sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Foto do ano!


Momade Assife Abdul Satar
Ontem às 6:45 ·

Só os distraídos é que perguntarão porquê Nini escolheu a imagem aqui postada como foto do ano. Mais adiante, vou saciar a curiosidade deles. Já escrevi sobre quase tudo, como podem constatar nesta minha página do Facebook. Jamais deixei qualquer assunto importante escapar. Sou atento por natureza.

Esta foto chamou-me atenção desde a primeira vez que a vi. E disse para comigo: vou guardá-la para uma ocasião especial. Ei-la. Por isso que do meu baú fui buscar a foto para vos mostrar. Agora já não é só minha. É de todos. Compartilhar faz bem. Em tudo.
Pois bem, como se pode ver na imagem está o edil de Quelimane Manuel de Araújo e o Governador da Zambézia Abdul Razak. São de partidos diferentes, sendo que Abdul Razak milita ferrenhamente na Frelimo e Manuel de Aarújo no MDM, depois de uma passagem fugaz pela Renamo.

Não preciso explicar que comungam de ideologias diferentes. Mas nesse dia (que a foto foi tirada), deixaram as diferenças de lado, e ei-los juntos a baloiçar. Provavelmente isto deve ter sido em qualquer evento em Quelimane, capital da província da Zambézia.
Vê-se que ambos ostentam um sorriso maroto. Provavelmente recordam-se da sua meninice, quando não havia diferenças seja de que género fossem. Enfim, cresceram e abraçaram a política. Pelos ditames de algum partido mais velho, exclui-se tudo e todos. Cospe-se na cara do vizinho só porque ele é da Renamo ou do MDM. Não reza segundo a cartilha frelimista. Esquece-se que todos somos iguais na diferença!

Abdul Razak e Manuel de Araújo deram uma grande lição de democracia nesta foto. Sou estou a legendá-la porque me instigou a isso. Mas a foto fala por si.
E esta foto me fez recordar os pronunciamentos recentes do Presidente da República. Disse que pela paz era capaz de se encontrar com Afonso Dhlakama em qualquer parte de Moçambique. E que 2016 ensinou-lhe que precisa fazer mais pela inclusão. Quem nos dera que isso fosse verdade!!!!

Já imaginaram se nesta foto, os lugares que são ocupados por Manuel de Araújo e Abdul Razak fossem ocupados por Filipe Nyusi e Afonso Dhlakama? Era Moçambique que ficava a ganhar. Era a imagem do país que promover-se-ia pelos quatro cantos do mundo. Afinal quem disse que ser da oposição é crime? Moçambique, Moçambique…
De resto, neste vazio de se pensar que uns são diferentes de outros, perde-se a grande oportunidade de se conviver em paz, em harmonia. De falar a linguagem dos homens e não das Kalashnikovs.

Já imaginaram se neste natal tivéssemos o Nyusi e o Dhlakama abraçados, irmanados pela mesma causa? Rasgaríamos o nosso sorriso do Rovuma ao Maputo. Por algum momento até esquecer-nos-íamos das famigeradas dívidas ocultas.
Estão para nascer políticos de verdade nesta pérola do Índico.
Festas felizes a todos e faço votos para que promovam a paz, a inclusão, a irmandade.

Do vosso amigo de sempre

Nini Satar


Janfar Abdulai Mano, o interessante tambem nesta foto eh que os dois partilham a estabilidade (equilibrando a balanca). Quer com isso dizer, se um deles zangar-se e resolver sair repentinamente machocará o outro......! Autentica Licao mesmo,
Gosto · Responder · 60 · Ontem às 8:52 · Editado


Jossias Ramos De facto.
Gosto · Responder · Ontem às 8:38


Salomaomario Djedje Com certeza!
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 9:58


Llost Prizon Visionário
Gosto · Responder · 3 h


Escreve uma resposta...





Lloyd Da Ancha Inacio Momade Assife Abdul satar esta foto tirada na inauguraçao do Ginasio publico ao lado da brisa eu sou de quelimane e vivo em quelimane estes dois tem uma boa convivencia diferente de algums que passaram por aqui.
Gosto · Responder · 35 · Ontem às 8:01

1 resposta



Margarida Abudo Para alem de ser politico ,governador e etc o Abdul Razak é muçulmano.E por ser isso abraça a paz interior porque no Islam não há diferenças,Islam é paz ,amor,solidariedade e mais.
Ai também serve para o mundo aprender ou os irmãos aprenderem.
Gosto · Responder · 9 · Ontem às 9:12

1 resposta



Ofelia Maceda A foto fala por si...
Por um país melhor, livre das guerras, podemos sim comungar ideias diferentes e nem por isso sermos inimigos.
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 8:44


Antonio Innacio Isso devia ser um ensinamento pra os nossos governantes deixarem de serem arrogantes
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 9:37


Mario Tazama Ao contrário do que está acontecer em Sofala. Eu penso que os dirigentes independentemente da cor partidária deviam se unir pela causa bem estar do povo. Oque está acontecer na Beira é uma pouca vergonha no lugar de se unirem para reabilitar o tal de canal de chiveve estão a perder tempo na disputa de quem teve financiamento para o efeito e de certa forma a atrasarem com o projecto. Coisa de casmurice e vergonha.
Gosto · Responder · 15 h


Tayob Harune Janu Mais uma vez esta de parabens. "Estao pra nascer politicos de verdade nesta perola do indico "
Gosto · Responder · 3 h


Jurema Mineses Sem comentários, gostaria que os nossos dirigentes pudessem ver este teu post. Boas entradas 2017 muita prosperidade
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 8:14


Múria Ramos Salimo VI E' de elogiar o pensamento do Nini, ser da opsicao nao e' crime nenhum. Certamente a gente precisa de retardar um pouquinho as nossas mentes a ciancice, alias, nesses casos precisamos ter essa mentalidade. Imaginemos relacionassemos quando entravamos no mesmo banheiro com aquela amiguinha vizinha? Quando a gente chorava para estar com o amiguinho ao lado sem olhar nas sua condicoes?
Precisamos saber que cada protege ou tem as ideias do seu partido mas nao deixa ser igual a mim, a ti, a eles e a nos todos. O pais precisa ser UNO.
Ficaria feliz um dia ver uma imagem igual do PR e o lider da RENAMO sorrindo por completo e ver me a mim e todos na mesma cadeira.
Gosto · Responder · 3 · Ontem às 8:31


Acacio Pedro Se todos tivessem oportunidade de ler o que escreve meu caro#NINI e se nos que temos esta belíssima chance de ler estes posteres construtivas, fossemos capaz de praticar os seus ensinamentos dia pois dia, juro que o nosso belo Pais e o resto do Mundo estariam melhor mais que a própria palavra.....Estimo-te bastante senhor. Que continuem assim, lutando pelo seu belo pais e seus Irmãos, que sempre acreditam num futuro melhor da nossa Bela#Perola_do_Indico...........Desejo-te um Feliz Ano Novo, que 2017 seja repleto sucesso e acima de tudo que traga muita paz para com todos
Gosto · Responder · 43 min


Luis Balate Eu admiro tanto este Nini Satar, ele merece muitos acentos no parlamento, do que todos aqueles bandos de marginais, pilantras, incompetentes que usam do parlamento como creche.
O Deus que justo ainda que não seja Nini, mas um que pensa e imagina direito estará lá.
Aquele abraço...
Gosto · Responder · 1 · 18 h


Pap Lazy Esta tudo dito carissimo Nini, continue representando a voz do povo, festas felizes pra ti tmbm e que o nosso bom Deus ti proteja, e que em 2017 continues nos abrindo a vista...mas como dizes ainda estao para nascer verdadeiros Politicos e a propria democracia, mas por enquanto salve se quem poder
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 9:50


Pedro Matusse Falo e disse. Aprecio sua filosofia da vida,e ainda mais por não deixar nada ti passar.obrigado e igualmente para sua família.
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 8:02


Atuia Bachir Passei para dizer que Branco é Branco. Lol
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 8:58


Orlando Afonso Lopes Martins Gostei d ver, espero q sirva d exemplo para todos nossos dirigentes. Mano vamos continuar a lutar por um Moçambique melhor.
Gosto · Responder · 2 · 23 h


Diogo S Abacar nini tinha de ganhar um mérito pk por vezes transmite coisas q nem os órgãos de transmissão de informação conseguem... boas entradas Mr Revolucionário Momade Assife Abdul Satar
Gosto · Responder · 5 · Ontem às 8:21


Nercio Clidio Fernando

Gosto · Responder · Ontem às 9:22


Álvaro Xerinda Estão para nascer políticos de verdade
Gosto · Responder · Ontem às 10:29


Pamela Anderson Realmente
Gosto · Responder · 22 h


Ramalho Edson Paris No coment. ..
Gosto · Responder · Ontem às 8:25


Fidélio Tembe Concordo!
Gosto · Responder · Ontem às 8:28


Fernando Timbes Longo gesto
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 8:02


Clara Sengo Bem dito Nini
Gosto · Responder · Ontem às 10:04


Guto Sérgio Laita Momento único
Gosto · Responder · Ontem às 8:11


Renato Martins Boa nini...
Gosto · Responder · 23 h


Naiman Osman Foto do Ano, sem margem para dúvida !!!
Gosto · Responder · Ontem às 8:16


Abdul Francisco Baptista Manuel Araujo Surpreendeste-me mais uma vez pela positiva...... keep going.
Gosto · Responder · 1 · 19 h


Muhamed Nashir DA Juiz Gosto do bay Razaque bom governador
Gosto · Responder · 23 h


Navalha Agnaldo Navalha Yes
Gosto · Responder · Ontem às 8:29


Nacer Rungo Rungo Assim seja que 2017 seja o ano de calar a arma e termos um grande sorriso ao moçambicano aguardamos por isso
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 8:21


Amina Manuel Amei
Gosto · Responder · Ontem às 8:16


Gil Tomas Antonio Os dox xtaw moxtrand k a moment k dvrmox moxtrar k a uniao fax a forsa,,,,
Gosto · Responder · 12 h


July Mondlane Eu n acredito k frelimo e Renamo podem comer n mesmo prato um deles n sei kual pde pôr veneno n prato de outro assim como fazer apartir de Rio save matando população inocente eles numa boa em como de animais tratasse... festas felizes Nini
Gosto · Responder · 23 h


Vasconcelos Mendes Edil de Quelimane e Governador da Zambezia demostra uma verdadeira democracia que os moçambicanos precisam.
Gosto · Responder · 15 h


Márcio Correia Aí em Londres é fácil ver as coisas que acontecem em Moçambique e depois comentar e se fosse o contrário. ..😠
Gosto · Responder · 22 h


James Khumba Era a inauguração do ginásio a seu aberto na cidade de kelimane. Mas isso não nos faz admirar porque #Razack é governador desta provincia e ainda mais da frelimo, so isso que ele sta praticando aqui é normal para ele dentro da politica, porque no estado composto por macacos ele é um dles.
Gosto · Responder · Ontem às 10:42


Leonel Damião Miguel Actualmente muita gente estuda ou trabalha em aquilo que lhe traz benefícios materiais não de acordo com a sua vocação eis a razão de muitos licenciados mestres que não tem nada que o identifique.
Gosto · Responder · 11 h


Faruque Abdala Luis É de louvar e parabenizar se for um assunto manifestado com profunda realidade, porque na verdade, se isso for real e os dois outros moçambicanos nomeadamente: Filipe e Afonso, poderem valorizar este magnifico gesto de irmandade, o inocente Moçambique, sairia a ganhar e seu povo triunfaria. O apelo que faço para com os dois irmãos moçambicanos no caso dos senhores Filipe e Afonso, sem preconceitos e sem falsidades, poisam valorizar isso porem empática, nós esperamos que isso seja realizado...
Gosto · Responder · 19 h


Acris Crisanto Nini, não percebo muito sobre política, porém, de algo tenho certeza és a figura que falta nos membros do conselho do Estado...
🙏🏽🙏🏽🙏🏽
Gosto · Responder · 19 h · Editado


Elcidio Francisco Naiharela Por causa tenho muito respeito para com estes dois senhores, eles têm uma forma de pensar diferente !recorde - me de algumas pessoas que tentaram uma reflexão sobre um trecho de um vídeo na qual aparece o senhor Manuel de Araújo num show de Nelson fretas, para mim o senhor Manuel de Araújo amostra que ele é do povo num ritmo de de uma boa kizomba! só para terminar queremos mais figuras como estas. Feliz Ano Novo nini satar
Gosto · Responder · 23 h


Zacarias Matope Matope Se fosse o Nyusi e Dhlakama. upfuu respirei fundo, arepio por ver dirigentes brincando ausente das diferenças políticas.
Maiweeeeee.
Quem mi dera um dia ser os dois gigantes dos grandes partidos políticos de Moçambique.
Gosto · Responder · Ontem às 9:35


Valter Acacio Xerinda Enquanto o povo moçambicano ñ decidir por o futuro,continuaremos reféns dos assassinos e ladrões da frelimo
Gosto · Responder · 2 h


Marcelino Estevao So Zambeziano residente e participei no envento mas me emosiona agora pelas palavras sabias e falaste em nome de todo machuabo e gritaste pelo mundo 848552484 mbawa asim me chamo gstaria de ouvir a sua voz lige irmao chorei chorei o sentido da imagem n dita so o bailonso uma verdade trasparencia um abraço no fundo do coraçao
Gosto · Responder · 13 h


Tigo Muianga Enfim... O shr. Mostra aqui que não tem côr, raça, sex, etnia, partido
Gosto · Responder · 14 h


Michael Amido Abibo E mesmo nao precisamos o odio mas trabalhar p o povo e povo sempre estara contigo sem precisar distribuir dinheiro assi igualidade d vida
Gosto · Responder · 17 h


Mohomed Rafique Mais uma lição....Espero que a msg tenha chegado. Abc
Gosto · Responder · 19 h


Rosa Maria Ha muito tempo no silencio Nini ja' metia medo mas ja' vimos que esta' bem e esta' acomoanhando de perto o nossodia a dia
Gosto · Responder · 18 h


Adorio Doris Exemplo a seguir " nas coisas meramente formais podemos ser diferentes, todavia juntos formamos uma unidade". TBW
Gosto · Responder · 1 h


Ortega Mussa Ortega Ortega Obrigado pela visao eu nao esperava este comentario ...certo, certo,certo..
Gosto · Responder · 2 min


Xavito Tila Tila Grande observação NINI, e foste muito atento quanto a isto, apoio a tua ideia, forca e festas felizes para ti
Gosto · Responder · 19 h


Telma Joao Aprovada a foto do ano amigo Nini Oxalá inspire os nossos políticos para que alcançada a paz ela prevaleça.
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 8:25


Jany Muchila Nini falar é facil eu gostaria k estiveces no poder um dia pra eu ver tu a fazeres isso...mesmo assim falou bonito
Gosto · Responder · 13 h


Vasco Pedro Cumbe Naverdade si acontecer para os dois graudos pliticos o Mocambique sairia da disgraça k lhi dao. Bm dito Dr. Satar...
Gosto · Responder · Ontem às 10:56


Edias Felipe Manditukakare Momade Assife Abdul Satar que tal se em Sofala trocassem Taipo por Jorge Ferrão ! Acho que teríamos o mesmo ambiente saudável
Gosto · Responder · 23 h


Selso Abilio Chivavel ....embora a frel pese pouquinho mais, ou houve fraude na balanca
Gosto · Responder · 21 h


Aufe Selemane Aufe Palavras Sábias.Sem argumentos falou disse tudo.
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 7:53


Johh Gonzallez Importante
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 7:55


Jaime Mathe Essa figuras sempre foram professores,todos deviamos apreder com eles.
Gosto · Responder · 19 h


Joao Paulo Villas Nyusi ja disse que se depedesse dele muita coisa ja estaria resolvida , a vontade dos patroes dele e outra.
Gosto · Responder · 23 h


Antonio Acacio Parabéns Momade Assife Abdul Satare Abdul Satar
Gosto · Responder · Ontem às 8:12


Fernando Xb Boboteam Bem falado sr Momade Assife Abdul Satar.
Gosto · Responder · Ontem às 8:41


Fernando Manguena Oi Nini ! Grande analista das coisas que acontecem em Moz. Eu lhe admiro muito pela sua frontalidade e imparcialidade. Quero te desejar meu irmão junto a sua família feliz Natal e próspero 2017
Gosto · Responder · Ontem às 9:54


Edmilson Dengo Manuel Araujo . ..
Gosto · Responder · 23 h


José Tiago Com este post, Nini ganha o premio de " melhor post do ano".
Gosto · Responder · 1 · 21 h


Daisy Manuela Coulon Gostei disse tudo.
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 9:27


Omalaca Salia Isso sim
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 10:18


Nercia Magaia Lina )
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 9:34


Alberto Matola Shortbeto Era a inauguração do ginásio ao céu aberto de Quelimane
Gosto · Responder · Ontem às 8:37


James Khumba

Reproduzir


-0:06


Desativar



Definições Visuais AdicionaisEntrar no modo de ecrã completo



Gosto · Responder · 12 h


Jaguar Ussene Momade

Gosto · Responder · Ontem às 9:40


Saquina Sheila

Gosto · Responder · 18 h


Helder Guilherme Sem dúvidas
Gosto · Responder · Ontem às 8:23


Bertold Alberto Chapila Feliz natal para si também.
Gosto · Responder · 23 h


Constantino Ms Isso é que é viver esquecer se as diferenças de lado.
Gosto · Responder · 23 h


Elias Valente Langa Moçambique para os Moçambicanos. Paz para todos
Gosto · Responder · 11 h


Kitolex Moz As Ellites Parabéns para os dois.
Gosto · Responder · Ontem às 8:34


Mahany Bird Man Continuemos Firmes
Nini sou teu fã
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 8:06


Naife Bernardino Elias Ninguém pode duvidar que esta foto é realmente a do ANO. Halla
Gosto · Responder · 21 h


Zakil Ismael Opah opaj k bom
Gosto · Responder · Ontem às 9:13


Sergio Baloi Sergio Lindo
Gosto · Responder · 1 h


Oliveira Madilson Carlitos Lindo texto... So entende quem tiver cabeça
Gosto · Responder · 1 · 23 h


Sonia Choi Dos Santos Grande Nini😍😍😍
Gosto · Responder · Ontem às 9:57


Joaquim Mavone Grande publicação,parabéns.
Gosto · Responder · Ontem às 9:27


Arsenio Nataniel Exemplo d Boa convivência política
Gosto · Responder · 17 h


Jazmeny Bonifacio Coelho Gostei concordo
Gosto · Responder · Ontem às 10:48


Buddy Estevão Mucavele Bonito
Gosto · Responder · 13 h


Molide Alice Junior Junior KKK...
Gosto · Responder · Ontem às 8:18


Anaf Burramo Tudo dito
Gosto · Responder · 18 h


Pereira Arquimedes Terrível. Grande lição para os grandes. Moçambique é para todos
Gosto · Responder · Ontem às 9:03


Antonio Massingue Massingue De facto estao pra nascer os politicos de verdade
Gosto · Responder · 17 h


Seven Germano Realmente nos percisamo esses exemplos para seguirmos em frente
Gosto · Responder · 5 h


Juma De Alzira Paulo De verdade é ima Linda foto...
😆😆😆😆😆😆
Gosto · Responder · 20 h


Amisse Carlitos Samajo

Gosto · Responder · 22 h


Odete Miguel Realmente
Gosto · Responder · Ontem às 10:56


Isaias Nyamunda Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união
Gosto · Responder · 20 h


A Damo Adamo Acima d tdo somos tods Moçambicanos
Gosto · Responder · 16 h


Emanuel Mauro Figueiredo Os melhores de moz
Gosto · Responder · 1 h


Laura Januario Mazivila Bem falado.... forç homen
Gosto · Responder · 13 h


Sinamacossa Manhiça Falou e disse
Gosto · Responder · 23 h


Herminio Manuel Zefanias grande licao...
Gosto · Responder · 19 h


Ernesto Filipe Vasconcelos Gosto é mesmo assim a Inteligênçia é
Gosto · Responder · Ontem às 10:49


Nina Neymar Nunes Essa foi a melhor kkkkkkkk
Gosto · Responder · 14 h


Ernesto Filipe Vasconcelos para ser partilhada.
Gosto · Responder · Ontem às 10:49


Edgardo Militao Pk não figuras do ano.
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 10:56
104 de 143
Ver mais comentários

Sem comentários: