segunda-feira, 30 de abril de 2018

Nyusi reage aos comentários sobre aumento de 260,00 meticais

“Não é tempo de reclamar. Cinquenta meticais já compra galinha”

Galinha
O aumento de 260,00 meticais corresponde a 6,5% ao salário mínimo dos funcionários e agentes do Estado, que passou dos actuais 3999,00 meticais para 4255,00 meticais, o que criou uma onda de indignação, e, como sempre, a reclamação continua confinada às redes sociais. Todos os comentários convergem em apelidar de “insulto e insensibilidade” por parte do Governo, perante o elevado custo de vida.
Filipe Nyusi não ficou indiferente a tais comentários e decidiu reagir com um argumento macro-económico e com fundamentos pouco convincentes e também atacou os que criticam o aumento, tendo dito que este não é tempo de reclamar.
Nyusi falava durante um comício na província de Maputo, realizado no passado fim-de-semana, e disse que o aumento dos 260,00 meticais é o possível em função das restrições financeiras que o país atravessa e do número  de funcionários públicos que existem.
“O Estado emprega muita gente do que esses sectores que acham que se aumentou tanto ou tanto. Temos polícias, militares, enfermeiros, temos funcionários do Estado, temos deputados em todos os níveis. Temos uma série de funcionários e temos que assegurar os salários dessas pessoas”, disse.
Nyusi, que decidiu responder às redes sociais, considera que 250,00 meticais é pouco apenas na opinião dos críticos e não na opinião dos beneficiários. “Duzentos e cinquenta meticais ou acima para si não é muito. Mas para a outra pessoa faz diferença, e não esqueça: o outro aumenta quinhentos meticais para vinte pessoas, então significa dez mil meticais só. Mas nós estamos a aumentar duzentos e cinquenta meticais para milhões de pessoas, e isso fica muito. Porquê você tem de assumir uma coisa que não vai cumprir?”.
Na sua alocução, Filipe Nyusi disse que a única forma de ultrapassar a crise é a produção. “É o resultado que temos vindo a dizer para fazer. Quando dissemos ‘vamos produzir’, ‘vamos produzir’, produção significa   salário melhorar para o meu professor, o meu enfermeiro, a produção significa termos a comida barata”.
Depois, Nyusi decidiu explicar como funciona a inflação e revelou a possibilidade de 50,00 meticais, agora, já serem suficientes para “comprar galinha”: “Porque, com a inflação que reduziu agora a um dígito, essa é uma coisa complicada, essa coisa de inflação. Mas isso significa que os cinquenta meticais de ontem não são os mesmos de hoje. Ontem, os cinquenta meticais não valia isso. Mas estamos a trabalhar para que os cinquenta meticais valha melhor. E isso eles não vos explicam. Dizem tudo ao contrário para poderem ficar raivosos, revoltados e esquecem que uma economia estrutura-se”.
Prosseguindo, Nyusi concluiu a sua explicação sobre economia e inflação afirmando: “Ontem, cinquenta meticais não comprava galinha, mas, por causa da situação económica, hoje já consegue”.
O certo é que o frango congelado custa 260,00 a 300,00 meticais. E um quarto de frango, que é a dose mínima, custa de 170.00 a 150.00 meticais.
CANALMOZ – 30.04.2018

Sem comentários: