sexta-feira, 27 de abril de 2018

Petromoc em falência, resultado líquido negativo de 3,6 biliões e dívidas à banca de 14,3 biliões de meticais

O grande erro da FRELIMO

Sabeis? O grande erro da FRELIMO, com referência específica para os seus órgãos centrais, foi permitir que bajuladores tomassem conta da máquina do partido e do Estado. Eles manipulam tudo a seu favor. O objectivo deles é sequestrar e manipular dirigentes. Fizeram isso com Eduardo Mondlane, Samora Machel, Joaquim Chissano e Armando Guebuza. Actualmente estão a fazer o mesmo com Filipe Nyusi. E quem recusou ser manipulado por esses bajuladores foi morto precocemente. Eduardo Mondlane e Samora Machel são dois exemplos notáveis dos que tiveram essa drástica e triste sorte. O bom de combater bajuladores como o fizeram Eduardo Mondlane e Samora Machel é que a FRELIMO ficou mais coesa, mais patriótica, próxima do povo, politicamente dinâmica e disciplinada. Entretanto, quem acomodou bajuladores e se serviu deles para também fazer das suas, ainda está vivo. Joaquim Chissano e Armando Guebuza são dois exemplos vivos dos que acomodaram bajuladores e se serviram deles para fazer cada um das suas. O mal de acomodar bajuladores como o fizeram Joaquim Chissano e Armando Guebuza é que a FRELIMO ficou faccionada, distante do povo, arrogante, com acção política enfraquecida.

Agora é hora de perguntar:
1. Que exemplo está a ser seguido pelo Presidente Filipe Nyusi: o de Eduardo Mondlane e Samora Machel ou o de Joaquim Chissano e Armando Guebuza?
2. Ou não será que o Presidente Filipe Nyusi está a criar o seu próprio paradigma de liderança política na FRELIMO?
Quem acha que sabe as respostas correctas para as duas perguntas postas acima?...
Enfim, eu acho que inicialmente o Presidente Filipe Nyusi tentou afastar-se dos bajuladores… mas agora parece que se está a render. A táctica dos bajuladores é endeusar um homem mortal para o fazer pensar que é ser especial melhor que os demais seres. Eles batem palmas para todos os actos do "chefe". Mesmo quando o "chefe" comete um erro crasso, os bajuladores seguem batendo palmas. Isolam do "chefe" todos aqueles que lhe mostrarem os erros que comete e lhe sugerem as correcções a fazer. Fazem com que o "chefe" seja avesso à crítica e intolerante para com a opinião diferente da sua. Se o "chefe" era inicialmente uma pessoa humilde, os bajuladores convertem-no numa pessoa arrogante e convencida da sua "infalibilidade". Foi assim que fizeram com Samora Machel, enquanto ele fingia que lhes ouvia, mas depois ele os denunciava e insultava publicamente em comícios populares. Morreu. Foi também assim que fizeram com Joaquim Chissano, que também fingia que lhes ouvia, mas depois fazia das suas para a surpresa de todos. Está ainda vivo. Também foi assim que fizeram com Armando Guebuza, sendo este quem deu mais campo de acção aos bajuladores que acabaram tomando de assalto a própria FRELIMO. Também está ainda vivo. Estes dois homens ainda podem ajudar a salvar a FRELIMO, falando ao povo moçambicano sobre o que fizeram de errado na direcção do nosso Estado e da FRELIMO, e as causas desses erros, para que não sejam repetidos. Vou continuar a pedir que assim os dois procedam, até à minha morte ou de cada um deles. Não estamos aqui para viver para sempre; estamos de passagem. Mas os dois homens, veteranos da luta de libertação nacional, têm mais uma possibilidade de deixar melhor marca para serem lembrados eternamente como homens que marcaram uma geração de moçambicanos que sabiam educar com recurso a bons exemplos. É bom exemplo dizer "eu errei aqui e ali; as causas dos meus erros foram a x e y; quem me dera se eu tivesse evitado o que fiz daquela maneira e tivesse feito assim!…; portanto, não faz como eu fiz, pois vai resultar errado!"

Eu disse.

Palavra d'onra!
GostoMostrar mais reações
10 comentários
Comentários
Azarias Felisberto Concordo plenamente contigo prof, AEG foi quem os sustentou durante 10 anos e no fim vítima deles. 
Não faltaram chamadas de atenção, Nuno Castelo Branco, Solomao Moyane, Graça Machel, a CIP e outras organizações sempre alertaram mas o fulano os chamava de apóstolos da desgraça. 
Não sei por onde andam os Gustavo Mavie, Cadeado e outros.
Gerir
Mostrar mais reações
Gracio Abdula JJC não concordo que atires culpas a JC, AEG e FJN. Na verdade os lambebotas começaram o seu curso superior nos mandatos de JC. Recordo-me de uma ocasião em Lisboa quando um desses lambebotas quis impedir-me de cumprimentar o PR. JC. Prontamente JC ignorou-o, dirgiu-me a palavra e conversamos uns minutos.
Não são eles os culpados. São esses Licenciados em "lambebotismo" que no mandato do PR. AEG sofisticaram a sua acção! FJN ainda tentou não se sentir amarrado mas não conseguiu! Eles são fortes! Nunca fizeram nada pelo País mas conseguem cargos importantes no aparelho do Estado. Eles têm muitos aliados! Eles são perigosos! São os inimigos do Povo! O único objectivo deles é endeusar o PR! Fingem tudo até chegarem onde querem! São os maiores inimigos da Frelimo! E ninguém os combate!
Se não tiveres cuidado JJC de repente começarás a pensar e a ser como eles! Recordo-me que venho falando disso há quase 10 anos! Mas nessa altura ninguém os via. Eram invisíveis! Aliás eles de tempos em tempos ficam invisíveis. Só aparecem quanso a onda é alta...
Gerir
Mostrar mais reações
Clementino Raice Se entendi bem: "Eduardo Mondlane e Samora Machel foram mortos porq nao aceitaram ser manipulados pelos bajuladores; " Os tais bajuladores sao membros se'niores do partidao, assim sendo, e' logico concluir k os primeiros 2 presidnts do partidao foram vitmas d seus corelgionarios. Grato pelo esclarecimento Dr!
Gerir
Mostrar mais reações
Julião João Cumbane Não imperioso concordar comigo, caro Gracio Abdula. Que eu saiba e muito bem, neste mundo não existe pessoa sem culpa. Até recém-nascidos têm culpa...!! Portanto, se só o facto de nascer é bastante para ser culpar uma pessoa, como é achas que JC, AG, FN não teriam culpas. Quando tu admites, deliberadamente, na tua corte uma legião de aduladores, estás à espera que te aconteça o quê de bem??...
Gerir
Mostrar mais reações
Télio Chamuço Prof!!!
Gabo-te a coragem e a frontalidade.
Duas das qualidades que mais aprecio nos seres humanos.
Que “nunca te doa a voz” se for para alardeares esse tipo de postura. 
Retiro-me, não sem antes deixar ficar o meu estridente aplauso dirigido a ti.
👏👏👏
Gerir
Mostrar mais reações
Homer Wolf Eu estranho é que só agora o amigo Profe tenha apercebido que o partido está feito num antro de lambebotas... 
Nós andamos há bué a dizer isso
Gerir
Mostrar mais reações
Luís Loforte E o que dele ouviram quando diziam isso, uff!
Gerir
Mostrar mais reações
Azarias Felisberto Outros foram bloqueados, outros foram chamados de moçambicanos não patriotas......
Gerir
Mostrar mais reações
Alexandre Vaz Chana Vale mais tarde do que nunca....amigo Homer Wolf
Gerir
Mostrar mais reações
Josina Malique Chassez les intruses!
Gerir
Mostrar mais reações
Helio Fumo Quero lhe pedir que continue com essa lucidez caro professor
Gerir
Mostrar mais reações
Mussá Roots O "Momento" em que a FRELIMO esteve menos coesa. Foi de facto no Reinado de Eduardo Mondlane. Sobretudo no período que antecede a sua morte...
Gerir
Mostrar mais reações
Ish Elito Assim está a dizer que esses desgraçados mataram os presidentes Machel e Mondlane?
31 anos depois a verdade chegou.

Sem comentários: