quarta-feira, 6 de junho de 2018

Líder Da Renamo Diz Que Se Sente Mais Seguro Na Serra Da Gorongosa


O líder interino da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), Ossufo Momade, justificou com questões de segurança a sua mudança para a Serra da Gorongosa, escreve hoje o semanário Canal de Moçambique.
Aqui é o lugar onde me sinto bem, agora que estou a coordenar a Comissão Política da Renamo. Estando na posição em que estou, na cidade não há segurança”, refere Momade, que surge na capa do jornal.
A deslocação foi anunciada na segunda-feira pelo porta-voz do órgão máximo daquele que é o principal partido da oposição.
O coordenador interino anunciado a 05 de maio, dois dias depois da morte do histórico líder da Renamo, Afonso Dhlakama, segue as pisadas do antecessor, que morreu em Satungira, Serra da Gorongosa, onde estava refugiado desde 2015.
Já antes, noutra ocasiões, era para ali que se deslocava quando se sentia ameaçado.
“Preferi vir para aqui e passar a viver com os meus colegas. Aqui sinto-me mais protegido”, acrescenta Ossufo Momade.
O dirigente esclarece que não se deslocou para a Gorongosa “para pegar em armas”, referindo que pretende “ficar quieto”, como Dhlakama, promovendo a paz e o cessar-fogo em vigor desde final de 2016.
A par do anúncio feito na segunda-feira, a Renamo reiterou a intenção de dar continuidade às negociações de paz em curso com o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi.
LUSA

CanalMoz
4 h
Canal de Moçambique, nr. 464 - 6 de Junho de 2018. Subscreva em www.canal.co.mz

GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Paulo Chivambo "Aqui estou seguro", essa declaração, faz-me refletir, no que meu ex- docente disse: "Não se meta na política,". Uma das coisas que aprecio é a religião (Conjunto de denominações religiosas) . Aliás, foi por essa razão que deixei meu sonho atrás de ser policia, pois seria obrigado em algum momento pegar numa arma, e isso criaria um desconforto em mim, de acordo com ensinamento que fui dado pelo meu pai e pela igreja. De tantas aventuras que já fiz neste mundo da religião, conheci vários amigos, aprendi muito. Apraz-me dizer, que nessa aventura, conheci um senhor Muçulmano, não importa referir o nome, razões da força maior, que teria me convidado a converter-me ( de cristão para muçulmano), isto porque, segundo ele os muçulmanos são pela paz, humildade e amor ao próximo, pesa embora os factos/fatos provarem o contrário, Ossufo Momade, caso seja muçulmano é o exemplo, não devia viver com armas ao lado, caso em apreço. Quero me basear nos ensinamentos religiosos que tive para melhor interpretar, essas declarações: GALATAS 5:19-26 "Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;
idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções
e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.
" Contra essas coisas não há lei.
Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.
Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.
Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros.". João 15:17 " Este é o meu mandamento, amem-se uns aos outros". O meu comentário de hoje, está em torno desses versículos e não só. "Não se trata de ameaça para ninguém.Eu não vim para Gorongosa para pegar em armas.Não vim para Gorongosa para fazer guerra, nem para pressionar ninguém.Vim para proteger-me". ARMA DE FOGO- é um artefato que lança um ou mais projéteis em alta velocidade através de uma ação pneumática provocada por uma explosão. CAUSA, ferimentos ou mortes. "Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,
mansidão e domínio próprio." analisemos este versículo, e comparamos à atitude da RENAMO, que diz que é pela paz. Temos duas situações, uma em que se caracteriza pela maldade e outra que se caracteriza pelo amor: É possível, alguém "refugiar-se" e conviver com armas, e meia volta defender a paz e o amor pelo povo? Que segurança se refere;se Dlhakama morreu ao lado de armas, mas sem ser baleado, uma prova inequívoca que não só arma tira a vida do homem. Chegou a tua vez, mesmo um mosquito te mata. Com arma manda história dizer, não se negocia, chantageia-se. O partido Renamo, através dos seus membros deve trazer outra postura, outra dinâmica, o chefe do estado está aberto ao diálogo, não há necessidade de ameaças, chantagens. Em algum momento, hasde ameaçar, porque terá que cumprir ordens. Hão de fazer discurso e dizerem: leia isto senhor presidente e terá que ler. Por outro lado temos este:"idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções". Ninguém, vive essas situações, pode afirmar que é pelo amor e paz. 
O que é Amor?

Amor é um sentimento de carinho e demonstração de afeto que se desenvolve entre seres que possuem a capacidade de o demonstrar.

O amor motiva a necessidade de proteção e pode se manifestar de diferentes formas: amor materno ou paterno, amor entre irmãos (fraterno), amor físico, amor platônico, amor à vida, amor pela natureza, amor pelos animais, amor altruísta, amor próprio, e etc. 
A Paz é um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações e agitação. 

No plano pessoal, paz designa um estado de espírito isento de ira, de desconfiança e de um modo geral - de todos os sentimentos negativos. Assim, ela é desejada por cada pessoa para si próprio e, eventualmente, para os outros, ao ponto de se ter tornado uma frequente saudação (que a paz esteja contigo) é um objetivo de vida. A paz é mundialmente representada pelo pombo e pela bandeira branca e não pelas armas.

Paz também é um estado de espírito, onde o ser se encontra equilibrado e sereno, com isso, encontrando a sua total paz interior. Obrigado Prof. Doutor Hipólito!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Paulo Gemusse Caro Paulo Chivambo, faça essas declarações aos seus colegionarios que o senhor não quer se idetificar com eles, só aquilo que falou nesse longo texto eu e outros moçambicanos sabemos onde e óque quer dizer, afasta, porque a RENAMO é um Partido não igreja. Só estão na RENAMO politicos que também podem ser religiosos, ele General Ossifo está afrente dos homens que precisam ordem por isso à razão de estar perto. Sr Paulo Chivambo cuide da sua igreja, se é que tem igreja ou é religiosos, não misture areia com açucar ( Policia com Filosofia) pega seu caminho e boa viagem!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder34 minEditado
Paulo Chivambo Leia de novo o que escrevi, mas com objectivo/objetivo de entender. digo e sempre disse" O maior problema da comunicação, é que não lemos ou escutamos com intenção de entender, mas com intenção de discutir ou responder". Por isso há ruído....como consequência não entendemos nada, viramos tolos...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 min
Carlos Tsenane Ta correcto.agora es Presidente do partido renamo.merece estares aí
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Belarmino Pio estavas seguro la no parlamento,na mata tornas um animal de caca.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 h
Carlos Tsenane Aí fora na cidade cheio destas cobras da frelimo q nao querem ver o pais a progredir.so querem barrulho para aproveitarem traficar e roubar
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Peter John Faz muito bem
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Bandeira Matsimbe Não me assusto satungira tambem é Moçambique
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Santos Maite Silvestre Este cota e perigoso silênciosamente vai fazendo sua trajetória

Sem comentários: