sábado, 14 de abril de 2018

"Ataque perfeito, missão cumprida", diz Trump. Rússia avisa: "Vai haver consequências"

1 / 20
MOSTRAR LEGENDA
EUA, Reino Unido e França lançaram esta noite um ataque de mísseis à Síria, que durou cerca de 70 minutos, e teve como alvos as fábricas e paióis de armas químicas do regime de Bashar al-Assad. Acompanhe aqui as reações ao minuto
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou ao início da madrugada deste sábado (hora de Lisboa) ter ordenado ataques com mísseis contra alvos na Síria, em resposta aos alegados ataques com armas químicas realizados pelo regime de Bashar al-Assad no passado fim de semana. Numa operação encabeçada pelos norte-americanos, participaram também o Reino Unido e a França.
A Rússia reagiu, com Anatoly Antonov, embaixador da Rússia nos EUA, a dizer; "Estamos a ser mais uma vez ameaçados. Avisámos que estas ações não ficariam sem consequências". Também Vladimir Putin já falou sobre o ataque, em comunicado, falando em "ato de agressão contra um Estado soberano".
As reações por toda a comunidade internacional sobre o ataque vão sucedendo-se. Acompanhe aqui ao minuto todos os desenvolvimentos.
Desmentidor
E que acontecerá se a OPCW disser que não há qualquer prova de ataque químico, ou que foram os "rebeldes" a fazê-lo?
Metem uma cordinha no pescoço e vão pedir perdão à Síria?
GostoResponder156 h
José Teixeira Da Silva · 
Trabalha na Empresa Militar Reformado
Começam as declarações a favor e contra da comunidade intrenacional, da parte da síria e da russia, nada por enquanto, a não ser a preparação para "abucanhar" as bases franco-americanas em território sírio. No fim quem sai a ganhar será sempre o mesmo, parece que a europa e os estados unidos ainda não aprenderam a lição do xadrez geo-político.
GostoResponder46 h
Carlos Ferreira · 
Desculpem lá..mas bombardear de madrugada antes de os inspetores chegarem nesse mesmo dia????
GostoResponder95 hEditado
José Teixeira Da Silva · 
Trabalha na Empresa Militar Reformado
Carlos Ferreira , a ideia era apagar os vestigios, mas parece que dos 103 misseis lançados, 71 foram intersetados (fonte: al jazira) dos quais 12 deles eram para o aeroporto de damasco, parece que a inspeção vai decorrer mesmo assim.
GostoResponder35 h
João V. Pinto · 
Carlos Ferreira exato. Haja alguém atento a esta fantochada...
GostoResponder35 h
André Duarte
E o que acontecerá QUANDO os ataques químicos forem confirmados? Todos os títeres que proferiram palavras de ódio contra os Estados Unidos e o Presidente Donald Trump virão reconhecer que estavam enganados e pedir desculpa pelo facto de serem facilmente manipuláveis por interesses alheios?
GostoResponder3 h
José Teixeira Da Silva · 
Trabalha na Empresa Militar Reformado
André Duarte , o que lhe dá tanta certeza quanto á origem dos ataques químicos? e se o ataqu não foi quimico, mas sim de outra natureza?
GostoResponder3 hEditado
Jose Conceicao
com ou sem armas quimicas também serve de aviso para qualquer ditador.. e blá blá blá
GostoResponder2 h
Sérgio Passos · 
EUA, França e Reino Unido fazem justiça às crianças chacinadas pelo assassino de Damasco. O Ocidente faz a sua diferença perante a falta de vergonha dos cúmplices dos monstros da Síria.
GostoResponder34 h
Antonio Lopes · 
Muda de marca de vinho. O teu cerebro ja esta quase todo queimadinho
GostoResponder23 h
Luiz Moreira · 
Trabalha na Empresa Reformou-se
De armas químicas, a Gra Bretanha é conhecedora! Apoiaram seus "comerciantes", com todo o peso de sua esquadra, na venda de ÓPIO na CHIMA (GUERRAS DO ÓPIO), e ainda abocanharam uns pedacinhos da CHINA. Deviam calar suas bocas de LOBO . Aquelas cheias de dentes e que gostam de presas fáceis.
GostoResponder56 h
João V. Pinto · 
Se me provarem que houve armas químicas a ser usadas contra o povo sírio pelo regime de Assad...
Se me provarem que não são os rebeldes e o Estado Islâmico os próprios que andam a fazer isso mesmo para lançar a descredibilização internacional de Assad...
Se me provarem que Trump, ao contrário de George W. Bush no Iraque, desta vez não mentiu a dizer que houve utilização de armas de destruição maçica...
Se me provarem que daqui a alguns anos não estarão governos fantoches ainda mais ditatoriais e islâmicos ortodoxos a governar na Síria...
Se me provarem que dentro de algum tempo o petróleo sírio não estará a jorrar baratinho para dentro das refinarias ocidentais...

Aí, talvez eu acredite em toda esta fantochada que os líderes ocidentais e os media me estão a querer fazer comer.
Até lá, não acredito numa palavra.
Nem uma!
GostoResponder55 h
André Duarte
E porque é que é melhor acreditar na fantochada que os líderes fascistas, ditatoriais e terroristas da Rússia e da Síria e os media que estão do lado deles o querem fazer comer...?
Responder3 hEditado
Paulo Carlos
Parindo do lema do trampa "America first" só dá para concluir que qualquer intervenção americana seja lá onde for no planeta, será ao serviço de 'america firsrt'.

E eu a pensar que a Síria era um país de "mer**"
GostoResponder3 hEditado
Maria Nova da Fonte · 
Consultora na empresa Reformada
Se 2 dos 3 alvos dos ataques foram uma fábricas e um armazém de armas químicas, as mesmas seriam destruídas e haveria uma libertação catastrófica de gases e outras substância letais para a atmosfera e que não atingiria só a Síria, mas toda a região.

E isso não aconteceu !

E se tivesse acontecido eram os hipócritas dirigentes dos EUA e seus lacaios ingleses e franceses a desencadear um ataque químico de proporções nunca vistas. EUA que quefazem esquecer-se dos milhões de toneladas de NAPALM que lançaram sobre o Vietnam...

Alguém sabe explicar, ou querem fazer-nos broncos, estúpidos, gente sem capacidade de pensar e reflectir ?
GostoResponder13 h
André Duarte
"querem fazer-nos broncos, estúpidos, gente sem capacidade de pensar e reflectir ?"

Não me parece que os Estados Unidos precisem de qualquer tipo de ajuda para conseguir isso. You're doing fine on your own.
Responder3 hEditado
Joaquim Santos · 
O Costa e o seu governo compreende as razões do ataque. Essa compreensão não é mais que uma aprovação, por isso deviam ter a coragem de assumir. Estavam em dívida com os ingleses aquando do envenamento do espião russo a não expulsarem diplomatas, era isso? Agora parece que se estão a pinitenciar. Ninguém tenha dúvidas que a cruzada do Ocidente contra a Rússia está em marcha. Agora resta saber se os russos têm capacidade militar para se defenderem. O derrube da grande maioria dos mísseis lançados deve deixar o Icidente preocupado. E se os russos ripostarem com as suas armas mais sofisticadas talvez que para a próxima o Ocidente pense duas vezes antes de lançarem Nívia ataques. E se forem os russos
,em vez de estarem na defensiva, optarem por tomarem a iniciativa e atacarem com todo o seu poderio militar, incluindo o nuclear. Após tantas provocações acredito que isso vai acontecer. Guerra total se avizinha. Quanto ao governo português, mais não passa de uma marioneta dos americas e ingleses.
GostoResponder24 h
Maria Nova da Fonte · 
Consultora na empresa Reformada
Concordo, genáricamente, com a sua análise.
Mas oxalá que Putin tenha o bom senso de não responder a estas medrosas provocações.
Essa iniciativa a partir da Rússia só deve acontecer quando o seu território, homens ou instalações forem atingidas.
Quando há uma grande discussão entre um TONTO e seus sequazes e uma pessoa EQUILIBRADA e com JUÍZO, a nossa esperança só pode estar no não TONTO.
Responder3 h
Jutercio Tenorio Ribeiro Becker Barbosa
memoria curta, lembram eeuu x iraque, mesma desculpa,e nunca provaram a existencia das armas,de novo,so que agora o conflito pode tomar proporções maiores,tomara que nao, ou o mundo esta lascado,
GostoResponder65 h
João V. Pinto · 
Assistimos, dia após dia, ao reinício da guerra fria...
Responder15 h
Antonio Carlos Jr Zamith
nazista do putinKGB
Responder3 h
Maria Jose Ribeiro · 
Já nos esquecemos do pretexto para a invasão do IRAQUE e das consequências terriveis para aquele povo enão só? Estamos perante um grosseira imitação. Ainda os investigadores iam a caminhojá os "senhores " do Mundo" se apressaram a impedir a sua acção limpa....Porque seria?
A história da Humanidade está repleta de exemplos destes, de incidentes forjados para legitimar as agressões aos povos, em nome de interesses que não são os seus ( dos agredidos). Abrimos as estações de TV e nõ há informação limpa, esclarecedora, com contraditório. Assim não.
E, voltando ao nosso país, sinto-me indignada e envergonhada por este seguidismo. E a Constituição da República não implica contenção, reflexão e seriedade, esforço no sentido da luta pela paz, por decisões assentes no diálogo e no respeito pelo povo? O Sr. Presidente da República é garante do seu cumprimento, do respeto pelos principios constitucionais. O que está a acontecer?
A nossa soberania mede-se também por ai. Mas a nossa subserviência à UE e à NATO retira a lucidez a quem devia estar na linha da frente com bom senso e disponibilidade para ajudar a trilhar os caminhos da Paz e não ter condescendente para quem a coloca em perigo permanente.
O apelo que faço é para que reflectamos, todos, enquanto povo , e nos pronunciemos pela Defesa da Paz no Mundo, pelo Futuro dos nossos filhos e os dos outros.
Esperemos que o diálogo impere e o bom senso vença.
GostoResponder2 h
Carvalho Rodrigues · 
Portugal, tem sido poupado aos ataques terroristas, será que daqui em diante, com a compreensão do governo sobre o ataque terrorista dos EUA, Inglaterra e França, contra a Siria, estaremos tão seguros como antes? Lamento as mortes dos ataques terroristas do Daes em França e Inglaterra, mas estes dois andam sempre a pedi-las. Esperem pela resposta!
GostoResponder3 h
Vitor Pinheiro · 
Trabalha na Empresa Reformou-se
Quando é que nos vamos livrar dos trampas,marrecas,macrons, e dos sabujos destas peseudas democracias ocidentais,isto não é só ideia minha, um américano consultor de vários gvernos disse-o no progqama GPS ?
GostoResponder14 h
Felisberto Gomes · 
Os EU,França e Reino Uido fizeram bem em mostrar ao carniceiro assad,que não pode fazer aquilo que quer,ou seja utilizar armas quimicas que são processos de ataque não autorizado pelas NU;
GostoResponder55 h
Adalberto Alves · 
Outro dos tais...
Responder5 h
Luis Costa · 
Wtf?? E invadir um país soberano é o que?? ISto é tudo nosso?? Fazemos o que queremos nos países dos outros?? Cala-te sequer!!
Responder4 h
Antonio Lopes · 
Exprimenta a metadona, talvez te afecte menos o cerebro.
Responder3 h
André Duarte
Luis Costa Não, deixamos o Assad fazer tudo o que quer no país dele só porque é um louco genocida e temos medo dele. Se um dia acordar com vontade de exterminar a população inteira com armas ilegais, deixamos! É isso? Tanta falta de noção junta.
GostoResponder13 hEditado
Ana Dias · 
Luis Costa , esquece-se da existência de um princípio do Direito Internacional consagrado na carta das Nações Unidas - Capítulo VII - designado por Responsabilidade de Proteger.
Segundo este mesmo princípio, a soberania de um Estado implica a responsabilidade de proteger todas as populações de crimes de atrocidades em massa e violações dos direitos humanos. É um dever e responsabilidade internacional interferir na soberania de um Estado quando este não é capaz de proteger a sua população ou quando é este o próprio a ameaçar a mesma.
GostoResponder2 h
Armenio Almeida Libanio
O Governo Português é uma porcaria, ao fazer este papel sujo... Então a investigação da "insuspeita" OPAQ, que ia começar hoje em Duma, onde os EUA e seus apêndices dizem ter havido o tal ataque químico, não contava? Claro que não interessava ao dito "Ocidente" que essa investigação fosse feita, porque o ataque foi uma grosseira e manipuladora montagem de quem alimenta esta guerra terrorista contra a Nação Síria. Ora, o que verdadeiramente fica claro é que o Governo, Exército e Povo sírios estão perto da vitória. E isto significa também a derrota do Ocidente (NATO) na Síria.
GostoResponder55 h
Fernando Dias · 
Mais um ataque criminoso condenável dos States/França/RU desta vez contra a Síria.Este ataque não foi contra a Síria mas sim contra a Rússia.O Ocidente com o não pode ir a Rússia atacar arranjou este pretexto das armas quimicas para provocar a Rússia.Que provas é que tem que o regime Damasco tem armas quimicas. Os alvos atingidos são de armas quimicas ou é mais uma mentira ocidental. Uma arma quimica não é pior do que as armas disparadas pelo Ocidente. Tramp passou de besta a bestial perante o ocidente. Como vai ficar agora a situação é que uma incognita. O governo de Costa compreender o ataque é que não é nada. Está de acordo com o ataque ou não.
GostoResponder12 h
Antonio Lopes · 
Ataque perfeito ??? Com 70% dos misseis interceptados, por um pais que nao e potencia de coisa nenhuma??? Ontem li algures que o preco de um missil daquela envergadura, custa cerca de 900 000 euros, agora multipliquem so por 100, e vejam o que dava para fazer com aquele dinheiro.
GostoResponder3 h
José Jesus
Eu também sou um grande mentiroso.
GostoResponder15 h
Luís Luís · 
Estas armas químicas devem ser tão boas como as armas núcleares do Iraque que nem sequer existem.

Sem comentários: