segunda-feira, 11 de junho de 2018

Lula continua favorito nas eleições presidenciais brasileiras


110
23
O ex-presidente brasileiro Lula da Silva, preso por corrupção, continua como favorito nas eleições presidenciais de outubro, segundo uma sondagem do instituto Datafolha.
SEBASTIAO MOREIRA/EPA
Autor
  • Agência Lusa
Mais sobre
O ex-presidente brasileiro Lula da Silva, preso por corrupção, continua como favorito nas eleições presidenciais de outubro, segundo uma sondagem do instituto Datafolha divulgada este domingo pelo jornal Folha de São Paulo.
De acordo com esta sondagem, Lula da Silva, presidente do Brasil entre 2003 e 2010, tem 30% das intenções de voto dos brasileiros, apesar de cumprir uma sentença de 12 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro que o incapacita eleitoralmente por ter sido condenado por um crime no tribunal em segunda instância, num caso relacionado com o escândalo Lava Jato.
O Partido dos Trabalhadores (PT), que defende a inocência de Lula, garante que a legislação não nega o direito de o candidato mais popular disputar as eleições e vai apresentar recurso perante o tribunal eleitoral e o Supremo Tribunal para registar o seu candidato.
O estudo assinala ainda que mais de um terço dos eleitores manifestaram não ter uma opção de escolha para candidato à presidência caso Lula não concorra às eleições. Nas intenções de voto, a seguir a Lula estão o candidato Jair Bolsonaro, líder da extrema direita pelo Partido Social Liberal (PSL), com 17%, a ambientalista Marina Silva do Partido Rede Sustentabilidade (REDE) com 10% e o social-democrata Geraldo Alckmin, empatado com Ciro Gomes do Partido Democrático Trabalhista (PDT), ambos com 6%. Numa eventual segunda volta, o ex-presidente Lula ganharia em qualquer cenário, com as intenções de voto a oscilar entre 46% e 49%.
O ex-ministro das Finanças Henrique Meirelles, que lançou a sua candidatura pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) com o apoio do presidente Michel Temer tem apenas 1% das intenções de voto, segundo o Datafolha. Na sexta-feira, o PT reafirmou a intenção de registar a candidatura de Lula em 15 de agosto.
No caso de Lula ser permanentemente desqualificado, os candidatos mais prováveis para substituí-lo são o ex-prefeito de São Paulo, maior cidade do Brasil, Fernando Haddad, e o ex-governador da Baía, Jaques Wagner, que têm a preferência de 1% dos brasileiros, segundo a pesquisa.
O instituto Datafolha entrevistou 2.824 eleitores de 174 municípios entre 6 e 7 de junho e é a primeira sondagem realizada após a greve dos camionistas que paralisou o Brasil por 11 dias devido à escassez de combustível e alimentos o que causou uma crise no governo e abalou a economia do gigante sul-americano.
Manuel Marques
13 h
Poucos compreenderam o Brasil. Aqui por Portugal todos falharam e continuam  a falhar. Dos poucos que acertam SEMPRE em cheio: https://www.oantagonista.com/ 
O descalabro brasileiro genialmente previsto em 1998 por: https://www.youtube.com/watch?v=vdGH6Uh1UbY 
Sobre a estúpida educação no Brasil previu-se em 2004: https://www.youtube.com/watch?v=O3VcNeqOts8&t=3s 

... Ler mais
Paula MachadoManuel Marques
12 h
Exatamente!!!!!!!!!!
João Gomes
13 h
Bolsonaro2018
Manuel Oliveira PedrosoJoão Gomes
12 h
olha aí o teu amigo em grande… vê se consegues perceber…

https://theintercept.com/2018/06/10/tacla-duran-reforca-suspeita-da-existencia-de-industria-da-delacao-dentro-da-lava-jato/
rasputine
13 h
É notável o amor das classes mais desvaorecidas ( C e D) por Lula. Mais que ninguém,  eles sabem como a sua vida mudou durante os anos do PT e não são ingratos. Porém, o realismo manda observar os factos,  e que está em causa é a intenção de voto que Lula pode transmitir a outro candidato ou "chapa". O STF não irá permitir que Lula concorra porque os militares foram muito explícitos: não importado o Direito, a jurisprudência ou a Constituição, se houvesse Habeas Corpus, havia golpe (desta vez sem disfarces). 

Assim sendo, resta a Lula gerir o imenso capital político que tem e negociar com Ciro Gomes, seu antigo aliado e ex governador do Ceará, lugares num futuro governo em troca de apoio parlamentar. Normal num país com a pulverização partidária do Brasil, onde não há nenhum partido que, isolado,  possa garantir maioria.
Miguel Cardosorasputine
13 h
Embora isso do que Lula distribuiu seja um mito e de o resultado das suas políticas e roubalheiras estar á vista hoje ó Ras, filho de putin, o que não falta são criminosos com legiões de seguidores, do Isaltino e o Escobar, do Sócrates ao Puigdemont, por isso não te preocupes, o teu mais que tudo, tal como fez com a Dilma e o Temer, vai arranjar com facilidade outro bandido para lá meter, aliás essa é a sua unica esperança de sair da prisão!
rasputine Miguel Cardoso
13 h
Não espere réplica minha, ou ainda não entendeu que não dialogo com desqualificados?
Manuel Oliveira PedrosoMiguel Cardoso
12 h
"Embora isso do que Lula distribuiu seja um mito"

é um mito para direitalhos sem vergonha que acham que o passos é algo mais que um reles mentiroso!
victor guerra
14 h
Bem dizia o Agostinho da Silva,que "os brasileiros são portugjueses à solta"
Manuel Oliveira Pedrosovictor guerra
14 h
nem mais… veja que a paf ainda teve 40% nas segundas eleições!!!

o que não faltam é néscios por aí...
se o paf teve 40%, quem terá ficado em 2º lugar?
Manuel Oliveira PedrosoManuel Marques
13 h
tens que perguntar? essa ervilhinha não consegue?

deixa-me adivinhar… assentou-te a albarda?
eheh. Genial sentido de humor leninista-Barreirinhas_Cunhal à moda dos caturras da Biblioteca Municipal da Arrentela.

Volto a picar: Quem terá ficado em 2º lugar?

João Eduardo Gata
14 h
Será que Lula e os seus apoiantes ainda não perceberam que Lula está barrado de concorrer às eleições presidenciais por ser um Condenado em Tribunal de de Instância Superior? Será preciso que lhes façam um desenho?
Manuel Oliveira PedrosoJoão Eduardo Gata
14 h
é verdade… mas os brasileiros sabem bem a escória que vem da direita!!!!

não viu a sondagem sobre temer? é só somar 2+2!
Apanhe um voo e vá ao Brasil "explicar" as suas teorias ao eleitorado. 
Susana OliveiraJoão Eduardo Gata
13 h
Talvez não sejam os brasileiros que precisam de um desenho. Independentemente de Lula estar ou não impedido de concorrer às eleições presidenciais, o que é que isso tem que ver com sondagens e subsequente divulgação dos resultados obtidos?
Susana Oliveira
14 h
Censurem-se determinadas notícias. Desde logo as que tratam de sondagens de cujos resultados possamos não gostar.
rasputine Susana Oliveira
13 h
Já faltou mais. Dentro de muitos leitores do Observador, há um Gata escondido.
Cristina Maltez Guerreirorasputine
12 h
...e com o rabo de fora...topam-se à légua...
chico fininho
14 h
mais jornalixo, e depois querem que se pague este lixo 
Manuel Oliveira Pedrosochico fininho
14 h
uma sondagem… belo exemplo para falar de jornalixo!

sabe o que é uma sondagem? posso explicar...
rasputine chico fininho
13 h
Não seja tão burro que não procure saber que TODAS as sondagens apontam para os mesmos resultados, e que por isso, o poder fático não vai permitir que Lula concorra. 

Sem comentários: