sábado, 31 de dezembro de 2016

O cinismo, puro cinismo de Daviz Simango

Lazaro Bamo
30 de Dezembro de 2016 às 17:13 ·

Último post do ano:

Estamos em época de festas, hoje sobretudo, devia estar a descansar a pensar no próximo ano e a cantar: “eu no próximo ano, próximo ano, próximo ano vou dizer, que… isso mesmo não consegui”. Seria a minha música não a versão do G2, não. Porque como muitos não consegui. Não consegui não apenas pelas causas que superam o meu esforço e capacidade, sobretudo aliados a conjuntura internacional, mas tal como disse o presidente Filipe Nyusi, também tivemos falhas internas que contribuíram negativamente no desempenho económico do país.
Há dias o governo anunciou o pagamento de 13º mas não nos moldes é que estávamos habituamos, isto é, vai se pagar metade e os chefes, esses não vão receber nada. O governo tomou esta decisão porque a nossa situação económica não é boa. No lugar de pagar 13º e depois não pagar mais nada, julgo que foi por isso, o governo preferiu pagar a metade. Dói sim para quem esperou o ano todo pelo valor, mas que a partir do último trimestre começou a sentir que o mesmo podia não “cair” na conta, e finalmente veio pela metade. Dói, porque as contas deverão ser feitas à metade.
O edil da Beira e presidente do MDM, Daviz Simango apareceu há dias a dizer: “Aos funcionários do Conselho Municipal, que é o nosso orgulho, temos razões suficientes para dizer que é momento de festas. Que passem bem! E é por esta razão que nós entendemos que todos aqueles que são funcionários do Conselho Municipal merecem ter mais um salário, que é o 13°. É um salário de férias. É um salário para as festas. Tudo está nas contas das pessoas, portanto, se cada um de nós for à sua conta a esta hora, terá o seu dinheiro a chover”. Falou num tom de gozo e cínico, como quem diz: “o governo não dá, “nós” dá aqui na Beira”. Claro que ele falou assim na perspectiva de ganhos políticos.
De sensível, o senhor Daviz não tem nada, um dos casos mais gritantes foi do cidadão Younusse Amad é um dos herdeiros de uma grande parcela de Terra na cidade da Beira, antes avaliada em um milhão de hectares, que viu sua terra ser tomada pela edilidade (http://www.verdade.co.mz/…/30302-usurpacao-de-terra-na-beira); quem vai a Beira sabe que a terra ali é um negócio lucrativo para o edil e não para os munícipes, aliás, o antigo secretário geral da RENAMO, Ossufo Momade, durante uma visita a província de Sofala, acusou o presidente do CMC da Beira, Daviz Simango, de ser ladrão de terras dos camponeses produtores de arroz nas zonas baixas, onde actualmente despontam grandes empreendimentos, incluindo novas residências (http://www.rm.co.mz/…/1302-renamo-acusa-daviz-simango-de-la… ). Se ele é tão justo e sensível, tiraria o bem mais importante do povo, a terra?
Enfim, boas saídas e boas entradas senhor Daviz Simango, mas por favor não brinca com os sentimentos das pessoas. Arranja outra coisa para fazer política e não insinuar que se todos trabalhassem no município teriam 13º. Isso não.
PS: ele que faça o aproveitamento político que quiser dos acontecimentos mas o povo não é burro


Usurpação de terra na Beira
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
verdade.co.mz|De Diretor


Gostos
Comentários

Celso Mapsanganhe Mais fazer politica eh isso. Eh tirar proveito de uma situacao para promover accoes de um partido. Isso nao eh exclusivo a Mocambique e nem ao Senhor Deviz Simango. O alvo de um politico eh ganhar visibilidade no eleitorado, e quando mais desestabiliza o lado oposto melhor. Agora se alguem disse que o Deviz eh ladrao, isso nem tem importancia porque nao foi provado em tribunal. Do mesmo modo que se diz que Guebuza eh ladrao. Nao vejo relevancia nisso porque os dois ainda gozam da sua presuncao de inocencia.
Gosto · Responder · 3 · 30 de Dezembro de 2016 às 17:48

Lazaro Bamo Viu o meu PS ?
Gosto · Responder · 1 · 30 de Dezembro de 2016 às 18:08

Américo Matavele Eu digo que é. Quem negar podemos ir a vias de facto. Ntsem.
Gosto · Responder · 2 · 30 de Dezembro de 2016 às 20:06

Manganhe J. Vicente Interessante meu mano mas Qual é a sua tese central, é o que vem no título do post? Se for, é não assunto. Ou discutimos 13 ou discutimos usurpação de terras. Temas muito diferentes.
Gosto · Responder · 1 · 30 de Dezembro de 2016 às 22:20

Lazaro Bamo Aqui debate-se o cinismo, o falso humanismo. Não assunto? Então o que faz aqui?


Hermenegildo Evan Sitoe Me parece que este post tambêm tem finalidade de aproveitamento político
Gosto · Responder · 1 · 30 de Dezembro de 2016 às 22:32

Manganhe J. Vicente Se for o caso, desde quando é que dar 13 é falso humanismo? Se o governo não vai pagar na totalidade é que não há cabimento orçamental e se algum município tem cabimento orçamental porquê não podia faze-lo? Isso não tem nada que ver com humanismo. Dar alguém o que é seu por direito não é um acto de generosidade é de lei. Se um certo Presidente do município afirmou que haviam de pagar na totalidade, tal não é acto de generosidade é de lei. Julgo não estarmos num debate político mas sim intelectual, se for um debate político aí sim, consciosamente....
Gosto · Responder · Ontem às 0:25

Lazaro Bamo Não se trata do acto em si mas a forma como ele é apresentado. Leia o que escrevi. O seu comentário está longe do conteúdo do meu post
Manganhe J. Vicente Então, perca de tempo. Discutir a forma e não o conteúdo. Questões de coreografia imputamos-as as bailarinas! Feliz Natal e próspero ano Novo para si e sua digníssima família.
Gosto · Responder · 23 h

Lazaro Bamo O conteúdo se espelha na forma, lamento que esteja a ignorar os critérios para apurar a verdade. Espere que alguém o diga se é bailarino ou coreógrafo pois a humildade não faz mal a ninguém.
Homer Wolf tsc...
A verdade é que pagou, ntsém!...
Gosto · Responder · 4 · 17 h

Hermenegildo Evan Sitoe Ntsém!
Gosto · Responder · 1 · 16 h

Homer Wolf O resto sáo historias da carochinha... para boi "drumir"
Gosto · Responder · 16 h

Lenon Arnaldo Homer Wolf já pagou, confirmas? Ou ainda foi mera intenção.
Gosto · Responder · 16 h

Homer Wolf Anda aí um bálsamo chinès, muito bom para essa dor...

Gosto · Responder · 2 · 16 h

Hermenegildo Evan Sitoe e "MA NADA"
Gosto · Responder · 16 h

Lazaro Bamo Achas que é o único que pagou? Viu os outros a fazer espectáculo barato? Eu sei qual é o seu problema
Gosto · Responder · 1 · 15 h

Lenon Arnaldo Lazaro Bamo nem mais. Ou, é primeira vez que o faz
Gosto · Responder · 1 · 15 h

Lazaro Bamo Sim até pode ser por isso acha que pode gozar com os outros
Gosto · Responder · 1 · 15 h

Homer Wolf Então se náo foi unico, porquè tanta "preocupaçáo"?... Deixa-o exibir-se à vontade

Sem comentários: