quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

As minhas figuras do ano



Juma Aiuba

As minhas figuras do ano

A minha figura deste ano, 2016, sou EU. Isso mesmo: eu! Eu que tenho aguentado ao coito seco dos neocolonialistas desta pátria. Eu que tenho insistido em me manter vivo para manter viva a esperança dos que de mim dependem. Eu que tenho conseguido, não sei como, pôr o pão, mesmo seco, na mesa. Eu que, apesar de tudo, tenho colocado a minha família em primeiro lugar. Eu que, mesmo sem dinheiro, estou a pagar uma dívida que não conheço. Eu que vivo em paz na guerra. Eu que consigo sorrir quando devia chorar. Eu que persisto quando devia desistir.

A minha outra figura deste ano, 2016, é a MINHA FAMÍLIA: esposa e filhos. Eles que mesmo vendo que não dou o que devia não me julgam. Eles que veem vitórias nos meus fracassos. Eles que, apesar dos almoços, jantares, compras, passeios, férias e sorvetes adiados, não se importam. Eles que me aceitam assim como sou, faça chuva faça sol. Eles que são o meu porto seguro. Eles que, mesmo assistindo a violência com que a burguesia me penetra por trás, me chamam de chefe de família.

A outra minha figura deste ano, 2016, é VOCÊ. Você que, como eu, se mantem firme, apesar de tudo. Você que também está a pagar uma dívida que não viu. Você que também está f*dido, aliás está sendo f*dido sem Vaseline continuamente. Você que também paga água, mas não toma banho e morre de sede. Você que também paga energia, mas vive no escuro. Você que também está a espera do tão prometido atum. Você que também tem um filho na 10ª classe, mas não sabe ler nem escrever. Você que também perdeu um ente querido por falta de paracetamol. Você que também sente que o seu voto foi roubado. Você que também tem uma conta naquele banco com rácio de solvabilidade negativo. Você que também está a disfrutar desta meia-paz. Você que também vai receber meio-décimo terceiro. Você que está aí sonhando com um futuro risonho porque confundiu um pirilâmpo com uma luz no fundo do túnel. Você que também reclama trabalhando, critica trabalhando. Você que também mantem firme a esperança e mantem firme a esperança dos que te rodeiam.

Enfim, nós somos os heróis desta história. Nós somos as nossas próprias figuras deste ano. E nós somos as figuras que num ano muito próximo vão mudar a História. Palmas pra nós!

- Co'licença!

Comentários


Suhele Suhele Estamos todos de parabéns.
Gosto · Responder · 4 · 3 h


Ariel Sonto Prontos. Preciso te apertar a mao urgentemente.
Gosto · Responder · 5 · 3 h


Rafael Ricardo Dias Machalela Há gajos bons!
Gosto · Responder · 3 · 3 h


Ariel Sonto Sabem dizer tudo. E nós concordamos.
Gosto · Responder · 4 · 3 h


El Patriota De facto.


Nena Matavele Ia extremamente forte isto grandes palavras p grandes homens e p mia mae que fui sempre uma figura de todos tempos p ter conseguido crir 3filhos e 3netos sozinha.parabens p ti e que 2017 continues teus feitos
Gosto · Responder · 4 · 3 h


Belísio Aniceto Gunga Estamos todos de parabéns, pelo simples facto de sairmos vivos neste covil.
Leiam isso meus amores Mida Luisa Dercya Chaguala DC
Gosto · Responder · 5 · 3 h


Ricardino Jorge Ricardo Obrigado, palmas! Nós que fomos dado por emprestado UMA TRÉGUA (cessar-fogo) de apenas 7 dias.
Gosto · Responder · 4 · 3 h


Ismael C. Gocaldas Excelente, nos é que somos as figuras do ano,por termos suportado mas um ano nas mãos deste governo moribundo.
Gosto · Responder · 3 · 3 h


Julio Lilito Boene Depois de ler este post, descobri que tambem sou a figura do ano. Palmas para todos nós: Clap, Clap, Clap, Clap, clap
Gosto · Responder · 6 · 3 h


Dercya Chaguala DC Aplausos
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Mida Luisa 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Dercya Chaguala DC Afinal de contas somos todos herois, vencedores e devemos nos orgulhar por isso! Cheguei e lí Senhor #Belísio.
Gosto · Responder · 4 · 3 h


Nelio Raul Joao Eu continuo Firme. Já agora eu também elige me como a figura do ano .
Gosto · Responder · 2 · 3 h


Ericino de Salema Perspectiva interessante, Quadro!!!
Gosto · Responder · 2 · 3 h


Juma Aiuba Obrigado, irmão.


Cristiano Vieira Magnífico!

Festas felizes, Juma Aiuba!

Abraço fraterno!
Gosto · Responder · 2 · 3 h


Milton Chembeze Mais palavras para quê?

Boas festas para e um próspero 2017.
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Tarcísio Azevedo Obrigado amigo Juma Aiuba e palmas para nós!
Gosto · Responder · 3 · 3 h


Lindoca De Marrime Se aumentar estraga. Festa Felizes neste momento de in(firmeza) meu caro Juma.
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Helena Joana Hobjana

Gosto · Responder · 1 · 3 h


Antonio Lourenco Junior Seremos sempre os actores e autores desta novela chamada vida
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Helena Joana Hobjana

Gosto · Responder · 1 · 3 h


Fernando Milice Kanimambo por esse titulo emprestado, porque nao vai levar muito tempo antes de dizerem que Adeiano Maleiane ee a figura do ano, espera so pra ver. E eu, voce e todas as familias ficaremos na tanga.
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Elio Jonasse Também sou figura do ano, hehe
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Zito Tomas Galardão merecido. Não leio mais nada a falar de figuras do ano. Respect Juma.
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Carlos Mavamba Para quê mais palavras se está tudo dito...
Gosto · Responder · 2 h


Nelson Badaga Badaga Fatima Mimbire, Edgar Barroso, Juma Aiuba Neste ano de 2016 que esta prestes a findar, não existiu nas profundezas das mais notáveis memória minha a imagem de pessoas subconsciente que para mim foram figuras a destacar aqui no FB. Muitos aceitam meia teoria como factos científicos e vcs não. Obrigado pela seção de analise. Quem tem conhecimento, intimida naturalmente e não se deixa levar por falsos moralista.
Gosto · Responder · 3 · 2 h


Juma Aiuba Hehehehehe... Obrigado, Nelson. É uma infinita honra fazer parte desta lista com estas ilustríssimas figuras.


El Patriota Profundo. Obrigado! Viva nós.
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Chaca Cuinhane Emerson Cuinhane
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Emerson Cuinhane

Gosto · Responder · 1 · 2 h


Emerson Cuinhane Tocou-me no fundo
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Emerson Cuinhane Viva nos irmã


Herminio Assamo Notei uma firmeza nas suas palavras. Obrigado irmão pelo menos hoje sinto que sou figura do ano
Gosto · Responder · 4 · 2 h


Juma Aiuba Sempre fomos, irmão. Até ladrões pegamos sozinhos. Hehehehehe
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Herminio Assamo Hehehehehe
Gosto · Responder · 2 h


Herminio Assamo Eu queria crescer mas não sabia que crescimento dói. Queria poder agarrar aquele ladrão que me rouba a luz do dia, me rouba mesmo sabendo que vou ser roubado, e mesmo assim aparece no pódio a exibir se "Alibaba contemporânea"
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Juma Aiuba Ali Baba... Hehehehehe


Emerson Cuinhane Viva eu
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Julinho Taimo É "noiz" mané...
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Sergio Baloi Sergio

Gosto · Responder · 1 · 2 h


Mussagy Juma De forma calorosa peço a permissão para o reenvio do poste que julgo ser calórico para todo ser semelhante. Irmão Juma Aiuba
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Juma Aiuba Obrigado, irmão.


Helder Waka Moiane Obrigado por mim
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Lorena Massarongo Presente!
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Luís Danca Luís Obrigado pelas palavras, mas muito obrigado, elas me confortam e me dão esperança de ver isto um dia melhor....
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Euclides Flavio O auge do narcisismo. Bem haja meu caro. EU (JUMA), ELES (FAMÍLIA) E VOCÊ (EU).

A última parte me diz respeito. Obrigado manu.
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Meque José Meque Tem toda razão realmente todos nos somos heróis, não e fácil ter que aguentar tudo que mencionaste
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Edson Bulule Óscares para nós.
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Juma Aiuba É verdade. Não é fácil aguentar as investidas destes Ali Baba.


Mlombe Lombe tambem sou figura de ano...
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Maria Crisalda Alex Muito obrigado, nos somos os herois dedta patria, palmas para nos.....
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Moniz S. Walunga Juma Aiuba, de facto este ano todo foste um dos que se mantem #Firmes# na cidadania! Muitos de nos v^em em ti um individuo que l^e o pais real sem tabus, e tal como ele e'! E este teu post vem a confirmar isso! Tiro meu chapeu a ti compatriota! Que 2017 consigamos todos sobreviver a este inferno que nos foi colocado pelos "smart boys".
Gosto · Responder · 1 · 1 h · Editado


Nilza Batista Muito obrigada Juma. ..obrigada!!Profundo!Tiro o chapéu mil e uma vez
Gosto · Responder · 1 · 1 h · Editado


Edson Godinho Obrigado amigo....interessante...
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Tonny Guambe Bem dito,
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Raposo Andrade 👏👏👏
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Joel Manhiça Zondiwane Faco das suas palavras minhas. Khanimambo Juma.
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Tesoura Júlio Tuboi Well said.
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Anaxavier Joaquim TROFEU PRA NOS.MUITO OBRIGAD.MAIS O MAIOR TROFEU E SEU,PARABENS.DURANTE TODO O ANO ACOMPANHEI TE E LEIO COM MUITO GOSTO SEUS TEXTOS.
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Moises Caetano Esta pátria de herois.
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Anaxavier Joaquim AGRADECO POR ME MANTER INFORMADA,E ME DEIXAR A PAR D ASSUNTOS DO PAIS.KANIMAMBO.
Gosto · Responder · 1 h


Mário Macuácua 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Gosto · Responder · 38 min


Muzzo Bie Sim senhora.👏
Gosto · Responder · 1 · 30 min


Armandinho Caula Sim senhor.....
Gosto · Responder · 1 · 19 min


Sergio Buque Mas você é um ser normal ?
Aplausos por favor .
Gosto · Responder · 12 min


Rafael Omar Epah! Pelo menos uma vez na vida ja fui Figura de Ano de alguem. Obrigado, Juma.

Sem comentários: