sexta-feira, 29 de junho de 2018

CARTA ABERTA A DAVIZ SIMANGO


Foto de Eduardo Domingos.Prezado senhor Presidente do MDM

É com lagrimas nos olhos que lhe escrevo esta carta, infelizmente nunca esperei que um dia escreveria uma carta pública ao senhor, para manifestar o meu repudio pela forma como o senhor tem liderado o MDM, que se presumia ser a alternativa acertada de governação para Moçambique.
Antes de mais quero lhe agradecer pela confiança que senhor outrora depositou em mim, ao me indicar para desempenhar as funções de Chefe do Departamento de Organização e Informação do MDM no período de 2013-2017. Mas também aproveito para lamentar pela forma como os órgão do partido funcionavam, pois na verdade os órgão do MDM nunca tiveram poder nenhum e as decisões tomadas sempre foram imposta por si e nunca se respeitou as decisões participativas e colegiais no seio do MDM. 
Recordo-me de sempre ter lhe dito que estamos a funcionar sem nenhum plano nem orçamento e que em nenhum momento submetemos a apreciação e aprovação do Conselho Nacional os planos de actividades e orçamento do global do partido, pois só assim teríamos instrumentos orientadores para executarmos a nossa acção e o orçamento.
Sempre ignoraste as minhas constatações e nunca orientaste a quem de direito para que se observasse esta infração que estamos cometendo e fazias os seus ouvidos de mercador. Alertei que não estávamos sendo transparentes na implementação dos nossos procedimentos administrativos e financeiros, porque para executarmos uma despesa é preciso que esta seja programa e prevista no orçamento. No MDM as coisas são feitas ao belo prazer do Clube da Beira, e todos as receitas colectadas não tem um plano de alocação previsto. Tudo é gasto ao seu belo prazer, utilizando um método não transparente e corrupto. 
Desde então comecei a questionar a sua seriedade e integridade na gestão da coisa comum, pois, nunca te preocupaste em observar e implementar uma gestão transparentes dos fundos que eram alocados para o partido e também que provinham da contribuição das quotas especiais dos deputados da assembleia da república e dos membros das bancadas das assembleias municipais e provinciais. A minha questão é como queremos governar o país se nas nossas práticas não somos transparentes.
O Cumulo de todo isso é ver sempre o Departamento de Administração e Finanças a prestar contas de despesas executadas que não constam de nenhuma previsão orçamental e sem ter um parecer da Comissão de Jurisdição para verificar a autenticidade documental dos justificativos que deveriam estar em anexos aos mapas de gasto que frequentemente nos apresentam sem nenhum suporte documental. A minha questão é: Se o senhor é um dirigente que se prese honesto e integro, porquê não implementa as boas práticas de gestão financeira dentro do MDM? 
Senhor presidente, como um partido serio pode ter metade da sua receita quinquenal (um milhão de dólares) gasta em ajuda de custos, enquanto as suas delegações políticas provinciais ficam frequentemente sem fundo de funcionamento e falta de meios para realizarem o seu trabalho político de base?
Hoje, me espanta o senhor Luís Boavida vir ao público falar bojardas, pois na verdade durante o mandato dele nunca teve poder nenhum como Secretário Geral, pois nunca autorizou nenhuma despesa e nunca teve o poder administrativo, tudo era concentrado pelo senhor presidente e seu chefe de departamento de administração e finanças. 
O Senhor presidente nunca teve peso de consciência ao recolher as contribuições de cerca de cento e oitenta mil maticais (180.000,00MT) proveniente da contribuição das quotas especiais dos membros da Assembleia Municipal da cidade de Maputo, e deixar a sua delegação sem sequer um tostão, enquanto os seus conterrâneos se degustam e levam uma vida de lorde ai na Beira, e por outro lado a sede da Delegação da Cidade de Maputo se degrada a cada dia, por falta de fundos para sua manutenção e funcionamento. A minha questão é: Qual é a sua agenda no MDM?
Recordo-me de sempre termos apresentado proposta de plano e orçamento para o funcionamento dos departamentos, mas infelizmente, o senhor nunca se dignou autorizar a alocação de fundos para o funcionamento dos departamentos nem de qualquer outro órgão do partido, a não ser somente para o seu gabinete. Que maneira é essa de funcionar? Não podemos viver de faz de conta, vamos ser coerente conosco, praticando o que também dizemos fora.
Recordo-me muitas vezes que haviam chefes de departamento enteados e filhos, pois os seus conterrâneos sempre lhes deste todas as condições necessárias para trabalharem e nós outros, éramos descriminados e somente estávamos ai como membros do Secretariado Geral para fazer número e para o inglês ver.
Muitas vezes o senhor tem tido um discurso de diminuir os poderes de Chefe de Estado e garantir a independência do judiciário e da procuradoria geral, assim também como defende a eleição dos Governadores, sendo um discurso de dentro para fora, mas aqui dentro do MDM o senhor é o tal que indica todos os dirigentes dos órgãos centrais do partido e ainda nomeia os delegados políticos provinciais e de distrito. Que porá é essa senhor presidente! Onde está a coerência entre aquilo que fala e faz?
O MDEM tem o slogan “Moçambique Para Todos”, mas as suas práticas são tribalistas e regionalistas, hoje você só colocou os seus conterrâneos nos órgãos de decisão do MDM, sendo você o Presidente, O seu irmão Chefe da Bancada , O Secretário Geral é seu conterrâneo, O Presidente da Comissão de Jurisdição é seu conterrâneo, o Chefe de Protocolo é seu familiar, A Secretária do seu Gabinete é sua cunhada, o Chefe do Seu Gabinete é seu familiar, o Director do Gabinete Central de Eleições e o Mandatário Nacional também são seus conterrâneos, os Chefes de Departamento de Governação Local, de Formação, de Organização, de Finanças e de Assuntos Sociais também são seus conterrâneos. Agora eu lhe pergunto, para que serve esse slogan? Não seria melhor dizer MDM para os Mandaus?

Hoje em dia o senhor faz de conta que não sabe a que se deve a crise que se vive no MDM, e faz o jogo sujo de manipulação dos membros que não sabem o que defendem e nem percebem que estão sendo usados para interesses de um grupo de pessoas tribalistas que usam a sua influência para se impor e controlar o partido para benefício próprio.
Muitas vezes ouvi falar de que os problemas internos devem ser discutidos em de fóruns próprio para debater, mas como se pode discutir assuntos em fóruns próprios se os órgãos o MDM não reúnem regularmente e nunca funcionaram.
Senhor presidente, é muito suspeito que todos os bons quadro tenham se reclamado de si na gestão de conflitos e do partido, acabando por abandonar o partido. De certeza que o problema não esses todos quadro que abandonam o partido, o problema é o senhor que gere o MDM como se de um clã se trata-se e de forma tribalista. Hoje o MDM deixou de ser aquele projecto político que toda juventude se revia e passou a ser um clube dos Mandaus e uma empresa privada da família Simango.
O MDM deixou de ser aquele projecto político alternativo, passou a ser isso que é hoje, um partido caindo aos pedaços, sem norte e sem foco devido a vossa ganancia e arrogância. 
Vocês combater-nos todos aqueles que falava para o bem do partido e que lutavam para que os frutos provenientes do MDM pudessem beneficiar a todos os membros por ser intolerantes a crítica construtiva e por negarem que o MDM se torna-se nesse projecto político alternativo, democrático, aglutinador e inclusivo. 
Termino deixando um ensinamento que também aprendi e sempre assim procedi “Trate aos outros do mesmo jeito que o senhor gostarias que outros lhe tratassem” fim da citação.
Unay Cambuma O autor do texto é
JOB MUTHOMBENE
Gerir
Mostrar mais reações
Unay Cambuma O MDM já era.
Gerir
Mostrar mais reações
Mostrar mais reações
Fernando Sande Kkkkkkk precisava escrever tdo isso? assim pretende governar?
Gerir
Mostrar mais reações
Oswaldo John Bata A coisa tá ficar muito feia pra o MDM...
Gerir
Mostrar mais reações
Coroa De Lurdes Coroa O Daviz Simango e muito orgulhoso esquecendo k o diabo tornou inimigo we Deus pot causa do orgulho... nao quiz ouvir o conselho de mass critica eu sempre disse entregar so PhD Manuel de Araujo a presidencia da MDM nos que escrevemos somos experts em Ciencias Sociais ja em Mocambique e cultura nao se obedece is criterios da ciencia para Governar nao nos quis ouvir usando o mesmo metodo k a Frelimo usa k o metodo retrogado o filosofismo (falsa filosofia) dividir para reinar fomentando o tribalismo dos ndaus como tambem o tribalismo dos machanganes k mataram seu pai no camp de reeducacao e outros compatriotas do centro e norte e voce verga pelos mesmo caminhos voce e muito baixo desculpa la. Kem sao seus assessores? ? A gente estuda na Universidade para ter a capacidade extradinaria de transformar coisas complexas em simples. Enquanto voce com seu irmao foi na Universidade estudar para transformar coisas simples em complexas. Pork k voce nao consegue lidar com a elite intellectual? Pork k voce nao consegue comungar os mesmos valores dA massa critica? Se todos passaram na universidade (todos tem mesmos valores). Voce com seu irmao estudaram para usar o mesmo metodo k mandou matar seu pai. O seu pai e a sua mae foram assassinados pot causa do tribalismo... Daviz SIMANGO eu te estimava tanto mas k viu a cara nao viu o coracao voce deitou tudo abaixo por ter e aplicar visao critica das coisas devias ser mais transcendental na sis visao e abordagem politica parece k entraste com a porta frontal and sem sombra de duvida vais sair com a parte traseira sem honra bem Gloria. Vale pena ter bom nome do que grande riquezas ...
Gerir
Responder10 h
Amisse Abdula Cassamo este Moz, esta se mal, nas vespar das eleicoes os partidos da oposicao so se escangalham, e vao se apredejando um ao outro, depois dizem que a oposicao vai tirar frelimo , nem Renamo, nem MDM, nem PDD, nuca vao ganhar nada, porque nao se unem so se acotovelam mas nada
Gerir
Responder4 h
Mario Rito MDM vai acabar daki a 3 meses! Eu axo que depois da divulgação dos resultados das eleições, Daviz Simango vai morrer de tenção alta .
Gerir
Responder9 hEditado
Cashito Sebastiao A quem acha que essa carta não devia , mas por questões de honra e preservação da imagem faz bom sentido , não pode ser acusado de traidor enquanto tentou ajudar a melhorar o que achou absurdo sem lhe terem dado atenção e continuar . isto mostra o quanto o VM é transparente e racional e só cabe a cada leitor ler e se colocar no lugar dele e tomar decisão .
Gerir
Responder4 h
Jaime Tomo Porquê tanto ódio senhores? A militância à um Partido não é de caráter obrigatória, assim como todo membro é livre de abandonar quando bem o entender. Então porquê defamar uma organização que um dia fez parte?
Gerir
Responder5 h
Responder9 h
Joze Macovane caiu mascara da verdadeira 
"face do deviz simango"
Gerir
Responder13 h
Nex John Jerman Concordo com Carlos, Simango tem Ganância. Ele quer chegar no topo para só encher o bolsos dele e dos irmãos.
Gerir
Responder4 h
Nex John Jerman Deviz Simango não tem carácter. Aliás, ele esta lutar para presidência com fins pessoas. Quem tem puder no MDM são mandaus. Marginalizou a esposa do falecido sr fundador do partido MDM. O sr Boavida, esta arrependido ter abandonado a RENAMO. Eu ainda tenho cartão da FRELIMO, mas apoio o plano da RENAMO e chumbo a MDM. Danito vive sempre mentindo como o presidente dele o Simango
Gerir
Responder4 h
Alifo Alilo Massamby uwihhh fiiimmmm do MDM, Renamo vai tomar a posicao que havia emprestado esses 2 irmaos espertos kkkk.
Gerir
Responder4 h
Responder11 h
Aghast Mandumbwe MDM nunca foi um partido promissor, o presidente eh arrogante e muito ganancioso!
Gerir
Responder17 h
Nex John Jerman Eu dantes não gostava da RENAMO, mas as partir do ano 2014, admirei muito este partido. Se um dia eu sair na FRELIMO irei na RENAMO. Vi que a RENAMO tem um bom plano para o povo.
Gerir
Responder4 h
Hortencio Bacar O vento sopra a favor da Renamo...🤝
Gerir
Responder17 h
Gabriel Maya No coment
Gerir
Responder17 h
Tonny Maphosa A mentira tem pernas curtas
Gerir
Responder2 h
Alvaro Carlitos Passo Passo É lógico. Devemos sempre aliar a teoria e prática.
Gerir
Responder16 min
Carlos Paulo Nunca houve serenidade no Mda mas sim gula
Gerir
Responder5 h

Sem comentários: