segunda-feira, 23 de abril de 2018

HOMENS ARMADOS “DECAPITAM” E QUEIMAM CASAS


Rescaldo de ataque à Nangade
Um grupo de ho­mens armados, presumivelmente pertencentes aos que, nos últimos tempos, têm estado a criar intranquilidade no seio das comunidades rurais de Mocímboa, Palma e Nanga­de, em Cabo Delgado, atacou na noite de quinta-feira à aldeia de Shilanga, posto administrativo de Ntamba, neste último distrito, tendo morto uma pessoa, por de­capitação, incendiado seis casas e roubado número indeterminado de cabritos da população.
Segundo o secretário perma­nente distrital de Nangade, Ar­naldo Mweha, as Forças de De­fesa e Segurança encontram-se já no encalço dos atacantes.
“ O corpo do rapaz decapita­do já foi localizado e o seu enter­ro realizou-se na tarde do dia 21. As casas queimadas, ainda con­tinuam a fumegar”- refere uma mensagem telefónica enviada à nossa reportagem, por alguns cidadãos residentes de Nangade.‘
Ontem, a procuradoria pro­vincial convocou a imprensa para comunicar que em rela­ção aos ataques à Mocímboa da Praia, Palma e Nangade, foram instaurados um total de 15 pro­cessos, tendo sido remetidos ao tribunal judicial provincial 11, enquanto os restantes 4 estão em apenso.
Segundo o porta-voz da pro­curadoria provincial, Armando Wilson, em conexão com o caso, foram constituídos 234 arguidos, 155 dos quais presos e 79 em li­berdade.
Deste grupo, 32 são estrangei­ros de nacionalidade tanzaniana, 10 dos quais de sexo feminino.
Pesam sobre o grupo crimes como uso de armas proibidas, homicídio qualificado, contra organização do Estado, instiga­ção à desobediência colectiva, alteração da ordem e segurança pública, cujas penas variam de 6 meses a 24 anos de prisão.
WAMPHULA FAX – 23.04.2018

Sem comentários: