domingo, 3 de junho de 2018

Face às redes sociais: Governo deve ser flexível na comunicação



EMILIA_MOIANEO DOMÍNIO das redes sociais na difusão da informação exige que os comunicadores do Governo, nomeadamente assessores e adidos de imprensa, entre outros, sejam flexíveis na disponibilização de conteúdos informativos.

O facto foi defendido, quarta-feira, em Bilene, província de Gaza, pela directora do Gabinete de Informação (GABINFO), Emília Moiane, que considera que quando as instituições governamentais demoram a disponibilizar informação oficial as pessoas criam conteúdos, muitas vezes não verídicos e com fins maléficos.
“É esse o compasso que temos de acertar: dar informação, tanto nos media tradicionais quanto nas redes sociais, de forma atempada. Por isso, temos de garantir que os comunicadores do Governo estejam preparados para, atempadamente, disponibilizarem informação”, disse a responsável do GABINFO, falando na abertura do Fórum dos Comunicadores do Governo.
Trata-se de formação de assessores e adidos de imprensa, técnicos e responsáveis de gabinetes de comunicação e imagem, relações públicas e delegados provinciais do Instituto de Comunicação Social com o objectivo de harmonizar a actividade destes profissionais.
“Sabemos que governar é percepção e a população precisa compreender o que o Governo está a fazer. Essa compreensão é feita através da comunicação. Quanto melhor comunicarmos, melhor percepção do que o Governo está fazer a população terá. Por isso, estamos a fazer esta harmonização para que caminhemos juntos nesta empreitada”, explicou.
Por outro lado, Emília Moiane referiu que a análise das actividades realizadas pelas instituições, no contexto da comunicação ao longo dos últimos anos, leva a questionar se está a comunicar-se devidamente e em tempo útil as realizações do Executivo.
Alertou para a necessidade de os comunicadores procurarem melhorar a sua prestação, impondo dinamismo e adoptando mecanismos de valorização de experiências que possam enriquecer a forma de influenciar positivamente os dirigentes.
A formação é ministrada por Juarez da Maia, um dos fundadores do Instituto de Comunicação Social, e aborda matérias ligadas à assessoria de imprensa e desafios da área.
Juarez da Maia afirmou que a comunicação é importante dentro das organizações, sendo por isso fulcral que se desenvolva na vertente interna e externa nas instituições para flexibilizar as actividades realizadas.
Os formandos consideram que a capacitação vai ajudar a melhorar o desempenho dos comunicadores no trabalho do dia-a-dia.
NOTÍCIAS – 01.06.2018

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