sábado, 31 de dezembro de 2016

Lutar por uma relação...

Lecuanhane Wa Mutxopi
27 de Dezembro de 2016 às 18:52 ·


Conceito atrelado a ideia das relações terem de durar para sempre, entretanto, gasto e mal aplicado.

Não me percebam mal, Eu concordo que devemos “lutar pela relação”, mas penso que este conceito está adulterado para acomodar comportamentos doutra forma inceitáveis.

O “lutar por uma relação” nos dias de hoje, signfica aceitar a traição, as mentiras, manipulações, desrespeito e humilhações de toda natureza. Significa, anular-se para manter o outro na tua vida.

Mas isso não pode ser lutar por uma relação, é autoflagelação, masoquismo. Lutar por uma relação é manter-se firme com o(a) parceiro(a) nas adversidades, seja por motivos de doença, desemprego, perda de parente próximo, frustrações laborais e pessoais, privações, etc. Lutar por uma relação é apoiar incondicionalmente e fazer sacrifícios para permitir a(o) parceiro(a) materializar os seus sonhos.

Então, nessa coisa de “lutar pela relação” à moda moçambicana, assistimos impávidos a diluição dos valores que edificam uma sociedade, ao seu estripitoso e inglório colapso como pilares de caniço em dia de tempestade.

Começamos a ter a traição e a mentira como algo normal e motivo de orgulho e exibição, institucionalizamos e promovemos o ódio entre as mulheres, o linchamento público do carácter e até a agressão fisica.

Por via disso, as mulheres nunca nos abandonam, ora porque somos indefesas vitimas ou então porque somos todos iguais. Então viram os canos uma contra a outra, jogam sujo para eliminar rivais existentes e imaginários, mentem, manipulam, chamam-se de rameiras, psicopatas, puxam-se pelos cabelos, rebolam no esterco, metem-se cola ou piri-piri nas partes intimas e sobem os videos nas redes sociais para nosso deleite, numa luta onde apenas os disputadissimos homens saem vencedores e a sua deslealdade reforçada.

Os homens, esses, são muitas vezes ilibados pela sociedade e tidos por pobres inocentes incapazes de controlar seus próprios instintos sexuais, sendo a culpa da outra que atiça seus incontroláveis instintos, e quiça, da natureza que o fez assim, refém da própria testosterona.

Quando somos nós as vitimas da deslealdade feminina, que se manifesta de forma mais subtil, afinal, as mulheres conseguem ser melhores atrizes proporcionando um espectáculo dramático de colocar a plateia a aplaudir de pé, partimos para a violência com a aprovação tácita da sociedade que nos confere e reconhece legitimidade para limpar a nossa honra e educar a nossa mulher.

No final, apenas a deslealdade vence, sai reforçada e estabelecida como uma nova forma de manifestação da dinâmica das relações sociais, onde devemos tolerar a falta de lealdade e até a violência para o caso da mulher porque estamos a “lutar pela relação”, por vezes com consequências fatídicas.

Perdem os valores morais e o anormal institucionaliza-se como o novo normal. Já não nos indignamos com a mentira e com a traição, nem com a violência passional, tão pouco procuramos resgatar esses valores mas agimos como quem os desconhece, e receio que de facto, tenhamos passado a desconhecê-los e a estranha-los.




GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar

105105
16 partilhas
38 comentários
Comentários


Belísio Aniceto Gunga dope!!! Eu vou lutar pelo meu amor...... Nunca aceitarei aquele papo de Marcos Best-Casa em ruínas.
Gosto · Responder · 27 de Dezembro de 2016 às 19:10 · Editado


Hemerson Mariquele Há dias que posso até não gostar muito (mas sempre gosto) do que escreves, mas sempre gosto (e muito) de como escreves!
Gosto · Responder · 27 de Dezembro de 2016 às 19:09


Lecuanhane Wa Mutxopi Me envaideces... conseguir fazer com que aprecies a minha escrita ainda que não gostes ou concordes com o conteúdo me faz sentir especial, porque tu sabes o que dizes e sobretudo o que escreves!
Gosto · Responder · 27 de Dezembro de 2016 às 22:08


Escreve uma resposta...





Graziella De Sousa Ferrao Eu escrevi algo quase como isso! Andaste a ler o meu texto?
Gosto · Responder · 27 de Dezembro de 2016 às 19:12


Lecuanhane Wa Mutxopi Por acaso não vi o texto a que te referes, não te reconheço a habilidade com a escrita, tenho me deliciado das tuas fotos de bequini e não da tua escrita.

Mas não me espanta que tu ou outra pessoa tenham já escrito sobre o assunto, porque os assuntos são essencialmente os mesmos, o que muda é a abordagem.
Gosto · Responder · 1 · 27 de Dezembro de 2016 às 22:11


Graziella De Sousa Ferrao Mando em off. Todos que escrevi esta semana. Tenho a habilidade só ainda sou tímida.
Gosto · Responder · 27 de Dezembro de 2016 às 22:13


Graziella De Sousa Ferrao Quanto às fotos de biquini não me arranje problemas. Pare de olhar para isso!
Gosto · Responder · 27 de Dezembro de 2016 às 22:13


Escreve uma resposta...





Ana Baptista Wow Alto texto
Gosto · Responder · 1 · 27 de Dezembro de 2016 às 19:20


Lúcio Langaa Bem analisado
Gosto · Responder · 1 · 27 de Dezembro de 2016 às 19:20


Lúcio Langaa Palmas, copiar isto para mulheres possam ler
Gosto · Responder · 3 · 27 de Dezembro de 2016 às 19:21


Nhatsalle Rombe "...acomodar comportamentos doutra forma inaceitáveis... "

"...significa, anular-se para manter o outro na tua vida. " 👏👏👏👌
Gosto · Responder · 5 · 27 de Dezembro de 2016 às 19:28


Paula Massango 👌
Gosto · Responder · 27 de Dezembro de 2016 às 23:35


Escreve uma resposta...





Eduardo João Laxmidás Macucha Muito forte esse texto. Vou roubartilhar
Gosto · Responder · 2 · 27 de Dezembro de 2016 às 19:34


Nhatsalle Rombe Posso tb copiar e partilhar Lecuanhane Wa Mutxopi? 😉
Gosto · Responder · 27 de Dezembro de 2016 às 19:49


Lecuanhane Wa Mutxopi Força!
Gosto · Responder · 1 · 27 de Dezembro de 2016 às 20:51


Escreve uma resposta...





Marilena Urso Excelente analise
Gosto · Responder · 27 de Dezembro de 2016 às 19:54 · Editado


Nilsa Manuel Gosto muito Lecuanhane Wa Mutxopi. Está tudo dito. Nem Deus compactua com essa diluição de valores. As mulheres são vítimas falas mesmas, muitas preferem viver uma relação de " faz de conta"...
Gosto · Responder · 3 · 27 de Dezembro de 2016 às 20:01


Edson Flávio Lecuane Excelente observaçao, mas ela nao é nao abrangente. Hoje em dia assistimos tambem traiçao da parte das mulheres. Homems que se suicidam por conta disso.
Gosto · Responder · 1 · 27 de Dezembro de 2016 às 20:05


Miro Guarda Que se suicidam ou matam por causa disso?
Gosto · Responder · 27 de Dezembro de 2016 às 20:20


Lecuanhane Wa Mutxopi Tentei trazer as perversões femininas de igual modo, disse que Elas eram subtis e excelente atrizes.
Gosto · Responder · 1 · 27 de Dezembro de 2016 às 22:14


Escreve uma resposta...





Natércia Jossefa Meu primo tens andado muito inspirado, a sociedade imparcial agradece...
Gosto · Responder · 1 · 27 de Dezembro de 2016 às 20:05


Jasmin Rodrigues Assino em baixo!
Agora e comum ouvir se: "Luta por ele/ pela relacao....tenha paciência com ele...finge que nao sabes/ nao ves...Irma, usa tb as tuas armas (nao des motivos para ele ir a outras)".... idiotices de gente que nao sabe o que e o verdadeiro sentido do amor (respeito mutuo e pelos corpos, paixao, compromisso entre outras coisas..)
Gosto · Responder · 8 · 27 de Dezembro de 2016 às 20:09


Mercia Cossa Tretas só para a infelicidade até ao dia que se matam. Sociedade hipócrita.
Gosto · Responder · 1 · 27 de Dezembro de 2016 às 22:10


Lecuanhane Wa Mutxopi O problema Jasmin, é que lutar, aceitar, fingir não ver, enfim, estão a virar norma!
Gosto · Responder · 4 · 27 de Dezembro de 2016 às 22:16


Jasmin Rodrigues Esta a ficar norma e verdade! Ja estamos no ponto de reconhecer aquelas "resistentes" com a casca mais dura!
Gosto · Responder · 1 · 27 de Dezembro de 2016 às 22:29


Escreve uma resposta...





Nhatsalle Rombe Não só as mulheres são vítimas, o homem tb. O conceito em si de lutar por uma relação é q é subentendido como um "vale tudo" para se ter o parceiro (a) de lado...

Homens q sabem das traições e mentiras das suas esposas e q ainda assim, dizem perdoar pq querem salvar a relação... Ñ sei Mulheres traídas com as irmãs e prefere cortar relação com a irmã pq "luta" pela "relação"...

Por outra homens q manipulam, agridem psicologicamente inferiorizando a parceria com ideias de submissão (mulher de verdade aguenta tudo para salvar o seu lar...) 😎😎
Gosto · Responder · 4 · 27 de Dezembro de 2016 às 20:53 · Editado


Kateka Mamane Desculpe mas, lar é lugar de harmonia. Se há manipulação, agressões, desrespeito, traições, etc... então não estamis num lar, estamos num conglomerado de humanos.
Gosto · Responder · 1 · 27 de Dezembro de 2016 às 21:45


Nhatsalle Rombe Kateka Mamane tens razão.
Gosto · Responder · 27 de Dezembro de 2016 às 21:50


Kateka Mamane Talvez!
Gosto · Responder · 27 de Dezembro de 2016 às 21:51


Lecuanhane Wa Mutxopi Grandes comentários aqui... eu tentei trazer as perversões femininas de igual modo, quando falo da sua subtileza e talento para o drama, estava a querer dizer que as mulheres também aprontam e alguns homens aceitam isso comp forma de "lutar pela relação ”.
Gosto · Responder · 1 · 27 de Dezembro de 2016 às 22:19


Escreve uma resposta...





Miro Guarda Lecuanhane Wa Mutxopi, pensei em escreverte ha dias sobre o nosso passado. Sobre o que na diversidade nos uniu, a falta de lealdade entre varias partes que hoje nos tornou amigos. Mas depois por ironia do destino e de forma desleal escreves este texto desleal. Simplesmente genial. Feliz 2017
Gosto · Responder · 1 · 27 de Dezembro de 2016 às 20:19


Lecuanhane Wa Mutxopi heheeheheheheheheeheheheheeheh hehehehe hehehehehehehehehehheheheehhehehehehehe
Gosto · Responder · 1 · 27 de Dezembro de 2016 às 20:52


Escreve uma resposta...





Olivia Mondlane "Lutar pela relação ". ... quando vale a pena!!!
Gosto · Responder · 3 · 27 de Dezembro de 2016 às 20:24


Orlando Luis Carlos concordo contigo .olivia Mondlane.
Gosto · Responder · 1 · 27 de Dezembro de 2016 às 20:26


Freddy Tondo Grande refelxão
Gosto · Responder · 1 · 27 de Dezembro de 2016 às 20:33


Denise Nisy Andorinha Nem mais...
Gosto · Responder · 1 · 27 de Dezembro de 2016 às 20:35


Denise Nisy Andorinha Eu farto-me de dizer as pessoas k nessa coisa de relacao deve apenas fluir. Naonse.luta por lugares e posicoes em vida de pessoas... quando for pra ser... irah acntecer sem luta alguma. Lutar por relacao eh negar verdades. Se n eh pra ser...deixa ir
Gosto · Responder · 5 · 27 de Dezembro de 2016 às 20:37


Lecuanhane Wa Mutxopi Os conceitos estão pervertidos.... Eu fico ao teu lado se estás doente, isso é lutar por nós, mas aceitar falta de lealdade?
Gosto · Responder · 1 · 27 de Dezembro de 2016 às 22:21 · Editado


Denise Nisy Andorinha Totalmente certo
Gosto · Responder · 27 de Dezembro de 2016 às 22:22


Escreve uma resposta...





Assia Rufino Chambisso 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾, não podias estar mais certo.
Gosto · Responder · 1 · 27 de Dezembro de 2016 às 20:39


Milde Francisco "Lutar por uma relação....

Conceito atrelado a ideia das relações terem de durar para sempre, entretanto, gasto e mal aplicado"

Adorei o texto, muita realidade envolvida.
Parabéns.!
Gosto · Responder · 2 · 27 de Dezembro de 2016 às 20:40


Afifa Taquidir "Lutar por uma relação " = falta de autoestima, respeito próprio medo de começar de novo. Ninguém é de ninguém
Gosto · Responder · 3 · 30 de Dezembro de 2016 às 10:08 · Editado


Formosa Wate Ana Fumo Olha
Gosto · Responder · 1 · 27 de Dezembro de 2016 às 20:49


Linda Fernando Naqueles momentos que encho a boca para dizer que és meu amigo. Well said.
Gosto · Responder · 2 · 27 de Dezembro de 2016 às 20:50


Lecuanhane Wa Mutxopi Eu também amo-te, Linda!
Gosto · Responder · 27 de Dezembro de 2016 às 20:53


Fernando Costa Atrevido esse preto!
Gosto · Responder · 27 de Dezembro de 2016 às 20:55


Linda Fernando

Gosto · Responder · 27 de Dezembro de 2016 às 20:55


Linda Fernando Falou para as mulheres e falou bonito Nando
Gosto · Responder · 27 de Dezembro de 2016 às 20:56


Fernando Costa É o lado lésbico dele a falar!
Gosto · Responder · 27 de Dezembro de 2016 às 21:02


Linda Fernando Sinto um pingo de inveja em ti. Querias ter sido tu a dize-lo.
Gosto · Responder · 27 de Dezembro de 2016 às 21:06


Fernando Costa Não estou a gostar de concordar tantas vezes com ele... O gajo é demasiado alto para lhe ter de passar a mão na cabeça várias vezes ao dia..
Gosto · Responder · 27 de Dezembro de 2016 às 21:12


Escreve uma resposta...





Formosa Wate Aida Tivane Bybe olha
Gosto · Responder · 27 de Dezembro de 2016 às 20:57


Aida Tivane N tem nda nesse texto k eu n saiba.
Gosto · Responder · 27 de Dezembro de 2016 às 22:15


Aida Tivane Mas é bom mostrar isso pras pessoas, tem muita gente k precisa ler isso
Gosto · Responder · 1 · 27 de Dezembro de 2016 às 22:16


Lecuanhane Wa Mutxopi Todos sabemos o que está no texto, a escrita não consiste em trazer coisas que ninguém saiba, mas trazer várias perspectivas sobre assuntos conhecidos para debate!
Gosto · Responder · 1 · 27 de Dezembro de 2016 às 22:23


Formosa Wate Concordo , para debate e abrir os olhos de algumas pessoas! A mim me ilusidou
Gosto · Responder · 27 de Dezembro de 2016 às 23:16


Escreve uma resposta...





Edmilson Taula Great job.
Gosto · Responder · 1 · 27 de Dezembro de 2016 às 21:01


Natercia Chauca Falou e disse
Gosto · Responder · 1 · 27 de Dezembro de 2016 às 21:15


Kateka Mamane Hugo meu amigo, é por tudo isso que disseste e, muito mais que eu não luto por uma relação. Nada que não me edifica deve ser tolerado sob pena de em caso de agir de forma contrária, eu acabe me danificando.
Gosto · Responder · 4 · 27 de Dezembro de 2016 às 21:35


Lecuanhane Wa Mutxopi Quando o conceito de lutar é bem aplicado, vale à pena.
Gosto · Responder · 1 · 27 de Dezembro de 2016 às 22:24


Kateka Mamane Concordo contigo querido!
Gosto · Responder · 1 · 27 de Dezembro de 2016 às 22:49


Jasmin Rodrigues Atencao Lecuanhane Wa Mutxopi.... no amor nao vale a pena lutar...no fim nao compensa. E preciso amar de verdade, sem idolatracao, sem vicio, sem desconfianca..
Gosto · Responder · 1 · 29 de Dezembro de 2016 às 8:44


Escreve uma resposta...





Soleil-wj Rufino Kantu Wj Armindo Miambo
Gosto · Responder · 27 de Dezembro de 2016 às 21:35


Helio Filemone Inguane Mano, aquela dama depois de ler esse texto vai te perdoar. Enquanto que o teu brother já não te vai pagar a prometida do final de semana.
Gosto · Responder · 2 · 27 de Dezembro de 2016 às 22:00


Lecuanhane Wa Mutxopi heheeheheheheheheeheheheheeheh meus textos não costumam ter objectivos velados! Havia até decidido parar de escrever sobre relações porque é algo estremamente fácil para mim, mas trouxe este assunto depois dos acontecimentos recentes envolvendo violência doméstica.
Gosto · Responder · 27 de Dezembro de 2016 às 22:26


Helio Filemone Inguane Ficou o alcance...
Gosto · Responder · 28 de Dezembro de 2016 às 8:20


Escreve uma resposta...





Giro da Fonseca Esse texto peca por escovar demasiado a mulher. Isto só tem uma explicação, casamento à vista. As mulheres conseguem ser iguais ou piores que os homens.
Gosto · Responder · 2 · 27 de Dezembro de 2016 às 22:16


Lecuanhane Wa Mutxopi Eu tentei trazer o pobre as mulheres de igual modo(vês quando digo que são subtis e atrizes e quando falo dos truques baixos para digladiarem-se), mas prometo procurar melhorar.
Gosto · Responder · 4 · 27 de Dezembro de 2016 às 22:28


Jasmin Rodrigues Oh Giro!!! As mulheres neste caso sao as maiores vitimas! O texto nao peca por nada! Aconselho - o a ripostar a este texto de outra forma.... com a atitude certa perante a sua companheira! Ai pelo menos sera um casal fora deste tema...casal exemplo diria eu.
Gosto · Responder · 29 de Dezembro de 2016 às 8:41


Giro da Fonseca Oh Jasmin...
Gosto · Responder · 29 de Dezembro de 2016 às 9:27


Escreve uma resposta...





Hawa Yolanda TracyChapman Posso copiar?
Gosto · Responder · 1 · 27 de Dezembro de 2016 às 22:23


Lecuanhane Wa Mutxopi Força!
Gosto · Responder · 27 de Dezembro de 2016 às 22:28


Escreve uma resposta...





Maria João Marques Muito provavelmente a culpa é minha, nunca lutei por nenhuma relação nem sei bem o que é isso. Ja amei, já tive o coração partido, mas lutar por amor ... nhá... não fiz nada disso ...
Gosto · Responder · 2 · 28 de Dezembro de 2016 às 0:01


Lecuanhane Wa Mutxopi Acho que bem aplicado conceito vale à pena lutar pela relação. Imaginas um Lecuanhane deprimido porque está desempregado e tu ali a dar força; imaginas o tipo doente e tu sempre do lado a dar suporte... imaginas Ele preso a te dizer que não é culpado, e apenas tu acreditas nele e o apoias... acho que isso é parte do "lutar pela relação ” que Eu reconheço!
Gosto · Responder · 1 · 28 de Dezembro de 2016 às 7:07


Maria João Marques Lecuanhane Wa Mutxopi Mas isso para mim, não é lutar pela relação, faz parte de uma relação, isso é companheirismo e confiança e é amor....
Gosto · Responder · 1 · 28 de Dezembro de 2016 às 11:00


Jasmin Rodrigues Exactamente Maria joao marques!!!
Gosto · Responder · 1 · 29 de Dezembro de 2016 às 8:39


Escreve uma resposta...





Charmila Sales Ja o fiz, "anularme", mas a factura foi cara, actualmente quando EU me anular por algum homem que nao Seja o meu filho pff me deem dois estalos, um em cada face.
Belo texto.
Gosto · Responder · 5 · 28 de Dezembro de 2016 às 0:21


Poeta Levianno interessantissimo texto...quase vomito quando vejo minha mae a por o celular no silencio porque quando toca por mais que seja durante o dia o marido lhe acusa de ter homens e diz que sao os maridos dela etc e ai ela pegou trauma cansou de ouvir merda da boca do marido e entao passa a vida com os dois celulares no silencio e eu me apercebi disso porque sempre que ligo pra ela nunca pode ver a minha chamada a tempo. ela prefere deixar o celular no silencio cansou..mas em contra partida o celular do meu pai toca a torto e a direito atende a mulherada toda que lhe liga e a frente da minha mae..isso enoja-me...e quando a mae reclama vem aquelas vozes do esgoto dizer que homem é assim mesmo..na relaçao tem que ter paciencia bla bla bla bls bla..e assim vamos criando homens sem o minimo de empatia..as vezes a culpa nem é do tal homem pois age sem consciencia do que faz isso quando a sociedade nao lhe ensinou a ser de outra forma..os homens que agem conscientes do erro esses sao piores..sociedade vamos criar homens e mulheres melhores..esse homem tambem foi filho de uma mulher e o que essa mulher fez para que esse homem pensasse diferente no que concerne a mulher???
Gosto · Responder · 6 · 28 de Dezembro de 2016 às 8:06


Maria João Marques Epá Poeta Levianno, quem dera que todos os homens tivessem a coragem de ter esse pensamento e ajudar outros a mudar . Quem dera ! :-) Bom 2017 ! :-)
Gosto · Responder · 29 de Dezembro de 2016 às 9:02


Poeta Levianno obrigado igualmente Maria...vamos a tempo acredito que todos nós temos filhos sobrinhos etc em casa ,procuremos garantir que eles pensem diferente sobre as mulheres que terao na idade adulta...abraços e optimo 2017.
Gosto · Responder · 1 · 29 de Dezembro de 2016 às 9:14


Escreve uma resposta...





Dercio Nicolau 👌👌👌👌👌👏👏👏👏👏👏👏👏
Gosto · Responder · 29 de Dezembro de 2016 às 2:42

Sem comentários: