quarta-feira, 27 de junho de 2018

África igual a si!

Fatima Mimbire está a sentir-se sentir-se tipo ya! poderíamos. mas...
16 h
África igual a si!
A Nigéria esteve em vantagem duas vezes: quando o jogo estava zero a zero e quando chegaram ao empate 1-1. Ao invés de contra-atacar para manter o resultado e quiçá marcar mais, a Nigéria ficou convencida que já tinha ganho o jogo a faltarem uns bons minutos para o fim da partida.
A Nigéria poderia ter contra-atacado mais, poderia ter controlado mais a bola e de facto ganhar o jogo.
Está situação nos leva à nossa própria realidade, quando temos a chance de vencer, nos auto-boicotamos por causa da vaidade que não conseguimos conter, que nos convence que somos os tais. Mal começamos a trabalhar já querem o ir ao banco pedir dinheiro para comprar um Mercedes. Mal há sinal de que o país vai facturar com o gás e lá nos endividamos e o dinheiro some. Resultado: perdemos. Perdemos a oportunidade de crescer sustentavelmente e perdemos o jogo.
Houve vários erros:
1. A estratégia do treinador foi fraca e, tudo indica, que não aproveitou o intervalo para re-estrategizar a actuação da Nigéria. É que aquela Argentina não é a mesma que vimos jogar antes. Aquela Argentina tinha aquilo de chamamos de "nhongwa" e queria ganhar. E diga-se: esteve muito bem e mereceu ganhar.
2. O treinador só fez substituição nos últimos cinco minuto do jogo, quase no tempo compensatório. Tarde demais. Aos 70 e poucos minutos devia fazer algumas substituições para injectar nova energia. A Argentina fez isso é o resultado foi um bonito segundo golo.
3. A justeza da arbitragem pode ser questionada nalgum casos. Houve duas faltas que não cobradas: uma foi aquele chute no pé do jogador da Nigéria, que até daria um amarelo, e o segundo foi aquela cabeçada falhada que foi dar na "mão". Ali seria um pênalti (se a Nigéria marcaria, não vem ao caso), mas seria justo cobrar. Para quem viu o jogo do Irão sabe do que falo. Não vou falar do pé na cara porque há tecnicalidades futebolísticas que não domino.
Moral da estoria: morremos na praia com tudo para dar certo. Os interesses e/ou hipotética intervenção da FIFA para não permitir que uma equipa como a Argentina fosse para casa cedo e a possibilidade de o seleccionar ter vendido o jogo com um táctica muito fragil; não são relevantes porque a Nigéria ficou vaidosa cedo e esqueceu que o ataque, nestes casos, é a melhor defesa, e ficou ali a brincar e a cansar-se.
Portanto, não adianta acusar mão externa, que tem as suas responsabilidades, mas o maior obstáculo ao nosso avanço somos nós mesmos que não mudamos de táctica quando nos vemos encurralados, que oferecemos de bandeja o ouro ao bandido convencidos de que já somos ricos, quando só estamos endinheirados e dinheiro é com o sal: evapora-se.
GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Onésimo Singa Concordo plenamente!
Gerir
Responder16 h
Fernando Augusto Januario Tem a certeza de ter visto o jogo ou só escreveu porque tinha que escrever qualquer coisa? Sabe o que é contra ataque no futebol? E tem a certeza que a Nigéria não fez isso? Só em contra ataque a Nigéria falhou mais que três ocasiões de golo.
Gerir
Responder16 h
Fatima Mimbire você viu em que circunstâncias o golo da Argentina foi marcado? já cheirava a golo dez minutos antes porque a Nigéria tinha momentos de ataque sim, mas no geral foi defensiva.

não seja presunçoso. posso lhe perguntar o nesmo: viu o jogo? ou só quer vi
...Ver mais
Gerir
Responder15 hEditado
Fatima Mimbire e quantas ocasiões falhou Argentina? é neste prisma que temos de avaliar. incluindo a percentagem de posse de bola!
Gerir
Responder15 h
Fernando Augusto Januario Na minha opinião a Nigéria não perdeu por não contra atacar, mas sim na contenção nos minutos finais.
Gerir
Responder15 h
Melinho Manhiça Por pouco Messi ia para casa mais cedo. Marcos Rojo é o herói e Maradona foi infeliz no festejo. Tenho a certeza que a França vai mandar para casa esse bando de bons jogadores. Apenas isso, bons jogadores porque equipe é Croácia.
Gerir
Responder16 h
Fatima Mimbire também acho : Croácia é a equipa.
Gerir
Responder15 h
Melinho Manhiça Foi uma grande noite de futebol, golos, pênalti, drama até ao último minuto
Gerir
Responder15 h
Fatima Mimbire Melinho Manhiça e como foi. eu ia tens um colapso nervoso. os meus grito, até os vizinhos subiram para saber que não era um caso de violência doméstica. kkkkkkk
Gerir
Responder15 h
Neves Nhavene Melinho Manhiça reduza a expectativa de ver a Argentina eliminada para menos frustração ! Porque na realidade a França também só tem bons jogadores apenas isso..! No Argentina vs França só espero ver um festival de dribles e "ma nada."
Gerir
Responder14 h
Antonio A. S. Kawaria Em quase todos aspectos, nós africanos somos assim e por isso marcamos primeiro um passo para frente e dois para atrás.
Gerir
Responder16 h
Júlio Massango Pois sim, a Nigéria tinha tudo para dar certo mas exerceu pouca pressão para ganhar o jogo preferindo criar um bloqueio que não permitisse violação da sua baliza numa equipa onde está Messi. 
Aquela cabeçada feita a mão não entendi o porquê de não ter 
...Ver mais
Gerir
Responder16 h
Fernando Cuche Acho que a Nigeria devolveu a Argentina para o mundial. Devia se abrir um inquerito para este conjunto
Gerir
Responder15 h
Francisco Mbumila Maradona um autentico palhaço,com todo o respeito que tenho pra com ele não gostei do jeito que festejou a passagem da Argentina.
Gerir
Responder15 h
Júlio Massango Maradona é Maradona mais qualquer coisa, dizia em tempos um jornalista. Essa qualquer coisa, Maradona ainda usa para "viajar "e ver estrelas sob seu efeito; daí não espantar a sua atitude.
Gerir
Responder15 h
Benedito Macaua Maradona foi sempre livre e pouco interessou-lhe a opinião dos outros. Ele manifesta-se como bem entende!
Gerir
Responder15 h
Delfim Jr de Deus Pusemos nos a jeito.
Gerir
Responder15 h
Noe Nhancale Esse lado da Fátima Fatima Mimbire eu não conhecia, estou impressionado!
Gerir
Responder15 h
Fatima Mimbire todos somos e/ou temos uma caixa de pandora. 

eu assisto futebol, atletismo, basket, tennis e natação (minha lista favorita).
Gerir
Responder15 h
Noe Nhancale Impressiona o fervor com que vive o futebol, adorei Mimbas!
Gerir
Responder15 h
Francisco Cardoso Fatima Mimbire força e continua assim para que nós busquemos uma inspiração, o fazedor de opinião pública deve ser um indivíduo que acompanha tudo que é actualidade,seja política,economia,desportiva etc...Só assim é que pode dar uma opinião com propriedade.
Gerir
Responder15 h
Inocencio Banze Concordo em 80 % com o seu argumento sista, os restantes 20% aponto para a influencia mão externa (do árbitro e sua equipa de apoio) sim!!! Depois de ver o árbitro do Portugal v Irão marcar um penalty por muito menos, tinha quase certeza que o árbitro...Ver mais
Gerir
Responder15 h
Fatima Mimbire eu reduziria a discordância para 5%. mas como nível de erro, de interpretação talvez. porque embora reconheça que grande responsabilidade estava na Nigéria também questiono a arbitragem. 

poderíamos ter contornado a influência da não externa atacando mais e aí certamente marcariamos muito mais do que os três falhados.


ainda doem muito, as feridas.
Gerir
Responder15 h
Inocencio Banze Poderíamos sim, tivemos falhas tácticas e técnicas que tiveram grande peso no resultado final sim, mas o peso daquela potencial grande penalidade não assinalada a minuto do fim, é tremendo sista!!! Continuo a pensar que a Negeria mesmo tendo uma postura que não a permitiu "capturar" as oportunidades existentes, a mão externa teve um peso de mais de 5%. Era um lance capital, de decisão e que poderia mudar tudo (até o que não estava bem). Enfim... África voltou a perder. .. África voltou a não sorrir.... Bom dia...
Gerir
Responder15 h
Jose Manuel Goncalo Inocencio Banze a Nigéria poderia ter sentenciado o jogo. Não vale a pena reclamar um hipotético pênalti. Estamos assumir que o pênalti já era golo? E as outras chances? Aquela atitude enfadonha de querer controlar o jogo faltando quase 30 minutos por jogar, foi uma hara kiri. Estava em excelente condições de aplicar o contra golpe. Mas enfim. Vamos chorar pela mão do árbitro. Mas isso não entra para estatística...
Gerir
Responder15 h
Inocencio Banze José Jose Manuel Goncalo, como disse anteriormente, concordo em 85 % (probabilísticamente falando) que a Negeria só se pode queixar a si mesmo pela eliminação. Assumiu uma postura que tanto ideia dar certo, assim como torto. Falharam!!!
Mas aquele lance de hipotético penalty irmão, mandou-se UMA MENSAGEM FORTE Para quem é pequeno!!! Enfim... reforço que concordo consigo mas tenho algumas reservas (85 v 15).
Gerir
Responder15 h
Jose Manuel Goncalo Inocencio Banze a Argentina também poderia se queixar de hipotético pênalti sobre Di Maria. Ou mesmo um vermelho directo a um defesa d Nigéria num isolamento. Mas não é isso que conta. Tiveram uma postura de pequeno. E foram duramente penalizado por isso. Como dizíamos na escola, há vezes que o professor rancoroso não tinha como te dar uma negativa, dada a excelente prova que fazíamos.
Gerir
Responder14 h
Inocencio Banze Lá isso é verdade!!! Há que se concordar!!!
Enfim... Doeu ver Nigéria ficar em terra depois de nos fazer acreditar que era possível deixar Messi e companhia fora do mata-mata!!!
Gerir
Responder14 h
Teko Gildo Rhulani Cada dia surpreendo com suas capacidades analiticas Fatima Mimbiri, nalgum momento cheguei a pensar que nas suas aguas mergulhava politica, divida publica, violencia domestica ou Direitos Humanos, mas o seu post sobre o jogo da Nigeria é a prova clara e inequivo de que nao é do pao que só vives. Realmente colega Fatima, a Nigeria perdeu e por culpa propria. Em nenhum momento deve se defender um resultado faltando mais de meia hora pra o jogo terminar. Se Nigeria quisesse defender o faria no meio campo e nao dentro da sua grande area tal como engenuamente nos brindou ontem. Faltou acreditar, auto-confianca e o colectivo. Jogo termina so quando o arbitro apita. Mas as equipas Africanas nao sabem disso Quando ganham ou empantam fazem o ante-jogo, o tal cai cai, mas a que perceber que o resultado futebolistico ou desportivo so é consumado com o apito final do arbitro. Prontos, "madibequile mati", vamos apostar no Senegal. 
PS: sobre a outra parte do post(dividas etc etc etc, ligo te pra falarmos em Off. Um abraco colega.
Gerir
Responder15 hEditado
Antonio Acacio Mulher versátil, entende sempre os assuntos
Gerir
Responder15 h
Gaspar Americo Gove Fatima como fazer isso se o adversario pode jogar com as maos, meter o pé onde deve jogar com cabeca ou peito.
Gerir
Responder15 h
Fatima Mimbire fazer o que? jogando com o pé e a cabeça, acho. kkkkkk
Gerir
Responder15 h
Gaspar Americo Gove Detesto injustiça.....
Gerir
Responder15 h
Gaspar Americo Gove Argentina fez uma primeira parte excelente , e o arbitro entrou em accao....
Gerir
Responder15 h
Nelo Txuma Bem visto Fatima Mimbire.
A melhor defesa é o ataque coordenado.
Jogaram a waka-waka...
Gerir
Responder15 hEditado
Ussí Lopes Rungo Fátima Mimbire
Isto é futebol, não futebol é assim, mesmo sendo bons nem sempre os bons se dão bem. 
Chega de rebaixar nossa África, já sofremos demais é hora de acreditar eu particularmente venho a acompanhando os últimos 4 mundiais com atenção e vejo que desta vez as equipas africanas estão maduras e bem preparadas, o que precisamos é melhorar a compectividade a nível continental. 
...Ver mais
Gerir
Responder15 h
Fatima Mimbire temos de mudar de atitute. esse 'e o problema. Se querem viver de fantasias, forca, e depois hao-0de acordar para uma realidade de um pais falido. e ficou falido durante a vossa sonolente ilusao. Sabe, nao somos bons para o nosso pais e nem nosso continente. preferem mentir para voces e para o mundo. enquanto isso, o mundo avanca. PS: qualquer terapia da cura passa por afrontar a realidade, para por reconhecer que estamos mal e eu vou fazer esse servico de ajudar a l;embrar que temos problemas e quando aceitarmos e estivermos dispostos a lutar para mudar, nao ouviras mais nenhuma critica do meu lado. mas enquanto continuarem na negacao, eu vou falar, 'e a minha catarse.
Gerir
Responder13 h
Ussí Lopes Rungo Fatima Mimbire 
A crítica é no meu ponto de vista muito fundamental para o crescimento, porém devemos elogiar os poucos aspectos positivos. 
Estou a falar do desporto no caso futebol outros assuntos vou reagir quando a ocasião permitir com todo prazer .
Gerir
Responder12 h
Nwashinyalani Sambo Bom dia! Tens uma visao no futebol! Portanto, tens cv para comentar "Revista desportiva" em geral. Mas hoje, estamos a espera de ti no "opinião no feminino" após mais um jogo, claro!
Gerir
Responder15 h
Edmundo Bie Para comentar revistas tens que ser imparcial
Gerir
Responder15 h
Nwashinyalani Sambo Edmundo Bie, a Fátima é imparcial
Gerir
Responder14 h
Amisse Omar Estava claro que o jogo era Nigéria contra argentina e os árbitros.
Gerir
Responder15 h
Responder15 h
Guilherme Da Silva Rodrigues A sua análise faz sentido. Fica provado que o problema de África não é falta de potencialidade para dar o salto qualitativo. Podem faltar estratégias, determinação incondicional e perseverança na luta pois que temos tudo para sermos iguais se não melhores que os outros. Acima de tudo temos que reconhecer a grande capacidade da equipa do Nigéria.
Gerir
Responder15 h
Fatima Mimbire exactamente. Uma equipa muito respeitada aquela. A Argentina venceu porque se aproveitou de muitos erros tacticos, mas nao foi facil. PS: Nao estou a dizer que a Nigeria jogou mal, so nao fez o seu melhor.
Gerir
Responder13 h
Edmundo Bie Hehehehehe
Fatima Mimbire vai parecer que tenho algo pessoal contigo....


Mas dizes que Nigéria poderia contra-atacar mais? 
Primeiro quem tinha o domínio do Jogo era Argentina, era Argentina quem impunha o ritmo do Jogo (em maior parte do Jogo), então as coisas não são tão simples como pensamos....

2. Sabes qual é o risco de atacar muito uma equipe quem tem Messi, Aguero e Di Maria como avançados?
Gerir
Responder15 h
Fatima Mimbire Se tens algo contra mim nao importa. Importa o teu argumento. Qual e o risco de atacar muito a uma equipa que tem Messi, Aguero e Di Maria como avancados?- que eles se aproveitem do vazio e marquem golos! (ponto de exclamacao nao 'e afirmacao, duvida tambem). Mas com a vantagem garantida a nigeria nao devia ficar ali a fazer bolinhas, poderia ousar uma vezes. o que aconteceu quando ousou um pouco e falhou tres golos? nao era possivel fazer mais? ele tambem tinham bons defesas (o numero 6 'e um deles e esteve muito bem e ate a argentina queria que lhe desse um vermelho por uma falta e ele teve amarelo e ate lhe tentaram kenhar porque estava a ser um bloqueio a altura contra a Argentina). Sobre o dominio da bola de facto era a Argentina e a Nigeria coseguiu fazer bons cortes mas era fraco no dominio e isso era impossivel de conseguir. Mais uma vez: foi erro tactico do seleccionador que montou uma estrategia a contar com uma Argentina dos dois jogos anteriores e encontrou uma outra argentina. E sequer se deu ao luxo de ir ao balneario e mudar a tactica. Para alem de que so se lembrou de fazer substituicoes quando ja nao havia muito a fazer. Contrariamente, a Argentina retirou o Di Maria do campo quando viu que estava cansado e nao era mais uma mais-valia.
Gerir
Responder13 h
Nogar Boca Fatima Mimbire, serei sintético: Você escreveu muitíssimo bem, quando defende que: A Nigéria poderia ter CONTRA-ATACADO. O que é justificado pelo domínio elevado da Argentina ✌️. Portanto, a Nigéria só poderia aproveitar as SOBRAS.
Gerir
Responder6 h
Pires M'buana Kalembo Mas a Nigeria tinha um penarte bem visivel do quale o arbritragem favoreceu a equipa que queria ganhasse e pronto aconteçeu.
Gerir
Responder15 h
Stiven Ferrao Muita bem, Fatima, só não entendi porque não tivemos penalte.
Gerir
Responder15 h
Alberto Ngomane Nigéria jogou bem. Simplesmente, na hora de matar jogo falhou duas vezes em situação de meio golo. Depois o Culpado-mor, o Árbitro viu o que não vimos.
Gerir
Responder15 h
Raul Junior Diferenças nos objectivos: Nigéria jogava para os oitavos e Argentina joga para a final!
Gerir
Responder15 h
Celso Frinjane AÍ está o segredo da vitória.Gerir
Responder14 h
Jéssica Psungo Eu assiti o jogo e fiquei orgulhosa pela forma como fomos representados. Acho que devemos saber agradecer pelos feitos. Não fomos a outra fase mas mostramos que cá em casa também joga-se futebol. Deixar de querer reclamar e agradecer, arregaçar as mangas e continuar a treinar. Esta deve ser a nossa posicao. Nao senti nenhum afrochamento por causa da vantagem que a Nigéria teve, senti o poderio técnico por parte da experiente Argentina e temos de reconhecer quando temos um adversário tecnicamente mais qualificado. Poderíamos ter feito mais com certeza, tivemos erros tácticos como qualquer equipe agora dizer que nos deixamos vencer...para mim é demais.
Gerir
Responder14 h
Fatima Mimbire A Nigeria tambem estava tecnicamente qualificada senao nao chegava aonde chegou e com vantagem sobre a Argentina e nem teria feito a Argentina ter uma vitoria sofrida. Deixamo-nos vencer, sim. pode ter sido sem intencao, mas nos deixamos sim, porque nao fizemos muito mais do que poderiamos. 'E como eu vi o jogo e houve muitos momentos em que isso aconteceu. Depois do golo de empate a Nigeria tentou gerir e isso 'e uma falha tactica grave, porque a forma de gerir 'e contra-atacando. E veja que a Argentina brincava muito na metade da Nigeria e o golo era inevitavel e houve muitos sinais disso. Contudo, respeito a tua perspectiva de que fizemos o melhor (a minha tese 'e de que poderiamos ter feito mais do que aquilo e de certa forma oferecemos o jogo, sim).
Gerir
Responder13 h
Lyndo A. Mondlane Mas Fatima Mimbire, o penalti q deram. A nigeria tambem foi duvidoso.. 
Temos q acustumar a marcar e nao depender de penaltis..
Quanto ao resto estou de acordo.. temos magugu em.quase tudo..
Gerir
Responder7 hEditado
Pires M'buana Kalembo Mas penalte faz parte do jogo meu Irmão, é porque a pessoa não jogou como deve ser!!
Gerir
Responder14 h
Lyndo A. Mondlane Sim entendo.. mas os outros marcam.sem.esperar penaltis.. fazem parte do jogo,mas depeendem da vontade do arbitro..
Gerir
Responder14 h
Pires M'buana Kalembo Estragaste a conversa, o penalte é uma das legras do jogo não depende da vontade do árbitro, so que o árbitro pode favorecer a equipa por corrupção!! 
Note: a corrupção sempre perjudica-nós.
Gerir
Responder14 h
Lyndo A. Mondlane Depende da percepçao do arbitro.. depende tanto q o primeito.mandou marcar o segundo.nao.
Depende da percepçao do arbitro q se instala agora o VAR.
depende da vontade so arbitro.. 

Pode ver um.penalti clarissimo e decidir nao.apitar..

Ha q acustumar a marcar golos que nao sejam.de penaltis..
Gerir
Responder13 h
Alexandre Chirrute Uauu,observação presada Mimbire.
Gerir
Responder14 h
Alface Sousa REALIDADES TRISTES DE AFRICA E DOS AFRICANOS. CONTINUE NOS TRAZENDO SABERES E ANALISES REALISTICAS DO NOSSO CONTEXTO.
Gerir
Responder14 h
Milagre Mabote No meu entender 20% o Video Árbitro teve culpa e 80% recai aos Jogadores as Seleções Africanas não tem atitude quando estão em Vantagem não sabem gerir o Resultado cada atleta quer ser indevidualista para ver si pode ser Contratado para Espanha & Inglaterra que atualmente são os 2 melhores paises que si joga o melhor Futebol a Nivel Mundial no Jogo de ontem faltou muita atitude dos Atletas Nigerianos e o mesmo vai aconteçer com o Senegal infelizmente essa é a minha analise pessoal.
Gerir
Responder14 h
Sarmento Abel Sande Depois dirao que "jogamos bem como nunca, mas perdemos como sempre".
Gerir
Responder14 h
Sarmento Abel Sande Cada jogo com suas nuances, neste em questao venceu a seleccao que jogou para amealhar mais tentos na baliza contraria. Ha dias li uma entrevista do Gernot Rohr (Coach da Nigeira) no qual ele disse que estava a planear uma equipa para o Mundial-2022 (a...Ver mais
Gerir
Responder14 h
Jose Maria Ser africano é um desafio muito grande neste mundo.
Gerir
Responder14 h
Fred Forlife Negro Africano. Diga-se
Gerir
Responder13 h
Zangua M'Pimbe Para Portugal foi penalty mas para Argentina passar não foi
Gerir
Responder13 h
Mário Manhiça Tenho uma admiração grande por ti Fatima Mimbire, fizeste o Raio X do continente africano no seu todo e de como nós africanos pensamos e agimos. Acerca da analise futebolística bem conseguida e parabéns
Gerir
Responder13 h
Elvis Bravo De forma parcial concordo consigo. Em alguns casos os jogadores nigerianos saiam em contra-ataque mas não conseguiam finalizar pela qualidade que tem frente à defesa argentina e pela falta de imaginação e criatividade (em alguns casos).

Quanto a tátic
...Ver mais
Gerir
Responder13 h
Fatima Mimbire Obrigada Elvis. E eu nao finalizaram em muitos casos nao so por causa da defesa mas pelo cansaco. Fizeres bons cortes que lhes permitiram recuperar a bola, mas nao foram muito longe. Os melhores em campo da nigeria para mim foram o 6 e o 7.
Gerir
Responder13 h
Ernesto Nhatsumbo Polivalente em pessoa. Essa é a Fatima Mimbire que eu conheço. Vamos lá falar.
Gerir
Responder13 h
Alzira Magalhaes A Argentina esta muito fraca foi salva pela imaturidade da Nigeria
Gerir
Responder13 h
Safema Félix Vou partilhar ó Fatima Mimbire
Gerir
Responder13 h
Ach Chauque A Nigéria esteve super bem em quase todos os aspectos!
Messi aonde está agora ainda está a render com os blacks.
...Ver mais
Gerir
Responder13 hEditado
Sarmento Abel Sande Entao, que leve o nhamussoro de Mambone para o Mundial.
Gerir
Responder13 h
Heras Heras Heras África é ingênua em quase tudo da impressão que não foi feita para este mundo, nenhuma equipa doutros paralelos sofreria aquele segundo golo com a grande área sem cobertura quando eles estavam por cima na eliminatória.
Mas eu gostaria de lançar o mote 
...Ver mais
Gerir
Responder12 h
Milton Guirrugo Fátima, Nigéria fez tudo para ganhar o jogo! Mas realmente concordo o tal de Messi e seus companheiros, entraram com nhongua mesmo. Aquilo foi vingança, jogar com TUDO.
Gerir
Responder12 h
Charles Brown Eu acho que não foi o mesmo jogo que assisti, dos comentários que vejo aqui. 
Dizer que Nigéria poderia atacar para forçar Argentina recuar, é um argumento fácil. Argentina é que tinha iniciativa e dominou o jogo em 65% contra 35% da Nigéria. 
Vejam a estatística do jogo para não opinar o que não aconteceu.
Gerir
Responder12 h
Arsenio Constantino Nigeria foi fraca, jogava para manter resultado, apenas isso, só começou a atacar quando viu que estava a perder.
Gerir
Responder9 h
Milton Guirrugo Os 35% foram de espectáculo.
Gerir
Responder12 h
Valente Antonio Simango Enquanto formos pobres mental e materialmente isto vai acontecer várias vezes. Alguém facturou com isso em detrimento do conjunto. Nada temos, nada queremos e nada podemos.
Gerir
Responder12 h
Sérgio Manuel Caetano Belaaaaaaaa análise Dra. Fatima Mimbir concordo plenamente com este parecer muito exaustivo e acertivo......
Gerir
Responder12 h
Edio Matola Granda metafora! Só não concordo, com o lance que dizes ter sido penaly! No lance igual ao que deu penalty ao Irão! Aquilo não é penalty!!!! Esteve muitissimo bem o turco que estava apitar a jogo da Nigeria!!!
Gerir
Responder12 h
Maria Manjate Parabéns Edio, tens a cabeça no lugar.Assití ao jogo e concordo contigo.
Gerir
Responder11 hEditado
Maria Manjate Parabéns Fátima Mimbire , é o primeiro comentário justo k leio sobre o jogo Argentina-Nigéria aki no FB.Há muito gente k fala por emoçao , sem contudo fazer antes uma análise séria e exaustiva , duma determinada situaçao.
Gerir
Responder11 hEditado
Américo Tomás Armanze África, terra de doenças e guerras
Muito calor, sexo pobreza e ferras
Ciências diz que é onde surgiu o primeiro homem no mundo

O homem diz que é onde fica o terceiro mundo
B
Branco é o mulungo, patrão, Deus do africano
Ele está sempre certo porque o erro é humano
Tem os cabelos de Jesus e a cara do dólar
Ta sempre do outro lado da mão preta que pede a esmola
C
Chefe é o dono da curva da felicidade
Da barriga que é maior que o pénis levantado
É o dono do salário, logo é o dono da verdade
Não admite o contrário, não pode ser contrariado
D
Dinheiro é unidade de medida dos homens
Quanto mais dinheiro tem mais importantes os seus nomes
É a única língua em que todos se entendem
E os que não falam a língua os outros não os compreendem
E
Estrangeiro rima com dinheiro
É por isso que o nosso povo é muito hospitaleiro
É o que chega em segundo mais é tratado como o primeiro
É o que chega pedreiro e sai empreiteiro
F
Feitiçaria é doença dos pobres
Africanos e latinos com inveja nos olhos
É a explicação para perdas e mortes
É também a explicação para a riqueza dos fortes
G
Governo tem sempre a culpa quando é o povo quem julga
Mais povo tem memória curta, a sentença não executa
Governa o partido com maioria absoluta
É uma instituição naturalmente corrupta
H
Homossexual é um ser anormal
Enteado de Deus, filho legítimo do mal
Vergonha dos pais e da família no geral
É fruto da colonização cultural
Abcd…
Igualdade só existe na matemática
Nos direitos humanos que não se aplicam na prática
Homens são todos iguais segundo a ciência
Mas basta vir o dinheiro para mostrar a diferença
J
Juventude é aquela fase da vida
Que só quando é abusada é que se diz bem vivida
Junta romance, tv, festa e bebida
Oferece à juventude e depois chama-lhe perdida
L
Licenciado ou seja, sr. Doutor
Mais que formação significa salário superior
Significa ver tradições como coisa ridícula
Que não se enquadram nos padrões modernos de vida
M
De mulato, que não tem bandeira
Se for homem é ladrão, se for mulher é pistoleira
Pode até ser dos santos como marcelino
Mas pagará pelo pecado de não ser preto genuíno
N
Negro, ou se preferirem preto
Se a vítima é o predicado, preto é o sujeito
O que tem de talento para música e para o desporto
Tem de exibicionismo e inveja do outro
O
Ongs sempre com boas intenções
Aqui deve ser o inferno, ta cheio dessas organizações
Oferecem boas condições e pagam em dólares
Dão mais esmola para acabar com nossas molas
P
De pobreza absoluta
A 37 anos que é a razão da nossa luta
Preto e político, mentiroso, filho da luta
A 37 anos que enriquece à nossa custa
Q
Quarto de pensão agora é quarto de motel
Lugar discreto que se paga para se ser infiel
E não precisa esconder o anel
Quem disser que lá te viu provou do mesmo mel
Abcd…
R
Religião é a suruma do povo
O fumo que nos faz acreditar de novo
Na velha promessa de uma vida melhor
Quando entregamos ao pastor o fruto do nosso suor
S
Seropositivo, de positivo só o nome
Foi ao bicho com muita fome agora é o bicho que lhe come
Tratado como lixo até que nisso se transforme
E mais que a doença é isso que lhe consome
T
De tradição que é para gente suburbana
Mas quando chega o desespero todos vamos à cabana
Tradição que é para gente sem escola
Mas se é necessário uma missa somos gente sem escolha
U
S.a ou se quiserem eua
Estados unidos da américa, melhor não há
A super potência que o mundo controla
Então bachir ficou na merda quando alguém bufou lá
V
De valor que muitos confundem com preço
Pessoas com valor não se vendem por nenhum preço
Isso não me impede de pedir o cache que mereço
É que o pão para alimentar a minha vida tem preço
W
World wide web, ou seja internet
Rede de pornografia, pirataria que reflecte
Os negócios que nunca irão à falência
Drogas, sexo e violência
X
Xenofobia é a justiça popular
Quando o pão sobe de preço alguém vai ter que pagar
E geralmente é um irmão da mesma cor
Que paga o nosso desespero sangue e suor
Z
Zimbabwe, ontem o celeiro de áfrica
Hoje é a capital da inflação e da governação trágica
E já matou milhares de inocentes
Condenados por contestarem os seus dirigentes
Gerir
Responder11 h
Manuel Jorge E com falhanços infantis...
África igual a si...
Merecem mbhoma
Gerir
Responder11 h
Buene Boaventura Paulo Granda análise...
Gerir
Responder10 h
Vasquinho King Para que tanta auto flagelaçao irmã FM?Anima jogar como 13jogador na poltrona e dedos no teclado como eu mas digo te que isto é Alta Competiçao é rara em Africa
A Argentina foi buscar a equipa do Mundial 2014 que é maturada na Champion Leagur a mesma 
que o Sampeone nao queria, mas o governo, críticos e Maradona pressionaram a jogar com 
Mascherano Di Maria IGuayin LM10
Cuonaguero roeu banco mas em prontidao.
Ali havia guerra dupla
O jogo psicologico contra arbitro que Argentina fez é da Champion League.
Veja que só o penalte contra os Alvicelestes e como desfezeram a mente do Nigeriano.
Vou calar pq sei que Futebol não é para todos
Mas Mascherano deu sangue vomo viram é vermelho que nem o nosso mas doou em campo.
Gerir
Responder8 hEditado
Bene Mugas Respect
Gerir
Responder8 h
Basilio Nhantumbo Epah é uma tarefa bastante complicada... Nossos dirigentes deviam ser os primeiros a incentivar seus povos a mudar... temos problemas graves em quase todas as áreas.
Primeiro deve se resolver problemas básicos
Em África ainda lutamos pela comida... isto já é KO terrivel ......com fome você nã pensa nada.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder8 h
Sadino Daygo e axim a vida mate o jakare emkuanto pekeno for melhor si o deixar crescer ele ira mata lo faltou frieza na nigeria
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder26 min
Teixeira Teté Para mim pessoalmente o que mais me intriga foi aquando do jogo entre Portugal Vs Marrocos vi alguns adeptos Moçambicanos apoiarem a Selecção Portuguesa, e ja no jogo da Argentina contra Nigéria so ouvia vamos apoiar as Selecções Africanas, sinceramente.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder

Sem comentários: