sexta-feira, 27 de abril de 2018

'O sonho conservador de acabar com o PT fica cada vez mais longe', diz leito

     'O sonho conservador de acabar com o PT fica cada vez mais longe', diz leitor

Segundo o Datafolha, o Partido dos Trabalhadores ainda é a legenda preferida do eleitor

  • 4
    Diretório do Partido dos Trabalhadores no centro de São Paulo
    Diretório do Partido dos Trabalhadores no centro de São Paulo - Zanone Fraissat/Folhapress

  • Visitas a Lula
    O comportamento dos integrantes do PT em relação às visitas ao ex-presidente Lula chega às raias do absurdo. Ora, penso que é chegada a hora de os petistas agirem com mais serenidade, bom senso e respeito às leis.
    João Carlos Gonçalves Pereira, advogado (Lins, SP)

    A prisão de Lula foi um impeachment preventivo (“A solitária chic de Lula”, de Nabil Bonduki). Só a história fará justiça?
    Mário Sérgio Costa Vieira (Rio Pomba, MG)

    PT
    O sonho conservador de acabar com o PT fica cada vez mais distante. Trata-se do único partido com capilaridade no país (“Após prisão de Lula, PT ainda é o partido preferido do eleitor”).
    Gilmar Pereira da Silva (Belém, PA)

    O resultado, se verdadeiro, mostra quão decadente e desinformado é o eleitor. A moral como requisito para ocupar o poder é secundária. Todos querem se ajeitar e veem no político, mesmo que sem ética, o salvador de sua condição.
    Mucio Ricardo Caleiro Acerbi (Uberlândia, MG)

    Ciro e Haddad
    Finalmente, começaram as conversas consistentes. Não podemos entregar o Brasil ao atraso (“Em SP, Ciro e Haddad discutem como unir a centro-esquerda”).
    Dirce Maria de Jesus Barbosa (São Paulo, SP)

    A construção de um campo progressista e democrático, capaz de domar a crise institucional e retomar o caminho da estabilidade econômica, da credibilidade internacional e do desenvolvimento com inclusão social, é o caminho sem volta de um país que precisa urgentemente sair do buraco e se alinhar aos valores de um modelo civilizacional baseado na ética, na autoestima e no capital humano.
    Alberto Teixeira (Belém, PA)

    Corrupção
    O empresário Ricardo Semler fez um resumo da grande verdade que é o brasileiro. É dolorido aceitar, mas contra fatos não há argumentos. Fazia muito tempo que não via alguém fazer uma declaração tão verdadeira.
    Antenor Baptista, advogado (São Paulo, SP)

    Refletindo sobre o texto, sinto um mal-estar tremendo ao saber que há décadas o dinheiro de impostos que deveria ser utilizado para amenizar o sofrimento do povo vem sendo desviado por falsos idealistas e hipócritas.
    Gilson Zorzetti Teixeira, advogado (Limeira, SP)

    Semler não entendeu que o Brasil está mesmo mudando, e não é apenas o país. O mundo está passando por uma quebra de paradigma, em que o “rouba, mas faz” não será mais tolerado. E os que não entenderem isso e continuarem agindo como no passado vão quebrar a cara.
    Charles Putz (São Paulo, SP)

    Segurança
    A segurança pública envolve todos: ricos e pobres, negros e brancos. Não é um problema só da polícia, mas de políticas públicas gerais. “Combate ao crime”, depois que os fatos já aconteceram, com prejuízos morais e materiais —sangue e lágrimas— é ignorância. O fato requer prevenção criminal, econômica e eficiente, necessitando do trabalho na família, na escola, na empresa e nos três Poderes —Executivo, Legislativo e Judiciário.
    Bismael B. Moraes, advogado (Guarulhos, SP)

    Fronteira
    Em razão do crescimento do tráfico de drogas e armas, alertamos o governo federal e temos sido intransigentes na necessidade de fechar as fronteiras com o Paraguai e Bolívia, empregando tropas federais nessa ação, pois os recursos são ínfimos para o combate eficaz do crime organizado. Os presos federais são 40% da massa carcerária e custam ao Estado R$ 12 milhões/mês. Não emitimos nenhuma opinião acerca das decisões sobre venezuelanos, como se equivocou o articulista Matias Spektor.
    Reinaldo Azambuja, governador de Mato Grosso do Sul
    Respostas do colunista Matias Spektor - Em nenhum momento foi sugerido que o governador tenha feito manifestação sobre venezuelanos. Critiquei, sim, a tese por ele defendida de que selar a fronteira é uma opção eficaz. Como mostra a experiência internacional, uma tentativa de fechamento não abalaria o crime organizado que se alastra na região.

    Israel
    Como o leitor Mauro Fadul Kurban espera que o Estado de Israel se defenda dos constantes ataques dos países árabes contra a sua existência? Além disso, mesmo sendo um Estado judaico, Israel dá toda a assistência aos árabes que moram lá, tanto é que muitos preferem ser atendidos no dito Estado judeu em vez de nos territórios palestinos. Por que será?
    Helena Kessel (Curitiba, PR)

    Projeto gráfico
    Parabéns ao jornal pelo excelente projeto gráfico. Eu comprava as edições na bancas, mas no último sábado resolvi assinar o jornal. Parabéns pelo trabalho.
    Marcelo Brunelli (Itatiba, SP)

    A reforma trouxe-me de volta o prazer em ler a Folha. Eu era um leitor de primeira hora à época dos anos áureos da redemocratização. Mas, nos últimos anos, abandonei-a e migrei para outros jornais. O que buscava eu encontrava nos outros: jornalismo, conteúdo, textos, informação. Encontrei isso novamente nesta Folha no último domingo (22). Feliz reencontro. Eis-me de volta.
    Alexandre Alves da Silva (Lagoa Santa, MG)

    Sei que dificilmente voltará atrás da decisão tomada, mas a Folha regrediu com a nova grafia e apresentação. De um modo simples, sem vida e chato, a Folha diz estar avançando e se modernizando. Uma pena, parece que estão querendo economizar tinta com a impressão.
    José Roberto Cippola (Mineiros do Tietê, SP)

    PARTICIPAÇÃO
    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br.

    Comentários

    Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

    adenor Dias

    25.abr.2018 às 8h59
    Lendo o painel do leitor, eu vejo o quanto precisamos de democracia no Brasil. Cada um comentarista, comenta como se fosse dono da verdade absoluta! A opinião dos outros, para eles não conta. Medir os outros pela nossa régua é fácil: difícil é estar na pele dos outros. Um pouco de história, filosofia e sociologia, faria bem a esta gente.

    Sem comentários: