segunda-feira, 23 de abril de 2018

Eu sou solidária com a Alice Mabota


Eu sou solidária com a Alice Mabota e a compreendo muito bem. Eu compreendo a Winnie Mandela. O mundo não está pronto para receber e conviver com mulheres corajosas como voces e que mostram que ser mulher mais do que parir filhos, ter seios e uma vagina. Mulheres que têm ideais, ideias e energia e falam frontalmente, não se deixam manipular (ser brinquedinhos nas mãos das pessoas) devem ser destruídas e da pior forma porque ousaram mostrar-se capazes.

As nossas batalhas são profundas. O importante é que apesar de todas as mazelas e armadilhas não resignaram. A semente que vocês plantaram encontrou terra fértil e os frutos dessa semente serão doces para remover o sabor amargo de tudo o que tiveram de engolir.

Mais do que nunca eu vos entendo e quero fazer a minha vénia.

Os maiores inimigos nem são aqueles que combatemos, mas aqueles companheiros de luta e os que mais nos insentivam, os que parecem mais amigos e empáticos.

Obrigada Alice e Winnie por esta lição de vida.

Comentários
Gerir




Firmino Zita FALOU MUITO BEM...Gerir


Munguambe Nietzsche Realmente, eu sempre digo nos últimos dias o que se mais usa é encenação ou pretexto para fazer cair alguém que está bem.




Xandu Inguane Viva Alice Mabote, não vão conseguir apagar tirar t o mérito


Zé Joel Kuneni...Gerir




Unay Cambuma Eu também mana Fátima. 
Estão a tentar destruir a reputação da senhora Alice pela sua coragem e verticalidade. 
É espantoso como publicaram nos jornais uma matéria ainda nas mãos das autoridades sabendo de antemão que a visada ainda goza de presunção de inocência.
Isso configura crime de difamação e o idiota responsável por isso deve ser responsabilizado criminalmente.


Lenon Arnaldo Awena, goza de presunção de inocência? Esse instituto ainda funcionam em Moçambique? Ou é conforme a vontade do freguês.


Famba Phambene Thamanga Guebuza também é inocente até se provar o contrário e prontos...Gerir


Unay Cambuma Famba, sobre o Guebuza foi tudo provado.Gerir


Escreve uma resposta...


Arsenio Renato Palavras sabiasGerir




Fatima Mimbire Uma luz nata, uma luz que deriva de esforço proprio, sobretudo quando a pessoa tem princípios, não se apaga. Nao é um ímpio qualquer que vai apagar. Pode fazer fundir, mas aquela escuridão será compensada por outra luz que emana da bondade.

Acreditem... o bem e o mal estão em luta constante. Mas os bons vão vencer, ainda que em farrapos.


Daniel Valentim Nambuavila É óbvio... Se são comparsas! O mais triste é exigir transparência aos outros.


Fatima Mimbire Ha um ditado que diz: deixa eles acreditarem que me conhecem. Isso para dizer que: as pedras lançadas por pessoas que não conhecem os factos, sao algodão.

E atire primeira pedra quem nunca pecou/errou.


Roberto Lamba Bem falado dra. Fátima estou consigo.👌👍Gerir


Escreve uma resposta...


Bernardino Tomo Bem pensado...Gerir




Erasmo Francisco Força aí Fátima gostei.Gerir


Clementino Raice Um Desabafo Oportuno.Gerir


Bartolomeu Xuxu EspectacularGerir


Lenon Arnaldo De facto: " quem não sente não é filho de boa gente"!


Kingkinho Acha Poora querem enfraquecer a combatente da liberdade e empoderamento da mulher e de todos os excluidos. E noutras lista vi acusasoes nefastas aos camaradas como Nuvunga, Nhalvilo e outros.

Para fazer inimigos basta ter amigos






Francisco Langa mas ha pessoas que muito falam por protagonismo e se fazem de vitimas.


Fatima Mimbire É verdade. Mas o que seria falar muito por protagonismo?Gerir


Francisco Langa falar muito seria falar sem fundamento e pior, pra denigrir a imagem e reputação dos outros em nome da libertade de expressão.


Escreve uma resposta...


Mito Jalane Os meus parabéns Fátima Mimbire, tens sido umas das poucas mulheres que mostra se preocupada não só pela liberdade do género, mas também com a liberdade do pensamento, tens despertando com muito afinco, as mentes do humilde povo que sempre foi manipulado, tens defendido com garras o bem público. Estas e outras qualidades possui, Moçambique precisa de pessoas iguais a ti


Fatima Mimbire Obrigada Mito.


Escreve uma resposta...


Adelino Branquinho Tudo dito Fatima Mimbire , é disto que todos almejamos.Gerir


Alfredo Muianga Você não é o tipo de mulheres que para elas o mais importante é ser convidada para passar bons momentos num Hotel de Luxo e com contas pagas por eles e sem paz e sai postando fotos e se diz ser uma mulher abeançoada e feliz. Ser mulher feliz abençoada e livre é saber dizer o que lhe vai na alma ao bem de todos. Parabéns mana Fatima Mimbire


Terra Queimada Concordo contigo Mimbire, a Sra. Mabota é frontal e sem língua para lamber botas de alguns camaradas. Lembro a quando da nomeação de Custódio Pinto como comandante geral da Polícia, ela (Sra. Mabota) lamentou a tal indicação pois para ela, Pinto era um"ladrão/molwene de Chamanculo". Tempos de depois, com Pinto no Comando da polícia, foi o que se viu raptos e mais raptos, o índice de criminalidade subiu e a resposta a tais crimes zerou. Tivemos policias arrogantes e "boladeiros".
A Senhora Mabota merece o nosso respeito.


Hilario Marcelino Marengule Em Moçambique só se faz politiquice diferentemente da África do Sul a intervenção do Malema percebe se que é dum guerreiro que almeja estar no poder disse e bem aqueles que sacanearam a winem estão aqui com fatos bem bonitos de óculos escuros.


Fatima Mimbire Malema, diferentemente da Mabote é politico. No dia que surgirem pessoas que tu conheces e que nao veem de partidos politicos que querem chegar ao poder tenho a certeza que o Hilario Marcelino Marengule vai atirar pedras contra elas.Gerir


Escreve uma resposta...


Antonio Gundana Jr. Apenas para dar um toque especial no final: feliz o mês da mulher moçambicana com extensão para a diáspora. Bem-haja🌍🌹👏


Tomo Junior Força Alice Mabota. Estamos juntos.


Muller Branco Muito forte Fatima. Obrigado por Moçambique ter mulheres como tu.




Muller Branco Queremos mulheres como Alice, que contam se pelos dedos de uma mão.


Muller Branco Mamã Alice, deu voz as mulheres, fez perceberem que elas têm direitos sim. Lembro muito bem do trabalho dela na liga, sei que muita gente não gostava e fazem de tudo pra lhe derrubar, força Dra Alice. Obrigado por tudo que fez e faz por estes país.




Fatima Mimbire Concordo.


Escreve uma resposta...


Armando Nenane A Luta Continua...


Dereck Mulatinho Tenho problemas em opinar aqui irmã Fatima Mimbire.

Eu acredito que quando abraçamos certas causas, devemos nos esforçar para sermos os mais rectos, éticos e íntegros possível.

"Não há fogo sem fumaça" já dizia o velho ditado. Eu me recuso a acreditar que existem defensores de causas quase santos e incorruptíveis e tentar me fazer acreditar nisso é no mínimo uma lavagem cerebral pública.

O esforço que deve ser feito é o de provar que se é inocente, que não se praticou determinado acto e se praticou pelo menos saber justificar.

Porque, não é compreensível pelo menos para mim, que alguém defenda uma coisa e seja acusada por outra de igual proporção. Se é ou não perseguição é preciso mostrar que o sistema não a corrompeu. Do contrário, estar-se-á a defender o direito de ser corruptível e se deixar levar na onda do sistema apenas porque ontem ou hoje defendemos causas justas.


Celso Lucas Timana Estamos juntos!


Fatima Mimbire Quem te está a tentar lavar o cerebro? O que tu sabes da fumaça que vês? Como é que sabes que se trata de fogo que resulta da accao directa de quem se acusa? Porque somos rapidos a julgar aos outros?
Eu me lembro do caso da Juiza Judite do caso milhulamete que foi ate expulsa da magistratura: foi considerada inocente e quero ver se essa notícia vai ser viral e abrir jornais.

Nao estou a dizer que as pessoas nao cometem erros e nem quero ser pretenciosa sobre isso. Ate Mandela disse para nao o endeuzarmos porque ele cometeu erros, ele é/foi humano.

A questao aqui é julgar o erro ou crime cometido e ai cabe aos tribunais, nao acha?

Nós so nos lembramos da palavra empatia no dia que nos vemos envolvidos numa teia de injustiça. Ja recebi muitos casos e muitos ainda vou receber.


Fatima Mimbire Eu defendo o que a minha consciencia me diz. Eu acreditei na juiza desde o primeiro momento porque o meu senso assim me permitiu.

Nao estou a defender o direito de ser corrupto, mas o direito de nao ser julgada antes que o tribunal o faça, até porque nao ha muito para se xoncluir para além de fumaca apenas.

Tenhamos bom-senso.

Eu já vi aqui gente ser exposta e detida por alegado envolvimento em crimes e no final ficar provado que foi um mal-entendido. Entendo o ódio que se tem por ela. Por ter gritado alto, so podia ser impura e se queria esconder no que pregava. Eu entendo. O tempo é o maior juíz e espero ver a contundência quando se provar o oposto do que vocês acreditam.


Dereck Mulatinho Fatima Mimbire não me acuses de estar a fazer aquilo que estás a fazer: "julgar". Em parte alguma disse que a Senhora era ou não culpada.

A fumaça é no mínimo sinal de que algo não vai, de onde e quem foi o autor isso lá é outra discussão não é assim que vês?

