sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Rússia ordena encerramento de escola anglo-americana após sanções dos EUA



Rússia ordena encerramento de escola anglo-americana após sanções dos EUA
dezembro 30
10:052016
O Governo russo ordenou na quinta-feira o encerramento de uma escola anglo-americana em Moscovo em resposta às sanções anunciadas pelos Estados Unidos, segundo um alto responsável norte-americano citado pela CNN.
Além do fecho da escola, o Governo russo ordenou o encerramento do acesso que conduz à casa de férias da embaixada dos Estados Unidos na Rússia, no parque de Serebryanyy Bor, perto de Moscovo, informou o mesmo canal de televisão norte-americano.Questionado pela agência de notícias Efe, um porta-voz do Departamento de Estado garantiu “ter visto informações na imprensa”, mas “não ter mais nada a acrescentar” sobre o assunto.
Na página na Internet da escola anglo-americana de Moscovo não existe qualquer declaração sobre uma eventual ordem do Executivo russo para encerrar portas.
Entre os alunos da escola estão os filhos de diplomatas norte-americanos, britânicos e canadianos, que têm prioridade na admissão.
A instituição de ensino tem sede no noroeste de Moscovo, mas tem outro ‘campus’ na cidade de São Petersburgo, de acordo com o seu portal eletrónico.
Em declarações à imprensa, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, se reserva no direito de responder às decisões norte-americanas com medidas que respeitarão o princípio de “reciprocidade”.
O mesmo responsável indicou que o Presidente russo não vai apressar a adoção de medidas de resposta, mas fez saber que estas causarão “graves inconvenientes” aos Estados Unidos.
O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou na quinta-feira sanções contra a Rússia após a sua ingerência nas eleições presidenciais norte-americanas.
Entre as medidas anunciadas, há sanções contra as agências de serviços de informações russas FSB e GRU; a classificação de 35 agentes russos como ‘persona non grata’, que têm agora 72 horas para abandonar o país; e o encerramento de dois edifícios em Nova Iorque e Maryland que os Estados Unidos dizem serem utilizadas para “objetivos relacionados com os serviços secretos”.
Obama fez tudo menos acusar diretamente o Presidente russo, Vladimir Putin, de ter pessoalmente ordenado o ataque informático que muitos democratas pensam ter destruído as hipóteses de Hillary Clinton de vencer as renhidas presidenciais de 08 de novembro que disputou com o republicano Donald Trump.
Os serviços secretos norte-americanos concluíram que o acesso a e-mails do Partido Democrata e da campanha de Hillary e a respetiva divulgação foram levados a cabo para pôr Trump — um ‘outsider’ da política que elogiou Putin — na Sala Oval.
Estas sanções são as mais duras adotadas por Obama durante os seus oito anos de Governo.
Fonte:Noticias ao minuto

Sem comentários: