quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

PRINCIPAIS ZONAS DE CONFLITO MILITAR EM MANICA ESTÃO EM PAZ E HARMONIA.



Muzungu Ndini com Afonso Chicuare Chicuare e 2 outras pessoas.


Um dia depois do anúncio da concessão de tréguas militares por sete dias ao abrigo do entendimento alçancado entre o líder da renamo, Afonso Dhlakama e presidente do governo da frelimo, Filipe Nyusi, na segunda feira última, as principais regiões, vilas, localidades, vias de acesso e matas tidas como sendo de grandes e frequentes confrontos armados da província central de Manica estão hoje a viver um clima simplesmente de total PAZ e HARMONIA. Segundo relatam nossos correspondentes a partir daquela província, as viaturas e pessoas estão a circular livremente longe dos habituais sons estrondosos de armas de fogo incluindo Vandúzi, o centro de confrontos de grandes proporções. Há uma enorme alegria no seio das comuniddades locais e utentes daquelas vias. Até agora nenhúm comandante das FDS ousou dar ordens para atacar qualquer base e/ou posição da renamo e nem estes da renamo foram atacar do outro lado. Com este gesto nobre, podemos concluir que Afonso Dhlakama detém do total controlo dos seus seguranças e que na sua guerrilha não existem indisciplinados para agir à revelia das suas orientações e também estão a dar a prova de que as forças da renamo só atacam quando veêm a sua integnidade fisica sendo ameaçada, ao contrário do que muitos da frelimo avançam sobre aqueles Homens.Aliás, os guardas de Afonso Dhlakama permaneceram armados durante mais de 20 anos e esse longo período não feriram sequer um passarinho com recurso à aqueles instrumentos bélicos e tudo só veio a estragar-se quando a frelimo marginalizou e violou grosseiramente todos os pontos alcançados no âmbito dos AGP de 1992 em Roma. Importa sublinhar que este cessar fogo, agora temporário, pode ser DIFINITIVO se não houver registos de tentativas de violação do acordado, por parte das tropas da frelimo, saíndo por aí com espingarda para emboscar ou engendrar ataques às bases e posições contrárias, segundo acrescentou o líder da renamo, Afonso Dhlakama. É muito bom, chega de mortes.

Muzungu Ndini, terras alheias.


Unay Cambuma

A TRÉGUA JA ESTÁ EM VIGOR

Como já e sabido, Afonso Dhlakama decretou uma trégua de uma semana a partir das zero horas de ontem terça-feira e até ao momento não temos informação sobre quaisquer incidentes, excepto a febril movimentação de agentes da sise no âmbito da grande operacao secreta "operacao camaleão", dirigida e coordenada pessoalmente por Joaquim Chissano, ex-presidente da República ilegítimo e ex- agente secreto soviético do kgb que plantou a bomba que matou Mondlane (ele era secretário) e também esteve diretamente envolvido na queda do Tupolev que transportava e Samora e cerca de três dezenas de altos dignatarios do estado. Aliás, o Chissano foi "oficiosamente" denunciado como tendo participado no atendado mas o assunto foi abafado pelos seus comparsas do regime. O Guebuza, Sérgo Vieira e outros, também estao envolvidos na morte de Samora junto de varias estrelas como Luis Maria de Alcântara Santos e Gulamo Khan.
Voltando ao assunto da trégua decretada pelo lider da Renamo dizer que este e um grande passo dado rumo ao reestabelecimento da confiança entre as duas forças partidárias que pode conduzir a um diálogo serio e construtivo e que ponha fim ao actual conflito militar. Vejam que foi o lider da Renamo que convenceu o Nyusi para que haja uma trégua e prontamente as forças da frelimo receberam ordens para não fazerem operações contra a Renamo (excepto o sise, como e obvio).

Esperamos que este ambiente de confiança continue e que a frelimo nao tente fazer jogo baixo como de costume. É momento para a frelimo reflectir melhor e ter em mente que jamais conseguirá derrotar militarmente a Renamo e cada vez que destaca tropas e material de guerra, está a empoderar militarmente a Renamo. A frelimo deve parar de ser enganada pelos seus generais que apenas mentem para extorquirem valores monetários ao estado. A guerra já foi perdida na grande operacao feita por mercenários de elite contra a base Mazembe (serra da Gorongosa) em Maio-Junho.
Portanto, esta trégua deve ser aproveitado por ambas as partes para darem alegria aos moçambicanos e a frelimo terá a oportunidade de terminar o seu mandato com dignidade porque caso continue com o seu militarismo de meia tigela, confiando num exército que sofre baixas ao estilo de guerras greco-romanas, vai arrepender se amargamente.

Unay Cambuma


Bento José Eu nao cnfio nisto porque nhusi nao tem peso dentro da FRELIMO
Gosto · 1 · 38 min


Alves Selemane Selemane A GIBOIA MESMO SEM CABEÇA ELA REAGE nao seja novos trucks,patrulha patrulha fungulani masso imue ma soja wa renamo frelimo nti nkope ya muanambua
Gosto · 35 min


Tocova Amisse Custa dzer que nao temos presidente?
Gosto · 35 min


Abdul Hafido Carlos Mecanico O povo moçambicano tem esss informaçao desses malfeitores , criminosos , gatunos, mas um dia receberam pagamento disso.
Gosto · 32 min


Ficha Florindo Ficha Esperemos que seja trégua de verdade se não o assunto será mais pior que já vimos.
Gosto · 29 min


Eduardo Domingos Brincadeira. Se a frelimo decidir nao atacar mas manter se nas posiçoes e sabotar o dialogo de forma premeditada e planificada, o que á renamo fará? Se a frelimo decidir que ninguem deve movimentar se das posiçoes actuais ate 2019, que argumento a renamo terá pra romper com a tregua? Que treguas definitivas se produzem verbalmente? Na praça atira se a batata quente a dhl como o protagonista de ataques a confirmar pelo seu anuncio. Porque nyusi mantem se calado mas os seus porta vozes desvalorizam as treguas? A renamo pode tornar se inimiga de si propria.


Abdul Hafido Carlos Mecanico Este pais se tivesse jornalistas como unay e se tivessrmos presidente como djakama, ja teriamos a verdade sobre a morte do samora. Mas todos que temos sao da mesma tijala.


Omar Mausa Mussacare nem o shr unay ta falar isso faz na verdade sentido? Outros a morrer e assim mesmo?


Benjamim Jose Ribaue Espero k seja uma tregua definitiva.


Omar Mausa Mussacare Que tregua desde quando que enganao o povo com essas brincadeiras do mao gosto.


Filipe Augusto Natal Eu nao confio a frelimo esta a planificar para atacar a serra da gorrongosa mas eu ja nao etende bem por que os generrar da renamo esta enganado com frelimo desde quandu a frelimo nunca vai a seitar a frelimo ove com purrada quando ja farta um pouco a renamo recua por quem nunca a frelimo vai etregar a renamo as seis plovicia so pela forca haa


TheRock Chitombi Sao bincadeiras como d sempre. E há oportunistas da pauza.


Gote Rafa Caso houver entendimento e compreensão, também que entregam às províncias ganha pela RENAMO, cessação das hostilidades não podem terminar assim sem ganho do povo, e continuar se com a FRELIMO no poder.


Simao Simango Tabonga maningi, tinotenda zvikuru, muito obrigado, vou p chibavava agora mesmo...



Helder Joaquim God Bless


Ismael Rugnate Que Deus coloque a sua mão. Clamo a aí Senhor.


Muzungu Ndini Queremos a paz e concórdia.


Pedrocas De Ana Kadzombe God bless weman


Américo Matavele a sentir-se sarcástico.
Ontem às 13:09 · Maputo, Moçambique ·

Espero que os supositores daquele canal não venham nos suponhar com suposições de alegações, porque quem pára de fazer algo é que estava a fazê-lo.

Portanto, andar a suponhar as suposições de alegação é um fechar o sol com o coador de "cabanga", porque na verdade o actor principal já disse: " A partir desta quarta-feira os moçambicanos JÁ podem viajar em PAZ."

Antes viajavam como? Essas suposições de suponhar os alegados, com tudo fora mesmo? E agora? Vão dizer "o suposto líder dos alegados disse que eles não vão supor, ou vão tratá-lo como the main leader"?


Querer equidistância da verdade só te atira para o ridículo.

Outras coisas pá. Nthla!

Nhanisse!


El Patriota Coador de "cabanga"??? És maning agitador bro.


Schauque Spirou ...mas que ele mostra que o boi e seus cornos ele domina, ahnnn ele mostrou. algo está a falhar ....queremos é poder viajar sem limites temporais.


Américo Matavele Isso mesmo. Domina os supostos bois. Concordo.


Francey Zeúte Eu quero ver como vão escrever . O líder mandou os alegados pararem de disparar. Quero ver.


Antonio Timbana É momento de chamar as coisas pelos próprios nomes. Afinal os Supostos tem um dono? Afinal os supostos não são supostos, são relamente eles?


Homer Wolf A posar de vítima é?...


Dercio Nicolau Epah, meu caro parece que "contra" este post nao tens argumentos 😂😂😂😂😂😂😂😂
Gosto · 3 · Ontem às 14:44


Homer Wolf ???... Não entedi Dercio Nicolau


Giro da Fonseca Parece que as balas só vem dos "supostos" e dos "postos", rebuçados.


Ariel Sonto "Quero anunciar aos moçambicanos e a comunidade internacional, que a partir da meia noite de hoje terça-feira, as forças da Renamo eda Frelimo decretam a cessação das hostilidades militares...."


Homer Wolf Assim, aquela postura humilde do PR - ao dar "a iniciativa de jogo a Dhlakama", quanto a transmitir aos media os resultados da conversa telefónica - tinha como objectivo, dar a entender ao povo que "Dhlakama é quem gere a guerra"?

Eish, se é isso, táss mal de iniciativas criadoras... eh eh eh


Francey Zeúte Mas não é quem está condicionar as cenas?


Schauque Spirou O Nyusi falou ontem ''informalmente''na tvm a partir da casa de ferias em Nampula... era 0H.


Francey Zeúte Eu vi. O PR disse algo como vamos aguardar com esperança, amanhã o líder da Renamo vai se pronunciar sobre a nossa conversa.


Antonio Timbana Sim, é uma estratégia muito clara. Tipo tu é que podes parar isto. Ele pela boca se entregou, as 0hrs anuncio fim de hostilidades, então ele é o responsavel por elas. Nem mais, foi suficientemente inteligente Nyusi....


Schauque Spirou Francey Zeúte mas claro que ele ja sabia que DHL iria mandar parar a guerra... ja tinham acordado .o que faltava era ele DHL vir a publico. a minha leitura sobre o timing de ambos é outra mas prefiro me resguardar. eheheh


Homer Wolf Só que é uma estratégia extemporânea... tsc
Alguem, nos dias que correm, vai cair nessa "choradeira" dos bombeiros de serviço?


Homer Wolf "Ele" quem, que "está a condicionar" o quê Francey Zeúte?... come again p´se


Vasco Dos Santos Mauelele ......Vocês podem escrever como quiserem,mas não conhecem a tactica de guerrilha! Quando conhecerão,vão me dar razão. Digo só isto,que Dhlakama é guerrilheiro e não POLÍTICO.


Sidonio Pedro Homer wolf, para quê tanto esforço?


Homer Wolf Esforço de?...


Homer Wolf Náo tarda nada, ainda nos vão tentar impingir que afinal foi Dhlakama quem "bateu" o taco das Ematums, para comprar armas...
Já que afinal ele é o UNICO senhor da guerra neste país... tsc


Homer Wolf Veja como tambem se pode interpretar esta "peça teatral" de 5ª... Ou seja, o tiro a sair pela culatra... eh eh eh
https://www.facebook.com/lumasai/posts/10154372296308802


Manuel Carlos Zacarias Esperemos que esquadrões da morte tenham também tréguas...


Homer Wolf Ntsém!


Filho Do Cinzentinho Coador de cabanga hehehehe


Marcelo Machava Dizem q o país já é seguro com os investimentos feitos em armamentos com taco dos empréstimos. Eu pergunto : como é que dois bilhoes de dólares não conseguem aniquilar um guerrilheiro? A Kroll dará resposta.


Américo Matavele Olá paz(inho).


Antonio A. S. Kawaria Eu então, dois supostos supostamente fizeram um suposto acordo supostamente escondido.


Domingos Gundana Hi nawena Américo, para com agitação, quando da vinda de mediadores estrangeiros a Moçambique para fazer parte da mesa do diálogo, foi preciso os dois conversarem e pós conversa decidiram que os deviam fazer chegar ao cidadão comum o assunto. Nyusi o fez a partir de um comício que orientava em Maputo Província e o Dhlakama o fez a partir de uma conferência de imprensa.
Portanto o facto de ter sido o Dhlakama anunciar o teor da conversa sobre a trégua hoje, não lhe deve ser imputado a responsabilidade pela guerra, pois a trégua é da iniciativa dos dois. A ter que se dar responsabilidade sobre palavras deve se dar a todos.


Homer Wolf Meteu maningue água Jah Yahwah, ntsém...


Antonio A. S. Kawaria O mano Américo Matavele provou-nos que não sabe muito da casa que defende. Kakakakaka. O outros suposto já disse o que o mano ainda não sabia quando postou isto.


Homer Wolf Outro brada dele tb está a meter água na Stv... tsc
Concentram os supostos "confiados" na TVM, e para os outros canais mandam os que "sobram", com argumentos fraquissimos...
Isto hoje parecem cheias.
Socorro INGC!!!


Antonio A. S. Kawaria Falas do Caifadine? Ouvi dizer, mas amanhã para aqui e mais tarde para Mocambique estarei em condicões para desalgemar. Ele e a Ana Rita Sithole são presos que precisam de libertação. São das pessoas que se reúnem com a família toda para explicarem do melhor o que falaram na STV.


David Abilio Acertaste no alvo... Estamos de ouvidos e olhos abertos. Alegadamente supomos ter ouvido o suposto alegado, mandando parar alegadamente os supostos tiros.


Américo Matavele Homer e o mano Antonio A. S. Kawaria estão a tentar desvirtuar o meu post. Eu falei da STV que quando a Renamo ataca, chama de supostos. O líder da Renamo mandou parar que ataques? Se os que atacam, para a STV São supostos? Não era suposto ser também um suposto a mandar parar os ataques? Concentrem—se no conteúdo do post, please.


Homer Wolf Novas enxurradas, ntsém!
E agora com consequencias drásticas para a figura do PR, a quem o amigo Jah Yahwah está praticamente a chamar de "banana""...

«O líder da Renamo mandou parar que ataques? (...) »

SIGNIFICA então que Nyusi (com quem Dhlakama conversou) náo manda nada aqui? Fazem e desfazem nas fussas dele? ...


Neves Nhavene Quando a conversa for com o líder da renamo há que acautelar se.

Sem comentários: