sexta-feira, 6 de abril de 2018

E quando as consequências são drásticas estando num deles, fica claro que o contraditório será uma mera formalidade democrática

Ainda questionando...

Tenho NADA contra a liberdade de expressão. Porém, confesso que não sou adepto de programas de emissão de opinião criados para vilipendiar um Governo sem o devido contraditório. É injusto.
O "Pontos de Vista" da Stv é um exemplo claro de um programa de opinião injusto de emissão de opinião... E se continuar assim, pode-se ser que haja mais raptos e torturas futuramente...
É por pensar assim que eu acho que a Stv tem que estar na lista dos principais suspeitos do recente crime de rapto e tortura de mais um comentador do "Pontos de Vista".
Desejo honestamente rápidas melhoras ao Ericino de Salema! Mas, simultaneamente, tenho comigo que ele pode ter sido mais uma vítima das arbitrariedades que se cometem cá na nossa terra (Moçambique), e que podem atingir qualquer um de nós (moçambicanos), por conta da irresponsabilidade de um órgão de comunicação social que busca protagonismo a qualquer preço e da impotência de um Estado em garantir justiça aos cidadãos a que serve.
Enfim, afinal porquê não há contraditório no "Pontos de Vista"? Qual é mesmo a verdadeira intenção deste programa, em especial? Falar só dos erros de quem governa? Porquê e para quê? Tal agenda serve melhor a quem? Aos moçambicanos acho que não!
Em democracia real, não estou proibido de pensar e questionar assim. Ou estou?!
Mas... eu já questionei.
Palavra d'honra!
GostoMostrar mais reações
Comentários
Tony Ferreira Aquilo não é pontos de vista, mas sim o matadouro de personalidades...
Gerir
20 h
Masoka Helder E, o que dizer da TVM? pelo que eu saiba, à Stv abre espaço para interagir com os telespectadores, criando maior interesse pelo programa, quanto a TVM, acredito que nem audiência deve ter por estas alturas, ou estou equivocado!
Gerir
20 h
José Luís Está a legitimar torturas por emitir opinião contraria? Afinal não somos os ditos patrões? Mas que empregado é este que nao quer ser questionado pelo seu patrão??

O pontos de vistas da stv é o único programa que se emite opinião sem descurar questões técnicas- é uma grande escola.
Gerir
20 hEditado
Ricardo Xavier RM,TVM, Jornal Notícias????
Gerir
20 h
Raúl Salomão Jamisse Ya na TVM não há contraditório e nenhum jornalista ou comentador foi molestado, isto porque, falam bem do Governo/Estado? Então, no Pontos de Vista que só opinam jornalista do real estado das coisas vão morrer por emitir seus "pontos,de,vista"?
Gerir
20 h
Bernardino Dos Santos Mandlate Então propõe o banimento do programa em detrimento do banimento dos criminosos? Não é possível defender um culpado que se quer tem alguma escapatória
Gerir
20 h
Anidia Tacaiana Ja vi muitas vezes eles a falarem bem do governo e ja vi os dois a contradizer-se num assunto... acho ate que foi no ultimo programa do Salema...
Gerir
20 h
Elson Cuna Rubish post. O "stor" anda equivocado, não é isto que queria dizer. Programas que não tem contraditório sâo os da Tv/// onde levam painelistas que só là vão dar aplàusos e vivas ao governo e um partido. A Stv até abre linhas para que cada um se expresse e dê o seu contributo face ao tema do debate. Para onde se foi toda a audiência que este canal público tinha? Vendo que nele debate-se 'Istóriàs' à TOM & JERY todo mundo, VAZOUUUU para mira mar e ou Stv
Gerir
20 h
Joaquim Gove A STv abre linhas para o público depois de impingir as suas concepções aos seus ouvintes e painelistas. Olha que contraditório não é só abrir as linhas e, se for, então o contraditório da STv carece de imparcialidade.
Gerir
19 h
Elson Cuna E là 'longe', na Tv///, o que hà de diferente?
Gerir
18 h
Joaquim Gove Até estou de acordo que existe o problema na TVM e não só, bem como noutras estações de informação públicas. Porém, isso não significa, por si, que a STv está a acertar no aspecto em que refiro-me em concordância com o Prof. JJC. Aliás, ele mesmo já tem criticado o modo de actuação destas estações (TV e Rádio) públicas.
Gerir
17 h
Zé Joel Joaquim não fale como se fosses o único com acesso a canais de TV. Alô nos todos assistimos StV. Não há comparação possível que se possa estabelecer entre o canal privado Stv e aquele público TV // isso ta claro. 

É falaciosa a ideia de ausência de 
contraditório (perguntaria, será que Joaquim assisti aos programas de debate mesmo? ou só estás a conversar. Quantas vezes a STv foi ao extremo de convidar representantes de partidos (digo entremo pois para mim não é normal andar a chamar partidos políticos para debater e criar a sensasao de contraditório. Isso só acontece porque a nossa cultura democrática ainda é incipiente. Ou seja quando defendes o governo é porque és da frelim e vice versa. 

É literalmente improcedente e deselegante dizer que a Stv primeiro influência a audiência e depois abre as linhas. Isso chega a ser ofensivo pois é como dizer que as pessoas (povo) não tem capacidade mínima de discernimento e de auto crítica para emitir opiniões no programa. Isso é falso irmão. 

Minha opinião é que as pessoas tem na Stv um espaço que historicamente nunca tiverem, a honestidade intelectual vai te obrigar a concordat irmão. 

Quantas vezes membros do próprio Governo foram convidados aos painéis dos vários programas informativos e interativos declinaram tais convites? Perguntem ao Jeremias.

Temos memória curta, o Pontos de Vista é um quadro reformista na forma de debater os assuntos. É só puxar pela memória saberão que já lá passaram improváveis comentadores como Amorim Bila, Miçanga, Adelino Buque, Venâncio Mondlane, S. Moiane, Macuyane e vários..Portanto o programa já teve vários formatos e vai crescendo.

Todava

Não nego que o programa deve continuar a crescer, assim como o próprio País deve continuar a aperfeiçoar os mecanismos de pluralismo de ideias como tem sido o apanágio apesar das intimidaçoes..mas não caiamos na tentação de querer comprar este canal ao demais.. Até porque nenhum dos canais é a medida da liberdades e de pluralismo de ideias.
Gerir
15 h
Buene Boaventura Paulo Em suma a falta do contraditório faz com que os agentes do Estado fiquem irritados, o que desemboca em raptos e represálias (tirando do segundo parágrafo)... Viva o Professor!
Gerir
20 h
Yota Inguane Para mim é justo a STV proceder dessa forma afinal o governo tem dois canis televisivo para fazer e fazer TVM1 e TVM2. Onde quase que ninguém sério assiste os canais pois servem apenas para bajular o governo do dia. 
A STV é um canal privado podendo fazer o que lhe convém independentemente da opinião alheia.
Gerir
19 h
Ramalho Edson Paris Prof...com muito respeito acredito nao ser exatamente este o post que queria publicar....
Gerir
19 h
Homer Wolf Acredito que o Profe terá o bom senso de reescrever este post...
Gerir
19 h
Buene Boaventura Paulo Mas bem no fundo é isso que ele queria escrever, desde que passou a pensar fora da caixa! Está a pôr pontos nos iis e ou CQD!
Gerir
19 hEditado
Julião João Cumbane Eu JAMAIS pensei dentro caixa, oh Boaventura Paulo Buene. Se tu me entendias confinado na tua caixa e só agora estás a sair dessa caixa, isso é problema só teu. Neste mural é probido ser-se muito presunçoso!!
Gerir
14 h
Joaquim Gove A minha óptica, Professor Julião João Cumbane, a STv (SOICO em geral) não só busca protagonismo. Esta organização tem agenda não percebida que visa desacreditar o governo e desvalorizar quaisquer acções deste, qual malta o tão proclamado Fernando Lima e gang, seus bons aliados. Porém, não entendo a relacção com as acções de violência de que o JJC faz referência.
Gerir
19 hEditado
Thom Wariwe Chicomba Outro puxa-saco a defender outro puxa-saco
Gerir
19 h
Joaquim Gove Thom Wariwe Chicomba, chame o que quiser e saiba muito bem que o chamo o mesmo, com diferença de seres ou considerar-te apenas um tolo, cego selectivo.
Aliás, só gente limitada faz recurso à rotulados diminuitivas sem argumento válidos, qual esta tua intervenção.
Gerir
19 hEditado
Buene Boaventura Paulo O Professor está a ficar que nem Jonas, da Bíblia, quando o navio ameaçava afundar... valeu ilustre Joaquim Gove; qual é a relação entre o Programa e a violência, sob perspectiva do Estado? O Professor avança com dedo em riste a defender que a falta de contraditório desemboca em raptos...
Gerir
19 h
Thom Wariwe Chicomba Joaquim Gove , Mmmmmmm aye tem certeza que sou tolo e selectivo, ou estas a defender um buraco obvio?
Gerir
19 hEditado
Joaquim Gove Thom Wariwe Chicomba olha que nem opinião que não seja colectiva e impigida demonstras ter... Mas, para o meu bom convívio aqui, fim do papo. Não gosto de discussões de pessoas.
Gerir
19 h
Thom Wariwe Chicomba Joaquim Gove, valeu irmao nem eu gosto mas tu exageraste é por isso respondi-te, tenha optima tarde
Gerir
19 h
Elson Cuna Shiii! Vamos là debater o post do profe...
Gerir
18 h
Joaquim Gove Claro, Elson Cuna, meu caro!! Só que essa cultura custa tanto às vezes...
Gerir
17 h
Sergio Serpa Salvador Fico muito preocupado com o nível de fanatismo partidário. Foi assim que surgiu o fascismo, o nazismo em nome de "interesse nacional". Se estas pessoas e canais, estão a emitir opinião contra o Estado como Joaquim Gove e &companhia alegam, porque não processar, se isso for ilegal? Não tente explicar o inexplicável. Defender o banditismo estatal, é ser inimigo da liberdade, da paz e justiça!
Gerir
11 h
Joaquim Gove Ó caro Sergio Serpa Salvador! Acaso alguém falou de legalidade ou ilegalidade? Se há quem tenha falado disso indique-me por favor e agradecer imenso.
Se não encontrar isso, então reconheça em ti mesmo o fanatismo em opôr e qual tendência de comportamen
to de manada... A incapacidade de construir uma opinião e tampouco de formar um argumento para reforçar ou defender a ideia da maioria, de quem só pode fazer eco (como em vácuo) porque vazio de raciocínio, só manda recorrer à falácia e ao ataque de quem apresenta argumentos (que podem ser errados segundo a opinião de quem tem a capacidade de raciocínio) mas, válidos...
Boa noite, meu caro. Não ataque à ninguém, se não à ideia de alguém - se quer participar construtivamente em debates.
Gerir
11 h
Sergio Serpa Salvador Caro Joaquim Gove! Releia o seu comentário. Falas de agenda estranha, gangs e até apontas nomes de estarem à serviço de alguém. O seu comentário sugere claramente, a ideia de que, as sevícias e torturas contra os comentadores é legítima.
Gerir
11 hEditado
Joaquim Gove Sergio Serpa Salvador aprenda tu a ler e aponte-me claramente o que conduz-te à ideia clara de que legitimo tais actos contra comentadores... Releia o meu comentário e a resposta à tua primeira resposta à este, sem emoções e nem preconceitos... Depois, se tiver compreendido, volte e com evidências do que vai dizer.
Gerir
11 h
Ricardino Jorge Ricardo Prefiro não comentar, mas dizer o seguinte: "Tens razão".
Gerir
19 h
Homer Wolf Profe, assim tb já é demais né?!... 😬
É que já não há pachorra!
Gerir
19 h
Ricardino Jorge Ricardo O Profe gosta ser centro de atenção... às vezes dispara sem direção e nem alvo.
E o que dizer do mural dele, aceita contraditório?
Gerir
19 h
Julião João Cumbane Tu és o atirador certeiro, oh Ricardino Jorge Ricardo? Não gosto de lidar com pessoas excessivamente presunçosas!
Gerir
14 hEditado
Ricardino Jorge Ricardo Não, não, Profe...não sou atirador certeiro, apenas simples curiosidade.
Gerir
14 h
Yota Inguane Um Conselho. Os integrantes do governo do dia criem uma STV onde após comentários da STV vocês iram refutar as ideias e comentários lá feitos e ficam quites e deixem a STV em paz. Afinal vocês não tem fslta de recursos apenas falta de ideias.
Gerir
19 h
Ismael C. Gocaldas Escreven...................
Gerir
19 h
Buene Boaventura Paulo Homer Wolf, a tentativa de impedir o embarque de Salema, para tratamento no exterior é por assim dizer "ar falta do contraditório" no programa da Stv em que era residente? Yuuh!
Gerir
19 h
Gaspar Americo Gove Que culpa tem " pontos de vista" se o governo comete muitos erros, e acerta pouco. pontos de vista ja teve painelistas com Amorim Bila, Antonio Niquisse, Adelino Buque, etc.
Gerir
19 h
Brazao Catopola Eu conheço uma única televisão que faz debate a três com a mesma ideia, TVM.
Gerir
18 hEditado
Ricardino Jorge Ricardo E é essa TV/// também que conheço,... quando o resultado eleitoral não não lhe favorece, pauta pelo SILÊNCIO severo.
Gerir
3 h
France De Assis Joseph Como assim contraditório se aqueles comentadores não são tirados dos partidos políticos?. Aqueles senhores, pelo que se sabe, são apartidários e falam aquilo que julgam ser melhor sem qualquer tendência de vilipendiar ou favorecer alguma formação partidária.
Gerir
18 hEditado
Joaquim Gove Será isso e somente isso por si um contraditório?? Sabias que uma só pessoa pode emitir uma opinião imparcial baseada em contraditório e tantas pessoas, dependendo de como são guiadas podem construir algo parcial e sem privilegiar o contraditório, France De Assis Joseph?? Portanto, é no modelo de condução dos debates onde observa-se a parcialidade.
Gerir
17 h
Enio Jorge Malema Não acredito do que acabei de ler veio dum acadêmico renomado haja bom senso prof
Gerir
16 h
GostoMostrar mais reações
14 h
Luís Loforte De facto, o contraditório é o pilar da democracia, da livre circulação de ideias. Só que indicar os "pontos de vista" como exemplo de sua falta pode revelar parcialidade da parte do Professor. É estranho que não veja isso em todos os órgãos de comunicação públicos!
Gerir
GostoMostrar mais reações
13 h
Julião João Cumbane Estás a mentir, Luís Loforte. Se percorreres diligentemente este mural, vais encontrar algum canto onde critico os órgãos de comunicação social públicos...!
Gerir
12 h
Luís Loforte Sim, tem razão, faz alusão a isso, de facto. Só que se esqueceu de referir que são diferentes as consequências decorrentes de estar num ou noutro lado da trincheira. E quando as consequências são drásticas estando num deles, fica claro que o contraditório será uma mera formalidade democrática, já que aí mora a verdade. Mata-se, mutila-se por apenas faltar o contraditório? Uma pergunta, Professor: já viu a gravidade de vir aqui dizer que "...se continuar assim, pode ser que haja mais raptos e torturas futuramente..."?
Gerir
2 h
Felisberto Massingue Se a STV continuar assim (com emissao de opinioes para vilipendiar o Governo sem o devido contraditório) pode ser que haja mais raptos e torturas futuramente! É isto mesmo que queria dizer? É insinuação grave que imputa os raptos ao Governo. Por muito injusto que seja um programa, nada justifica raptos e torturas. Estamos a falar de principios universais de direitos humanos que este post parece marginalizar.
Gerir
GostoMostrar mais reações
5 h
Julião João Cumbane Que se lixem os teus "princípios universais...", oh Felisberto Massingue!
Gerir
4 hEditado
4 h
Felisberto Massingue 😂😂😂😂
Gerir
3 h
Felisberto Massingue Caros principios universais, idem a merda... diz o professor...

Sem comentários: