A INAE está em tudo, verificando qualidade, conformidade etc. Mas não entra nas igrejas para verificar a qualidade do que se diz lá? Estarei a ser severo demais? Se partimos do princípio que para que alguém seja capaz de ler e interpretar a bíblia deve satisfazer dois critérios, nomeadamente ser alfabetizado e capacitado, então, faz sentido o que estou a pedir. Desde criança que tenho tido estudos bíblicos tanto em casa como na igreja (sou católico). Abro a minha porta para qualquer pregador ambulante e os testemunhas de jeová são meus prediletos visitantes. Bayano Valy ofereceu-me o alcorão, que o leio com gosto. Grande livro sagrado. Por um ano frequentei uma igreja e só abandonei porque a maioria dos seus pregadores era analfabeta. E diziam coisa com coisa. Sentia pena ao ver muita gente sendo desviada na explicação da palavra de Deus. A parte mais clara era em relação ao ofertório. Aí diziam claramente que era para dar dinheiro (dízimos e oferendas, etc.). Ai desse cristão que não desse, a maldição era quase declarada ali mesmo.
Portanto, o que estou a sugerir não é nada de novo. No Rwanda, nenhuma igreja é licenciada se não provar que possui pessoal formado. SIM, se Jesus Cristo na altura recrutou pescadores e artesãos, agora ele deixou-nos uma bíblia que precisa de gente competente para lê-la e interpretar da melhor forma. Pelo menos eu recuso-me em ouvir a palavra de Deus vinda de um analfabeto, com sérias dificuldades de até imaginar o passado. E acho que devia ser assim para todos. Julgo por isso que o estado devia seguir o exemplo: fiscalizar as igrejas para assegurar a qualidade do conteúdo litúrgico que é transmitido. Senão, o perigo que corremos é transformar as igrejas em ninhos de fofoca e desinformação. Que já começa a preocupar.
Ia me esquecendo. Diminuir a quantidade que dá a igreja, por favor. Trabalhe, guarde o dinheiro consigo. A crise está afectar a todos. Boa semana.
Ia me esquecendo. Diminuir a quantidade que dá a igreja, por favor. Trabalhe, guarde o dinheiro consigo. A crise está afectar a todos. Boa semana.
Sem comentários:
Enviar um comentário