segunda-feira, 23 de abril de 2018

O que nós queremos é que o Estado não pague essa dívida e que a PGR mande prender todos os bandidos envolvidos, incluindo o cidadão Filipe Jacinto Nyusi que na altura dos actos era Ministro da Defesa e é de lá que a Kroll constatou o desaparecimento de 500 milhões.

Bem bem bem...
1. A PGR deveria aproveitar-se do discurso do Presidente para responsabilizar os bandidos que, esqueceram que o país era pobre e foram buscar 2 mil milhões de dólares e ainda fizeram desaparecer um quarto desse valor. A Constituição da República é clara sobre o papel da PGR na defesa dos desfavorecidos (neste caso o povo moçambicano que nem medicamentos, água, energia, comida, etc... têm acesso).

2. Enquanto Nyusi está certo sobre a questão da partilha de responsabilidade (já o dissemos isso antes e várias vezes), ele foi infeliz nos argumentos. Os credores agiram como agiotas e não fizeram o seu tpc para aferir se há todas as condições legais e materiais para dar tal valor a Moçambique. Não é válido o argumento/a desculpa de que emprestaram muito dinheiro a um pobre (ousado esse pobre... que arrisca até a casa que não tem para ir buscar tanto dinheiro)! Os bancos agiram mal e pela forma como o tal endividamento ocorreu indicia que houve luvas, então... que se responsabilizem a todos.
3. O que nós queremos é que o Estado não pague essa dívida e que a PGR mande prender todos os bandidos envolvidos, incluindo o cidadão Filipe Jacinto Nyusi que na altura dos actos era Ministro da Defesa e é de lá que a Kroll constatou o desaparecimento de 500 milhões. Portanto, a PGR tem todos os instrumentos para ir buscar o dinheiro que foi investido por aí pelos agentes do abecedários e seus testas de ferro.

PS: depois de copiosamente ter refutado a existência de dívidas ocultad até ficar encurralado e não poder negar mais,o Governo que se desengane: não conte com o nosso apoio nesse discurso de vitimização. O que o PR disse lá em Londres, foi dito tardiamente, e sem responsabilização aqui, ah... não é nada.
GostoMostrar mais reações
Comentar
35 comentários
Comentários
Marcelo Machava O que Moçambique devia fazer é nao assumir esta dividas feita por bandidos. Alias, um governo de oposição talvez podera ajudar muito nisto
Gerir
Mostrar mais reações
Sic Spirou Eu ainda não consigo entender porquê essa coisa de partilha. Moçambique e o que lá foram em nosso nome, eram incapazes (juridica e humanamente )? 
Que mensagem passamos aos investidores se depois de levar a mola e passados mais de 3 anos de compra dos barcos, não cumprimento de prestações ( se não tivéssemos pago nem uma quinhenta, eu aceitaria essa desculpa de termos sido enganados mais por nossos governantes e não dos credores), quando um dos voltarmos aos mercados ?
Serão mais duros de certeza quanto as condições de empréstimo, pois não somos sérios e arranjamos desculpas depois de levar o dinheiro !
Gerir
Mostrar mais reações
Fatima Mimbire Legalidade do processo. Os avales sao legais? Como é que se aferiu isso?
Gerir
Mostrar mais reações
Sic Spirou Os bancos lá fora sabem ou devem saber qual a forma que cada país faz/funciona sobre a forma de pedido de empréstimo ? Se sim ok. Mesmo assim não me parece que seja de se dizer que os que foram lá, não tinham poder pra tal. Aliás parece me que a AR depois foi "obrigada" a reconhecer as dívidas, já nesta legislatura. Simples ; o partido no poder do mesmo ministro da defesa do anterior governo, aprovou na mesma. Agora dizem o dito pelo não dito? Muito tarde a meu ver ! Já é uma questão de honra, de palavra, de seriedade pra com os mercados e não só com aqueles bancos "mafiosos".
Gerir
Mostrar mais reações
Fatima Mimbire Sic Spirou porque dizemos que sao ilegais e inconstitucionais?
Gerir
Mostrar mais reações
Sic Spirou Diz se que na altura não seguiram aqui dentro (não lá fora, os credores não devem saber ou não são obrigados a tal) os procedimentos. Ora, até onde eu sei, o parlamento dominado pela maioria que está a governar, qual foi o entendimento quando o caso foi despoletado? Confirmou a ilegalidade ou legalizou?
Gerir
Mostrar mais reações
Fatima Mimbire Sic Spirou nao é bem assim. Ha um processo documental (se foi falsificado ai é outra estoria). Diga me la onde é que o giverno da garantias sem aprovacao do parlamento e o credor nem se importa com isso!

Note, que eu nao falo na logica Nyusiana, mas de pricedimento mesmo. Imagine que as garantias sejam falsas, no caso sao ilegais, e se decida que o Estado nao paga, o que achas que vai acontecer la?
Gerir
Mostrar mais reações
Sic Spirou Kkkkk essa é a vantagem que aqueles bancos tem; sabem que o mercado financeiro todo não vai culpar a eles mas ao estado devedor. Ou já apareceu alguma instituição dessas a condenar os bancos credores? Ficamos sempre nos a perder e prova disso, são as agências de cotação sobre a capacidade de endividamento dos países, não culpam aos bancos mas ao país devedor. 
Eu acho que nos é benéfico pagar o que se deve e exigir os daqui, que contraíram as dívidas em nosso nome. Aqueles bancos duvido que sejam autuados !!
Gerir
Mostrar mais reações
Fatima Mimbire Sic Spirou na verdade, o sistema financeiro é uma aldrabice. Eles se autoprotegem. Ainda que sejam todos cumplices, nao podemos tapar os olhos para a accao dos bancos.

Nota: na suica, a sociedade civil está num movimento de responsabilizacao dos bancos. Os britanicos estao a investigar a accao dos bancos.
Gerir
Mostrar mais reações
Sic Spirou Pois...mas até lá nós estamos pendurados. Bancos mandam neste mundo há centenas de anos, não vai ser por nosso caso, que o sistema vai mudar. Melhor pagar e depois vemos isso. Estamos a sofrer djo!!
Gerir
Mostrar mais reações
Fatima Mimbire Sic Spirou pode ate mudar. Um dia.

O importante aqui é o governo se posicionar: nao vamos pagar porque nao temos condicoes. Reconhecemos que erramos (penalizar exemplarmente aos envolvidos), mas nao temos como.pagar.

O ponto aqui é que a serem penalizadas pessoas, o alto magistrado nao escapa. Note que era ministro la onde sumiram os 500 milhoes.
Quando vemos o filho mais novo dele andar naquelas viaturas de luxo perguntamos: quando é que ele (o pai) trabalhou tanto para sustentar esses luxos? Com tanta crise, aqui pipocam restaurantes de gente envolvida no assunto das dividas....
Gerir
Mostrar mais reações
Sic Spirou Kkkk estamos em caminho perigoso !! Vamos agora "rezar" que isso um dia fica claro!
Gerir
Mostrar mais reações
Costa Mondlane Eu acho que enquanto for o mesmo governo que temos hoje jamais havera uma responsabilizacao dos autores das dividas ocultas. Esta tudo partidarizado. A justica mocambicana e controlada na sede de um partido
Gerir
Mostrar mais reações
Mostrar mais reações
Mostrar mais reações
Salane Mario Concordo plenament
Gerir
Mostrar mais reações
Raul Almeida tenho dúvidas se os credores agiram sem tpc e como agiotas. Não nos esqueçamos que antes de de avançar com o pedido de empréstimos houve testas de ferro (os beneficiários desses valores) que junto a esses bancos fizeram o seu lobby no sentido dos mesmos concederam os financiamentos porque o avalista era um governo cujo país tem recursos naturais infindáveis. 
Por isso a responsabilidade é e só apenas dos "visionários" que desenharam o esquema. Brincar com dinheiro alheio sem objectivos claros, deixa sempre rastos.
Gerir
Mostrar mais reações
Fatima Mimbire Mas... os bancos darem dinheiro sem se importarem com a legalidade do processo de avalizacao? É a isto que me refiro.
Gerir
Mostrar mais reações
Eddie Massinga Fatima Mimbire they don’t care about our internal legal procedures! O profit derivado dos nossos Recursos Naturais é o que lhes interessa, essa é a garantia: os activos valiosos em detrimento da liquidez financeira.
“Coming soon, cenas do próximo episódio de pilhagem!
Gerir
Mostrar mais reações
Raul Almeida Fatima Mimbire 
Não acredito. Esse assunt o ainda está no segredo dos Deuses. Não se recorda que o relatório menciona empresários bem posicionados na França e em Dubai com ligações a um grupo instalado em Mocambique que foram os testa de ferro e influenciaram bastante para que esta operação se realizasse sem sobressaltos? Até hoje não se fala desses empresários e de um funcionário de um dos bancos que após a concretização do negócio abandonou o banco e ficou director geral de uma das empresas dos testas de ferro?
Gerir
Mostrar mais reações
Niz Tambira Situação muito caricata mesmo, que espreme o povo que a soberania reside nele...pior ainda quando a mentira politica tenta esconder a falcatrua feita pelos protagonistas da dívida de todos os lados....o que resta agora é benzer as instituições que estão infestadas de demônios....a liberdade com urgência dará outro rumo ao Estado. A juventude está ficar bem desgraçada....
Gerir
Mostrar mais reações
Clementino Raice Enquanto a Frelimo estver no podr, nada sera' feito ao gatunos k empuraram o pais para a dsgraca. se o povo mocambicano ker se livrar das dvdas ilegais o k dve fazr e' empurar a frelimo para a oposicao!
Gerir
Mostrar mais reações
Eurico Nhassengo Num pais de verdade o presidente demitir e pedir eleicoes antecipadas, ele ja nos provou que nao tem punho nem moral para continuar no cargo
Gerir
Mostrar mais reações
Joseph Jozine Eu particularmente acho que pra sanar isso tinhamos que levar a entidade procuradoria Geral da República a tribunal. A própria entidade tinha que ficar no banco dos réus. Explicar com detalhes o motivo que leva a nao agir e publicamente toda comitiva actual pedir demissão. Junto com os cabeças do gabinete anti corrupção que nao esta funcionar. Não é seguir policia na estrada ou na fronteira que vai se fazer sentir as suas actividades. Porque não nos espelhemos no mínimo no projecto lava jato no Brasil. Que tinha o seu juiz que em anonimato autorizou a gravacao das conversas dos suspeitos envolvidos no caso .
Gerir
Mostrar mais reações
Julio Novele fatucha, mesmo com todos os argumentos do nosso "empregado" foram infelizes. Então nós também podems dizer isso aos Bancos Comerciais em Moz que de 24% o crédito passaram anos cobrar 35%, eles não sabem que somos pobres e sem condições de sustentar esses juros?
Gerir
Mostrar mais reações
Julio Novele Afinal o que eles querem é saber onde está a mola e nem tem nada haver com se pagamos ou deixamos de pagar.
Gerir
Mostrar mais reações
José Romeuane ....Aliás, já estamos a pagar e a pagar "pesado", é preciso que se diga.
Gerir
Mostrar mais reações
Helder David Responsabilidade partilhada sim e devoluçao do valor remanscente
Gerir
Mostrar mais reações
Fernando Sande convoca uma marcha Veras os medrosos
Gerir
Mostrar mais reações
Adelino Branquinho Eu não vejo espaço para se partilhar nada. Isto faz lembrar, a história de um grupo de ladrões, que partilham o produto do roubo dentro de um cemitério; quando a polícia passa e escuta, fogem, pensando que é o diabo a dividir as almas. A única forma de resolver este assunto, é, punir o grupo de ladrões, e recuperar todo o dinheiro. É desumano e humilhante, tratar todo um povo, como doentes mentais.
Gerir
Mostrar mais reações
Fatima Mimbire A partilha a que me refiro é no sentido de que os credores nem se interessaram com a legalidade do processo.
Gerir
Mostrar mais reações
Oliveira Junio A fruta ainda é verde,logo que amadurecer ela sozinha cai.compatriotas vamos dar tempo.
Gerir
Mostrar mais reações
Célia Claudina Fátima será que efectivamente os credores não fizeram TPC? Duvido que não tenham olhando para a capacidades que Moçambique tinha de pagar a dívida. E se fizeram porque concederam o empréstimo se não havia sinais de capacidade de pagamento?
Gerir
Mostrar mais reações
Fatima Mimbire Nao se trata de capacidade de pagamento, mas sim de legalidade, que mostraria que nao temos capacidade. Logo,sao cumplices da ilegalidade.
Gerir
Mostrar mais reações
Jonas Arone Tembe Ratoeiras, aproveitaram-se da ambiciosa ingenuidade dos nossos dirigentes, a finalidade é apoderar-se do gás...
Gerir
Mostrar mais reações
Heras Heras Heras Só gostaria de saber se é possível o sistema entregar se a si mesmo neste mundo, Zuma saiu e agora está sendo julgado mas foram inúmeras manifestações do povo e 8 monções de censura não sei porque achamos que esse milagre vai acontecer. O fim deste marasmo em que nos encontramos está em nossas mãos se não marchamos nada acontecerá.
Gerir
Mostrar mais reações
Nelson Telmo Bernardo Telmo Muito bem dito Fátima Mimbiri. O povo concorda consigo e cautelosamente fará sua justiça. Como não detém o poder jurídico, armado ou outros por ai. Mas um dia só, a título dos nampulenses o povo irá cobrar e vão ficar a morderem-se culposamente. O povo vê e já não é aquele de 94.
Gerir
Mostrar mais reações
Heras Heras Heras E já agora não me revejo como moçambicano nas declarações do presidente sendo que ele esteve num ministério chave desse processo, foi capaz de não declarar ao FMI quando a dívida, negou de pés juntos numa fase inicial e Ainda resistiu até onde pôde para se fazer auditoria e sem caracter forense pelo que quer nós moçambicanos quer lá fora percebem vossa intervenção pilantresca nesse processo portanto chegar lá fora e começar a dizer que não tínhamos capacidade coitados e que deviam saber disso os credores para mim fica mal , nem sequer devia ser discurso oficial, é extremamente embaraçoso
Gerir
Mostrar mais reações
Wutau Massango Na politica, ha discurso dirigido para as massas e ha o que chamaria de orientaçao do trabalho. A orientacao do trabalho, muita das vezes, é passado por baixo da mesa. Muitos confudem o que nos estamos a pedir que Nyusi, na qualidade de Presidente da Republica, faça. Estamos a pedir que ele intervenha e nao interfira no processo das dividas ocultas. Ele como o mais alto magistrado da naçao pode intervir, e nao deve interfeir.
Gerir
Mostrar mais reações
Fatima Mimbire Domingos M. Ferrao, nao sei qual é o conceito basico de direito. Mas esse termo existe no nosso vocabulário popular e é esse o enquadramento que estou a dar. O resto, cabe a justiça provar que são inocentes. Até aqui não há provas contrárias.
Gerir
Mostrar mais reações
Cristina Ussene Eu não entendi muito bem mesmo. Assim funciona o sistema financeiro internacional?
Gerir
Mostrar mais reações
Wutau Massango A culpa é do vizinho que nao trancou as portas ou do seu cao que invadiu o quintal do vizinho e comeu todo o caril?
Gerir
Mostrar mais reações
Mindo D'avila Nós deviamos sair as ruas em protesto pela PGR.
Estamos sendo coniventes pelo silencio.
Gerir
Mostrar mais reações
Roberto Lamba Que bandidos são esses dona Fátima
Gerir
Mostrar mais reações
Fidalgo Salomao Mauai Mana Fátima não esquece que o Mutumuke negou ter passado de lá algum valor relacionado com as dívidas ocultas e ilegais e disse ainda mais que nos devemos ficar sossegados que la no MDN não há nada lá nem armas nem nada.
Gerir
Mostrar mais reações
Mostrar mais reações
Constantino Pedro Marrengula Nao sei se temos bancos no mundo que nao emprestariam o dinheiro, dado o perfil que Moçambique exibia na altura. O próprio FMI na altura sugeriu que o país podia fazer dívida comercial! Faltam muitas peças para entender o que aconteceu. O que deu certo? O que deu errado? Como chegamos aqui? Qual é o papel de todas as partes, incluindo a nossa como cidadaos no que aconteceu? Ich...! Mas nao é fácil entender o discurso de Londres, fora das teorias de conspiraçao que até podem ser verdadeiras!
Gerir
Mostrar mais reações
Mostrar mais reações
Mostrar mais reações
Salane Mario VAMOS, CANTAR, FALAR, CHORAR NADA VAI MODAR ))COM AFRELIMO NUPODER )
Gerir
Mostrar mais reações
Mostrar mais reações
Yan De Narvik Milange Epah! O cidadao Filipe Jacinto Nyuse deve ser responsabilizado no caso "dividas escondidas"! Forças ai Fatima Mimbire# nao queremos palavras acorrentas. Que as coisas sejam ditas pelos seus proprios momes. Quem sabe se esses agents abc, está lá o elefante!
Gerir
Mostrar mais reações
Kuyengany Produções Agarra o Gajo! Faka m'Aligêma!
Gerir
Mostrar mais reações
Mariano Mario Grande Fatima Mimbire, aplausos esta Senhora tem os tomates no lugar.
APLAUSOS..... MIL VEZES
Gerir
Mostrar mais reações
Ferrande Americo Mulavia Não fácil, ser governado com a FRELIMO.....
Gerir
Mostrar mais reações

Sem comentários: