sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

NYUSI E AFONSO DLHAKAMA, AINDA CERCADOS DO PERIGO DA NOSSA ADVERTÊNCIA!

Yaqub Sibindy
Ontem às 15:45 ·

UM ANO DEPOIS! NÃO RETIRAMOS NENHUMA VÍRGULA, ESTANDO FELIPE NYUSI E AFONSO DLHAKAMA, AINDA CERCADOS DO PERIGO DA NOSSA ADVERTÊNCIA! ...


Yaqub Sibindy adicionou 2 fotos novas.
29 de Dezembro de 2015 ·

QUANDO O MEDO APODERA UM REGIME, ATÉ TEM MEDO DUMA ESCURIDÃO SEM HIENA

Respeitado Comandante em Chefe das Forças de Defesa e Segurança!

Queira receber do Partido PIMO, os nossos mais alto protestos sobre o comportamento das Forças de Defesa e Segurança, que pela segunda vez em menos de 6 meses, depois do cerco à residência do Líder da Renamo na cidade da Beira, protagoniza um espectáculo de exibição de força para amedrontar os cidadãos desarmados que estão a exercer os seus direitos fundamentais plasmados na Constituição da República - direito à reunião e a liberdade política!


Acabamos de testemunhar um terrível cerco à Sede da Renamo da Cidade de Maputo, pelas FDS, onde estiveram reunidos Deputados da AR com militantes desarmados da Renamo - é condenável Cda Presidente, pois aquelas imagens não são boas para às nossas crianças assim como para o Corpo Diplomático residente na nossa Cidade!

Cda Presidente, voltou à tranquilizar o povo moçambicano durante o seu discurso sobre o estado da Nação, reiterando o seu comprometimento com a PAZ e à sua disponibilidade incondicional para se encontrar com o Líder da Renamo como prioridade da sua Governação!

Como é que à opinião pública nacional e internacional vai encarar à seriedade das suas declarações enquanto à estratégia de uso de força para emboscar à Renamo continua como critério de convivência entre o Governo e à Renamo?

Como é que Dlhakama, vai ter coragem de sair do seu esconderijo, enquanto às sedes do seu partido são objectos de suspeita de quartéis da Renamo?

Excelência Presidente da República! Já lhe aconselhamos no sentido de si afastar de oficiais generais mal preparados para operações de suspeitasde subversão militar, como é o caso dos actuais generais da PRM!

Na nossa experiência não se usa forças armadas para se misturar com uma reunião de suspeitos, mas sim usa-se às forças de espionagem devidamente infiltrados pelo sistema para acompanhar qualquer tipo de preparação das actividades políticas que colocam à segurança do Estado em perigo!

Depois de constatar qualquer tipo de actividades subversivas, daí é quando se ordena efectivos armados para intervir imediatamente antes que os malfeitores alcancem os seus alvos!

Excelência, no uso dos seus poderes constitucionais plasmados na Constituição da República, mais uma vez exigimos à dimissão dos Generais da PRM, afim de resgatar à confiança entre o Presidente Nyusi e o seu espírito da promoção da Cultura de diálogo!

Esses militares de alta patentência não estão interessados de si submeterem às suas ordens na qualidade de Comandante em Chefe das FDS!

Cada passo que o Cda Presidente dá em direcção à um diálogo político com a oposição afim de alcançar à PAZ efectiva, esses Generais aparecem no meio à exibir um poder musculativo militar para lhe distanciar com Afonso DLHAKAMA!

Se ignorarar o nosso apelo....que fique avisado Excelência: nada de novo sobre à PAZ vai conseguir na próxima extraordinária do CC a ter lugar no próximo mês de Fevereiro 2016

Yaqub Sibindy partilhou a publicação de PIMO - Bloco de Orientação Construtiva.
28/12 às 10:59 ·


PIMO - Bloco de Orientação Construtiva adicionou 2 fotos novas.Gostar da Página
28/12 às 9:57 ·


COMENTANDO O COMENTÁRIO DO ANTOLINHO ANDRÉ SOBRE A CULPABILIDADE DE AFONSO DHLAKAMA EM RELAÇÃO AO PRESENTE CONFLITO

PALAVRAS DE ANTOLINHO ANDRÉ: "Dhlakama ao anunciar aos quatro ventos prova aquilo que todos nós sabemos de que este conflito está sendo alimentado e promovido por ele. Se ele não pegasse em armas e começar a partir do mato ataques a civis e militares este conflito jamais existiria"


COMENTÁRIO DO PIMO : "Meu caro camarada Antolinho André!

Eís o grande texte para os estrategas militares do Governo que estiveram por detrás das duas emboscadas terroristas contra Dlhakama que no fim ao cabo serviram de ponta pé de relançamento do presente conflito militar!

Se às forças governamentais respeitarem às tréguas unilaterais da Renamo, então o Estado moçambicano vai provar a sua inocência sobre a paternidade do presente conflito!

Caso ao contrário se o Governo continuar a perseguir Dlhakama em direção da sua residência em Gorongosa, o Governo vai perder razão, assumindo publicamente à sua estratégia terrorista, de recorrer às armas do Estado para aniquilar os adversários políticos contra o Regime!

Se as Forças Governamentais não avançarem nenhum passo à partir das posições que até hoje ocupam dentro do perímetro do Cessar fogo unilateral, o Presidente Nyusi, vai ganhar muitos pontos, e poderá provar à sua inocência sobre à origem do presente conflito, isolando cada vez mais o Líder da Renamo como saudosista terrorista da guerra dos 16 anos passado que tinha como alvo destruir o Estado moçambicano reconhecido internacionalmente!

Depois de 4 de Janeiro, vamos ver quem vai ser o primeiro a disparar contra posições de um ao outro!?

Depois de 4 de Janeiro, vamos ver d'entre às duas Comissões que compõe a Comissão Mista dos dois Líderes beligerantes, quem vai aparecer em público à desmentir os passos já alcançados sobre os possíveis acordos para a descentralização e nomeação provisória dos governadores vindos da Renamo, rumo à um entendimento sobre a PAZ efectiva e definitiva para Moçambique!

O PIMO - BLOCO DA ORIENTAÇÃO CONSTRUTIVA, reclama o seu espaço natural na mesa de negociações, para contribuir com uma nova agenda denominada com o nome da PAZ ECONÓMICA, adicionando a actual agenda da PAZ Militar em negociação entre o Governo e a Renamo!

Porque nós entendemos que com o somatório entre a PAZ MILITAR + A PAZ ECONÓMICA, Moçambique vai alcançar ultimamente um resultado da PAZ EFECTIVA e $U$TENTÁVEL!

ESTAMOS ATENTOS!..

Yaqub Sibindy
Ontem às 14:06 ·

Sibindy já vos preveniu publicamente que à Frelimo não tem nem sequer uma escola primária para estudar às estúcias estratégicas militares de Afonso Dlhakama! Será por desprezo? Senão vejamos:

1 - Se a Frelimo julgar que às tréguas militares de Afonso Dlhakama, constituem um oportunismo político militar para adormecer o boi, aproveitando essas tréguas para progredir às suas Forças Governamentais, para capturar ou mesmo matar Dlhakama, estão absolutamente enganados!

2 - Dlhakama ofereceu essa trégua como ísca envenenada para a Frelimo engolir, pois ele pretende abrir o ano 2017, com uma nova agenda político militar: da defensiva para ofensiva militar com destino à Ponta Vermelha!

3 - Cuidado com Dlhakama, em matéria de guerra não brinca com serviço! ...

4 - Daí ninguém vai lhe apelidar mais de terrorista, pois será tido mesmo como um sobrevivente mágico, a lutar pela sua sobrevivência política e da Democracia!

5 - Em ambas as partes existem maquiavelismo, mas à Frelimo como à Força dirigente do Estado e do Governo, qualquer maquiavelismo político militar para surpreender Dlhakama e matá-lo vai ser uma matéria de condenação Diplomática internacional. Pois atacar um adversário que praticamente rendeu-se sob capa de tréguas unilaterais, constitui um crime de guerra condenável pelo Direito Internacional!

6 - Angolonizar o conflito político de Moçambique, é estupidez político e mau aconselhamento para o Chefe do Estado!...

7 - Se Dlhakama resiste e derruba o regime militarmente será apelidado de um terrorista com boas obras movido pela causa justa de justiça social, manutenção da Democracia e Estado de Direito!

8 - Por favor o PIMO - Partido Inteligente de Moçambique, está ao lado do Povo e das soluções cívicas e urbanas que regem conceitos de entendimento entre pessoas civilizadas com um pensar diferente: diálogo político - nada de tréguas sujas para traição mútua!

Vamos por via de diálogo inclusivo e construtivo, porque o povo têm espaço no seu coração para continuar a construir o Estado de Direito e Democrático, com a presença física de Dlhakama, Chissano, Chipande, Marcelino dos Santos, Armando Guebuza, Devis Simango, Graça Machel, Raul Manuel Domingos, Luísa Diogo, assim como com o Filipe Jacinto Nyusi, Chefe de Estado de todos moçambicanos!..

Comentários


Yaqub Sibindy Com que dúvidas o senhor dúvida às minhas afirmações?
Gosto · Responder · 14 · Ontem às 14:16


Yan De Narvik Milange Certo!
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 14:18


Fernando Sande gramei cota"com que duvida ele duvida isto!?"


Ivanildo Mucavel Quando nada do que dizes acontecer no ano que vem, vais apagar esta tua publicação.
Gosto · Responder · 4 · Ontem às 14:26


Manuel Joaquim Luis Com certeza
Gosto · Responder · Ontem às 14:38


Yaqub Sibindy Ivanildo Mucavel!

Sibindy não é colunista e nem comentarista nas redes sociais!

Eu sou um político nato, credenciado pela Constituição Democrática da República de Moçambique, forjado na Luta Armada de Libertação Nacional!

O meu papel na sociedade passa por emitir pensamentos construtivos que desencorajam guerra ou terrorismo no lugar de diálogo pacífico e construtivo!

Não estou a emitir esses pensamentos como amante da guerra, mas sim como adepto da Paz e Reconciliação Nacional!

Os meus ganhos políticos e sociais, passam mesmo por despir publicame os maqueavelistas e obrigá-los a mudarem de táctica, desistindo de implementar o que estamos a condenar!

Essa é a minha VICTORIA!
Essa é a VICTORIA das regras Democráticas!
Essa é a VICTORIA DA PAZ!
Essa é a VICTORIA DO POVO MOÇAMBICANO!..


Ivanildo Mucavel Não sei donde arranca a idea de que a FRELIMO, por detrás da trégua, está a planificar acabar com presidente Dlakhama, não sei também que "assalto" é esse à ponta vermelha de que se refere. O Sibindy pensa que se o Dlakhama, através desta tua publicação, souber que a trégua é mera manobra para acabar com ele, não vai ele (Dlakhama) criar uma guerra com intuito de se defender "desnecessariamente" como sempre? Não acha que esteja a se contradizer aqui o Sibindy? Não seria isto uma evidente fomentacão à guerra? Depois diz ser pela democracia. Serve melhor calando e não agitando situações, estamos cansados.
Gosto · Responder · Ontem às 14:50 · Editado


Diolde Freeman Eu nao sei muita coisa sobre estes partidos mas desde k eu ouvi falar da frelimo e renamo,notei k a frelimo ainda nao tem força com capacidade de eliminar o Dhlakama ou a renamo...claro que a renamo se quiser pode actuar todo o país proximo ano e toda gente sabe disso
Gosto · Responder · Ontem às 15:12 · Editado


Yaqub Sibindy 1 - Quantas vezes Dlhakama foi vandalizado e humilhado publicamente pelas FDS, à caminho do encontro com o Chefe do Estado?

2 - Se Dlhakama não possui teoria de assaltar à Ponta Vermelha à Força!

3 - Porquê é que ele mantém desde 1992, forças militares invisíveis fieis à sua liderança?

Não estou a fomentar a guerra nenhuma! Eu sou Oficial do Exército na reserva e entendo muito bem jogadas maquiavélicas no centro de teatro de guerra! É por isso denuncio essas tácticas sinicas para desencorajar à guerra.

Um feiticeiro denunciado publicamente a sua feitiçaria perde o efeito!
Gosto · Responder · Ontem às 15:41 · Editado


Ivanildo Mucavel Será mesmo falta de vontade ooh Diolde Freeman? Será que sr. Dlakama está nas matas por mero capricho?
Gosto · Responder · Ontem às 15:13


Diolde Freeman E muitos de nós pensamos que ele está nas matas mas nao temos provas disso de que mesmo ele está nas matas...dissemos isso porque nós nao sabemos onde ele está.
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 15:15 · Editado


Ivanildo Mucavel Diolde Freeman, até onde a maioria de moçambicanos sabe, Dlakama está nas matas há anos, se há quem tem por provar o contrário disto és tu.
Gosto · Responder · Ontem às 15:17


Diolde Freeman O Dhalkama teve apoio apartir dos país de Africa,America,Europa etc...durante 16 anos de guerra por isso a gente quando diz que o #kota está nas matas,eu nao acredito. Ele pode viver num espaço qualquer africano,americano ou europeu e nós temos falta de informaçao sobre o recinto onde ele vive.
Gosto · Responder · Ontem às 15:20


Diolde Freeman Ok...ele está nas matas dentro do nosso país,porque nao é capturado?
Será que o nosso governo nao conhece as matas de Moz? É so o Dhlakama sozinho que conhece bem essas matas que voce está referir?
Gosto · Responder · Ontem às 15:23


Ivanildo Mucavel Eu não tenho falta dessa informação, portanto, se dizes algo e na sequência duvidas, melhor não continuar com essa conversa. Só proferes tolices e rumores que nem sabes aonde é que ouviste falar, porque do contrário, devias ser consistente no que dizes e não tremer como estás a fazer.
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 15:24


Diolde Freeman Você está na escuridao sobre o que está acontecer no país...qualquer dia que vocé sairá nessa escuridao que voce está trancado,verás que a renamo ou o Dhlakama está jogar com outros estrangeiros inimigos de Moz.
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 15:28


Ivanildo Mucavel OK. Até lá.
Gosto · Responder · Ontem às 15:29


Diolde Freeman Thanks
Gosto · Responder · Ontem às 15:29


Maria Colaço Então sr Diolde, vc conhece as matas de moçambique? Quem conhece é akele k vive là, anos e anos,.... Se vc conhece vai capturar o sr Djakama...... Simples assim teras um trofeu


Simon Muteerwa Ainda a reler afim de entender melhor
Gosto · Responder · Ontem às 14:44


Yaqub Sibindy Vascko Salvathor!
Não consigo me concentrar, para responder às suas pessimistas perguntas!

Parece que tu, eu e o povo sofredor moçambicano, estamos a habitar no Estado de Vaticano!

Só um cidadão que vive no Vaticano é que pode pedir bases de qualquer fundamentação sobre os fenómenos de guerra em curso no nosso país!..

Você pede bases de qualquer afirmação sobre estado da situação político militar em Moçambique?

Onde é que tu vives? No Vaticano ou em Moçambique?
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 14:51 · Editado


Gyldo Cuna Cuna PIMO ja nao eh PARTIDO INDEPENDENTE DE MOCAMBIQUE? eh que no post vi PIMO - PARTIDO INTELIGENTE DE MOCAMBIQUE.


Yaqub Sibindy Para se provar como Partido Independente, é preciso provar antepadamente que nos guiamos mais pela inteligência do que pela violência do verbo!
Gosto · Responder · 5 · Ontem às 14:50


Gyldo Cuna Cuna Ficou mais confuso.....
Gosto · Responder · Ontem às 14:52


Yaqub Sibindy Confuso, principalmente quando estamos habituados discursos de políticos que não privilegiam uma reflexão e um estudo profundo sobre a estrutura da mensagem que pretendem emitir antes de falar!

Futebol moderno joga-se mais pela inteligência do que pelas aptidões de fintar o adversário!
Gosto · Responder · 5 · Ontem às 14:57


Poeta Levianno uma resposta bem colocada sibindy..


Fernando Striker Bela resposta.



Poeta Levianno força sibindy..o resto sabe que há gente que nao esta preparada para o seu tipo de intervençoes..mas elogio a sua paciencia em tentar esclarece-los ..percebi muito bem o seu post e muita força na sua luta..o povo agradece..abraços
Gosto · Responder · 4 · Ontem às 15:00


Rogerio Antonio É uma reflexão interessante até porque, um governo sério, depois de falhanços recorrentes contra a captura ou morte de Dhlakama, devia no mínimo envergonhar-se e retirar todas a forças que continuam a morrer diariamente. Ademais, a historia não mente, mais uma vez está a provar que em guerra da guerrilha não há vencedores.
É uma perca de tempo continuarem a enviar contingentes militares porque isso não vai resultar em nada. Informações ainda por confirmar dão conta que o Dlhkama está tambem a treinar homens no Kenya e Argelia.
Gosto · Responder · 5 · Ontem às 15:03


Agostinho Augusto Eu tiro chapeu, texto brilhante!
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 15:14


Hassan Nordin Nordin Enginheiro Continua assim voce é dakeles politicos estudiosos que precisamos
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 15:50


Ákila Eunice Papasseco Domingos Levei um tempinho a estudar a sua visão política ilustre Yaqub, é de louvar as suas análises. estás de parabéns
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 15:55


Naine Mondlane Gostei da reflexão!!
A Escrever........
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 16:48


Pires Calembo Palavras para quem!! 100% o texto certo. Estou aque a refletir a sua reflexão ilustre.
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 18:41


Jose Maria Kem sabe a guerra nao se esconde em parte desconhecida, kem nao tem medo d outro, vai a procura e ataca mas o k vejo oi acontece ,nao eh d estratega nenhum, eh vergomha, edconder se e mandar atacar carro civil o mesmo k fds faz
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 19:21


Mr'Peter Casimiro Eu concordo plenamente
Gosto · Responder · 1 · 22 h


Ibrahim Costodio Costodio O melhor militar é aquele que domina a posição. Não aquele que dispara alheia.
Gosto · Responder · 1 · 19 h


Morgan Anselmo Muvale Yaqub Sibindx, lambebota de 1/2 tijela
Gosto · Responder · 12 h


Isaias Nyamunda o ponto nr 3 deu para refletir
Gosto · Responder · 11 h


Colaço Colaço Mas ha um texto do presidente do PIMO segundo o qual alertava o risco de o Governo estar a movimentar suas melhores tropas para gorongosa deixando a capital pouco segura e, a necessidade de tomar cuidados pois, segundo o mesmo, dhlakama estaria a fazer o contrario, movimentando tropas para atacar a capital enquanto as melhores tropas do governo estao concentradas na gorongosa. Pergunta: como ficou encerrado esta profecia presidente Yaqub Sibindy?
Gosto · Responder · 1 · 9 h


Yaqub Sibindy Não se trata do impossível para a Renamo!

Eu continuo convicto nas minhas suspeitas estratégicas militares!

Se o Governo não se acautelar, os sinais de Dlhakama, angariar mais simpatias na população urbana da Capital, estão cada vez mais evidentes com o agravamento do custo de vida e falta de Capacidade de o Governo pelo menos manter ou assegurar o salário da Função Pública! Essa situação está a colocar o regime cada vez mais isolado!

O governo provocou uma guerra que não consegue vencer militarmente logo ao primeiro assalto, pior a Frelimo não consegue também traçar uma estratégia de consenso para negociar com a Renamo pacificamente! Tudo isso conjugado a crise da vergonhosa das dívidas secretas, acaba tornando a população como à palha seca, pronta para pegar fogo contra o regime e evitar um banho de sangue em caso de Dlhakama decidir marchar à caminho da Ponta Vermelha!

A FMI, com às outras instituições internacionais, ao apertar o regime nas suas sanções financeiras, apoiadas com auditorias forenses, estão a colaborar abertamente para atiçar o ódio popular e promover cada vez mais o descontentamento dos cidadãos através do aperto de vida, causado pelo constante subida de custo de vida, que acaba colocando às populações urbanas cada vez mais com costas viradas contra o Regime da Frelimo!

Infelizmente à Frelimo não está interessado em inverter à situação, absorvendo às nossas propostas - PAZ ECONÓMICA como ingrediente principal - sal na comida - para alcançar a PAZ MILITAR!

O que confia? Não sabemos! Vamos esperar para ver!..
Gosto · Responder · 2 · 7 h · Editado


Alberto Pagari Bem falado e inspirado
Gosto · Responder · 8 h


Pires Calembo Ja estou a ficar cada vez mais loco com esses ideias! Mas mesmo assim a frelimo ainda não quero resolver nem um desses problemas, mas yah esta apretados mesmo.


Kambane Dzoho Nesta sua explanaçao sibindy, tiro chapeu deixou tudo claro para quem entende a estrategia militar, o campo ta fertil para uma batalha iminente, mas eu nao gostaria que acontecesse. Por outra eu diria que este tipo de alerta podem serem malefica ou benefica, mas o melhor era omitir este tipo de alertas.
Gosto · Responder · 8 h


Yaqub Sibindy Meu caro Kambane Dzoho!

Eu também espero que o Chefe do Estado moçambicano, na sua qualidade de expoente máximo da Nação, equacione todos esses cenários e salve à PAZ e os moçambicanos!

Pessoas que desejam ver a desestabilização dos órgãos do Estado e os seus respectivos titulares, não falam abertamente como nós falamos porque têm prazer de ver os moçambicanos, filhos da mesma Pátria a matarem-se mutuamente por causa da arrogância e desprezo que está a reinar entre o Empregado "mor" com o seu e único exclusivo patrão - O POVO!

Não querem ver o Nyusi à implementar às suas teorias de Governar Moçambique com à valorização das boas ideias sem cores partidárias!

Nós acabamos de ser avisados pelas fontes mais fidedignas que os nossos nomes já saíram da lista negra para constar na lista vermelha! Ora à quem interessa assassinar opositores políticos em plena tréguas unilaterais do principal histórico adversário armado da Frelimo?

Estamos viver como encomenda da morte porque acreditamos à convivência entre diferenças políticos partidárias sem óbitos e, é por isso achamos que a nossa contribuição passa por desencorajar todo o tipo de cenários que visam copiar à solução do conflito angolano como modelo mais adequavél para Moçambique!

Em Nampula, nesta plena trégua que o país vive, foi assassinado ontém pelos temíveis esquadrões da morte, um membro sénior da Renamo! Afinal quem manda neste país?

Poder Constitucional ou o Poder do Crime Organizado?
Gosto · Responder · 1 · 3 h · Editado


Kambane Dzoho Sibidy, desclpa me mas tenho que te dizer. Eu sempre detestei as suas intervençoes televisivas porque nao te compriendia mas na escrita, ja conveceu me de que voce e grande analista. Eu se intervi daquele jeito e porque voce deu me um KO porque tudo aquilo que ta no seu post eu ja tinha na minha imaginaçao mas sempre duvidei postar por medo de ser perseguido e quando li foi um estrondo no meu interior. Gostaria de expor me mais mas o dispositivo que tou usando e cansativo para escrever muita coisa mas o infimo meu pensamento ficou. abraço.
Gosto · Responder · 2 · 3 h · Editado


Yaqub Sibindy Saudações construtivas!


Arlindo Francisco João Vicente Boa observação.

3 comentários:

Anónimo disse...

Parabens Yaqub pelo seu pensamento,muitos estão com uma mente muito atrazada. Na verdade a frelimo já contratou muitos mercenários como norte coreanos,vietinamitas,chineses, cubanos, angolanos,zimbabueanos,tanzanianos,e sul africanos, todos foram esmiuçados pelas forças da renamo, gostei quando disseste que a frelimo nao tem nem sequer uma escola primaria para conhecer a estrategia do Dlhakama. Isso é verdade, até o proprio Dlhakama disse que possue 25 estratégias militares, que dentre essas ele está utilizando uma. Isto quer dizer que ainda não utilizou 24, que tal se começar a usar as restantes onde vamos chegar? Meu apelo vai para todos os meus colegas das fds que temos que abrir a visão porque senão vamos acabar degraça. Se não consiguimos o Dlhakama em Amatongas onde o enfrentamos cara a cara e vi muitos colegas que perderam a vida no local, se escapei com vida é porque o Deus ainda me queria.até hoje não vou no combate.

Anónimo disse...

Eu também alinho com ideias do pimo

Unknown disse...

quando se anuncia tregua aqui em nampula é Nampula é morto um membro da renamo e isto mostra que o presidente da republica nao tem voz .Quem manda neste pais sao generais!