Como vou saber se se trata de fogo posto do dedo acusador? Ahhh isso é o que nos cabe investigar e provar, a não ser que eu (o acusado) saiba que da culpa, pelo menos 10% sou culpado. 
Quando ocorre um crime ou transgressão há autores materiais e outros morais, da mesma forma que há corrupção activa e passiva, que pode ser exercida até por apenas tráfico de influência mas esse também é outro debate. 

O que me parece Fátima e está na génese do teu discurso (este discurso e não outros) é que estão preocupados em provar que a Senhora Alice Mabota está a ser vítima de perseguição, logo não interessa provar se é ou não culpada até para provar a inocência dela, limpar o bom nome e garantir que as coisas boas que ela fez permaneçam intactas. 

Não queria falar de outras coisas, arrastar outras coisas para justificar este caso, separemos as águas, senão ficamos sempre com meios assuntos, olhemos para este caso mantendo todas as nossas convicções sobre os outros temas constante.

Ok quanto ao não linchamento público mas esse é o risco que se corre por defender causas e por ter supostamente inimigo certo? Se é certo que sim, é mais um motivo para que aqueles que cuidam, cordenam organizações, sectores, departamentos e outro tipo de instituições tenham um comportamento exemplar, que se privem de praticar actos ilegais, que denunciem, que mandem investigar para não parecer outra coisa. 

Porque para mim, digo mais uma vez este tema é complicado de debater da forma que colocou. 
De qualquer forma, é apenas conversa e não passará disto.Gerir


Famba Phambene Thamanga Esses comentários só podem vir directamente de um camarada, me arrisco a cortar um dedo de um dos membros caso o autor seja apartidário ou oposto.Gerir





Escreve uma resposta...




Kingkinho Acha Mana Fatinha e cimpanheiros peço uma vigília em casa da mae Alice em apoio e repúdio dos inimigos da paz e verticalidadeGerir


Leonardo Costa Uma comparação que não bate e esforçada que parece surgir para rebater o alegado desfalque na liga onde esteve 25 anos no poder.É mais uma solidariedade de activistas e mulheres que acredito que não se veria se fosse de uma outra margem . Salvaguardando o direito à inocência- salta à luz a incoerência nas posições .


Fatima Mimbire Quem disse que estou a comparar? Estou a homenagiar duas mulheres. Eu sei porquê e isso só diz respeito a mim. Ninguém deve tentar ler o meu pensamento, as minhas intenções. Acho que é mais fácil perguntar.

Você nao conhece metade das tentativas de difamação de gente activista e de sexo masculino. Alguns casos nem são exposto por solidariedade masculina. Eu particularmente ignoro essas conversas. Até sobre ti já ouvi falar e mal, mas coloquei na lata de lixo porque a sociedade é assim. Tenta atear fogo e há onde ele pega porque há gente disposta a pôr fogo.

Erros todos nós cometemos. Levante o dedo se nunca erraste e nao vale a pena julgar a dimensao do pecado dos outros.


Leonardo Costa A intenção não é atear fogo até porque respeito o trabalho nobre que é desenvolvido por todos activista mas a minha consciência manda alertar para o critério de aplauso, defesa ou "acusação " que ao meu ver tem sido desnivelado - e isso é perigoso para a sociedade que vocês representam. Repisei também a questão da presunção da inocência. Pareceu-me uma defesa ou homenagem de conveniência em que soa a parcialidade. Tirando isso compreendo o gesto solidário , pois vocês são poucos a luta é enorme!!Gerir


Escreve uma resposta...


Celso Paco Também sou solidária com a mamã Alice.Gerir


Leonardo Costa A integridade que exigimos ao governo exigimos em dobro a vocês que dirigem as organizações que alegam que defendem nossos direitos. Primeiro perpetuou-se no poder depois saiu pela porta pequena...existe alguma diferença com os políticos que vocês condenam? Creio que não .


Sandu Clifton Por melhor que sejas tens de ser capaz de deixar o legado ainda viva. A necessidade que ela tinha de se manter naquele lugar faz-me confusão. É impossível não cair em erros se te manténs por tanto tempo. Não há verticalidade que resista


Lorena Massarongo Integralmente de acordo, caro Leonardo.


Escreve uma resposta...


Celso Lucas Timana Será que a direção orquestratou esses números, transferências?
Sou pela imparcialidade nesses assuntos Fatima Mimbire. Em sede própria ela vai se defender e vai provar que é tudo mentira, sendo mentira!


Fatima Mimbire Pois é. Voce é jurista e ja corre para atirar pedras! Deixemos a justica fazer a sua parte. Se ela tiver feito mesmo, ela ten a minha solidariedade na mesma.

Isto é sobre solidariedade. O resto sao inferências de cada um.Gerir


Escreve uma resposta...


Nisio Banda Estou preocupado com parcialidade com que são tratados os assuntos, tem se defendido uma justiça cega mas quando envolve escândalo de activista social- feminista aí já o posicionamento é que moralismo e suposta perseguição. 

Caso se prove o envolvimento que seja responsabilizada Sim.


Fatima Mimbire Alguem disse o oposto? Que se ela for culpada devw ser deixada impune? Onde isso está escrito?

No dia que tu sentires na pele o julgamento apaixonado, lembre-te do que dizes neste post.

Este mundo é redondo.


Escreve uma resposta...




Carlos Paruque Neste Pais tudo e' possivel! Niku Ntsem





Escreve uma resposta...




Milene Jossinai Kanimambo mama Alice, exemplo de mulher corajosa nos os seus filhos sabemos o quanto vales e sempre estaremos ao seu lado.Gerir


Manito Abdul Gafur Os relatores da Alice Mabote são Agentes da contra inteligência com a missão de destruir a LDH pra deixar de proteger e assistir as pessoas injustiçadas e persiguidas por ter opinião diferente da posição. Viva Moçambique!


Fatima Mimbire Viva Moçambique.

Obrigada Gafur.

Até porque é interessante que so a LDH, muito "barrulhenta" neste país que tem problemas de gestao. O resto que acontece nas outras organizacoes ninguém vê, os jornais e a sociedade nao se interesaa porque as tais são silenciosas.


Manito Abdul Gafur Tá certíssima irmã Fátima! Que Deus ajude maisTá certíssima irmã Fátima! Que Deus ajude mais mais Fatima's (Mulheres ) pra fazerem a diferença e não serem cúmplices activas ou passivas da má gestão da posição. Bem haja Morrumbene. A luta continua!!!Gerir


Escreve uma resposta...


Manito Abdul Gafur Errada: Dizia; Delatores.Gerir


Manito Abdul Gafur Desculpem me. Errata: Dizia; Delatores.


Felizmente Dzowo O problema nos males que nos assolam é que só são problemas quando cometidos por uns. Os mesmos males cometidos por outros, já deixam de sê-los. Solidariedade com causas perversas.


Fatima Mimbire Sim... qual é a causa perversa?

Tens provas da tal causa perversa? Nos outros casos de perversidade temos provas. Se tem deste mostre, que nós agradeceremos.

Porque tanto ódio pelas pessoas que dao um pouco de si para a sociedade e tanto amor para com quem nos enfia pelo traseiro uma pobreza que é erradicável?

Think twice.



Escreve uma resposta...




Benjamim Mucavele Aguardando pelo final...


Fatima Mimbire Pois. Sabio posicionamento.Gerir



Escreve uma resposta...




Felizmente Dzowo E esta comparação de A. Mabota e Winnie Mandela é infortuna. É blasfémia. Não há nada que justifica a comparação entre Winnie que identificou-se como política para uma causa de uma nação e uma Mabota que ocultou a cara para fazer política em nome de sociedade civil. Talvez porque a autora identifica-se com estes modus operandi!


Fatima Mimbire Sim... identifico-me e depois? Quem disse que politica so se faz por via de partido politico? 

Eu estou a homenagear duas mulheres, nao a comparar duas mulheres. A Winnie foi até atacada aqui por gente como o Felizmente Dzowopor ter cometido erros, como se nao cometesse o erro.

Eu sei so que estou a falar. O que o Dzowo acha/pensa que sabe do que estou a falar, tudo bem.


Escreve uma resposta...


Lourena Drummond Total agree.


Benedito Espondene Preocupa me a capacidade que algumas "forças obscuras" tem de envenenar mentes sãs ao ponto de cairem na rede dos que DESVIAM A AGENDA DO POVO.


Cuinica Nelson K tudo seja esclarecido.


Fatima Mimbire Pois. Estava a espera dessa reaccao. Mas parece que as pessoas teem muitos elementos e ja teem a sentença.



Escreve uma resposta...




Felizmente Dzowo As Organizações da Sociedade Civil devem ser conferidas, a nível legislativo, a sua agenda política, pois fazem política, com meios políticos. Os seus agentes também fazem política, com meios políticos. Praticam todos os actos praticados pelos políticos, usam a mesma arrogância dos políticos. Praticam desvios, corrupção e influências políticas e ainda são solidários uns com os outros quando a causa perversa, como vimos nos políticos.


Fatima Mimbire Fazem sim. Leia o artigo 73 da constituicao da republica.


Escreve uma resposta...


Eugenio Jamal FORÇA MULHERES DE FIBRA, EU VOS ADORO E ADMIRO!Gerir


Félix Esperança Profundissimo. Força Alice!Gerir




Arnaldo Soares Mendes Eu estou em Maputo, sou moçambicano, tenho muitos amigos aqui no fb de AngolaGerir


Arnaldo Soares Mendes Celso Lucas Timana, foi uma falha, estava a responder um pedido de amizade de um Angolano e também a comentar o post da mana Fatima, se poderes fazer o favof de eliminar esse comment, agradecia



Escreve uma resposta...




Cuinica Nelson Sempre apoiei a Dr. Mabote, mas ha dados k a acusação apresenta e k me deixam muito preocupado. Não foi por acaso k Mandela não kis ficar muito tempo no poder.


Fatima Mimbire Sim... eu tambem estou preicupada. Para quem le livros de conspiracao e ve filmes de conspiracao tem sempre preocupacao quando se acusa alguem.Gerir


Cuinica Nelson Certo. K seja provada a conspiração e autores paguem... Mais do k isso, k o bom nome da Dra. Mabote continue intacto.Gerir


Escreve uma resposta...




Teofilo Flores É caso para dizer: no melhor pano cai a nódoa. Todavia, goza da presunção de inocência!


Fatima Noronha Ninguém é perfeito no poder o importante é fazer muito mas muito muito e muito e eu me curvo para essa Mulher de fibra apesar dos pesar és Mulher de marca


Yacoob Hafsa Muito bonito. 👌🏽❤️ excelente texto.


Nisio Banda A questão de fundo não desvalorizar o trabalho realizado pela senhora Alice Mabota enquanto defensora dos Direitos humanos mas sim, analisar acusação que pesa sobre si, na forma como geriu os fundos doados. É preciso separar oa resultados activismo social da transparência, e da integridade gestão institucional.


Fatima Mimbire Analisar com que base Nisio Banda? No que se diz? Com que provas? Voce é aspirante a jornalista e deve ter acompanhado o caso da juiza de marracuene que ate foi expulsa da magistratura. Aqui todos a apontaram o dedo e hoje a realidade é outra. O que aprendemos? O que aprendeste enquanto cidadao?


Nisio Banda Analisar a acusação/ sobre gestão danosa em função do que foi despoletado.

Ninguém deve julgar, isso cabe aos tribunais mas analisar todos enquanto cidadãos podemos sim... Pelos dados lançados caso não, não teríamos legitimidade de opinar sobre as dívidas dado que não temos provas materiais


Fatima Mimbire Estas a ser infeliz na tua analogia e nem vou discitir. As dividas podem ser uma invenção? O que te faz acreditar que o que se diz é verdade? Se es jornalista sabes que nem tudo o que se diz sobre as pessoas é verdade. Sobre a divida o que ppdemos discutir é o nivel de envolvimento e responsabilidade.


Nisio Banda Aqui também temos mesmo cenário, em que se fala de envolvimento e responsabilidade mas não se provou... Se houvesse inequívoca envolvimento não se esperaria de relatório da Kroll com muitas expectativas


Joao Moreno Relatório da kroll? Ou apatia dos cúmplices , silêncio conivente 

Isto é trabalho da contra inteligência. Dispersar as atenções do ponto fulcral. Dívidas ocultas.


Fatima Mimbire Nisio Banda assim aquelwa avales ilegais foram cpncedidos por fantasmas que assinaram em nome do Chang e que tiveram aprovacao do grande chefe, ne?

Vai ler um pouco maia meu caro. Sobretudo vá ler porque se teve de recorrer a uma empresa especializada em auditorias forenses e vais entender porque se tem muita expectativa em relacao ao relatorio da krollGerir


Joao Moreno Quando falo de contra inteligência refiro me ao papel desta força oculta de informação para os chefes e de desinformação para o povo. Variadíssimas vezes intervém com lançamento de notícias nefastas em redor de pessoas ou organismos que são contrários ao governo. Este caso, e agorinha o assunto dos grupos terroristas que julga se estarem em Nacala porto, onde irão trabalhar em conjunto com as forças da renamo. Tem algum senso essa notícia? 
Agentes sediados e residentes na África do Sul lançam essa informação para os midias locais com o intuito mais uma vez de se criar uma ideia de que está tudo mal, vamos continuar com os que sempre estiveram connosco e nós já os conhecemos. 
Algumas pessoas aqui a comentar são capazes de crer nesta aliança. Wake up.


Escreve uma resposta...


Djuva Marla Massorel VERDADE, MUITA VERDADE NESTE TESTO, FORCA MAMA ALICE


Joaquim Armando Sambo Desculpa pela minha ignorancia e desatualizaçäo: A mama Alice Mabota é acusada de oquê?Gerir


Avelino Namarrocolo Li algo sobre este assunto no jornal Savana, parece haver fortes indícios de desvios de fundos e esquemas de corrupção, mais cabe os tribunais investigarem, ela goza de presunção de inocência.


Filipe Mabutana Em sede das Redes Socias não há, em circunstância alguma, debates convergentes. Estou certo ou errado? Com todo respeito me retiro.


Nisio Banda Com todo respeito, acho que o objectivo do debate não é convergência pois pensamos de forma diferente, o importante é respeitar e conviver na diferença. Debate convergente em nada acrescenta à Democracia. Um sábio disse : a unamidade é Burra.


Filipe Mabutana Nisio Banda obrigado pela lição de democracia. Aprendi muito sobre democracia agora mesmo.


Nisio Banda Quem sou eu para ensinar um Guru sobre democracia como Filipe Mabutana simplesmente só tecei humilde comentário.Gerir


Cristóvão Nenengue "Teci" (quis dizer, pois não!?)Gerir



Escreve uma resposta...






Inacio Arnaldo Mazive Se a acusação fosse a governantes moçambicanos Fatima Mimbire ia-te solidarizar com eles? Como a acusada é da oposição estás apoia-la.


Fatima Mimbire É da oposição? Que partido?Gerir


Inacio Arnaldo Mazive Parece que não sabes!Gerir


Benjamim Mucavele Se não é da oposição, pelo menos é do grupo dos que só vê erros, dos que estão a governar e esses sim parecem que merecem todo o seu apoio, a semelhança dos erros que terias observado, cometidos na sua opinião pelo Governador de Nampula quando saiu para fazer campanha a favor do candidato do seu partido e não consguiste observar o mesmo quando foi o MDM a agir do mesmo jeito para o mesmo assunto, trazendo meios de um Municipio para outro para fins de campanha e seus dirigentes abandoram os seus locais de trabalho sem a tal dispensa ( pelo menos não soubemos de que tiveram dos seus superiores, porque acredito que existam) que querias que o Governador tivesse para tal acto. Olha tenho que dizer que não acho errada a sua observação mas que as opiniões sejam para todos que estejam a cometer erros e não apenas para um determinado grupo.


Zungas Zungas Quando alguém vê o teu erro não te ama? Só podes te sentir amado quando te escovam?Gerir



Mas ja agora... é proibido ter partido politico?Gerir


Benjamim Mucavele Não é proibido ter um Partido Fatima Mimbire. O ponto é que as pessoas lhe pedem que as observações sejam abragentes. Apenas isso. Quanto a Sr Zungas Zungas, acredito que não tenha lido o suficiente para compreender o meu ponto de vista.Gerir


Inacio Arnaldo Mazive Fatima Mimbire o Sr Benjamim Mucavele já deu-te a resposta adequada.Gerir



Escreve uma resposta...




Nisio Banda É estranha essa solidariedade depois da acusação que paira...mesmo que em um post me solidarizar com os rostos da divida oculta sob pretexto de que não se provou seu envolvimento em sede de tribunal e processo não transitou e julgado.Gerir


Celso Lucas Timana Fatima Mimbire Definitivamente, neste post, não estás a ser imparcial.

Já Agora, estás a ser solidária com ela em sequência das acusações?


Inacio Arnaldo Mazive Solidarizar-se com ladra.Gerir


Elson Guila Quando são membros de governo dizes deixem a justiça trabalhar. Agora, com Alice, já já tens a sentença por ela ser dá "oposição" como dizes. És um rato no FacebookGerir


Stefan Cumbi Cumbi Cuidado com as palavras!Gerir


Inacio Arnaldo Mazive Mesmo para este caso a acusada goza da presunção de inocência até a decisão do Tribunal. Vamos deixar a justiça fazer o seu trabalho.Gerir


Pablo Osvaldo Osvaldo Ladra?tem como provar?Gerir


Inacio Arnaldo Mazive Roubaram juntos?Gerir


Lino Paulino Senhor Inacio Arnaldo Mazive com todo respeito, nao estou a defender a Alice Mabota, mas é mao afirmar que ela é ladra, pois ate hoje ela é uma acusada.
Se te sentes com autoridade de ajuizar cuide dos casos das dívidas ocultas que estão nos sufocando. Voces gostam de nos confundir, mesmo que ela tenha roubado, quem criou a instituição foi ela, quem foi atraz dos parceiros foi ela e quem roubou foi ela, te doi aonde?? Nem estas a pagar pelo valor que ela roubou. Reflita bem.Gerir


Inacio Arnaldo Mazive E o Guebuza que o causam têm provas?Gerir


Inacio Arnaldo Mazive Tu apareces em defesa de quem roubou porquê?Gerir




Pablo Osvaldo Osvaldo Cada tarado por aqui...Gerir


Escreve uma resposta...


Manuelito Nhazilo A Alice Mabote é formada em direito e ela conhece as leis inclusive já defendeu muita gente e se de facto ela é inocente não vai acontecer nada com ela. Por isso nada de ficar preocupada, mas se realmente cometeu as falcatruas deve ser responsabilizada. Fatima Mimbire mas também o que se espera de uma pessoa que fica 25 anos na presidência de uma organizaçãoGerir


Joao Moreno Mulher número um em Moz. Se falhou falhou foi falha individual. Agora uma bancada inteira aplaudir roubo isso é muito grave. Com cúmplices no silêncio, como se nada tivesse acontecido e não tem nada mesmo nada a haver com eles. O povo é quem roubou.


Manuelito Nhazilo Se ela roubou deve ser responsabilizada sóGerir



Escreve uma resposta...




Raul Almeida Apartir do momento que criou a Liga, Alice Mabota foi sempre uma "espinha" atravessada na garganta de alguns concidadãos da nossa hierarquia. 
Alice Mabota denunciou publicamente que se algo de mal lhe acontecesse não tinha a menor dúvida em aprontar as autoridades como responsáveis. 
Essa denúncia irritou de certa forma o poder como se fosse uma afronta. 
O tempo foi passando e a "ratoeira" foi sendo criada. Chegou o momento de A "condenarem" chingando-a em praça pública. 
É feio e até anti ético não terem coragem de resolverem os problemas ( se os existem) em forum interno da organização que Alice Mabota com tanta coragem criou e deu oportunidades de outros cidadãos aprenderem a trabalharem com ptofissionalismo e seriedade na busca da verdade.


Manuelito Nhazilo Kkkkkkkkk penso que os que a acusam reuniram e entregaram provas. Veja o semanário SavanaGerir


Raul Almeida Manuelito Nhazilo por respeito a progenitora desta organização foi anti ético e até cobardemente entregarem provas "nas costas" sem discutirem internamente o assunto.Gerir


Manuelito Nhazilo Meu progenitora ou não da LDH se ela roubou deve ser entregue as provas do desfalque as autoridadesGerir


Manuelito Nhazilo Raul Almeida mas também 25 anos na presidência esperava o que meu amigoGerir


Raul Almeida Manuelito Nhazilo quem criou a organização? Ela é a patriarca. Não sabemos se ela roubou, por ora são apenas especulações para denigrirem a sua inagem o que está acontecendo na imprensa. Aguardemos pelo veredito final.Gerir


Manuelito Nhazilo Eu não disse que ela roubou apenas não concordo que as acusações são Pará denigrir a imagem dela, qd falo de tempo que ela ficou na presidência da instituição é normal ter cometido alguns erros, até não intencional mas vamos aguardar a justiça e estou satisfeito porque ela é formada em direito e já defendeu muita gente por isso se for inocente o tribunal vai lhe absorver e pode processar as pessoas que o acusaram e exigir a reposição do seu honra e seu bom nome



Escreve uma resposta...




Hélio Cuamba Há tendência de canonizar certas pessoas cuja conduta é ou foi em algum momento questionável. Eu pessoalmente estou preocupado!


Manuelito Nhazilo Ela é formada em direito se não fez nada não vai ser condenada e prontos


Hélio Cuamba Exacto. Não vejo muito espaço para prós e contras. A justiça verdadeira nunca será tendenciosa. Vai condenar ou absolver, conforme os factos!


Manuelito Nhazilo No grupo já julgaram e já condenaram parece há tendência de mostrar que ela é inocente está sendo perseguida kkkkkkk


Escreve uma resposta...




Raul Almeida Esses são cobardes não "os têm no lugar"


Escreve uma resposta...


Abel Vilanculos Me surpreendo tanto como as mulheres deste País se protegem! Se fosse um homem que está sendo denunciado, estariam todas aplaudindo os denunciantes e exigir que a procuradoria tomasse conta do assunto! Às vezes o fazem de uma forma muito ridícula que mancha todo o vosso conhecimento!
Para mim, mesmo que tenha libertado este País, se és Ladrão, seu lugar é na cadeia.
Deixem as autoridades investigar depois se protegem como quiserem!
Não estou do seu lado hoje, guerreira!
Todos sabemos que a maioria dessas organizações, foram e alguns estão sendo muito mal geridas, tanto que outras já faliram por roubos dos seus gestores...
Alto aí!


Fatima Mimbire As mulheres se protegem? Serio? Por acaso alguma mulher protegeu Setina Titosse? Alguma mulher protegeu Candida Cossa? Se te disserem que teu irmao é drogado e com fotos dele alegadamente dopado, vais acreditar que de facto ele é drogado?


Abel Vilanculos Tudo deve ser investigado se bem que existe alguma penumbra a volta, o que não acho muito correcto é logo chamar-se heroína alguém que está sendo acusada pelos seus pares, por algo que ela pode ou não ter feito!
Não custa nada esperarmos ou obrigar que a justiça seja feita com celeridade para o esclarecimento do assunto!



Escreve uma resposta...




Noronha Noronha Desde Platão e seu discípulo Aristóteles, que a ideia de constituição da polis é perpassada pelo princípio de que a cidade deve ser dirigida por governantes sábios, justos e virtuosos. É de Aristóteles, por exemplo, a afirmação de que o homem é um animal político .Trata-se de um homem ‘essencialmente destinado à vida em comum na polis e somente aí se realiza como ser racional. " então concluímos que estamos perante a ausência do que foi citado por estes grandes pilares da polis".Assim está aí nossa Mãe Alice Mabote é uma sábia mas pra Moz dizem contradiz...Sinto muito nos sem alpendre da vida.


Arlindo Cossa Pra quê e porquê esse feminismo agora ?!


Fatima Mimbire Você é meu mano e te vou contar pessoalmente. E tu sabes que não escrevo ou falo a toa.


Arlindo Cossa Dai a minha preocupação.

Ficarei aguardando o cafezinho/chazinho...Gerir


Escreve uma resposta...


Hélio Cuamba Há pouquíssimos dias acompanhamos a condenação da ex-presidente da Coreia do Sul por se ter provado seu envolvimento em actos de corrupção. Devemos aceitar esta realidade que em Moçambique ainda é nova. Se queremos igualdade entre homens e mulheres, devemos estar juntos nos direitos, nos deveres e nas sanções por incumprimento. A cadeia não é um lugar exclusivamente masculino!


Fatima Mimbire Ninguem disse o contrario disso. Houve provas e um julgamento formal contra o ex-presidente da coreia, certo? Entao que seja em relacao a AM.


Hélio Cuamba É o que se espera se ainda estivermos interessados num país verdadeiramente democrático.


Cristóvão Nenengue Hélio Cuamba, Concordo !



Escreve uma resposta...




Raul Almeida quem está na cadeia de N'davela? Serão homens?


Hélio Cuamba Se tentasse primeiro entender o alcance do post não ousaria em colocar essa questão. Por acaso pensa que não sabemos que mulheres são presas neste país? Setina Titosse é homem?Gerir


Raul Almeida Hélio Cuamba será que Setina Titosse está a cumprir na cadeia?Gerir


Hélio Cuamba Há muitos homens que também estão em casa. A lei é igual para todos.Gerir


Raul Almeida Hélio Cuamba é verdade, alguns até são intocáveis que ainda continuam nos seus palácios.



Escreve uma resposta...


Cristóvão Nenengue Muito forte. Força MulheresGerir


Daniel Costa Em texto não editado Fátima you have just shown women resolve towards an igualitarian sociates both in Moz and abroad.


Arlindo Matavele A justiça devia ser implacável para todos 
A começar pelos fazedores das leis, assim adiante ate para pilha patosGerir


Buene Boaventura Paulo Fatima Mimbire, não se trata da justeza da sua luta que está em causa, mas o uso indevido de fundos, que mesmo tendo um staff de assessoria, não deram espaço para esta ajudar na sua tomada de decisões acertadas e transparentes. Há muitos que procurando fazer bem, gerem mal os fundos, mesmo com a assessoria ao lado, o que denota a veia de ladroagem... porventura não é esse o crime do nosso visionário que tantas crítica?Gerir


Júlio Massango Solidarizo-me também com a doutora Alice Mabota. Foi capaz de enfrentar o regime numa altura bastante conturbada, cheia de injustiça e de sangue. Defendeu e sempre os mais pobres.
Os seus actuais detratores deviam ter vergonha dos seus actos não querendo dizer que em pano branco não caia a nódoa mas pode ser uma no meio de um grande pano que cobre Moçambique.
Pois é, os inimigos vivem no nosso seio e quando concubinados com o sistema tornam-se bastante agressivos. 
Alice Mabota é grande DEMAIS!


Afonso Mabota Jr. Fatima Mimbire nem Eu vi nenhuma mulher a defender essas duas mulheres...
Mas nos os homens nós defendemos até no crime hediondo.Gerir




Manuel Matola É de tipo queriamos admirar que só nós roubássemos apenas, afinal também roubas? Ben vinda a team querida... roubar é para todos nós senhorita pára de nos jurgar Colega.


Lourenço Mascarenhas Jr. Concordo sem corda! Kkkkkk


Fatima Sufo subscrevo na integra.Gerir


Muzila Wagner Nhatsave Granda Denzel. concordo com ele. chegou uma fase que mandei passear imbecis e os passei a enfrentar de frente. Nao posso me curvar e esconder o que penso por medo de imbecis, peço a e


Muzila Wagner Nhatsave Peço a Deus força e sabedoria apenas. Mas ser oprimido por imbecis e mediocres nunca mais. que culpa tenho das qualidades que Deus me deu? pior traiçao seria nao usar essa força e esse talento na defesa dos outros e contribuir para que as coisas melhorem a minha volta e nao so.


Fatima Mimbire Tu, sou tua fã. Confesso. Obrigada por seres essa pessoa.Gerir


Muzila Wagner Nhatsave E eu teu. Mulher de fibra. Sinto orgulho em ser teu irmão


Escreve uma resposta...


Zangua M'Pimbe Isso vem de si Fátima.
As barbatanas do polvo estão enrolando até sufucarem, exprimirem medula por medula.
Tudo por causa das eleiçõesGerir


Filipe Langa Vou ser curto e breve. Todos sabemos que nesta Pérola do Indico que: "Mesmo que voce dance dentro da água os seus inimigos dirão que levantaste ou estás levantar poeira para eles".
Este pais ficou falido por envolvimento d Moçambicanos em esquemas de corrupção e dividas ocultas mas ninguem foi responsabilizado até hoje. o povo é que ta pagando factura dobro! Justo!Gerir


Francisco Muxirila O Moçambique é praticamente angola, vivemos os mesmos problemas, todos sem excepção.Gerir


Benvinda Angela Carissimos (as) fiquem a saber que ninguem se deita a sombra do embodeiro.
Sem provar dos seus frutos
De sabor tipicamente acre.
Que apois a degustacao deixa sempre os dentes arrepiados.malambe e malambe. Nunca cal nascer dum canhoeiro.
Ladrao e ladrao. 
Lei e lei.
Mas que Sirva para todos (as). O nosso Pais ainda esta cru no que concern a Justica a aplicacao real dad leis.

Sem comentários: