quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Manuel de Araújo questionado sobre gestão de lixo e pagamento de salários em Quelimane



Américo Matavele
13/12 às 9:00 · Maputo, Moçambique ·

"Eu trato de Quelimane"

Foi com estas palavras que um edil respondeu ao Chefe do Estado quando este apelou à população a fazer a sua parte na recolha do lixo, já que essa tarefa não era só do Conselho Municipal.

Hoje é questionado pelos seus correlegionários, evoilá, ele é taõ inocente que a culpa é sempre dos outros, a famosa mão externa que a outros é vedado alegar.


Humildade e total foco nos factos, é mais produtivo que usar a emoção como bitola para as acircunstâncias. Há 5 anos a procura de um espaço? O Município não é uma unidade territorial? Não governa uma unidade territorial? Como é que procura espaço para fazer um aterro sanitário há cinco anos?

Enfim, quando o chão está torto, o macaco diz que sabe dançar.

Nhanisse!



Manuel de Araújo questionado sobre gestão de lixo e pagamento de salários em Quelimane
Os temas que fazem a actualidade Moçambicana e Internacional em várias áreas de interesse. Os destaques do dia.
OPAIS.SAPO.MZ
Comentários


Blessed Paulo Simbe O chefe de estado apelou a população a fazer parte da recolha de lixo? Aquilo foi um apelo?🤔🤔🤔🤔🤔🤔
Gosto · 1 · 13/12 às 10:05


Aurélio Armando Matavele Sim foi um apelo e mal interpretado pelo Edil, alias o Edil agiu por eco, mostrando um elevado nível de emoção e precipitação! Correu para responder o Presidente e não ouviu se quer a mensagem, grave para um Phd!
Gosto · 2 · 13/12 às 10:59


Zeca Becane Felisberto Sibia Mentira. Nao foi apelo. Vamos a hermeneutica
Gosto · 13/12 às 21:17


Sergio Serpa Salvador Nhanisse!

Homer Wolf & turma, caminhai célere ao post do jah!
Gosto · 3 · 13/12 às 10:16


Euclides Flavio Isto é não assunto.
Gosto · 3 · 13/12 às 10:47


Homer Wolf Ntsem
Gosto · 1 · 13/12 às 11:01


Sidonio Pedro Euclides Flavio, isto ja nao e assunto? Pois claro que agora e preciso limpar as cagadas do Edil Phd.
Gosto · 1 · 13/12 às 11:51


Sergio Serpa Salvador Esperou que, Jah concorde consigo, caro Euclides Flavio!!!
Gosto · 1 · 13/12 às 10:50


Lyndo A. Mondlane É conta contos o mayor, inclusive o culpado era uma carinha de 2400kg q enchia de lixo a noite a cidade tsc.. Se nao se pode, se dimite...
Gosto · 2 · 13/12 às 10:56


Angela Maria Serras Pires Realmente os frelos são incompetentes mas não admitem que a oposição exerça é isso vai destruir a frelimo
Gosto · 13/12 às 11:01


Homer Wolf PARABENS MDM, pela maturidade"...
Isto sim, chama-se fazer democracia"
A ver se algum dia os yes-men se atreviam...

«Membros do MDM ao nível da província da Zambézia manifestaram, este fim-de-semana, inquietação com a governação de Manuel de Araújo no município de Quelimane.

Durante uma reunião que juntou, no distrito de Mocuba, na Zambézia, membros das assembleias municipais das autarquias dirigidas pelo MDM, os membros do partido pediram explicações a Manuel de Araújo sobre as razões que ditam a não recolha atempada de lixo, atrasos nos pagamentos de salários, bem como a não alocação de uma residência para o presidente da Assembleia Municipal de Quelimane.

“Quisemos saber dos edis de Quelimane e Gurúè, mas sobretudo de Quelimane, a capital da Zambézia, o que tem ditado a sujeira na urbe, os salários, entre outros problemas. O nosso partido está a governar para melhorar a vida dos munícipes”, disse o delegado provincial do partido, Carlitos Manuel.

A reunião foi dirigida por Geraldo Carvalho, chefe nacional para Mobilização e Propaganda do partido do “galo”.

Carvalho disse que o questionamento feito aos edis, com destaque para o de Quelimane, não pode ser visto como acto interrogatório, mas sim uma acção que visa melhorar a vida dos munícipes.»
Gosto · 8 · 13/12 às 11:05


Jose Cossa Volte a tratar do Desporto oh amigo Homer Wolf. a tratares dos politicos eu nao te entendo. apoia o Mane quando respondeu ao Chefe de Estado naqueles modos?
Gosto · 13/12 às 21:35


Homer Wolf PARABÉNS Manuel Araujo... pelos esclarecimentoos oportunos:

«Respondendo às questões colocadas, Manuel de Araújo explicou que a autarquia ficou cerca de seis meses sem receber fundos de funcionamento por parte da Direcção provincial da Economia e Finanças, o que dificultou a execução de várias acções, incluindo o pagamento de salários dos membros da Assembleia Municipal.

De Araújo referiu que a situação só começou a ser normalizada com a intervenção dos deputados da Assembleia da República, nomeadamente, Eneas Comiche e Francisco Mucanheias, presidentes das comissões do Plano e Orçamento e da Administração Pública, Agricultura, Economia e Ambiente, respectivamente.

“Bastou conversar com aqueles dois deputados, a quem coloquei o assunto, logo a seguir, o valor foi desembolsado, o que revela que havia falta de vontade por parte da Direcção provincial da Economia e Finanças de desembolsar aquela verba”, justificou.

Sobre a questão da recolha de lixo, De Araújo explicou que está há cinco anos à procura de espaço para o aterro sanitário, de modo a resolver em definitivo o problema. “Com o governador Itai Meque, não conseguimos. Com Joaquim Veríssimo, também não. Agora, com Abdul Razak, também estamos na mesma situação. É por isso que, muitas vezes, quando chove, as águas fluviais misturam-se com lixo, provocando doenças para a nossa população”, disse De Araújo, assegurando que “fazemos de tudo para ultrapassar isso, mas a falta de um aterro sanitário” é o principal constrangimento que provoca a fraca gestão do lixo.»
Gosto · 12 · 13/12 às 11:08 · Editado


Euclides Flavio A razão explica...
Gosto · 13/12 às 11:11


Sergio Buque Respondo em nome do #Tio_Américo .
Ok ja percebi , não tinha essa explicação . Grato pelo esclarecimento .
Nhanissi .
Gosto · 1 · 13/12 às 12:43


Dinis Chembene Manuel Araujo em alguns momentos parece Jose Mourinho, apesar de fazer um bom trabalho, naquelas coisas que falham a culpa é sempre dos outros. ps: interessante é que que safou a situaçao foram dois deputados da Frelimo, a mesma que sabota o seu trabalho, a mesma do PR que ele criou um bate boca desnecessario como se Quelimane fosse a cidade mais limpa do país. Se calhar quando o PR falou sobre o lixo fosse a altura certa para MA denunciar o nao repasse das verbas.
Gosto · Ontem às 11:30


Homer Wolf Eish, Jah Yahwah pah... eh eh eh

Gosto · 2 · 13/12 às 11:12


Sergio Serpa Salvador Tiro no próprio pé
Gosto · 1 · 13/12 às 11:14


Américo Matavele Eh eh eh eh eh eh eh eh eh eh...Ver Tradução
Gosto · 13/12 às 11:22


Luciano Mapanga Eish... Homer Wolf é mau. Eh eh eh eh...
Gosto · 2 · 13/12 às 11:24 · Editado


Euclides Flavio Se fosse um debate lírico entre NIGAZs. Diria Homer Wolfcuspiu 10.000 barras para Américo Matavele. Hehehehhehheheheh
Gosto · 7 · 13/12 às 11:25


Chil Emerson David

Gosto · 1 · 13/12 às 11:26


Chil Emerson David

Gosto · 3 · 13/12 às 11:26


Homer Wolf

Gosto · 13/12 às 11:27


Max Lee Manuel de Araújo tem razão, admira me o silêncio do governo perante injúrias de tamanha magnitude. Manda recados ao presidente, e manda cartas, mas todos calam, como se estivessem consentindo a pertinência das suas observações. Esta na hora do governo mostrar a cara e responder a estes. Um ataque daquele tamanho ao PR, por um dirigente igualmente eleito, deveria sim, ter tratamento, público, assim como o recado chegou.
Gosto · 13/12 às 11:47


Antonio A. S. Kawaria Manifestação de medo à democracia??? Claro, quem não exerce democracia no seu quintal tem medo quando vê que noutro quintal há.
O MDM provou que não há tabu em debates e nem se usa a porta-fechada para questionamento e respostas.
VIVA A DEMOCRACIA
Gosto · 4 · 13/12 às 19:02 · Editado


Homer Wolf Ntsém!
Gosto · 1 · 13/12 às 18:39


Sidonio Armando Basta de justificação coloca lugar em disposição pra o bem dos munícipes
Gosto · 1 · 13/12 às 13:23
Ocultar 11 respostas


Homer Wolf E se ele não está "em disposiçáo" de fazê-lo, já é pra fazermos mais o què?...
Gosto · 1 · 13/12 às 18:43


Rafael Ricardo Dias Machalela Não está "em disposição" ntsém!
Gosto · 13/12 às 20:00


Homer Wolf Nem pó!...
Gosto · 1 · 13/12 às 20:12


Luciano Mapanga Nem pó nem poeira. Eh eh eh eh.
Gosto · 2 · 13/12 às 20:18


Homer Wolf Deixemos o mano Mané trabahar...
Gosto · 1 · 13/12 às 20:26


Luciano Mapanga Má nada!
Gosto · 13/12 às 20:27


Euclides Flavio Ntsem
Gosto · 13/12 às 20:46


Sidonio Armando Podem o defender, mas a incompetência salta à vista! Que remova lixo então.Nós queremos ver resultados, nada de aparecer em público com justifiçoes esfaradas. Ele prometeu trabalhar, então que trabalhe
Gosto · 1 · 13/12 às 21:15


Hercilio Waka Chinguvo Quem tinha que por o lugar a disposição e o meu camarada David simango ,porque nem "METRO" nem "BRT",nem TPM,nem nada! só ele mesmo
Gosto · 1 · Ontem às 7:52


Lyndo A. Mondlane Que dimita.. Se nao pode fazer o q peometeu q dimita.. Si quer ser altermativo ou diferente aos q sempre crítica..
Gosto · Ontem às 11:21


Lyndo A. Mondlane Sidonio Armando, o mano mané prometeu que no seu mandato tudo sería distinto, por tanto melhor em todos aspectos q o do anterior edil, sabe o q vejo é q a responsabilidade dos incumprimentos das promessas so Sao é dos da frelimo, se nao se é se, se é boa gente por acto de fé é com carta branca ao infinito.. Indignacao selectiva
Gosto · Ontem às 11:53 · Editado


Lyndo A. Mondlane o unico consequente aqui é Amurane (MDM) Cossa (frelimo), prometeram mudar as coisas e estao cumprir, os demais so contam contos. e por cima aplaudidos pelas suas incopetencias, somos mediocres mesmo.... bem haja

Sem comentários:

Gadget

Este conteúdo ainda não se encontra disponível em ligações encriptadas.