sexta-feira, 29 de junho de 2018

D. António Marto já é cardeal: “Parece que senti um peso que não tinha sentido antes” - como aconteceu


D. António Marto já é cardeal: “Parece que senti um peso que não tinha sentido antes” - como aconteceu

LIVEBLOG ARQUIVADO
A nomeação foi uma surpresa para o próprio e para a Igreja em Portugal. Esta quinta-feira, D. António Marto foi formalmente criado cardeal pelo Papa. O Observador acompanhou a celebração ao minuto.
JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR
Momentos-chave
    União Europeia

    Moedas único! /premium

    Luís Reis
    É preciso apelar, em Portugal, aos europeístas, democratas e patriotas para que se interessem e participem na condução dos destinos da polis. Por enquanto, a moeda é única – e Moedas é único.
    União Europeia

    Moedas único! /premium

    Luís Reis
    É preciso apelar, em Portugal, aos europeístas, democratas e patriotas para que se interessem e participem na condução dos destinos da polis. Por enquanto, a moeda é única – e Moedas é único.

    A nomeação foi uma surpresa para o próprio e para a Igreja em Portugal. Esta quinta-feira, D. António Marto foi formalmente criado cardeal pelo Papa.
    Acompanhe o nosso liveblog ao minuto.
    Comentários
    Luís Miguel Guedes Costa E que nos interessa? Mais um como vice administrador da multinacional Vaticano! Se a notícia fosse sobre esses senhores pedirem desculpa pelas riquezas que roubaram ao longo dos séculos, pelo atraso cultural que provocaram, e atraso no desenvolvimento, isso sim, é que seria uma grande notícia!
    Gerir
    Responder15 h
    A opção selecionada é Mais relevantes e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.
    Duarte Lucas Correia Mais um comentário cheio da ternura da democracia laicista.
    Gerir
    Responder15 h
    Luís Miguel Guedes Costa Não! Apenas alguém que pensa pela própria cabeça, que sabe viver sem ser doutrinado, que observa o mundo como ele é, e que entende como a natureza funciona sem ideias fantasiosas! Apenas um ser humano! E sim, sou muito ternurento, democrático, e não preciso que me digam como ser um bom ser humano para os outros, com falsas promessas!
    Gerir
    Responder15 h
    Pedro Santos que disparate! baboseira, umas atrás das outras!
    Gerir
    Responder14 hEditado
    Cidália Lourenço Pedro Santos Baboseiras? Só se forem as suas ou iguais
    Gerir
    Responder14 h
    Pedro Santos Luís Miguel Guedes Costa Voce bem precisa!
    Gerir
    Responder14 h
    Luís Miguel Guedes Costa Eu sei! Vou para o inferno! 😭😈
    Gerir
    Responder14 h
    Pedro Santos Luís Miguel Guedes Costa Boa sorte com isso!
    Gerir
    Responder14 h
    Luís Miguel Guedes Costa Pedro Santos obrigado! Sempre será mais animado!
    Gerir
    Responder13 h
    Guida Maria Cipriano É uma pena que se seja tão pouco culto e agarrado a preconceitos...
    Gerir
    Responder13 h
    Luís Miguel Guedes Costa Guida Maria Cipriano minha querida senhora! Não me conhece, e não sabe o que é sofrer preconceito na pele! Se é mais culta do que eu, então deveria saber interpretar um texto! No meu post inicial não falei na fé ou crenças, apenas falei e crítico uma i...Ver mais
    Gerir
    Responder13 hEditado
    Luís Miguel Guedes Costa Guida Maria Cipriano e sim! Sou ateu!
    Gerir
    Responder13 h
    Rogério Neiva Luís Miguel Guedes Costa no inferno é mais quentinho e divertido, bares, gajas, etc. É a melhor escolha, vemo-nos por lá.
    Gerir
    Responder13 hEditado
    Luís Miguel Guedes Costa Rogério Neiva eu sei! Lá podemos viver à vontade, sem que ninguém nos controle, e sem gente preconceituosa! 😂😈😈
    Gerir
    Responder12 h
    Eugénia Sousa Luís Miguel Guedes Costa Engraçado constatar que quando alguém usa o lugar mais que comum "Alguém que pensa pela própria cabeça" acaba sempre a comentar como se tivesse o cérebro enfiado num frasco. Informe-se melhor sobre a contribuição da Igreja Católica para o pensamento, a ciência, a arte aos longo dos séculos. As Universidades da Europa, os Hospitais as Leprosarias... Actualmente, a Igreja católica é também a maior organização de caridade no mundo inteiro.
    Gerir
    Responder12 h
    Eugénia Sousa Luís Miguel Guedes Costa Claro que é ateu, só podia.
    Gerir
    Responder12 h
    Luís Miguel Guedes Costa Eugénia Sousa eu sei disso tudo! Não se preocupe! Mas estude a igreja nos últimos 2000 anos! Claro que foi esta instituição que promoveu o ensino em universidades, criou hospitais, mas sempre com a sua ideologia, reprimindo pensamentos diferentes! E as universidades seria só para alguns, só para quem fosse crente! E aí de quem não seguisse ou pensasse diferente! Fogueira com eles! Ahaha
    Gerir
    Responder12 hEditado
    Luís Miguel Guedes Costa Eugénia Sousa claro que é católica, só podia! 😂
    Gerir
    Responder12 h
    Eugénia Sousa Luís Miguel Guedes Costa O pensamento científico não é diferente nem igual é científico. Se quer conhecer algo um pouco que seja não lhe aplique os seus critérios mas tente compreender o contexto. A Igreja avançou com a História e fez avançar a História. https://www.youtube.com/watch?v=CxEYuKRLWT4&feature=share
    Gerir
    Responder12 hEditado
    Luís Miguel Guedes Costa Eugénia Sousa minha querida! Não se preocupe, sempre estudei história!
    Gerir
    Responder12 h
    Luís Miguel Guedes Costa Na nego que terá ajudado nalgumas coisas, mas que fez retrocederr muita coisa não há como negar! Certo? Não foram eles que prenderam Galileu, por exemplo?
    Gerir
    Responder12 hEditado
    Eugénia Sousa Luís Miguel Guedes Costa Sim, Galileu também era Católico. Só a ignorância pode negar o papel desempenhado pela Igreja Católica na Civilização Ocidental, por muito que dê jeito a alguns dizerem o contrário.
    Gerir
    Responder12 hEditado
    Luís Miguel Guedes Costa Eugénia Sousa isto é um tema de conversa fascinante!
    Gerir
    Responder12 h
    Cila Gonçalves 500 reais = 112 euros!
    Gerir
    Responder4 h
    A opção selecionada é Mais relevantes e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.
    Manuel Fernando Fonseca Se quem profere estes vitupérios conhecesse pessoalmente este homem, a sua bondade, a sua simplicidade os seus elevados dotes intelectuais, a sua sabedoria, teria de se retratar e pedir desculpa aos portugueses que se devem sentir orgulhosos por este compatriota cujas obras valorosas o tornarão uma referência de Portugal e da igreja.
    E posso garantir-lhe: ainda que vomite ódio contra os altos dignatários da Igreja, este homem saberá sempre desculpa-lo. Creia que é verdade o que lhe digo. Pode ficar ciente que o ódio não traz felicidade. 
    Seja feliz.
    Gerir
    Responder12 h
    Álvaro Rodrigues Asr Se juntamente com o peso, sentiu também uma dor no ânus e um bafo quente na nuca, isso pode ser um sinal do "divino" e não é nada bom!🤔😈 
    Que o senhor o acompanhe e lhe dê saúde nestes tempos difíceis em que vivemos, ámen!😎https://media3.giphy.com/media/PhPNdm4gUEY7u/200_d.webp
    Gerir
    Responder11 hEditado
    Álvaro Rodrigues Asr Eugénia Sousa - Pronto já vi, estás com inveja e desejo de sentir o mesmo! 😈Infelizmente quero querer que já ninguém te pega e só te resta sonhar, deus é grande!😎 Ps.: Nós também, eu e o "pai-da-humanidade"!😁
    Gerir
    Responder10 h
    Eugénia Sousa Álvaro Rodrigues Asr É idiota mesmo, confirma. Vá estripar galinhas e leve a restante bruxaria que anda por aqui.
    Gerir
    Responder8 hEditado
    Eugénia Sousa Mais um idiota de serviço, este é importado.
    Gerir
    Responder7 h
    Jose Oliveira Silva Conheci pessoalmente.
    Não falemos do que desconhecemos.
    Simples, humilde,sábio.

    A Igreja tem esmolas dos crentes. Se calhar não é perfeita mas redistribuí muito.
    Gerir
    Responder9 h
    Rogério Neiva Que comece por publicar as contas do santuário de Fátima para sabermos onde é que vai parar o dinheiro apesar de nós termos fundadas suspeitas.
    Gerir
    Responder13 h
    Eugénia Sousa Deve pensar que a Igreja trabalha com fundos públicos ou comunitários para ter de lhe prestar contas. O que os crentes doam ou deixam de doar não é assunto nosso.
    Gerir
    Responder12 hEditado
    Rogério Neiva Eugénia Sousa é sim porque a igreja recebe benesses do estado, tem benefícios fiscais. Além disso só lhe ficava bem mostrar que o dinheiro vai para os pobres. A construção da nova basílica orçou em 45 milhões de euros. Agora anda o Papa a pedir para recebermos os imigrantes. Pois este dinheiro dava jeito. Venha a nós o vosso reino, perdão, o vosso dinheiro.
    Gerir
    Responder12 hEditado
    Eugénia Sousa Rogério Neiva A Igreja vive de doações e paga impostos como você e eu. Faz com o dinheiro doado o que bem entende, como você faz com o seu dinheiro o que bem entender, com a diferença que a Igreja é quem mais investe em caridade no mundo inteiro. Não é o seu caso, pois não?
    Gerir
    Responder12 hEditado
    Rogério Neiva Eugénia Sousa paga impostos ? Investe em caridade ? Nem vou perder tempo a responder a quem não quer ouvir. Leia os livros Luxuria e Avaricia que está lá tudo. Mas há mais documentação que demonstram quem é a verdadeira igreja. Na Cova dos Leões do Tomás da Fonseca, por exemplo. Mas acredite no que quer. com 10.000 religiões a sua é que é a verdadeira.
    Gerir
    Responder12 h
    Eugénia Sousa Rogério Neiva Mal estaria eu se não soubesse escolher as fontes. Não estou interessada em quem nada faz a não ser criticar quem faz e muito. Os ateus pessimamente documentados. Prefiro ler sobre o papel extraordinário que o Papa Pio XII desempenhou ao salvar o maior número de Judeus, que alguém conseguiu, durante o nazismo. O dinheiro da Vaticano já resgatou muitas vidas. Ainda bem que o têm.
    Gerir
    Responder11 hEditado
    Rogério Neiva Eugénia Sousa já agora leia também sobre a pederastia na Igreja que, longe de salvar crianças, as destruiu assim como a colaboração entre o Papa e os Nazis na fuga de destes para a América Latina com a cooperação da Evita Perón. Acredita num deus da mesma maneira que as crianças acreditam no Pai N.atal. A única diferença é que as crianças deixas de acreditar e os adultos continuam a viver na fantasia e pior, a acreditar que a igreja católica, responsável por tantos crimes (basta ler a Bíblia e o Antigo Testatmento - faça-o se ainda não o fez) para ver a crueldade Um exemplo: a Santa Inquisição.
    Gerir
    Responder10 hEditado
    Rosário Soveral As contas do Santuário são publicadas anualmente e podem ser solicitadas para consulta. No entanto, aconselho aos corajosos que tomam a palavra no Facebook que peçam um encontro com a Senhor cardeal ou ao Reitor do Santuário.
    Gerir
    Responder10 h
    Eugénia Sousa Rogério Neiva Que grande salada, teorias da conspiração e péssima literatura. Leio a Bíblia, obrigada pelo conselho. E o Rogério devia fazer o mesmo, não escrevia tanta asneira.
    Gerir
    Responder10 hEditado
    Rogério Neiva Na Biblia há de tudo, desde a justificação da escravidão, ao assasinato em massa de crianças, de matar os filhos que levantam a mão ao pai, oferecer as filhas para passar a noite com homens para proteger o anjo, etc. O que eu não leio lá é sobre os padres violarem crianças e depois serem protegidos pela hierarquia da igreja.
    Gerir
    Responder10 hEditado
    Rosário Soveral Rogério Neiva na Biblia há de tudo, como refere. Tal como em qualquer escrito do Médio Oriente. Se fizer uma leitura comparada de vários escritos religiosos dr então encontra as mesmas situações. Deve-se ler um documento com s compreensão dessa época. O que refere sobre a pedofilia é um facto que envergonha a Igreja à qual pertenço e que está a ser corrigido. Por outro lado são tantos os casos de pedofilia e violação no contexto familiar que a todos os críticos costumo dizer que não cuspam para o ar porque pode-lhes cair em cima porque no melhor pano cai a nódoa.
    Gerir
    Responder9 h
    Rogério Neiva Rosário Soveral não se pode escolher na Biblia o que dá jeito já que ela é a palavra de Deus. A igreja que devia ser um farol de moral não é e agora desculpa-se a igreja porque uns selvagens são pederastas no meio familiar ? Que cinismo.
    Gerir
    Responder8 h
    Eugénia Sousa Rogério Neiva Convém também interpretar. Bíblia significa Biblioteca, vários livros num livro: poemas, livros históricos, Cartas, o Novo Evangelho, Antigo Testamento...aplicar chapa cinco não resulta. Tirar da Bíblia o que dá jeito, retirar do contexto e misturar tudo é exactamente o que está a fazer. Já temos os hebreus libertos da escravidão do Egipto, no Antigo Testamento, de mistura com o massacre das crianças pelo Rei Herodes no Novo e séculos depois. O que a Rosário disse e o Rogério não entendeu, ou não quis, é no contexto familiar onde acontecem o maior número de casos de abuso sexual infantil. A família não deixa de ser uma instituição justa e defensável por alguns não o serem. Para si não funciona assim, generaliza e acusa e mete tudo no mesmo saco. Então, na qualidade de pai , irmão, tio, primo que é defenda-se da horrível acusação de pedofilia.
    Gerir
    Responder7 hEditado
    Cidália Lourenço Sentiu o peso ? Mas ainda não está nas novas funções e já recebeu o ordenado ( mínimo) não é????????
    Gerir
    Responder14 h
    Eugénia Sousa Não sei do que se queixa, o que os padres ganham não lhe sai do bolso a si. Não é o Estado que os sustenta.
    Gerir
    Responder12 h
    Cidália Lourenço Eugénia Sousa Trabalhei num Instituto do Estado , que tinha uma igreja lá dentro , por isso estou á vontade para falar, mas não vamos generalizar, ainda há alguns bons! Eu só conheço o PAPA Francisco. O único que gostei até hoje, apesar dele não poder fazer tudo o que quer.porque como em todas as religiões há Máfia n
    Esta não foge á regra. E já agora fique sabendo que sim sou eu é você , somos todos nós Povo. E o Estado sim! ,E olhe que eles não ganham o ordenado mínimo nacional
    Se A Igreja fizesse a distribuição de tudo o que recebem pelas pessoas mais carenciados ,pode crer que neste País, não havia tanta gente a passar fome e por outras dificuldades. Mas há ver pessoas que só se preocupam com quem recebe o rendimento mínimo
    É com estas e outras situações graves que eu me preocupo. Passar bem.
    Gerir
    Responder10 h
    Eugénia Sousa Cidália Lourenço Reitero, a Igreja católica é a Instituição em todo o mundo que mais contribui para obras de caridade. Isso parece-me um excelente recorde, o melhor. É no mínimo contraditório que os mesmos que se arrogam que o Estado é laico, que a Igreja não devia ter voz na sociedade, reclamam ajuda social a essa mesma Igreja que não raramente sofre e ajuda. A Igreja vive de doações e do trabalho extra dos seus elementos: professor, capelão, por exemplo, noutras instituições, como provavelmente aquela em que trabalhou. Trabalham e recebem vencimento é justo. E pagam impostos, claro. Se me diz que há pessoas que não deviam estar na Igreja porque são ambiciosas ou outro motivo qualquer, concordo. Mas não me cabe a mim julgá-los. Contudo, posso afiançar-lhe que esmagadora maioria são sal e luz para a humanidade, como o Papa Francisco é os seus antecessores também foram.
    Gerir
    Responder7 h
    Maria Goretti Ramalho Gosto 😚parabéns
    Gerir
    Responder12 h
    José Maria Mais uma notícia de grande importância. ..Já agora para que serve este cargo? ?? Nos tempos que correm , já não estamos no século 16!!@
    Gerir
    Responder1 h
    Rosarinho Guedes Almeida Que Deus o proteja e o guarde!
    Gerir
    Responder16 h
    Cidália Lourenço A QUEM ao Povo ?? Esse é que deveria ser protegido ! Mas cada vez é mais enganado..
    Gerir
    Responder14 h
    Mina Almeida SÓ. OS. IGNORANTES SEGUEM 
    AS. SEITAS. 
    PESSOAS. SEM. VONTADE. PRÓPRIA
    Gerir
    Responder14 h
    Pedro Santos Mina Almeida porque se preocupa em vir para um pagina que fala da nomeação de um Cardeal, se é algo em que não acredita, porque é obviamente mais sofisticada? Porque tanta pressa em questionar ou provocar aquilo em que não acredita? se não acredita, porque perde tempo com isso?não faz sentido!
    Gerir
    Responder14 h
    Eugénia Sousa Mina Almeida Tem de me dizer que seita é que a Mina frequenta. A minha religião é a Católica e a sua seita é qual?
    Gerir
    Responder12 h
    Eugénia Sousa Cidália Lourenço Protegido dos preconceitos das Cidálias deste mundo, talvez.
    Gerir
    Responder12 h
    Eugénia Sousa Por certo foi alguma coisa que comeu no casamento da sua mãe que a deixou enjoada...
    Gerir
    Responder15 h
    Jaime Valadas Lá tinha de vir a "rata de sacristia" ofender a Mãe dos outros. Pena a sua não ter optado pelo aborto.
    Gerir
    Responder14 h
    Eugénia Sousa Jaime Valadas E a sua não ser inteligente. Dizem que os filhos herdam a inteligência da mãe. A bruxaria não tem emenda. Cuidado, não se aproxime das Igrejas, se tocar em algo sagrado pode entrar em combustão espontânea.
    Gerir
    Responder12 hEditado
    Rosário Soveral Tome sais de frutos que melhora.
    Gerir
    Responder14 h
    Eugénia Sousa Outro enjoado, faça o teste na farmácia. Independente da cor o resultado é o mesmo: idiota.
    Gerir
    Responder13 hEditado
    Maria João Furtado Mais um que vai ganhar 5000€ por mês limpinhos.
    Gerir
    Responder17 h
    A opção selecionada é Mais relevantes e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.
    Rosário Soveral Como é que sabe?
    Gerir
    Responder14 h
    Eugénia Sousa A sério que é contabilista do Vaticano...
    Gerir
    Responder13 h
    Eugénia Sousa Ana Franco Diga lá então quanto é que vai ganhar António Marto? Não sabe, pois não? Sabe o que é verdade é que Igreja Católica é a maior instituição de caridade do mundo inteiro. E já agora o que é que Ana Franco anda a fazer pelo bem dos outros? Se responder, pode ser que dê para uma entrevista. A Igreja existe porque Deus existe e não o contrário. Reveja preconceitos, a hipócrita pode ser você.
    Gerir
    Responder12 hEditado
    Rosário Soveral A calúnia deve ser denunciada. Acontece que trabalho num contexto eclesial em que poso garantir que um bispo receberá um quinto ou menos do valor que refere. O facto de ser cardeal não afecta o que recebe. Não pense que não se trabalha. Trabalham e muito. Talvez seja bom saber que o Santuário de Fátima contribui para os estudos de jovens africanos, que há grupos de jovens que estão trabalhar em África enquanto você escreve calúnias no Facebook. Durante a crise, enquanto pessoas como você gemiam e choravam, as instituçoes da Igreja vestiam, pagavam medicamentos e davam de comer a muitos portugueses. Informe-se e depois escreva. Sem calúnias, se possível.
    Gerir
    Responder11 h
    Ana Franco Eugénia Sousa , olhe, a avaliar por este caso: o cardeal Maradiaga, principal conselheiro de Francisco e coordenador do Colégio de Cardeais, recebe 35 mil euros por mês. Informe-se, sua beata!!!
    Gerir
    Responder11 h
    Ana Franco Rosário Soveral , não a censuro por ter o cérebro lavadinho, ok?
    Gerir
    Responder11 h
    Rosário Soveral Ana Franco Com duas licenciaturas, um mestrado e um doutoramento é difícil eu ter o cérebro lavado. Mas a cultura também ajuda a saber doq ue se fala. Não há nada pior do que o discurso de um ignorante sobre aquilo que ignora.
    Gerir
    Responder10 h
    Rosário Soveral Ana Franco Mande-me a fotocópia dos recibos.
    Gerir
    Responder10 h
    Ana Franco Rosário Soveral , já lhe disse, informe-se! ou quer que eu seja escrava da senhora...?
    Gerir
    Responder10 hEditado
    Eugénia Sousa Ana Franco Pois é Ana, podia ter ido dormir descansadinha se não fosse esse preconceito tolo sobre o que não conhece. A Rosário Soveral está mais do que bem informada. Gostei muito da lição que de forma diplomática e inteligente a Rosário lhe deu.
    Gerir
    Responder9 hEditado
    A opção selecionada é Mais relevantes e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.
    Luis Guedes Pinto Parabéns, D. António Marto
    Gerir
    Responder15 h
    Sofia Neves Que Deus o proteja nesta nova caminhada
    Gerir
    Responder14 h
    Maria Das Neves Casanova Parabéns D. ANTÓNIO MARTO.
    Gerir
    Responder15 h
    Vera Lucia Esteves Parabéns D. António Marto.
    Gerir
    Responder16 h
    Eugénia Sousa Parabéns a D. António Marto. Que Deus o proteja.
    Gerir
    Responder15 h
    Carlos Jesus um ser humno admirável tenho dito
    Gerir
    Responder9 h
    Cila Gonçalves as roupas e acessórios custam quanto?
    Gerir
    Responder5 h
    Madalena Vaz Serra Cachadinha Parabéns.D.Antonio Marto.
    Gerir
    Responder14 h

    Sem comentários: