Texto de Benjamim Wilson
 

O processo de preparação com vista a certificação internacional dos três principais aeroportos nacionais, designadamente de Maputo, Beira e Nampula, deverá ser concluído até o próximo mês de Setembro.
De acordo com Emanuel Chaves, presidente da empresa Aeroportos de Moçambique (ADM), decorrem neste momento trabalhos com vista a que aqueles três terminais aeroportuários possam responder aos padrões fixados pela Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO).    
Falando ao domingo a margem da Reunião Anual de Balanço da ADM, realizada na semana passada, Chaves acrescentou que, em relação ao Aeroporto Internacional de Maputo, o processo de preparação encontra-se na fase final.
Tal como explicou, a auditoria com vista a certificação daquela que é considerada a principal “porta de entrada” foi concluída no inicio do corrente mês de Junho, encontrando-se na fase de avaliação dos respectivos relatórios.
Ainda no que ao Aeroporto Internacional de Maputo diz respeito, tudo indica que a certificação deveraa ocorrer antes do término do mês de Julho próximo, estando dependente da produção do relatório final.
Em relação a Beira e Nampula, espera-se que com base na experiência do processo de certificação do aeroporto de Maputo não venham a registar-se níveis de exigência bastante complexos.
Prevê-se que venha a decorrer um período de preparação e acertos por parte da empresa Aeroportos de Moçambique e das avaliações do Instituto Nacional da Aviação Civil (IACM) antes das respectivas certificações internacionais.
A certificação de um aeroporto implica responder a uma série de requisitos de segurança operacional, contra actos ilícitos e do espaço aéreo que serve um determinado terminal aeroportuário.
Conforme explicou o presidente do IACM, João de Abreu, a ICAO obriga a que todos os estados membros que tenham aeroportos onde aterrem aviões de grande porte de nível internacional se encontrem certificados.