não surpreende. Sejamos realistas - fora jogadores de futebol, atletas medalhados, um(a) ou outro(a) cantor(a) de sucesso e casos esporádicos de bom nível social, o racismo entre nós é embrionário."Oficialmente" é claro que não existe - seria heresia. Mas saiamos de Portugal e vamos pela UE - quantos membros de governo, Primeiros Ministros, Presidentes, juizes de Supremo, políticos de carreira com justas ambições, gestores de grandes empresas etc, de origem africana se veem, são populares e por quem o público está interessado em paises como Espanha, Itália, Alemanha, Áustria, Holanda, Bélgica e mesmo a França? Muito bem, no UK há alguns, realmente. Mas veja-se em Portugal a atual Ministra de Justiça, comparada com a anterior - quantas vezes deu entrevistas ou fez declarações que interessaram? É um bocado figura decorativa, infelizmente. Há muita, mesmo muita luta pela frente mas temos que ir muito fundo no nosso estrato social - é racista. Não violenta, não xenófoba como este caso, mas no mínimo, residual. E tendente a manifestar-se mais nas gerações de 40 anos para cima. Talvez as novas gerações mudem. Mas as atuais, são o que são. Abrir os olhos, pensar, analisar é que nos pode ajudar a debelar um problema sério. Obrigado.
GostoResponder42 h
Anabela Sousa
"" Mas não se trata de um caso de flagrante delito? A chefe Olinda acha que não." Pois não, porque não foi com a família dela...tristes mentalidades!
GostoResponder31 h
Pedro Leal
Como poderia ser um caso de flagrante delito se a polícia foi chamada? Seria flagrante delito se a polícia assistisse à agressão,mas o próprio facto de ter sido chamada mostra que não estava lá.
A pergunta simplesmente não faz sentido, e só foi feita porque só nesse caso haveria detenção. Caso contrário, depende de queixa e processo, porque nao nos esqueçamos que existe a presunção de inocência...
Responder39 min
João Castro
Qualquer dia que me violem os direitos humanos eu nem chamo a polícia, são uma anedota. E a chefe branqueia toda a inépcia dos agentes que deram resposta. Deviam ficar suspensos, sem direito a um tusto, uma jovem foi agredida e a ocorrência não foi feita, privaram um cidadão de exercer o seu direito e têm tanta culpa como o anormal que a agrediu. Do segurança que a agrediu, os agentes que responderam a uma ocorrência que conta com dois crimes graves (pelo menos), à própria chefe da psp, são culpados e criminosos. Este país tá uma anedota.
GostoResponder31 h
Fernando Carvalho
Vergonha! Absolutamente lamentável.
A dignidade de todos os seres humanos deve ser respeitada e a cor da pele não releva, em nada, para essa afirmação ética, política, jurídica e civilizacional.
GostoResponder9 min
Fernando Costa
Tem de ser responsabilidados os STCP (porque era o seu funcionário) em termos indeminizatórios porque foi num transporte público o fiscal agressor criminal inclusive de ódio racial e civilmente também, devem também verificar se o agressor pratica ou praticou artes marciais porque assim aumenta a gravidade da agressão e a PSP em termos de inquéritos internos e disciplinares por desleixo nas suas funções.... o advogado diligente não deixa isso morrer de certeza.
GostoResponder12 minEditado
Glaucia Fernandes
Mimimi... racismo e bla bla... ngm fala da falta de educação de passar à frente na fila... há pessoas que se passam como o senhor, q ja n devia estar em um dia bom...
GostoResponder22 h
Elizabeth Christina
Então vamos lá ver isso da o direito ao segurança de agredi-la????teve sorte porque certamente a rapariga não tem irmãos mais velhos porque o buraco seria certamente mais em baixo
Responder11 h
Glaucia Fernandes
Elizabeth Christina querida nada da direito a agressão, se nao UFC, concorda?! Mas se as pessoas dão margem para ser agredidas da forma que ela foi, pq ela passou a frente dos demais, tanto um qto outro precisa estudar civilidade... respeito... nem sempre o mais fraco da história tem razão... pq ela tbm soube bem xingar o homem...
Responder1 h
Débora Maranhão
Se fosse uma branca, ele faria diferente! Ele iria conversar primeiro e não ia chamar de branquela ou qualquer adjetivo ofencivo e nem iria bater. Ele foi um covarde e racista.
Responder21 h
Sandra Pereira Nielsen
Glaucia Fernandes... o seu comentário é vergonhoso, tem filhas? imagine uma filha sua no lugar desta menina... ela estava no chão e ele em cima dela.... pense no que escreveu... além do racismo é um cobarde de todo o tamanho, uma coisa é ser racista com um homem do tamanho dele agora uma rapariga... que vergonha uma mulher escrever istoooo que vergonha.
GostoResponder101 h
Luis Botelho
Vá falar com sotaque brasileiro com uma besta daquelas e vai ver se não tem a mesma sorte... não escapa, só por ser loirinha...
GostoResponder11 h
Glaucia Fernandes
Débora Maranhão engraçado sera que sou a única branca que sofre racismo?! Pq estou frequentemente incomodada com piadas de “ branquelas” mas nunca fui a frente com isso... vou tentar levantar minha bandeira tbm... no mais preto, branco, pardo, qdo tem q ser mal educado é... n acho que foi por cor, ou melhor, qto mais se fala de racismo ao negro mais ele vai existir...
GostoResponder11 h
Glaucia Fernandes
Sandra Pereira Nielsen sou uma mulher consciente que exijo direitos iguais que n da boca p fora... minha filha tem educação, se passa na frente dos outros n apanhara dos outros, mas de mim... dou educação, civilização e bom senso
GostoResponder11 h
Jéssica Magalhães
Glaucia Fernandes brasileiro gosta de passar vegonha até em site internacional
GostoResponder21 h
Glaucia Fernandes
Luis Botelho querido tenho sotaque sou brasileira e portuguesa, mas sou educada, os quebro com minha educação, to aqui um tempo e nunca passei por isso...
GostoResponder11 h
Glaucia Fernandes
Jéssica Magalhães querida sou portuguesa, infelizmente brasileira tbm... o que vc ta em um site internacional?!
GostoResponder11 h
Glaucia Fernandes
Pedro Garcia isso é uma ameaça?! Faço ja uma denúncia sua... o garota n foi violada seu estupido!!!!!!!!!
GostoResponder155 min
Glaucia Fernandes
Pedro Garcia o que a sua mãe de mini saia tem haver com o assunto?!
GostoResponder53 min
Maria Da Conceição Fernandes
GLAUCIA FERNANDES nada mas nada no século XXI justifica um racismo deste.
Vivemos num mundo em que pessoas de bem.
Aceitam acontecimentos destes. E infelizmente muitos outros. Muito graves por esse mundo fora.
ISRAEL FAZENDO O QUE FAZ À PALESTINA. ESTADOS UNIDOS RETIRANDO AS CRIANÇAS AOS PAIS EU A ISSO CHAMO TORTURA. .MOÇAMBIQUE MATANDO A TORTO E A DIREITO OS CRISTÃOS E MAIS MUITO MAIS O TERRORISMO ETC.
O FUNDO SE FORMOS A VER TUDO ISTO COMECA COM RACISMO.
COMO É POSSÍVEL SEQUER DEFENDEREM UMA.COIDA.DESTAS
GostoResponder148 min
Maria Júlia Monteiro Jaleco
Isto é absolutamente indecente e inaceitável! Ando aler um livro com o título "Racismo no país dos brancos costumes"... Vê-se aqui, o racismo no seu pior!
GostoResponder113 h
José Guerreiro
Realmente é muito triste tomar-mos conhecimento de quanto o ser humano consegue ser maligno...sou Português e não me orgulho de saber da existência de bestas deste calibre entre o meu povo penso (sem base cientifica claro) mas pelas opiniôes aqui postadas julgo que muitos pensamos igual e que situações destas devem ser devidamente assinaladas e agressor e autoridades intervenientes devem ser castigados de forma exemplar...um pela besta que é deve indemenizar a vítima e perder o trabalho de segurança (ou o que lhe queiram chamar, a firma deve ser multada pela má formação que deu; e as autoridades que não fizeram o trabalho que lhes compete merecem baixar de posto e voltar á formação (se ainda fôr em tempo ) também não precisamos de gente incompetente a manter a ordem pública...
Se não doér não muda nada !
GostoResponder2 min
Luis Costa
nos anos que fui imigrante tambem fui descreminado, e por isso entendo bem o que esta jovem sente, meu consenho a todos os racistas imigra 5 anos e depois volta ao teu pais,tenho a sertesa que nunca mais notaras a diferença entre povos, Portugueses são racistas tal como os outros povos, e só ignorancia.
GostoResponder62 h
Itamar Pessoa
Como brasileiro, gosto muito de Portugal, mas detesto os portugueses. São ríspidos, preconceituosos e prepotentes. Parece que são os reis do Universo. Sabemos que não,.País pobre, sem recursos naturais e ruins em interação com pessoas que não nasceram e vivem por lá. Pretos, foram trazidos pelos próprios, à força, da África e subnetidos às piores condições nas colônias. Os espanhóis fizeram o mesmo. Tem uma enorme dívida com essas pessoas. No mínimo, deveriam tratá-las com respeito.
GostoResponder72 h
David Perpétua
"Como brasileiro, gosto muito de Portugal, mas detesto os portugueses...."

Ainda bem que os Portugueses sao todos racistas mas voce não é... ou a generalização so funciona quando dá jeito??
Responder42 h
Ricardo Alves
Ora aqui está uma pessoa racista... detesta portugueses... Devias ter vergonha daquilo que dizes...
Responder22 h
A Isa Nobre
se não gosta dos portugueses está na altura de ir e não voltar.
detesto os portugueses? no geral? então adeus
Responder22 h
Paulo Romao
Como Portugues olhe para o seu País....alem derico e de uma pobreza extrema, dá um exemplo de respeito pelo proximo( estrangeiro engana-se e entra em favela leva 2 tiros) e ainda esta a comentar dos Portugueses....se não tem nada para fazer..arranje.
temos pessoas boas e más, somos pobres mas matamos a fome e a miseria a muitos compatriotas seus.
fala em respeito, tem espelhos em casa para ver o seu país?!
GostoResponder72 h
Itamar Pessoa
J L Alves Teodoro , conheço seu país. Já estive ái umas 5 vezes, sempre de passagem para outros países da Europa. Não tenho boas recordações do povo. Sou branco, mas mesmo assim, fui tratado com rispidez no aeroporto e em outros lugares. Não gosto do povo, infelizmente. Qiando ao Brasil, não é tão ruim assim como você diz. Tenho o maior orgulho de ser brasileiro.
GostoResponder2 h
Klemen Vadnjal
I had never the impression the Portuguese were arrogant or prejudice, not towards me, nor my Brazilian friends. I don't see anywhere in Europe, the immigrants from other countries being so well accepted as in Portugal. Try to go and explore the rest of Europe, and see how you will be treated there!

I really believe what you experience is a complex while changing the culture, habits. We always tend to compare the place we go, to what we were used to. I admit, at the beginning I also had some complexes here, comparing everything to my country and finding many flaws, not feeling fitting in... But once you accept the flaws you will find way more advantages. And once you accept the people, people will start to accept you. If you would be living in France or Poland,... I would understand your complaints. But I truly believe in Portugal this is not the case. And that is the reason, that despite the general financial and wealth problems the country has, for me it's the best country to live, especially because of its people and I don't think I will be moving anytime soon. 
GostoResponder122 h
Miguel Lopes
Venha conhecer o nosso povo. Vai ver q esta errado!
GostoResponder2 h
Klemen Vadnjal
And actually, the only time I experienced racism in Portugal, was from a Brasilian host on the stage of the Lisbon Pride. After a group of people, including me, was invited to the stage, I was kicked out, being white and having bright eyes.....
GostoResponder32 h
Jorge Simoes
Antes de se referir assim, em relacçao aos portugueses, atente áquilo que se passa no seu país, um modelo de "convivencia".
Depois sim, pode pronunciar-se.
GostoResponder72 h
Pedro Henrique Silva Pereira
Itamar Pessoa deixe lá, nós tb não gostamos de si, do resto dos brasileiros sim, mas de si, não.
GostoResponder71 h
Cristiano Ramos
É complexo, não liguem...
GostoResponder11 h
Morcona Trump
Itamar... existem pessoas boas e pessoas más em todo lado. Portugal não é excepção...
De qualquer forma, é triste ver coisas destas a acontecerem. E sem dúvida que um cag@lhão como o dito segurança, que ao que parece tem um sistema hormonal disfuncional, merecia ser enviado esgoto abaixo e depositado para o resto da vida num monte de M...
GostoResponder21 h
Débora Maranhão
Paulo Romao Sou Brasilleira e gosto dos portugueses, mas!!!!!! aqui eu já matei a fome de alguns portugueses também e já arrumei emprego para eles. Como se diz aqui: Uma mão lava a outra. A raça humana precisa evoluir! Menos preconceito e mais respeito!
GostoResponder41 h
Itamar Pessoa
Paulo Romao, Brasil pobre? Você não sabe de nada. Só é pobre aqui quem quer. Nosso país é uma das maiores potências econômicas do mundo. Leia um pouco mais sobre nós e fique calado.
GostoResponder1 h
Jorge Rebelo
Itamar, um dos comentários mais irrealistas, preconceituosos, e maldicente que li hoje... porque será que Portugal está em 3º lugar no ranking dos países mais seguros e tranquilos do mundo? Já pensou? Não coloque Portugueses na mesma frase onde existem malfeitores, racistas e parasitas... uma andorinha não faz a primavera
GostoResponder61 h
Jorge Rebelo
Itamar Pessoa sou Português e visito frequentemente o Brasil... adoro Portugal e adoro o Brasil... por isso e com conhecimento de causa peço-lhe... cale-se. Todos os seus comentários demonstram uma incapacidade intelectual gritante e uma xenofobia latente. Não precisamos de mais incendiários no meio do incêndio. Fique por terras de Vera Cruz a destilar o seu ódio. Eu faço tenções de continuar a amar Portugal e Brasil.
GostoResponder21 h
Nuno Eira
Itamar Pessoa, essa riqueza do Brasil só se ve nos bolsos de meia duzia. PARE DE ENCHER W BOCA PRA FALAR DE BRASIL POTÊNCIA RICA. O BRASILEIRO VIVE NA MISERIA, MÁ EDUCAÇÃO, PESSIMO SISTEMA DE SAUDE, CRIMINALIDADE ASSUSTADORA... ETC ETC ETC
GostoResponder21 hEditado
Pedro Sande
Itamar Pessoa: cuidado com as generalizações pois estas são a arma dos ignorantes. Gosto de Brasileiros, como gosto de Portugueses, como não gosto de Brasileiros e Portugueses não por o serem mas por se afirmarem como maus carácteres. Cuidado com os preconceitos que vê nos outros, Não os replique. Não generalize e pense sempre que é filho de uma nação que fez do Brasil um grande continente.
GostoResponder11 h
Ângelo Reis
Itamar, ontem num jantar de gente universitária, duas senhoras brasileiras a fazer investigação em Portugal, referiam admiradas a paciência dos portugueses em aturar a arrogância dos brasileiros ricos que vivem em Cascais e cujo comportamento apelidavam de complexo de colonizado. Mas também referiam a forma vergonhosa como as elites brasucas tratam as classes desfavorecidas no seu país. Como é que você se atreve a escrever o que escreveu, ou será que desconhece a fama que os brasileiros têm em todo o mundo!
GostoResponder358 min
Milu Ovelheiro
GostoResponder58 minEditado
Thaise Contarato
Nuno Eira ele deve viver num mundo a parte, Brasil é muito lindo sim, mas a desigualdade está cada vez pior, a violência então nem se fala..
GostoResponder217 min
Joao Eduardo Gata
Parece que o Racismo está bem vivo em Portugal, este país que muito se gosta de auto-intitular de "brandos costumes"....! Que Vergonha ! Se bem que a atitude de um troglodita racista não espelhe necessariamente 10 milhões de pessoas, o racismo não está confinado a uns poucos.
GostoResponder31 hEditado
Cândida Matos
Quer dizer nós portugueses somos um país de imigrantes, e também ignorantes🤔
GostoResponder63 h
Aline Martins
Sabe muito bem que o Luís queria dizer emigrante.
Enquanto você encaixa bem no vexante acontecimento.
Responder2 h
Marcelo Curralo
Claro tinha que ser seguranças. Gente sem formação sem o mínimo de civismo . Infelizmente boa parte são assim. Só estão bem em frente ao espelho . Costumo apelidar esses Srs por ananáses gente choxa são o que são . E julgam.se eles os maiores . Tadinhos . Esse curso ou o que lhe quiserem chamar acima de tudo deviam ter aulas de civismo, mas pra essa gente só interessa p( músculos) e areia na cabeça . Mas como é lógico não falo na generalidade . Mas pagam os bons por os maus. Volto a repetir ( gente sem formação e sem civismo.
Pedro Silva
Sabe o que lhe digo? Deve haver gente boa no meio desses seguranças, por tanto aturarem paspalhões o dia todo (porque convenhamos nem todos são pessoas cíveis com um mínimo de cidadania nos transportes públicos) descarregam em quem não devem. E não, nao é justificação para o feito, sou o primeiro a condenar este tipo de atos miseráveis de enorme cobardia. É falta de cidadania sim senhor, falta de informação, e uma grande abundância de estupidez
Responder10 min
Paula Estanislau
O problema nao reside so na violencia bastarda ,o problema maior reside na cumplicidade dos organismos publicos por ineficacia e complacencia.
GostoResponder72 h
Paulo Santos
Um caso de puro racismo e instabilidade mental, de falta de zelo da PSP e de desconhecimento pela pessoa agredida. Quem solicitou a PSP à partida é o queixoso e a menina devia ter apresentado queixa naquele momento, a PSP também fez de conta para poupar na escrita. São mais os casos de jovens agredidos do que outros e isto porque as pessoas que estão nestas empresas de segurança são quase todos atrasados mentais com projetos de carreira desfeitos e que só aqui encontram refúgio e proteção. Ainda estou para ver o primeiro destes cobardes a enfrentar um homem do mesmo tamanho!
GostoResponder42 h
José João Justino
Uns quantos extremistas do PNR, bem conhecidos pelos seus comentários, não representam os portugueses: representam 0,5% do eleitorado.
GostoResponder22 hEditado
Mario Guimaraes
Gostaria de saber o que motivou a dita agressão porque não ficou bem claro e toda a gente se embalou pela teoria racista pelas palavras proferidas . Será que deliberadamente passaram à frente dele com provocação em que se estão nas tintas para a educação e respeito que havia no meu tempo ? O problema não se trata habitualmente de racismo mas sim o facto de os habitantes de Portugal estarem fartos de serem gozados por esta gente .Esse problema é realmente a origem disto tudo e ninguém fala nele .Lamentável tudo isto !
GostoResponder21 h
Ricardo Ferreira
Lol... gosto da parte de não se tratar de racismo mas depois usa a expressão esta gente.... lololoo priceless.
Responder1 h
Maria João Marques
Esta gente? Que gente , gente com um diferente tom de pele ??? Do meu ponto de vista, se esta gente passou à frente, deveria receber uma reprimenda, e não ser espancada! Agora essa gente racista e discriminatória, como esse suposto segurança, capazes de espancar uma miúda, sem qualquer capacidade de se defender, a este ponto, independentemente da causa, é merecedor de prisão! Pensamentos retrógados e racistas como esses deram e dão origem a guerras e genocídios horrendos. Essa "gente" é sim o problema não deste país mas deste mundo!
Responder11 h
Ângelo Reis
No teu tempo podia-se ser besta com toda a tranquilidade. Compreendo-te!
Responder50 min
Sérgio San
Portugal seria um país melhor se os políticos em vez de comentar jogos de futebol condenassem publicamente estes actos bárbaros de racismo, e fossem solidários com as vítimas.
GostoResponder32 h
Pedro Silva
Vão ser solidários como diz-me lá? Vão para o público e para a televisão dizer que sentem solidariedade para com as pessoas? Poupe-me amigo, o problema não são os políticos, são todas as pessoas que os metem lá, porque eles só estão na política ou pelo menos nos orgãos administrativos porque a gente votou neles. E os políticos vão fazer o quê também? Vão mandar prender o segurança? Se nem a polícia se dá ao trabalho de o fazer? Porque como eu já disse ir para a televisão dizer que não apoiam nada disto de nada serve
Responder5 min
Jorge Martins
Atenção que nem sempre quando um branco se porta estupidamente para com uma pessoa de outra cor, há racismo subjacente ás suas acções. Ás vezes é mesmo só estupidez e boçalidade.
GostoResponder12 h
Pedro Quedas
Esse comentário está aqui a fazer o quê? Alguém disse que os brancos estão sempre a ser racistas quando batem em negros? A não ser que esteja a insinuar que talvez não tenha havido racismo na situação descrita neste artigo - o que seria só absurdo.
Responder2 h
Ines Marques
Infelizmente pessoas de mau carácter / doentes mentais existem em todo o lado. O que não pode existir é proteção dessas pessoas por parte da Polícia. É de loucos. Tem de ser apurada as responsabilidades de todos os intervenientes (policias incluídos). Eles são pagos para proteger as pessoas e a lei. Não para protegerem os criminosos.
Manuel Silva
É uma vergonha mas a inação da PSP ainda é vergonha maior. Mas não me admira. Fogem muito ao trabalho, o que interessa é o fim do mês.
GostoResponder53 h
Sérgio Santos
Como português sinto vergonha que alguém que se diga cidadão do meu país faça isto a uma pessoa estrangeira! obviamente que a minha repulsa seria igual para um concidadão que tivesse sofrido o mesmo! Como é possível acontecer isto nos dias de hoje?? Punição exemplar para o agressor e bárbaro!
GostoResponder112 min
Catarina Veiga Miranda
17 de maio 2017 : Jovem filmada a ser abusada (violada) em autocarro no Porto perante colegas que nada fazem. Volta a ser a STCP? Sociedade de Transportes Colectivos do Porto ? Porque então não andamos aqui a fazer ou a comentar coisa nenhuma.
GostoResponder11 h
Carlos Ferreira
Se dependesse de mim qualqeur acto de racismo deste tipo seria condenado a prisão efectiva. As coisas acalmavam logo
GostoResponder32 h
Sergio Serrano
Mas de parte a parte? É que o racismo não tem só um sentido...
Responder2 h
Fernando Costa
A utilização de violência é ilegal em qualquer contexto, cumpra-se a lei e que os agressores sejam punidos exemplarmente.
Inês Almeida
Actos 10 : 34 - E , abrindo Pedro a boca , disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas .
GostoResponder13 h
Jorge Simoes
Vá para a igreja e nao saia de lá!
Responder2 h
Pedro Silva
Você pegou na bíblia escreveu acepção e andou a procura dos versículos para fazer de conta que sabe o que quer dizer acepção de pessoas. É que parece-me exatamente isso. Basicamente, Pedro diz nesse versículo que Deus não diferencia as pessoas, mas ao mesmo tempo também significa que ele não lhes dá importância. Sabia disto ou o padre com as palavras feitas não lhe explicou? Já perguntei a imensas pessoas à saída da igreja se se lembram do que o padre falou, mas na realidade estão preocupadas que está a chegar a hora do almoço e vão a casa dos sogros comer um arrozinho de pato. Poupe-nos o espaço para comentários sim? Já chega
Responder2 min
Ângelo Reis
Gostava de saber se não existisse repressão, a que níveis de racismo chegaríamos neste país? Basta entrar numa loja ou andar na via pública e termos olhos para ver e ouvidos para ouvir.
GostoResponder1 h
António Cardinal Cardinal
Não se confuda a generalidade dos portugueses e Portugal/país com este energumeo.
GostoResponder1 h
Joao Antunes
Estou deveras triste e envergonhado. É no mínimo injusto. Não se faz isto a ninguém.
Jose Saraiva
Mais um dos muito calmos e pacíficos praticantes de artes culturistas e marciais. Um exemplo para a comunidade.
GostoResponder1 h
José Carlos Vinagre
O mundo está a ficar muito feio. Parece que estramos a viver dentro de um filme de terror.
GostoResponder1 h
Inês Almeida
Efésios 6 : 9 - E vós senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo também que o Senhor deles e vosso está no céu , e que para com ele não há acepção de pessoas.
GostoResponder13 h
Ângelo Reis
Haja Paciência 69:1 - E tu, vai dar banho ao cão.
Responder52 min
Inês Almeida
Deuteronómio 10 : 17 - Pois o Senhor vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível , que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas.
GostoResponder3 h
Raul Pissarra
Deutério -4:+2 - E à força de tanto citar o Deuteronómio a Inês Almeida entrou cheia de glória no Paraíso onde viu lá longe no Inferno este segurança
Responder2 h
Jorge Simoes
Nao compreendo, que sendo nós um país apelidado de racista, porque é que esta gente, teima em vir para cá!
GostoResponder22 h
Jose Mota
Vem para cá para serem agredidos quando entram num autocarro
Responder2 h
Elizabeth Christina
Porque será que há tantos portugueses em França????Responda a essa pergunta e terá a sua resposta
Responder11 h
Cristiano Ramos
Faz um favor ao mundo, morre cedo.
Responder11 h
Jorge Sabino
Estes seguranças são recrutados entre os mais rafeiros seres deste planeta e o facto de serem do Porto ainda mais ajuda na falta de educação. A Policia tem elementos igualmente rafeiros e com a mesma educação.
GostoResponder2 h
Raul Pissarra
E o facto de ser do Porto ainda mais ajuda na falta de educação. O seu comentário é uma pérola.
Responder12 h
Jorge Simoes
No que toca à rafeirice, voce nao é melhor!
Responder2 h
Paulo Santos
Mais vale ser do Porto e rafeiro do que ser Lisboeta e sodomizado, já que quer ir pela vertente histórica! E repare que sem mais nem menos o primeiro a não ter educação foi você seu anacleto. Respeite se quer ser respeitado...mas duvido que ainda vá a tempo de perceber o que é a educação, de tão cabal que foi o exemplo que deu!
Responder11 h
Pedro Silva
Dizia tudo, até ter tido a infeliz ideia que passo a citar é simplesmente estúpida de dizer que o problema é ser do Porto. O respeitinho é muito bonito, a gente gosta e nem sequer se tocou no assunto. Para além disso não se sabe se o energúmeno é do Porto, por isso vou lhe pedir com a calma que me é reconhecida: "Caladinho és um poeta".
GostoResponder13 min
Andre Valente
Seguranças culturistas atrasados vs policias incompetentes dá nisto ,é o Pais que temos e quem manda faz de conta que nada se passa.COBARDOLAS
GostoResponder32 h
João Castro
Obrigado, é exatamente o que eu penso
Responder1 h
João Tátá Ramalho
É a democracia de quem contrata segurânças.
GostoResponder23 h
Matias José Santos
são racistas e não andaram na guerra como os homens da minha geração...os seguranças são na maioria pessoas mal formadas...muitos músculos mas pouco cérebro.
GostoResponder32 h
Fatimamedeiros Morais
Com esta violência, onde vamos parar.
Pedro Zamith
Esse acéfalo deveria ser enviado daqui para fora num avião com meio deposito e que ficasse sem gasolina a meio do oceano. Estes gajos que metem esteroides na peida para além de ficarem com a gaita mais pequena, ficam sem actividade cerebral. Claro está que os comentários que já li por causa disso, a chamar racistas aos portugueses e isto e aquilo, são comentáros perigosos e injustos. Tenho muito amigos e nenhum é racista. Maior parte das pessoas nunca teria este comportamento. Por um grunho cobarde, não temos de estar todos no mesmo barco, ou temos?
GostoResponder2 h
Pires Tony
Falta de educacao! deu nisto.
GostoResponder1 h
Inês Almeida
Romanos 2 : 11 - Porque , para com Deus , não há acepção de pessoas.
GostoResponder3 h
Daci Lelo
Isto aconteceu em Portugal?!... Não entendo.
GostoResponder3 h
Carla Guerreiro
Sim, isto acontece em Portugal. Infelizmente.
Responder3 h

Sem comentários: