domingo, 3 de junho de 2018

Humilhada, OJM exibe fotos do dia 1 de Maio para justificar macha por Nyusi

Marcha de Saudação: Pretexto ou Causa?
1. Será que foi mesmo uma marcha de Saudação ao Presidente da República? Ou uma tentativa fracassada da medição da popularidade do Secretario do Partido Frelimo a nível da cidade de Maputo? Sendo que este último é um dos nomes sonantes da corrida interna rumo as autarquias.
2. Bem, muitas são as questões que queria aqui levantar, mas irei me cingir nas duas colocadas acima.
3. Meus prezados, confesso que pela ausência de diversos fatores que não se fizeram presentes durante a preparação da suposta manifestação tais como; propaganda, mobilização e trabalho conjunto com outros órgãos sociais dos partido, neste caso OJM, OMM e ACLLIN, fica muito difícil assumir que essa foi realmente uma manifestação de saudação do Presidente da República.
4. Acho que, essa idéia (Saudação) me pareceu ser mais um pretexto do que a real causa da manifestação que decorreu na manhã de hoje.
5. Prezados, confesso que se essa marcha fosse mesmo de Saudação ao Presidente da República, não há sombras de dúvidas que teriam feito um trabalho de propaganda e de mobilização muito forte.
6. Não duvidem que, o partido Frelimo a nível de qualquer província do país, quando se trata de promover uma manifestação com o intuito de saudar as atividades do chefe de Estado, faz um trabalho de propaganda e de mobilização que se fazem sentir de todas as formas e em qualquer canto do país.
7. O mais incrível de todas as imagens postas a circular, em nenhuma delas eu vejo membros do Secretariado quer da OJM, OMM, ACLLIN e dos "Continuadores" a nível da Cidade de Maputo, pois acredito que se tratando duma marcha de saudação do Presidente da República e que acima de tudo é também o
Presidente do Partido onde esses órgãos fazem parte, esse trabalho deveria se fazer sentir de forma conjunta.
8. Porém, creio que, está manifestação tinha outros objetivos e não necessariamente de saudação a figura do chefe de Estado. E este objetivo provavelmente não vai além da manifestação ou propaganda da imagem do atual Secretário do partido Frelimo a nível da cidade de Maputo.
9. Confesso que, caso se tratesse de uma manifestação realmente de saudação do Presidente da República, ficou mais que claro a impopularidade do mesmo a nível da Cidade de Maputo.
Ps: Afinal para quem era destinada a manifestação?
10. As eleições estão a vista e isso é muito estranho. Sendo realmente uma manifestação de Saudação, está marcha coloca ao partido um enorme desafio de trabalhar seriamente nas bases, pois não se justifica que as células que são a base do partido não se tenham identificado com a marcha.
Atenciosamente
Comentários
Responder18 h
Zito Tomas Pode ser que a FIR tenha feito das suas. Yhuuu...🏃🏿‍♂️🏃🏿‍♂️🏃🏿‍♂️
Gerir
Responder18 h
Bachir Abav Isso mostra, que existe alas no seio do partido. Um grupo para destabilizar e outro para alavancar o nome do partido. Não sei onde enquadrar esses que saíram as ruas para essa pouca vergonha.
Gerir
Responder18 h
Zarito Mutana LAMBIDOS.
Gerir
Responder18 h
Joaquim Gove Nem diga isso...!!
Gerir
Responder15 h
Responder15 h
Fausto António Macuácua A maquina avariou. Kkkkkk
Gerir
Responder17 h
Pedro Isaias Macuvele Ilustre Bitone!
A imagem que o ilustre anexou é do canal moz mas há imagens da OJM e do Partido Frelimo cidade de Maputo com um fluxo maior dos camaradas. 
Se as imagens da Frelimo forem falsas, ela deve introsper-se.

Atenciosamente Pedro Isaías Macuvele 

Mhunti ya mona
Gerir
Responder17 h
Armando Nenane Melhor as fotos de vista aerea
Gerir
Responder17 h
Pedro Isaias Macuvele Armando Nenanekikikikikikikkkikikikikikiiikikikiki 

Mhunti ya mona
Gerir
Malume Mabjaia Fracasso total, o povo já não permite brincadeiras.

Cuspirem no prato e depois, convocaram para marcha
Gerir
Responder16 h
Xanah Pretucha Essa foto é dia do trabalhador.. Não é da marcha nãolelivros
Gerir
Responder6 min
Armando Nenane Isso de escrever a contar faz parte do novo acordo ortográfico ou é moda?
Gerir
Responder17 h
Nito Ivo É liberdade
Gerir
Responder17 h
Joaquim Gove Vamos aprendendo, Nenane. E lembre-se também de perguntar se as repetições ou a repetitividade sobre um aspecto "tal" faz parte do acordo ortográfico.
Gerir
Responder15 h
Zainadine Machuama não consigo ver a polícia a proteger os membros, outra coisa era suposto vermos um número considerável''...'' a marchar
Gerir
Responder17 h
Paul Fauvet Como em muitas manifestacoes ou marchas em Mocambique, nao havia publicidade nenhuma. Se havia mobilizacao, so era dentro do Partido Frelimo. Como e' que os organizadores imaginam atrair um grande numero de pessoas? Telepatia? Esse tipo de marcha, tao mal concebida e mal organizada, da uma imagem, nao de forca, mas de fraqueza.
Gerir
Responder17 h
Nito Ivo A convocação foi directa. Os membros foram informados por sms.

Algumas pessoas receberam ontem esta informação.
Gerir
Responder17 hEditado
Fausto António Macuácua Parece haver descontentamento interno.
Gerir
Responder16 h
Fausto António Macuácua Essa eh a real imagem da Frelimo sem forcar funcionariospublicos e estudantes. Uma prova de que as vitorias retumbantes sao fabricadas.
Gerir
Responder17 h
Paul Fauvet A Frelimo sempre disse, e muito correctamente, que a vitoria prepara-se, a vitoria organiza-se. Mas para essa marcha nao havia nem preparacao, nem organizacao.
Gerir
Responder17 h
Fausto António Macuácua As ultimas eleicoes quer autarquicas de 2013 quer presidencias de 2014 e as recentes eleicoes intercalares em Nampula foram uma verdadeira calamidade para a Frelimo, uma prova de que a maquina avariou.
Gerir
Responder17 h
Dicano Chachuaio Faltou a passeata dos cachorros e blindados
Gerir
Responder17 h
Joao Cabrita O governo devia ter indeferido os requerimentos de tolerância de ponto apresentados pelos organizadores da marcha. Talvez o resultado fosse diferente. Isto, admitindo que o Partido Frelimo requer sempre tolerância de ponto no âmbito das fases de "mobilização" e "propaganda" a que o jovem militante alude.
Gerir
Responder17 h
Nelson Cézio Matsinhe Sinto um tempero de decadência no ar.
Gerir
Responder17 h
Fausto António Macuácua A crise de impopularidade da Frelimo comeca a ser notavel em 2013 nas eleicoes autarquicas, quando perdeu 10 municipios e aceitou a derrota em apenas 4 municipios. Em 2014 nas eleicoes gerais e legislativas reduziu o numero de assentos na AR e Nhusi se tornou Presidente da Republica gracas o apoio dos Orgaos Eleitorais (STAE e CNE). Quem puder pode investigar qual era a vontade do povo nestas duas eleicoes. Recentemente a Frelimo asfixiada nas intercalares em Nampula. A marcha de hoje em Maputo prova que a maquina avariou e a necessidade de reflexao interna (tal como sugere Bitone Viage).
Gerir
Responder17 h
Xavier Uamba O município de Maputo tem muitos concorrentes. Gilberto Mendes, Samora Júnior e agora Magaia(Mabjaia). Estes todos são da Frelimo. Em relação aos outros partidos, o que podemos esperar? Já temos o Venâncio Mondlane a vista. Enfim, vou aguardar para ver como isso vai terminar.
Gerir
Responder17 h
Jose Langa S
"cachorros"???Sr Dicano Chachuaio, deveria saber que esta mais do que na hora de valorizar as FDS que são o garante da tranquilidade,ordem e segurança publica, em todo o território nacional, incluindo Mocimboa da praia e Palma.
Gerir
Responder16 hEditado
Joao Cabrita Provavelmente, o jovem militante está correcto quando alude à ausência de “um trabalho de propaganda e de mobilização muito forte”. Nos anos 80. o Partido Frelimo mostrava boa mobilização – e propaganda também. 

A imagem, publicada na revista TEMPO, e
dição de 29 de Novembro de 1981, mostra uma faixa da população de Maputo, organizada e enquadrada pelas estruturas de base mencionadas pelo jovem militante, que afluiu em massa ao Aeroporto de Maputo para saudar o presidente da República portuguesa, Ramalho Eanes. Entre um segmento dessa faixa, figuras conhecidas assinaladas pelas setas:

1. Sr. Jorge Guerra, chefe da Divisão de Colaboradores e Grupos de Vigilantes do Ministério da Segurança-Snasp.
2. Sr. Muthisse, chefe da Divisão de Defesa da Economia do Ministério da Segurança-Snasp.
3. Sr. Justino Mondlane, Director Provincial (Maputo) do Snasp.
4. Vice-Director Provincial (Maputo) do Snasp.
Gerir
Responder16 h
Yaqub Sibindy Meu caro Joaao Joao Cabrita!

À roubalheira conjugada com a arrogância das dívidas secretas, coloca a maioria dos membros da Frelimo, numa vergonha total para se identificar em público numa manifestação promovida pela Frelimo, ultimamente conhecido como a marca do MAL!
Gerir
Responder15 h
Carlos Felisberto Sozinho Isto e uma brincadeira de mentes puluidas, estao siente que outobro. Sera bicho de 7 cabeça na mesa de voto. O povo ja sabe que manobras sao estas. Para convecer o eleitorado nao precisa, de oferecer bananas, mais sim de falar a verdade.
Gerir
Responder5 h
Jose Sumburane A imagem a ver verdadeira e pela grandeza da Frelimo e' humilhante.
Gerir
Responder3 h
Joao Cabrita Não desista, Caro José Sumburane. Pode haver um "factor externo" a explicar a fraca adesão, a chamada "ponte". Não a da Catembe, mas o do feriado de sexta-feira que coincidiu com o fim-de-semana ou, olhando invertidamente, o fim-de-semana que coincidiu com o feriado.

Sem comentários: