quinta-feira, 26 de abril de 2018

MDM: o princípio do fim?


Momade Assife Abdul Satar
24/4 às 7:34 ·

MDM: o princípio do fim?

Demorei um pouco a escrever sobre este assunto. Ainda estava a digeri-lo. Bem se via que Daviz Simango não tinha musculatura suficiente para dirigir um partido como o MDM. Ou seja, quis e quer fazer desta formação política sua propriedade. Primeiro foram as dificuldades manifestas em resolver o assunto de Mahamudo Amurane. Remeteu-se a um silêncio assustador quando todos os cenários lhe eram desfavoráveis. O edil de Nampula acabou baleado (por quem?) e o município caiu em mãos alheias.

Ao excluir nomes sonantes dos órgãos decisórios do partido, como Venâncio Mondlane, Maria Moreno, António Frangoulis, Geraldo Carvalho, Manuel de Araújo, Job Mutombene e Silvério Ronguane, Daviz Simango não fez outra coisa do que empurrar o seu partido ao abismo. É o princípio do fim.

E bem se via que o MDM estava a ser gerido de qualquer maneira. O líder e o chefe da bancada parlamentar na Assembleia da República são irmãos. O partido é propriedade dos Simangos. E nem de longe parece aquela formação política que até há bem pouco tempo acolheu apoio de muitos. Muita juventude, sobretudo oriunda de zonas urbanas, revia-se no MDM. E Daviz Simango entornou o caldo.

Não sei até que ponto são reais as informações veiculadas pelo “Canal de Moçambique”, de que Venâncio Mondlane já encetou conversações adiantas com Afonso Dhlakama para se filiar ‘a Renamo e, por consequência, concorrer por este partido ao município de Maputo. A ser verdade, é uma perda de peso. Aliás, é o prenúncio da desgraça do MDM. É só olharmos para o naipe dos seus integrantes, ora excluídos. Provavelmente foi devido ‘a sua composição que o MDM teve algum acolhimento.

E Daviz Simango sabe, e muito bem, quais é que são as consequência de uma gestão desorganizada. Ele mesmo foi expulso da Renamo por Afonso Dhlakama e o MDM nasceu como consequência disso.

Não sei ao certo quem está a agitar Daviz Simango, mas está a seguir um caminho de suicídio político. Está a autoflagelar-se. Aliás, isto já está claro. Arrancaram-lhe Nampula. Beira não será excepção. Com o reaparecimento da Renamo no cenário político nacional, o MDM tem poucas chances. Pelo menos enquanto Daviz Simango dirigir o partido como se fosse uma barraca. Gosta de ouvir fofocas, intrigas. É um péssimo político. Um partido político não pode servir interesses individuais. Servir de trampolim para se chegar a um determinado status. Disso são exemplo os seus maiores adversários políticos, ora contestado pela esmagadora maioria do povo moçambicano. E Daviz Simango não aprende!

Se efectivamente o seu partido fosse democrático, lutasse pelo bem comum de todos os moçambicanos, como apregoa, Daviz Simango já não estaria na liderança do partido. Teria se escolhido outra liderança. Que mensagem envia para os seus apoiantes, e o povo moçambicano em geral, quando ele é que é o presidente e o irmão chefe de bancada? Que partido político é esse que se ocupa lugares de chefia por simpatia, afinidades?

E não venha a terreiro chorar se o MDM for esfarelado nas próximas eleições. Não está a trabalhar. Não preparou e nem organizou nada, mas quer tirar dividendos iguais aos que estão neste momento a trabalhar. A Renamo, acolhendo Venâncio Mondlane, está a mostrar sinais de trabalho forte. Cuidado com Dhlakama…

Nini Satar

GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar
Mais relevantes
2,5 mil2,5 mil
106 partilhas
214 comentários
Comentários

Escreve um comentário...



Unay Cambuma Na verdade, o MDM nunca foi grande coisa. O MDM apenas apareceu em grande nas autárquicas de 2013 quando a Renamo não participou. Se assim fosse nem sonharia com Nampula e Gurue. Em Quelimane o povo não vota no MDM e sim no Manuel de Araújo.
Na verdade na cabeça do Deviz o MDM e projeto pessoal dele junto do irmão "Mbyo" Lutero. Mas o mastermind da sua criação foi o Geraldo Carvalho. Quem criou o simbolo do MDM é um miudo sub-17 o Romey ou algo assim,filho do falecido quadro da Renamo Souza e o Deviz enganou o miudo. Hoje o jovem vive com a mae algures em Tete e na pobreza. O Deviz esqueceu se do jovem e nunca o recompensou pela sua criação.
47Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 dia(s) · Editado

Ocultar 20 respostas

A opção selecionada é Mais relevantes e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.

Cassamo Ismael de lembrar quem opinou o nome do MDM foi o meu falecido pai e sugeriu o simbolo do galo,na verdade foram 7 os que fundaram o MDM,e que estão a ser marginalizados hoje.o Francisco Pacheco Chigogoro e o senhor Antônio são alguns dos maestros do MDM
11Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Unay Cambuma Ayê?
Mas realmente quem fez a imagem digital do galo/logotipo do MDM foi o Romey. O muido era bom em grafismo e computadores.
9Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s) · Editado

Cassamo Ismael Eu conheço toda a história desse partido.
7Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Sheila Conceição Muito interessante
3Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Unay Cambuma Então mano Cassamo, você é irmão ou tio do Gonçaldas, o Ismail? Ou são primos?
2Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s) · Editado

Cassamo Ismael Sou o irmão dele mais novo
7Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Cassamo Ismael Nós demos gás pra esse partido mas fomos desanimados.
7Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Unay Cambuma Ok. E ele anda sumido. Já não o vejo a comentar.
3Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Cassamo Ismael Acho q está a curtir mais a vida de casado
7Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Luis Baptista Ismael Mussa, João Carlos Colaço foram os arquitetos do MDM.
5Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Eleutério Novunga Novunguinho Hoje aprendi com vossos comentários...
Factos desconhecidos, fiquei sabendo.
10Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Tuma Tuma Gueguele Gueguele Então o MDM tem uma grande história. Kkkkk E.Mussa era muito orgulhoso. Gramei do puto de tete que se passou de mussulumano para passar no aeroporto
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Abdul Gafar Ismael Mussa já me tinha dito que abandonou o MDM porque chegou à conclusão que era um partido de pessoas de família e amigos. Ele que era secretário geral não tinha poderes nenhuns e inclusivé a secretaria das finanças também era prima do chefe.
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Ach Chauque Unay Cambuma
O símbolo do MDM não me passa a ideia de ter sido feito por alguém bom em grafismo!
É uma sobreposição simples de elementos finalizado com um dos filters do photoshop. Midiucre para os olhos dos Designers e criadores profissionais.

Aliás, esta questão sempre me criou um aperto no peito: Qual foi a dificuldade de se contratar um Designer Profissional para desenhar um símbolo perfeito??? Negligência ou pressa???
3Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Unay Cambuma Chauque,
Para a qualidade dos softwares e proliferação/massificação do uso de comptadores na altura da criação do logotipo do MDM, a qualidade é inquestionável.
E quem fez é um muido amador e não um profissional, pelo que cabia aos "adultos" do MDM fazerem melhoramentos ulteriores.
Já agora, achas que logo da frelimo é bem conseguido?
6Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Ach Chauque Bem a história da "altura em que foi feito o logo" não creio que seja um bom hálibe*. Nessa altura ja se produziam logos muito bons no pais. E já tinhamos softwares top. Mdm é relativamete um movimento recente...

Bem, calha que sou Designer e te garanto que sei bem do que falo!
Ora, tivemos dias piores em que desenhavamos a mão mesmo e nem com isso éramos maus (risos & nostalgia). O jovem claramente não entendia nada de design. Ele por sorte calhou perto das pessoas que queriam um Logo (e com urgencia, creio) e sendo ele o que sabia mais que os presentes, coube-lhe a digna missão de fazer qualquer coisa!

E sim, como um criador, concordo que o jovem mereça a devida recompensa pelo trabalho feito. Ser burlado como foi/é não é honesto!
4Gerir


Gosto · Responder · 19 h · Editado

Unay Cambuma Concordo Chauque e na verdade também sou uma espécie de Designer amador e posso dizer que nem mesmo o ilustre fosse capaz de fazer algo melhor naquela altura em que a maioria dos computadores ainda corriam o Windows98 e versões limitadas de CorelDraw/Adobe, etc. Se calhar o muido pode ate ter usado o Paintbrush do Windows98 (risos).
3Gerir


Gosto · Responder · 13 h · Editado

Ach Chauque Unay Cambuma, meu caro!

Eu sou Designer de verdade! E sei que o computador é só uma ferramenta, como um lápis ou um pincel! Não garante só por si e nem justifica a qualidade artistica do trabalho.
(Eu só preciso de um lápis e uma caneta qualquer para expor as minhas ideias - risos)!

Bem, também sou um cara atento às coisas e digo que desta vez te embaraçaste:
1°: O Mdm nasce em Março de 2009 - imaginando um atraso de pelo menos 1 ou 2 anos de organização antes do seu lançamento - creio que o Logo tenha sido desenhado em 2008 mais ou menos - 2008 é Ano do Lançamento do Windows 7 que muitos usam até hoje. Isso significa que já tinhamos usado o Windows Millenium, W2000; W 2003; etc. muito tempo depois do teu referido W xp98. Ja usavamos os Windows Serves Pack (ultimate) e Windows Vistas e outros Windows marginais que nasceram nessa época! - os informáticos que o digam!

Quanto ao Photoshop em 2008 era o Adobe Photoshop CS4 (ou Photoshop 11), super evoluido, com todo o pacote de Ilustrators incluso, como o inDesing, no full adobe.

O Corel Draw já era da geração X em 2008 e já se trabalhava com o CD X4, lançado mesmo em 2008. Alguns ainda usavam CD x3 (2006).

COMO VÊS, AMIGO, AS TUAS JUSTIFICAÇÕES SÃO INFUNDADAS NESTA QUESTÃO!!!

Podiam sim ter procurado um designer capaz pois o pais já era dotado de condições e knowhow para tal.

Ademais, as variações destes programas não são tão gigantescas de versão em versão. As vezes só os usuarios assíduos é que notam.
Ainda posso desenhar bem com um Photoshop 7 (2001) hoje.

SAINDO DISSO TUDO, QUERO DIZER QUE AINDA HÁ ESPAÇO PARA SE MELHORAR... HOJE 2018 - COM TODA A TECNOLOGIA DE DESIGN DESPONÍVEL!
1Gerir


Gosto · Responder · 3 h · Editado

Lusscar Chris Eishhh...
Cada informação novidade...
O MDM, precisa ver isto. (Risos!)Gerir


Gosto · Responder · 1 h

Unay Cambuma Realmente o ilustre Chauque entende do assunto e nao vou aqui atrever me em discutir com um master mas quero rebater um pouco sobre as versões dos Windows. Na verdade o Windows XP ainda era alguma novidade nos anos 2007-2008 e o Windows7 so foi massificado em 2010/11.
Na verdade eu conheço todos os softwares da Microsoft desde o MS-DOS que corriam naquelas máquinas 386 ate os actuais AIO.Gerir


Gosto · Responder · 7 min · Editado
A opção selecionada é Mais relevantes e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.

Escreve uma resposta...



Amisse Abdula Cassamo Daviz presidente do partido e o irmão chefe da bancada. Dlhakama presidente a sobrinha chefe da bancada. Agora quero explicação vossa
28Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 dia(s)

Ocultar 21 respostas


Pedro Kenny Vai pedir explicação na FRELIMO
15Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Tiago Sith Amisse é tudo farinha do mesmo saco no fundo...
6Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Amisse Abdula Cassamo Exato Tiago Sith.esses políticos todos uma merda. Sabem falar dos outro. Fim de contas são todos farinha do mesmo saco.
2Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Amisse Abdula Cassamo Pedro Kenny quis mostrar que política tudo mesma merda
2Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Amad Ravia O Pedro Kenny não está preparado para essa verdade verdadeira que está bem clara.
1Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Amisse Abdula Cassamo Pedro Kenny não gostou eu ter feita essa comparação. Kikikiki. Verdade crua
2Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Jossias Gimo So para acrescentar,a sobrinha chefe da bancada e presidente da liga da joventude.
3Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Celina Sam Outras coisasGerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Conrado Mouzinho Boa observação, Amisse.
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Amisse Abdula Cassamo por isso digo, todos politicos sao do mesmo saco, nada de lancar pedras para outros, se fazendo de bom menino
2Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Paulino Da Fonseca Fanheiro Amisse Abdula Cassamoapoiado, é por isso que nunca serão alternativa o MDM na pessoa de Deviz aproveitou-se de algumas figuras pa ser o que é hje... imagina eles no poder acho que o Lutero será PM... mesma cambada...
2Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Amisse Abdula Cassamo Paulino Da Fonseca, eu nao esto contra Simango, mas sim mostrei oque aconteceu no MDM, tanbem acontece em todos partidos e dei exemplo sobre todos partidos sao farinha do mesmo saco
2Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Paulino Da Fonseca Fanheiro Também ñ... mas ja que estamos a falar de MDM ñ temos como ñ falar dele sobretudo da forma como está a fazer as coisas...Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Amisse Abdula Cassamo Dei ainda exmplo dos Renamistas que criticam atodo custo para ganhar campo, Dlhakama esta na presidencia do partido a quanto tempo? porque nao da outros, para governar tanbem, sobrinha dele, esta como presidente da bancada da Renamo e da liga jovenil a quanto tempo e pk nao da outros?
6Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s) · Editado

Paulino Da Fonseca Fanheiro Com certeza...
2Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Abdul Adamo Politica é um jogo sujo...ainda muitos vaõ se decepcionar.Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Lucas Matsinhe Mas ja houve outros chefes da bancada antes da Ivone na Renamo..Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Tuma Tuma Gueguele Gueguele
Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Stefan De Travassos Meu senhor./a sabem qui tem lugares qui conquista si pelo meritos proprio isto é o caso da ivone suares e tem lugares qui nao vem do merito proprio lutero simango. Tanto falam mais nao dizem nada eu perfiro ser governado por irmaos sobrinhas e tios mais nao ladroes ganacioso capaz de vender a partria a nossa e digo mais...........
1Gerir


Gosto · Responder · 19 h

Hélder Gabriel Munguambe Realmente Stefan De TravassosGerir


Gosto · Responder · 14 h

Nedia Silvia Lucas Matsinhe porque ela ainda era pequena e a Renamo é o partido antigoGerir


Gosto · Responder · 2 h


Escreve uma resposta...





Mindo D'avila Como diz Dlakama:
"Sao miúdos esses"

Alias, perdeu oprotunidade de se coligar a Renamo para enfrentar a mafiosa Frelimo nestas eleicoes.
E a verdade é esta, com a volta do Rider esta enterrada essa "holding familiar MDM" em Outubro vao se perder entre eles em combate tipo aquele filme" PERDIDOS EM COMBATE "
21Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s) · Editado

Amisse Abdula Cassamo Pouco entendo da política. Tanto se exige a D. Simango ceder poder ao outro. Pergunta que faço é porque Dhlakama não faz o mesmo? Está a quanto tempo no poder
6Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 dia(s)

Alfredo D. Baltazar 16 anos na guerrilha e 25 anos como candidato derrotado em 5 eleçoes consecutivas.
6Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Natacha da Cruz Tudo farinha do mesmo saco só a embalagem é diferente.
8Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Amisse Abdula Cassamo Viste né Baltazar
1Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Antonio A. S. Kawaria Amisse Abdula Cassamo, a esperança dos moçambicanos no MDM era e é ser diferente da Renamo e Frelimo. Simples.
7Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Amisse Abdula Cassamo Kawaria, apenas esto responder pk critica estrutura do MDM, se muitos partidos sao tanbem assim, por isso fiz a tal comparacao
1Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Fausto António Macuácua Nhusi eh sobrinho de Chipande.Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Tome Alface Não estou de acordo com nini!! MDM não deixa de ser a alternativa de boa governacao pra futuro do nosso moz! Prk não critica o lider da renamo k ja esta a ser derotado nas eleicoes presidential com 3candidatos e a serem eleito presidente. Deixa de criticar e tenta ver tambem a parte positiva do movimento. Irmãs Diogo estao nos cargos de destaque na frelimo, chefe da bancada e o lider da renamo cm cargo de destaque e outros por ai nunca argumentaste mas dos irmaõs simango tax ai cheio de papo. Relaxa o povo sabe muito bem a quem votar. Se o MDM elegeu o seu pessoal entao força aos eleitoGerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Escreve uma resposta...





Nurdine Ali Ja dizia o saudoso Mahamudo Amurane : é um movimento que está de passagem !
13Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 dia(s)

Beto Música Machava Caro Nini parabéns pela sua reflecção visionária parece me que tens uma visão certeira ao avaliar pelos últimos factos que ocorrem neste partido que bem o disso Amirane ''passageiro''
Está me parecer que em Moçambique ainda não temos uma oposição com maturidade suficiente para dirigir os destinos deste País vejamos que os moldes operando da liderança da MDM confundem se com os da Renamo, nepotismo e abuso de poder.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Claudio Machaieie Senhor ainda não temos a oposição com maturidade suficiente para derigir os distinos desse pais ,conforme dizes eu não quero te contra-dizer é sua visão, até pode ser verdade mas é tempo de exprementar novas coisas ,mesmo a FRELIMO quando com a ajuda do povo conquistou a independência desse pais não esta com a maturidade sucifiente para guiar os distinos dos Moçambicanos ,mas isso não justificava que os Moçambique devia continuar colonizada não sei se me fiz intender?
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Claudio Machaieie *estava com*Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

André Chiziane Não aproveite o post para fazeres a tua campanha.Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Stefan De Travassos Dum ou do outro jeito quando fala si da politica ja nos envolvemos em campanhas dos tais partidos favorecendo os como menospresando.Gerir


Gosto · Responder · 19 h · Editado

Wutau Massango Guebuza, Presidente; Tobias(cunhado) ministro da defesa; Antonieta(concumbina), ministra de comida. O problema nao é MDM nem Renamo.Gerir


Gosto · Responder · 19 h · Editado


Escreve uma resposta...





Luiz F. Gorjão Amisse antes da sobrinha quem foi a chefe da Bancada da Renamo??! Quem e' o Muchanga, o Mazanga, o vice_Presidente da Assembleia????e ate' chegar a vez da sobrinha quantos chefes de Bancada a Renamo teve??!! Isso pra dizer que nao e' a Familia do Dlhakama que Monopolizou a Renamo, e que dentro da Renamo ha' espa¢o pra todos. Fa¢a uma analise depois comente. Nb: Nao se esque¢a que o MDM saiu da Renamo...??!!Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 19 h · Editado

Carlos Rodrigues ''ainda bem que o MDM e um movimento, isto porque movimento vem e vai'' by Mahamudo Amurane
16Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 dia(s)

Nedia Silvia Grande homen 😢😢😢Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)


Escreve uma resposta...





Ernesto Manuel Joane Ermajo Pra os ex membros da RENAMO que desertaram pra se filiar a MDM , peço que vão conversar com sua Ex. Afonso Dhlakama e lhe Pesão desculpas, tenho a máxima certeza que ele vai perdoar do mesmo jeito que consegue perdoar a FRELIMO.
18Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 dia(s)

Rage Sinate 👏👏👏👏Saudações pra ti Nini/Momade Assife Abdul Satar.Quero te parabenizar pela ampla visão e dizer ao povo moçambicano que sejam vigilantes pk esses pequenos partidos vem desvincular o pensamento do povo para desacreditar naquilo que é do povo.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 dia(s)

Cesar Mawai Nina foi infeliz ao envolver RENAMO (dlhakama),na sua publicação apontando dedo ao MDM (simango),fala de familiaridade esquece que dlhakama empurrou a sobrinha para chefe da bancada,fala tbem da liderança do partido que davs n larga,esquece que eu nasci enquanto dlhakama era presidente da renamo,e n s fala de mudanças,a querer criticar,critique,mas leia antes,o perfil de quem pretende favorecer.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Fernando Nhaca Gostei e está de parabéns...
De já em diante, passo a duvidar que seja com punho do Nini que tudo em seu nome vem publicado...
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

André Chiziane O que Nini disse é que o MDM desde o início se dizia democrático, no entanto, nota-se ditadura.
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Escreve uma resposta...





Jjoseta Antonio Senhores, com o andar do tempo o numero de abstinencias ra aumentar porque o POVO aos poucos vai percebendo de que , os POLITICOS, somente prometem e nao cumprem usam os PARTIDOS, pra servirem se deles para poderem tirar varios beneficios e deixam de lado o que seria primordial logo ABSTINENCIA em MASSA, porque nao existem sinais visiveis de MUDANCA.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 dia(s)

André Chiziane Esta opinião não ajuda. Reflita no seu impacto.Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Escreve uma resposta...





Aniceto Benzane Era um Partido que fazia diferença,por englobar muitos Jovens e que esses por sua vez olhavam na Juventude como o grupo alvo, mas está evidente a ganância dos nossos políticos...!
11Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 dia(s)

Mavuto Cachingamba Viola segundo autor MIA COUTO, diz que a Politica e a forma mais expressa de mentir perante povo, cabe outro politico para desmentir.
5Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 dia(s) · Editado

Ndidi Chilavi Daviz Simango deve aprender a política com os nossos tios e Avós da FRELIMO,porque a FRELIMO é uma biblioteca, é tradição e inspiração, para todo o político emergente, o próprio Marceta Dhlakama aprendeu a ouvir e pensar com a FRELIMO. MDM é um instrumento para atrapalhar os bem intencionados.
5Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 dia(s)

André Chiziane ?
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Elsa Xerinda ohhh pois agora quer que o Daviz aprenda a ser bandido???
1Gerir


Gosto · Responder · 21 h

Stefan De Travassos Seras isto um sonho?? Ou alguem qui dorme a sorrir da maluquiceGerir


Gosto · Responder · 19 h


Escreve uma resposta...





Juvencio Nhar Acho que os países em via de "desenvolvimento" abraçaram de maneira errada a Democracia. Ora vejamos, todos partidos/movimentos políticos socorrem-se da palavra Democracia, para lograrem seus intentos.

No caso particular de Moçambique, tivemos o exemplo da FRELIMO, resultado dos três movimentos, que período pós-independência, defraudou-se e deu lugar a criação da Frelimo e Renamo, ambos defensores da Democracia, mas que na verdade nada fazem. São partidos ditadores, Maquiavélicos, que pouco se importam com o povo que lhes legítima o poder através do voto. Prevalecendo essa anomalia dentro dos partidos, Simango, abandonou a Renamo, e junto dos seus familiares, cunhados, amigos e vizinhos formou o MDM, que nos primeiros anos angariou simpatia da força motriz de um país (jovens), no entanto, as razões deste movimento, não ficaram no anonimato por muito tempo, razão pela qual, aos poucos ia retraindo a sua popularidade, isto porque a intensão de vingar a morte do Urias Simango..., falava alto. No fundo, percebeu-se que o MDN era um negócio da família Simango, justificando se a colocação dos secretários províncias, indivíduos com uma forte ligação com os Simangos.
Aproveitando-se da calmia da Renamo, eles acharam que estivessem a controlar a posição do terceiro partido, na eminência de passar ao segundo.
No entanto, explodiu o escândalo de Nampula, desde o ano de 2016, que se arrastou até o ano passado, com a morte do edil Amurane, e hoje, os destinos da urbe estão nas mãos da Renamo.

O que quero com meu pronunciamento, é deixar bem claro, que esses partidos/movimentos políticos, não estão interessados em desenvolver o país (Moçambique), mas sim, com os seus interesses partidários ou individuais.
Contudo, quando aparecem ao público, julgam-se justos representantes do povo, e que muito fazem e farão pelo povo, enquanto na verdade riem-se, nos bastidores.
Razão pela qual, somos obrigados a viver mal, repito, a viver mal e ainda pagamos dívidas dos chefes.
5Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 dia(s)

Guto Real Se o Daviz Simango tivesses sido coerrente nos tempos áureos quem sabe não estaria a estas alturas como presidente da Renamo, mas o Dlakama usou a lupa e viu que este era nos pouco útil na RENAMO. Sabe-se lá porquê ganhou prémios de melhor autarca, so os beirenses podem-nos dizer.
10Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 dia(s)

Tomas Mazicai Luis Macuácua Equeles premios ele se oferessia sozinho, ja k o povo dele aqui na Beira a maioria sao analfabeto sempre acreditaram.
4Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Guto Real Kkkk mas é uma grande verdade visto em todas autarquias nunca houve premiacoes do géneroGerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Humurista Soca Tomas eu sou frelimista e os premios foram reias, Mahamudo Amurane ja ganhou este premio e existe agora te aturar que somos analfabetos não admito,se existe um povo que é espelho de Moz quer na cultura,desporto,e conhecimentos academico é beira...
8Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Helio Chivite Ainda falta cagamos na cidade em pleno dia as 12hrsGerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Fidelio Gustavo Kkkk. Eu vou votar na RENAMO pelo município de Maputo. Os beirenses e outros que se virem 😅
4Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)


Escreve uma resposta...





Olegário Samuel Muando Aquilo de Democràtico nada tem. Sugiro que mude de nome: Movimento Simango de Moçambique.
É mesmo uma pena, um movimento de grande envergadura como este, de forma precoce tornou-se morimbundo graças ao autortarismo do líder....
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 dia(s)

Joao Moreno Vou mais longe, por exemplo, penhorar um ideal que a maioria dos jovens urbanos como referência é um facto que estava no caminho certo por apatia dos outros concorrentes. Quanto é que está envolvido nessa transacção de egocentrismo, apatia, ou será que há cumplicidade nos jogos de bastidores, ocultando apatia? Presume se? Não tenho estado errado ou longe das análises relacionadas aos políticos e à política dos partidos.
Falhou. .. Este exercício todo tem uma mão do SISE. Até para salvaguardar alguma sobrevivência da frelimo. Assim caem os dois a dor e toda a atenção será para o mais fraco neste caso, retirando toda a atenção que deveria ser dirigida pelo actual governo que tem feito pior que o MDM. Onde todos moçambicanos estão enjoados de os ver.
7Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 dia(s)

Paulino Davanhane Caro Joào Moreno; com todo o respeito pela sua opiniào, nào vejo nenhuma relaçào SISE-Crise MDM. O Manuel de Araujo membro senior deste partido previu esta crise numa entrevista recente ao jornal savana e se estiver atento à actualidade politica nacional percebera que desde a morte do edil de Nampula , passando pelo congresso do MDM e terminando com a recente reuniào da cùpula do partido na cidade da Beira veio a nu as fragilidades deste partido que era esperança dos jovens. Nào ponha o comboio a andar no alcatrào.
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Joao Moreno Tem razão quando diz que não vê. Nem todas as coisas que acontecem são evidentes. Pergunto conhece os bastidores de uma encenação qualquer quando estás na plateia.

Algumas pessoas que estão contigo será que conheces tudo delas?
Será que tudo o que acontece à tua volta é projectado como desejas. Se assim é então, tens intenções de fugir do padrão do currículo do que é democracia.
Se queres destaque individual num navio, você comandante e não escutas os demais teu navio vai afundar no primeiro recife.
Se persiste em não ouvir. Você como marinheiro com colete salva vida vai continuar no navio porque o comandante decidiu navegar em águas turbulentas menosprezando teus atributos de piloto de chefe das máquinas de electricista de enfermeiro de cozinheiro. .....resultado é naufrágio. Antes que aconteça um auto flagelo suicídio colectivo vou saltar. Afinal nem todos os que estão lá se apercebem o que acontece fora dos bastidores. Para não falar de infiltrações ou outras coisas.
2Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s) · Editado

Stefan De Travassos Sr. Joao moreno. Oviu qui nem tudo qui diz é logico. Mais é sabido por todos nos qui a logica vem atravez do bem saber dizer.
2Gerir


Gosto · Responder · 19 h · Editado

Pierre Yves Chiniah Meu Kota sempre a falar verdadea
1Gerir


Gosto · Responder · 10 h


Escreve uma resposta...





Parcidio Massingue Sao fases de um partido novo, porem estamos proximos as eleiçoes estas baixas de peso nao poderiam ser afastados agora os mesmos sao pilares impreensindiveis nestas alturas. Deviz deve parar de monopolisar o partido. Se o partido tem muitos membros e devem ceder alguns cargos entao o Deviz e o irmao que cedam os seus para demostrar democracia.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 dia(s)

Dercio Albino De vários posts pêlo senhor publicado nesta plataforma eletrónica está merece à minha Grande salvá de Palma....Momade Assife Abdul Satar foste muito atencioso ao analisar só para nutrir às tuas palavras digo más que o partido Renamo metendo o Venâncio Mondlane nas suas fileiras vai longe.
14Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 dia(s)

Suharto Mangulle Em Quelimane o povo não vota no MDM mais sim no Manuel de Araujo o filho da casa
14Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 dia(s)

Issufo Issufo A politica moçambicana assemelha se cada vez mais ao futebol português.
Os partidos funcionam com as SAD's.
Tem como patrocinador maioritário, o estado.
Os politicos são comprados/ vendidos, e trocam de ideais de acordo com os valores monetários e benefícios.
Os árbitros (Instituições de supervisão ) beneficiam de premios em numerário, carros, viagens, almoços, etc, para branquear as fraudes.
Os dirigentes tem o titulo de empregado, recebem salários e chorudos benefícios, recebem comissões sobre os contratos do pais, promovem a partilha de responsabilidade sobre as suas feaudes, e vivem em nuvens Jet7.
Os estádio são os países.
A massa associativa é o povo.
Vergonhoso!!!
8Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Marcelo Silvestre Assaia Assaia Muito interessante seu comentário.Gerir


Gosto · Responder · 19 h

Stefan De Travassos Realmente. Oqui eu a chamaria de artigos de arte a cultura sem politica. Ou algo mais como madados para fazer a historia. A sua proprias notas, filhados, obsecado pela sua onra, em suas historia nao a do tal povoGerir


Gosto · Responder · 19 h · Editado


Escreve uma resposta...





Jossias Gimo O único ero que vejo é o facto dos estatutos não preverem a eleição dos membros da comissão política. Pular do partido por não ser indicado para comissão política revela ganância e prostituição política,não sei o que virá depois porque a renamo nunca elegeu comissão política e nem se sabe se existe. Espero não ver a mesma novela quando chegarem a Renamo,assistimos no passado recente Maria Moreno e Ismael Mussa a protagonizar um show na Renamo,será que os problemas lá ja acabaram ou é corrida pata tacho?
6Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 dia(s)

André Chiziane Sabes muito bem o que significa tirar estes senhores da comissão política. Já vens acompanhando o cenário político dos últimos anos no MDM.Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Jossias Gimo KKK,não sei não. Andre, ninguem é insubstituivel até mesmo o Daviz é substituivel,há quadros a altura para o substituir,ademais não fazer parte da comissão política não significa expulsão.Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Abdul Adamo Eu naõ acho certo alguem abandonar um partido porque naõ foi nomeado ou foi destituido,imaginem so quantos ministros ou gornadores ja foram tirados das suas funçoes na frelimo e no propio partido tem havido varias mexidas,mais ninguem afastou se do partido ou alguem comentou aqui.uma coisa é certa saem do mdm pra renamo porque naõ é democratico,será que pra onde vaõ ha democracia?Naõ sei!.recordo muito bem quando a renamo tinha quadros inveijaves como David Alon e muitos mais.como é que acabaram?teve um infarte por tentar dialogar com o Dlahkama e que lhe mandou passear.
1Gerir


Gosto · Responder · 22 h

Jossias Gimo Apoiado Abdul Adamo,é que há muita campanha barrata para fragilizar a oposição,hoje falam do MDM porque as autarquicas estão a vista,amanhã falaram da Renamo quando estiverem prestes para as presidenciais o objectivo é único:dividir para reinar. É estranho que as pessoas acreiditam nessas histórias mal contadas e façam réplicas a escala nacional. Não conheço dicisão alguma que tenha colhido consenso por todos,há sempre alguem ou um grupo descontente ou insatisfeito pela decisão.Gerir


Gosto · Responder · 21 h

Marcelo Silvestre Assaia Assaia Jossias Gimo, a sua opinião tocou meu coração. Tantas palavras que tenho por dizer sobre esse assunto mas não sei por onde começar.
Mas tu conseguiste resumir e dar uma opinião positiva, tem muitos moçambicanos atrapalhados até mesmo com cargos de renome, exemplo disso é o respeitoso Venâncio Mondlane, abandonar o partido porque desceu do poder isso é ganância demais e desobediência ao seu lider, quem lá sabe se o seu chefe esta lhe reservando um cargo melhor? Sendo verdade que quer abandonar o MDM para filhar-se a RENAMO, isso mostra a tamanha ganância e quão ambicioso ele é.
Saiu da FRELIMO para o MDM, se calhar por causa da sua ganância e ambição, e agora que o MDM precisa mais dele esta rumar a RENAMO, este não é um político serio que quer revolução. Considero o como um vadio a procura do bolso mais cheio, porque um revolucionário cria mas ideias para mudar do seu patamar.Gerir


Gosto · Responder · 19 h


Escreve uma resposta...





Favo Cossa O DVz é Mt ambicioso este sr chegando a preeidencia sinceramente nao sentiriamos nenhuma mudanca com a dirigencia actual haveria mais concebtracao de poder se so o partido ele trata como dele beneficiando a sua familia imaginem so o Pais nas maos dele estariamos Na lama nao mudaria Nada Nada Nada...as "pequenos" provincias que ele pegou fizeram lhe revelar as suas verdadeiras faces objectivos e caracter dele...forca povo deixem isto nas maos de Deus!!!hj esta ai o chipande hospitalizado Na SA em vez de mensagens de conforto esta a ser enxovalhado sera k isso lhe da forcas para viver???é assim como preferem acabar os nossos dirigentes???Toda essa tecnologia k esta a usar n estrangero nunca cobicou para Mocambique porque??nos nao merecemos com o valor desviado dava para construir quantas escolas e hospitais com tecnologias mais avancadas !!!mas em fim a batata quente esta nas nossas maos vamos recenciar amigos quem viver vira ...
5Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 dia(s)

Nando Munguambe Apoiado...
1Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Rachid Manuel Ricardo Aplauso viva o povo ja tezou,
1Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Sergio Zualo boaGerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Marcelo Silvestre Assaia Assaia Mistura de assuntos está difícil perceber a verdadeira essência do seu comentário. Mas dizer o Daviz Simango é muito ambicioso, eu acho que há exagero aqui, houve muita mudança nos municípios que o MDM governa, eu pessoalmente teve o privilégio de passar por todos.
1Gerir


Gosto · Responder · 19 h

Marcelo Silvestre Assaia Assaia Agora sobre o Chipande que se lixe, será menos um ladrão na lista.Gerir


Gosto · Responder · 19 h


Escreve uma resposta...





Pinho Pires

5Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 dia(s)

Dome Sampanha É desta vez que Moçambique vai pegar fogo.... não imagino no dia que Afonso Dlakama sair nas matas e começar com a campanha. kkkkk alguns homens da frelimo vão se cagar nas calças... o povo tem saudades do seu lider... quem viver até lá vai ver um filme com o titulo GRANDE PERIGO... ALEXANDRE FUCHENG, CROCODILO FORTE NA PRAIA, NINJA CHIKITO..... KKKKKKKKKKKKK
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Ibrahimo Bernardo O MDM é a esperança do povo moçambicano não não esperança dos ambiciosos políticos como a frenamo quando assunto é povo confiamos no exemplo da família SIMANGO.essa lista dos homens sem objetivo palpável q não sabem o que fazem, pra que fazem, e onde querem chegar com isso. Não esqueçam que na saída de um entra outro com mas habilidade pela experiência
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Domingos Muquissirima O povo #MOÇAMBICANO está muito indeciso, chega ao ponto de não perceber se realmente o País é do Próprio... Isso tem a ver com colonização existente entre O mesmo povo, que neste momento os resultados do que se plantou germinou e a árvore está cada vez grande... Um povo grande e único separou se em pequenas parcelas e assim ficou se, esperava se em um mundo estático??? Pouca vergonha por excesso de ganância! Agora é o País que o próprio dono não tem bases para gerir.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Francisco Varly Bone Cesar, a Ivone Soares nao e sobrinha de A.M.M.Dhlakama, as sobrinhas de Dhlakama ostenta o apelido dele. Ela e qualker conhecida e seus pais sao amigos da familia la em Mangunde,.. Davis e Chimbirombiro sao estupidos. Qdo dr.Ismael Mussa, sai no MDM ja se sabia o futuro do partido. Daviz governou 15 anos n conseguiu mudar beira e nem pintou nenhum predio em toda cidade...Daviz e estupidoooo e mal agradecidooooo fodelhaooooooGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Leonel Guambe Ele pensa que politica è galinha assada que tanto gosta, as penas do galo aos poucos estao a cair....
9Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 dia(s)

Auilo Alique Alique Nini, os cargos políticos no um partido grande não chega para todos membros. Sr conheceu os q a qui mesionou, nos membros do MDM sentimos bem lubrificados e mas fortes.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 dia(s)

Irmao Zacarias A soluçao para o MDM seria se aliar a Renamo, o bom filho sempre volta a casa, ambos seriam muito forte e suficientemente capazea de mudar a realidade a que somos submetidos actualmente.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 23 h

Judas Alivike Mandava Ajude os necessitados faça caridade, evite caminhar a passos largos para o jardim das tabuletas.
Construa escolas, hospitais, etc. Livra-te.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 dia(s)

Pedro Tungadza beira pior, não querem saber deste sr.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 dia(s)

Amisse Abdula Cassamo Não fala em nosso nome. Fala oque está na sua cidade. Quem te disse isso?
2Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Nelson Sidonio Nelson Pedro quais são as provas que tem para fundamentar a sua afirmação?
2Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Tome Alface Eu sou da beira e ainda estou com MDM. Fala pr si
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Escreve uma resposta...





Muller Branco O africano e o poder. Poder absoluto, resistência a mudança, já era previsto que esse partido dos simangos não ia longe. Falta de democracia interna é um indicador pra queda de qualquer partido ou organização.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Castigo Rodrigues Massingue Tanks nini pela visao ,isto tudo e um negocio e pequenos detalhes...MDM nao e partido mas sim movimento de Devis simango que usa o estado para beneficiar familiares do simango
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 dia(s)

Arao Finiasse Triste mas é a realidade... por mim MDM devia se coligar a RENAMO... para derrubar a FRELIMO em vez de andar a desperdiçar votos. RENAMO É Q ESTÁ PREPARDO PARA PARA TAL...
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Victor Matlula Já erra PDD e uma vergonha o próprio presidente pra abastecer o seu próprio carro é um problema sério, anda de tchopela, MDM seguirá o mesmo caminho, com o reaparecimento da Renamo não a haverá pão pra malucos.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 dia(s)

Tome Alface Renamo e vce devem somente se preocupar no seu alvo e deixar o MDM e os Seus simpatizantes rolar com a bola pra frenteGerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Escreve uma resposta...





Sebastiao Alberto Ah¡ niní pah¡¡¡¡¡¿¿¿ como fim¡ sao problems d cresciment mesmo aflimo enfrentou grnde problmas dpois d sua criacao, aRenomo xpulssou grand figura, Raúl Dmings, ms ainda existe, isso n é nada, eles n foram xpulsso mas sim delam lugar outros, quería q como mesmo¡¡¿¿¿
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 dia(s)

Luisnhambi Antonio Tens q ver oq escreves antes de publicar uma resposta arranja bem essas palavras mano..desculpa
1Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Sebastiao Alberto Xi¡¡¡¿¿¿kkkk essa, é mnha opniao, niní n é Deus q sabe tudu, ele é pessoa como a mi tanto como os outrs, ele so deixou opniao como pesssoa, n sou obrigdo a concordar cm ele,Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Escreve uma resposta...





Samuel Domingos Nicolau O MDM mudou muito do melhor para o pior...e o povo está atento apenas a espera do dia e hora nas próximas eleições legislativas e Gerais para levar a Renamo a ponta vermelha! Tenho muita pena aqueles membros da Renamo k saíram para mdm, devem estar a pensar como voltar para casa,mdm é um fracasso não consegui subir em material...recuou e fez jek-Naify! viva a Renamo e Sr.Afonco Marieta Djakama!
5Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 dia(s)

Naftal Da Conceicao Macie Viva.Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)


Escreve uma resposta...





Sophia Bute Fify barulho soooo que nada se resolve
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 dia(s) · Editado

Antonio Araujo Thambo Você Nini, espero que essas ideias sejam sua propriedade porque caso contrário és uma mentira e no dia que soubermos a verdade tudo que postou irá consigo....Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 23 h

Estefánio Alegria A Renamo, acolhendo Venâncio Mondlane, está mostrando um trabalho forte. Cuidado com Dhlakama. ..kķkkkkkkkkkkk até aqui já está tudo dito.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Mestre Capemu Caró "cuidado com Dhalakama"
Kkkkkkkkk
4Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 dia(s)

Juma Dos Santos Cuidado com #Dhlakama
Exemplo liderança
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 dia(s)

Álvaro Xerinda
Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 dia(s)

FelixBaeco Baeco Boa matéria gostei
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 dia(s)

Helder Conrado Cuidado com Dlakama certo

Sem comentários: